8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 18 de maio de 2010

Paraná terá Observatório Social Estadual

Baseado em experiência de Maringá, Paraná terá o primeiro órgão de busca pela transparência em esfera estadual no País


O Paraná será o primeiro Estado brasileiro a contar com um Observatório Social Estadual, órgão privado que atua como instrumento de busca de transparência na administração de recursos públicos. Nesta segunda-feira (10), presidentes de entidades de representação empresarial, dirigentes acadêmicos e empresários acordaram a criação do Observatório Social do Paraná, que funcionará aos moldes do Observatório Social de Maringá (OSM), primeira experiência do gênero no Brasil.

"Há um consenso para termos um Observatório Estadual no Paraná, um instrumento da sociedade administrado por um colegiado de entidades. Vamos desenhar uma proposta estadual, formando uma equipe técnica conjunta que elaborará um protótipo para o Paraná inspirado na experiência de Maringá", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, anfitrião do encontro que aconteceu no Cietep, em Curitiba.

Durante a reunião foi feita uma apresentação em detalhes do funcionamento do Observatório Social de Maringá, que atua autonomamente na auditoria de editais de licitação, auditoria fiscal e auditoria na entrega, além de acompanhar as atividades da Câmara Municipal do município. "A fiscalização colabora para aumentar os impostos arrecadados e diminuir os gastos públicos, o que significa um aumento da capacidade de investimento do município", disse o presidente do OSM, Carlos Anselmo Corrêa. Em seguida, o dirigente do órgão apresentou uma proposta de funcionamento para o Observatório Estadual, que foi acolhida pelos participantes.

Após a exposição, foi formado um grupo técnico formado por representantes de todas as entidades participantes que será responsável pela formatação da proposta de funcionamento do órgão. Além da Fiep, estiveram presentes no encontro representantes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), da Associação Comercial do Paraná, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), do Instituto de Engenharia do Paraná e da Universidade Federal do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário