8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 29 de março de 2010

Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM)

A Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba receberá o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM), do Governo Federal, que será entregue ao prefeito Beto Richa pelo presidente Lula no dia 24 de março, em Brasília. "É mais um importante reconhecimento à prioridade que a administração municipal tem dado à educação", disse Richa.

Implantada em 2005 pela Secretaria Municipal da Educação, a Rede conta hoje com 168 bibliotecas em escolas e nos Faróis do Saber e acervo de mais de 700 mil livros.

O Prêmio ODM Brasil tem a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pelo governo federal. No ano passado, a Prefeitura de Curitiba também ganhou o Prêmio ODM, com o programa Mãe Curitibana, da Secretaria Municipal da Saúde.

Nesta terceira edição, o Prêmio recebeu 1.477 práticas inscritas, sendo 785 de organizações da sociedade civil e 692 de governos municipais. São premiados 10 projetos em cada categoria. Os projetos foram avaliados por um comitê técnico de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O programa Vitrine Social, da Fundação de Ação Social de Curitiba, ficou entre os 45 semifinalistas do prêmio 2010.

O prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Os projetos brasileiros vencedores em 2010 vão integrar um banco de dados da internet que reúne iniciativas de países da América Latina sobre os ODM.

Para disputar o ODM, a Rede de Bibliotecas Escolares foi avaliada de acordo com os seguintes critérios: Impacto no Público Atendido, Participação da Comunidade, Parcerias, Potencial de Replicabilidade, Complementaridade, Integração com Outras Políticas e Contribuições para Alcance dos Objetivos do Milênio.

"Com investimentos e a abertura das bibliotecas formamos crianças participativas, críticas, presentes. Nossas bibliotecas não são santuários de livros, são santuários de crianças ativas, que querem e podem ter o melhor da educação", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet. "Este Prêmio ODM é mais uma mostra de que estamos no caminho certo e comprova a qualidade dos profissionais da Rede Municipal de Ensino."

A Rede - antes de 2005, a Rede Municipal de Ensino contava com 45 Faróis do Saber e 23 bibliotecas em escolas. Com a implantação da Rede de Bibliotecas Escolares, em 2005, o número de unidades dedicadas à leitura e pesquisa passou para 168, com previsão de chegar a 190 até 2012.

Somente em 2009 começaram a funcionar 29 novas bibliotecas na Rede. O investimento da Prefeitura no projeto inclui a formação e a permanência de agentes de leituras capacitados em todas as unidades.

São 700 mil livros disponibilizados para empréstimo, além dos livros digitais e outras formas de acesso à leitura, cultura e informação que podem ser acessados pela internet.

O acesso ao acervo de livros pode ser feito de qualquer computador conectado à internet pelo portal www.cidadedoconhecimento.org.br, da Secretaria Municipal da Educação. Basta clicar no link Rede de Bibliotecas, que está no menu de serviços do portal.

Nesta página, o usuário consultará a lista das bibliotecas mais perto de casa, obterá o número do telefone para fazer reserva de horário para acesso gratuito à internet ou poderá procurar no sistema informatizado um livro que queira ler, digitando palavras-chaves, título, autor ou assunto.

Fonte: Prefeitura de Curitiba e http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana

Nós Podemos Tibagi lança Programa EcoMoradia

O Movimento Nós Podemos Tibagi lançará no dia 19 de março, às 14h30min, na Unidade Social Educacional do município, o Programa EcoMoradia. O projeto é a primeira ação do Núcleo Municipal de Tibagi, que faz parte do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Campos Gerais.

As moradias do projeto são construídas com tijolos ecológicos, telhas de embalagens longa-vida recicladas e madeira de florestas certificadas. O tijolo ecológico não sofre queima no seu processo produtivo, por isso não contribui para o desmatamento e a emissão de gases na atmosfera. Além disso, na composição do tijolo há apenas 8% de cimento.

O projeto colabora com a geração de renda (ODM 1) e promove uma tecnologia menos agressiva ao ambiente (ODM 7). Além disso, as mulheres foram incluídas no trabalho de construção da moradia (ODM 3).

A Associação Habita Tibagi, formada por 17 pessoas, fabrica os tijolos e a produção é vendida para a Prefeitura do município.

Conforme o coordenador do Núcleo Regional dos Campos Gerais, Nelson Canabarro, o projeto é altamente replicável em qualquer local onde há déficit de moradia e emprego.

