8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 31 de maio de 2011

Nós Podemos Guaraqueçaba promove oficina de elaboração de projetos

O Movimento Nós Podemos Guaraqueçaba realizou no último sábado (28) uma oficina de elaboração de projetos para captação de recursos. Cerca de 30 pessoas participaram da atividade que tem o objetivo de estimular a elaboração de projetos que contribuam com o desenvolvimento local. “Os projetos desenvolvidos foram voltados ao turismo, ao artesanato, recolhimento de resíduos das 17 ilhas que compõem a baia, culturais, educativos e esportivos”, destacou a moderadora da oficina, Rosane Fontoura.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Alunos participam de palestra sobre os ODM

Cerca de 60 alunos e professores da Escola Semiprofissionalizante Gralha Azul, no município de São João, participaram no dia 14 de abril de uma palestra de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e sobre o Movimento Nós Podemos Paraná. Após a realização da palestra, os alunos escreveram uma redação sobre “O meu jeito de mudar o mundo”. Confira os textos aqui.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Alunos do Colégio Sesi definem ações em prol dos ODM

Alunos do Colégio Sesi de Maringá participaram no dia 12 de maio, no Auditório do Sesi,da primeira reunião de alinhamento das ações, em prol dos ODM, que foram propostas no Círculo de Diálogo realizado em abril pelo Movimento Nós Podemos Paraná. As atividades têm como objetivo preparar os alunos para serem agentes de disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Nós Podemos Paraná e CPCE apresentam proposta ao SindVest

O Movimento Nós Podemos Paraná e o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial 9CPCE) apresentaram no dia 11 de maio, no Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (SindVest) a proposta para realização de Círculos de Diálogo com o objetivo de divulgar e mobilizar as indústrias para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Seminário discute ações que contribuem para o alcance do ODM 5

A Secretaria Estadual de Saúde, através do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna realizarão no dia 26 de maio o Seminário “O Direito ao Acompanhamento no Parto – Vamos cumprir a Lei”, que será realizado das 8 às 17 horas, no Hotel Nikko, em Curitiba e será transmitido pela internet no site www.escoladesaude.pr.gov.br. As atividades contribuem para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 5 (Melhorar a saúde da gestante). Confira abaixo a programação. 08h00 – Abertura com o Secretário de Estado da Saúde do Paraná Dr. Michele Caputo Neto 08h30 – Porque morrem mulheres na gravidez e no parto? Dr.ª Eliana Carzino – Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna (CEPMM) - PR 09h15 – As evidências e benefícios da presença do acompanhante no parto e nascimento Dr.ª Odaléa Bruggemann - UFSC 10h00 – O Ministério Público do Paraná na defesa da Lei do Acompanhante Dra.Fernanda Nagl Garcez – Promotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Saúde Pública do Estado do Paraná 10h45 – Intervalo 11h00 – Relato de experiência sobre a presença do acompanhamento no parto Dr.ª Benta Lopes – Apoiadora do Ministério da Saúde ao Programa de Maternidades Públicas do Norte e Nordeste – Imperatriz do Maranhão 11h45 – Dialogando com os participantes sobre o Programa Mãe Paranaense e a implantação da Lei do Acompanhante no Paraná Dr. Antonio Dercy Silveira Filho - SPP/SESA 14h às 16h - Reunião com representantes de hospitais e maternidades do Paraná para definição de encaminhamentos na implantação da Lei do Acompanhante e das resoluções para o parto humanizado Dr. Charles London (DUP/SESA) e Dra. Alaerte Leandro Martins (CEPMM-PR)

Alunos do Colégio Sesi CIC planejam ações em prol dos ODM

Os alunos do Colégio Sesi CIC que participaram do Círculo de Diálogo se reuniram no dia 10 de maio para planejar as ações que serão realizadas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) na região. “As ações propostas no Círculo de Diálogo serão integradas as oficinas de aprendizagem já realizadas pelo Colégio e também as atividades articuladas pelos agentes da Rede de Desenvolvimento Local”, destacou o articulador do Movimento Nós Podemos Paraná em Curitiba, João Souza. Além dos alunos, os professores que auxiliarão no desenvolvimento das atividades também participaram do encontro. Além das Redes de Desenvolvimento Local, participarão das ações os agentes do Arranjo Educativo Local na promoção de atividades na área educacional. “Todos os programas contribuem para aprimorar as ações de voluntariado transformador dentro e fora do Colégio”, disse João.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Alunos do Colégio Sesi Paranaguá realizam reunião pós Círculo de Diálogo