A EcoMoradia possui 36m² e custa R$ 5.400. Além disso, o mutuário selecionado para receber a moradia será beneficiado com um conjunto de móveis em MDF (duas camas, roupeiro, pia e mesa com cadeiras). Segundo Canabarro, o custo da construção foi de praticamente 1/3 do valor praticado em construções convencionais e a estimativa é construir 10 casas por mês, nos próximos dois anos e meio, totalizando 280 casas.

http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana

Oficina de Análise e Interpretação de Indicadores

Analisar e interpretar os indicadores de sustentabilidade do município são os objetivos das oficinas oferecidas pelo Movimento Nós Podemos Paraná e realizadas pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis). A próxima será em São José dos Pinhais, no dia 13 de abril, a partir das 9 horas, na unidade do SESI.

O evento é gratuito. A correta interpretação dos indicadores serve de apoio aos projetos e ações em prol dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), responsabilidade social de empresarial, planejamento municipal das ações de governo, projetos de extensão e pesquisa, projetos socioambientais das instituições, entre outros.

Informações pelos telefones: 3271 7817 ou 3299 6300

Inscrições no site: www.nospodemosparana.org.br

Mauá da Serra realiza Círculo de Diálogo

O Movimento Nós Podemos Paraná realizará no dia 1º de abril um Círculo de Diálogo no município de Mauá da Serra. O evento iniciará às 7h30min, na Associação Cultura e Esportiva de Mauá da Serra (Acem).

Os Círculos de Diálogo são encontros locais com a participação da comunidade, empresários e governo para a definição de ações em prol dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM foram definidos em 2000, na reunião de Cúpula da ONU, quando líderes de 189 países oficializaram um pacto para priorizar a eliminação da fome e extrema pobreza até 2015.

O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), foi criado em 2006 para sensibilizar e mobilizar a sociedade com o objetivo de contribuir para desenvolvimento local. O desafio do Movimento é antecipar o cumprimento das metas dos ODM para 2010, por isso serão realizados Círculos de Diálogo nos 399 municípios do Estado.

Até agora, o Movimento realizou 104 Círculos de Diálogos com a participação de quase 15 mil pessoas.

O monitoramento dos avanços dos ODM é realizado pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis). O trabalho iniciou no Paraná, mas hoje atinge todos os 5565 municípios brasileiros. Os indicadores estão disponíveis no site www.portalodm.com.br.

Mais informações sobre os ODM e as inscrições para o Círculo de Diálogo em Mauá da Serra devem ser realizadas no site www.nospodemosparana.org.br

Tunas do Paraná define ações para o desenvolvimento local



O Movimento Nós Podemos Paraná realizou quarta-feira (24) um Círculo de Diálogo em Tunas do Paraná. No encontro, realizado na Casa de Cultura Adolfo Conrado Ribas, e com o apoio da prefeitura e da empresa Arauco, a comunidade discutiu formas de implantar, no município, ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e estabelecer o Movimento Nós Podemos Tunas do Paraná. O Núcleo Local de Trabalho irá articular as ações do movimento.

"O município está atento aos indicadores e apoiará as ações que visam o desenvolvimento local", disse o prefeito de Tunas do Paraná, Jorge Luiz Martins Tavares, que participou do Círculo de Diálogo.

Entre as ações sugeridas como prioritárias pela comunidade estão campanhas de arrecadação de donativos, trabalho de prevenção a drogas e gravidez na adolescência, capacitação de líderes comunitários de saúde e a limpeza do centro da cidade. A primeira reunião do Núcleo será na próxima terça-feira (30), às 14 horas, no mesmo local do Círculo de Diálogo.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Nós Podemos Tibagi lança Programa EcoMoradia

O Movimento Nós Podemos Tibagi lançará no dia 19 de março, às 14h30min, na Unidade Social Educacional do município, o Programa EcoMoradia. O projeto é a primeira ação do Núcleo Municipal de Tibagi, que faz parte do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Campos Gerais.

As moradias do projeto são construídas com tijolos ecológicos, telhas de embalagens longa-vida recicladas e madeira de florestas certificadas. O tijolo ecológico não sofre queima no seu processo produtivo, por isso não contribui para o desmatamento e a emissão de gases na atmosfera. Além disso, na composição do tijolo há apenas 8% de cimento.

O projeto colabora com a geração de renda (ODM 1) e promove uma tecnologia menos agressiva ao ambiente (ODM 7). Além disso, as mulheres foram incluídas no trabalho de construção da moradia (ODM 3).

A Associação Habita Tibagi, formada por 17 pessoas, fabrica os tijolos e a produção é vendida para a Prefeitura do município.

Conforme o coordenador do Núcleo Regional dos Campos Gerais, Nelson Canabarro, o projeto é altamente replicável em qualquer local onde há déficit de moradia e emprego.

A EcoMoradia possui 36m² e custa R$ 5.400. Além disso, o mutuário selecionado para receber a moradia será beneficiado com um conjunto de móveis em MDF (duas camas, roupeiro, pia e mesa com cadeiras). Segundo Canabarro, o custo da construção foi de praticamente 1/3 do valor praticado em construções convencionais e a estimativa é construir 10 casas por mês, nos próximos dois anos e meio, totalizando 280 casas.

WWF-Brasil lança a Hora do Planeta 2010



A Hora do Planeta 2010, movimento mundial de alerta contra o aquecimento global por meio do apagar das luzes de vários cartões-postais mundiais, terá sua segunda edição no Brasil neste 27 de março, das 20h30 às 21h30. O Rio de Janeiro será a cidade-sede nacional. Qualquer cidadão e organização também pode se juntar ao movimento, apagando as luzes neste período [confirme sua adesão aqui]

Além do Cristo Redentor e da Praia de Copacabana, que tiveram suas luzes apagadas em 2009, a Prefeitura Rio do Janeiro também irá desligar os refletores do Arpoador e da Igreja Nossa Senhora da Penha, levando o evento para a Zona Norte da cidade. A Prefeitura também contatará o Exército para incluir o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, na lista dos ícones cariocas que participarão da Hora do Planeta.

Também já estão confirmadas as participações do morro do Pão de Açúcar, da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz - e do Jockey Clube Brasileiro. Além de desligar monumentos da cidade, a prefeitura vai envolver a Secretaria Municipal de Educação, levando a mensagem da Hora do Planeta para mais de 800 mil crianças de cerca de mil escolas da rede municipal de ensino.

Com o patrocínio da Coca-Cola Brasil, do HSBC, da TIM e do Walmart Brasil, a Hora do Planeta pretende contar com a adesão de mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Para o País, a expectativa do WWF-Brasil (promotora da campanha) é de aumentar o número de 113 cidades que aderiram à Hora do Planeta em 2009.

Em 2009, milhões de brasileiros apagaram suas luzes e mostraram sua preocupação com o aquecimento global. No total, 113 cidades do País, incluindo 13 capitais, participaram da Hora do Planeta no ano passado. Ícones como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos. No mundo, 4088 cidades de 88 países aderiram ao movimento na última edição.

Adesão em outros países

O lançamento mundial da Hora do Planeta 2010 ocorreu em Chengdu - primeira cidade da China a assumir o compromisso de apagar as luzes no dia 27 de março - e cidade natal da ursa panda Mei Lan, Embaixadora Mundial do movimento. Os pandas gigantes, símbolos da Rede WWF, habitam Chengdu há mais de 8 milhões de anos. O papel de Mei Lan como embaixadora poderá ser acompanhado pelos sites www.twitter.com/earthhour e www.earthhour.org.

Ato simbólico

A intenção do ato simbólico de apagar as luzes ajuda a criar uma verdadeira onda de conscientização e mobilização da sociedade em relação ao aquecimento global. "Soluções sustentáveis a longo prazo devem ser tomadas e efetivamente implementadas. Isso é responsabilidade de todos", alerta Álvaro de Souza, presidente da WWF.

"Um simples gesto de desligar pode acender uma luz de alerta para o planeta", disse o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc.

Publicidade Na ocasião, o WWF-Brasil apresentou a campanha publicitária desenvolvida voluntariamente pela agência Leo Burnett, que consta do filme "Superpoderes", peças impressas e spots de rádios. A veiculação da campanha será teve início nesta semana e em breve estará nos principais meios de comunicação de massa do País.

No Ano Internacional da Biodiversidade, o objetivo da Hora do Planeta no Brasil é conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação e recuperação das matas, florestas e recursos hídricos nacionais como forma de proteção e adaptação contra as mudanças climáticas, bem como para reduzir emissões de gases do efeito estufa causadas pelo desmatamento.

Patrocinadores da Hora do Planeta no Brasil

Neste ano, o WWF-Brasil conseguiu o apoio de quatro grandes empresas como patrocinadores. Coca-Cola Brasil, HSBC, Tim e Walmart Brasil, se comprometeram com a promoção da Hora do Planeta, realizando eventos, campanhas de conscientização e ações de comunicação para diferentes públicos.

Coca-Cola Brasil - irá realizar o evento Nacional da Campanha Hora do Planeta 2010 na cidade do Rio de Janeiro. Ela reunirá parceiros, funcionários, políticos e personalidades para, juntos, apagarem as luzes por uma hora em prol de um mundo mais sustentável e consciente.