Os alunos e professores do Colégio Sesi Paranaguá participaram na última sexta-feira (13) de uma reunião com os integrantes do Movimento Nós Podemos Litoral para definir quais as ações que serão realizadas, em prol dos ODM, após o Círculo de Diálogo que aconteceu em abril. Uma das definições da reunião foi que todas as atividades realizadas pelos alunos estarão alinhadas com as oficinas de aprendizagem sobre preservação de recursos naturais e valorização da mulher no mercado de trabalho. “São eixos educacionais que foram pensados para contribuir com a proposta dos alunos e, aliado com embasamento teórico, dispensado pelos professores, certamente teremos potencial inspirador na implantação das ações dentro e fora do Colégio”, destacou o articulador do Movimento Nós Podemos Litoral João Souza. Uma atividade que já está sendo realizada, na disciplina de Biologia, é a implantação de um Sistema de Tratamento de Efluentes por decantação e utilização de plantas aquáticas. Este é um projeto que será desenvolvido na Unidade do Sesi Paranaguá e CIC. Outro encaminhamento da reunião foi a realização de ações de sensibilização e preservação da água nos colégios municipais de Paranaguá e que este projeto possa ser apresentado na Mostra de Projetos 2011 e no 4º Congresso Nós Podemos Paraná que acontecerá nos dias 6 e 7 de julho.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Nós Podemos Pinhalão apresenta ações

O Movimento Nós Podemos Pinhalão apresentou as iniciativas que serão realizadas no município para o alcance dos ODM durante o jantar para 500 servidores públicos, promovido pela Prefeitura de Pinhalão no dia 29 de abril. Durante o evento, a articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná na Região dos Campos Gerais, Karym Collesel, também apresentou o que são os ODM e os resultados do trabalho que está sendo realizado em outros municípios do Paraná.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Alunos da FAMEC realizam ação em prol das vítimas das enchentes no litoral

Os Movimentos Nós Podemos Antonina e Nós Podemos São José dos Pinhais, em parceria com a Faculdade Metropolitana de Curitiba (FAMEC), realizaram, no dia 16 de abril, uma ação em prol das vítimas das enchentes no litoral. A ação consistiu em arrecadar 86 kg de chocolates e doces, que posteriormente foram distribuídos para as crianças de Antonina. A mobilização, que contou com o apoio da articuladora do Movimento Nós Podemos São José de Pinhais, Viviane Melo, beneficiou alunos de creches e escolas municipais de Antonina.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Nós Podemos São Mateus do Sul oferece oficina de captação de recursos

O Movimento Nós Podemos São Mateus do Sul promoveu, na última terça-feira (26), uma oficina sobre elaboração de projetos para captação de recursos. O curso, coordenado pela articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná na região, Priscila Vieira, teve como foco as melhores formas de obter financiamento para ações sociais através de fundações que dedicam verbas para esse tipo de projetos. Representantes de diversas entidades participaram da oficina. O presidente vitalício do grupo folclórico polonês Karolinka, Irio Janoski, diz se sentir mais preparado para a elaboração de futuros projetos. “Já havíamos feito algumas capacitações neste sentido, mas esta foi a primeira que indicou o nome de fundações que poderão nos contemplar”, afirma. A atenção aos editais, o cuidado com a redação do texto e as diversas opções de captação de recursos foram alguns assuntos abordados. Para a articuladora Priscila Vieira essas oficinas são importantes para que a captação de recursos seja feita da forma correta. “A região sul do Brasil é uma das menos contempladas com projetos, pois poucos são encaminhados às fundações e muitos destes não são bem elaborados”, esclarece.