HSBC - pretende juntar esforços e a participação de colaboradores, fornecedores e clientes como forma de alertar as pessoas para a questão do aquecimento global.

TIM - colocou a sua infraestrutura de comunicação a serviço da Hora do Planeta. A empresa preparou uma campanha de mobilização com três ondas de mensagens de texto (SMS) convidando 14 milhões de seus clientes a aderirem ao movimento. Além disso, a operadora também utilizará seu site e perfil no Twitter para mobilizar clientes, direcioná-los para o hotsite da Hora do Planeta e fazer a contagem regressiva para o Dia D.

Walmart Brasil - O Walmart Brasil vai apagar os letreiros, fachadas e áreas administrativas de suas 436 lojas no Brasil durante a Hora do Planeta. Além disso, vai reduzir a iluminação da área de venda das unidades em 30% e estimular que seus 80 mil funcionários apaguem as lâmpadas de suas residências no período. Para os clientes, a divulgação da Hora do Planeta será feita por meio das TVs e rádios das lojas físicas e de hotsite na loja virtual www.walmart.com.br.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Programa paranaense é apresentado em encontro em Bogotá



Iniciativa do Sistema Fiep é a única do Brasil a ser mostrada na Conferência sobre Crescimento de Mercados Inclusivos, que acontece na capital colombiana

O Movimento Nós Podemos Paraná foi a única iniciativa brasileira a ser apresentada na Conferência sobre Crescimento de Mercados Inclusivos (GIM), que acontece até sexta-feira (05), em Bogotá, na Colômbia.

O Movimento foi escolhido por ser considerado uma ação efetiva, que leva os conceitos globais dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para diversas localidades e articula iniciativas para que as metas da ONU sejam atingidas. No encontro, também foram apresentadas experiências da Colômbia, Guiana e outros países da América Latina.

Desde 2006, o Movimento Nós Podemos Paraná vem mapeando a situação de cada região do Estado no que diz respeito à redução da pobreza, melhoria da educação, diminuição da mortalidade infantil e materna e cuidado com o meio ambiente. O Movimento é articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com apoio do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), e parceiros.

Segundo o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, o diferencial da iniciativa paranaense é o monitoramento dos indicadores e resultados, feito pelo Orbis. "Os indicadores são fundamentais para identificar potencialidades e necessidades das localidades. Servem também de instrumento para que os governos possam identificar prioridades e definir políticas voltadas às reais necessidades da população, além de medir os resultados das iniciativas", comenta.

terça-feira, 2 de março de 2010

Projeto de Ponta Grossa é sucesso em responsabilidade Socio Ambiental

Associação para Produção de Sacolas Retornáveis – Aprosar é um projeto de produção das sacolas retornáveis e segue determinações previstas nos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – propostos pela ONU. O objetivo é a criação de sacolas retornáveis em substituição às sacolas plásticas distribuídas pelo comércio em geral. Para a formação da Aprosar foram priorizadas a integração de senhoras desempregadas e moradoras de uma mesma região da cidade. Os modelos das sacolas, que são customizadas, foram desenvolvidos por profissionais do Capitólio. A Aprosar integra o Programa de Associativismo e Cooperativismo da Secretaria Municipal de Qualificação Profissional. “Além da preocupação ambiental, a associação garantirá a geração de emprego e renda”, ressalta Nelson Canabarro, coordenador do programa. www.planetavoluntarios.com.br
Confira o vídeo na íntegra.

Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa

segunda-feira, 1 de março de 2010

PRÊMIO CASEM DE GESTÃO SUSTENTÁVEL

O PRÊMIO CASEM DE GESTÃO SUSTENTÁVEL é uma iniciativa sem fins lucrativos, que visa reconhecer anualmente as melhores práticas de sustentabilidade empresarial desenvolvidas no Paraná - diretamente ou por fundações e institutos a elas vinculados e que contribuam para o bem-estar e a sustentabilidade das empresas e da sociedade paranaense. Acesse o site do Prêmio O Prêmio é orientado para uma perspectiva evolutiva, de modo a atuar como instrumento de disseminação e aprofundamento constante de conceitos e práticas relacionados ao desenvolvimento sustentável, bem como de promoção de uma cultura de participação e integração dos três setores da sociedade. Poderam se candidatar, tanto as iniciativa privada, quanto as públicas e as de economia mista. O Prêmio será concedido nas modalidades: Economia Viável; Socialmente Justa e Ambientalmente correta. Clique aqui e fique por dentro de editais & Captação de Recursos