8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mobilização em SJP contra o câncer de mama

Um avião cor de rosa, batizado de Rosa & Azul, pousou na última quarta-feira (23) no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, para simbolizar a luta contra o câncer de mama. A ação foi realizada pela da Azul Linhas Aéreas, em parceria com a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica e a Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, com apoio da Infraero. Antes da aterrissagem, uma blitz ocorreu no saguão do aeroporto. Os usuários receberam folhetos com informações sobre o câncer de mama. Além disso, uma palestra foi realizada pelo Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), que trouxe depoimentos de mulheres que superaram ou vivenciam a doença. Estiveram presentes no evento representantes do Hospital Erasto Gaertner, Grupo ‘As Marias’ de São Jose´dos Pinhais, Movimento Nós Podemos São José dos Pinhais, Rotary Club, Hospital São Lucas de Campo Largo, voluntárias do Humsol, Femama, Infraero e Azul Linhas Aéreas.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sociedade Global lança o programa “Jovens Profissionais do Desenvolvimento”

Estão abertas as inscrições para o programa “Jovens Profissionais do Desenvolvimento”, da Sociedade Global, um programa que ajuda a desenvolver capacidades para enfrentar os atuais desafios globais. O Programa Jovens Profissionais do Desenvolvimento propõe uma solução sistêmica embasada no princípio do desenvolvimento de capacidades e de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, é o processo pelo qual indivíduos, grupos, organizações, instituições e sociedades aumentas suas habilidades para realizar funções para resolverem problemas e atingirem objetivos; compreender e lidar com suas necessidades de desenvolvimento num contexto amplo e de uma maneira sustentável. O programa ajuda na capacitação de jovens e tem a duração de 3 a 6 meses. Quem for selecionado passará pelo processo de “job rotation”, que passa por várias áreas de atuação dentro da organização e desenvolve diversas atividades. Para participar do processo de seleção é preciso mandar um e-mail para jpsociedadeglobal@gmail.com até o dia 23 de novembro com o CV e portfólio. Mais informações no blog http://jovensprofissionais.wordpress.com.br

Noroeste do Paraná realiza ações durante o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de combate ao câncer de mama, na qual a população, entidades e organizações realizam ações para enfatizar a importância à prevenção dessa doença através de exames preventivos e palestras de sensibilização. Diante disso, o Movimento Nós Podemos Maringá e de outras cidades da região ficaram responsáveis por mobilizar a população a desenvolver ações e atividades que ajudem na conscientização, prevenção e combate ao câncer.

MARINGÁ
Durante as sextas-feiras do mês de Outubro, os funcionários e colaboradores das instituições SESI, SENAI e Colégio SESI de Maringá se dispuseram a trabalhar com alguma peça de roupa cor de rosa, dando visibilidade à campanha do Outubro Rosa. Foram distribuídos laços cor de rosa a todos os funcionários e colaboradores do SESI, SENAI e Colégio SESI de Maringá para serem utilizados durante todo o mês de outubro. A emissora RPC Maringá (Rede Paranaense de Comunicação) iluminou a sua antena de transmissão com a cor rosa por alguns dias do mês de outubro. A comissão de voluntariado da OAB passou um dia inteiro nos órgãos de Justiça e no Fórum, onde foram distribuídos panfletos com informações sobre o câncer de mama. Também foram distribuídos laços rosas. Participaram da ação advogados e estudantes de direito. Foi realizada também uma palestra com os funcionários da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), para explicar sobre a campanha Outubro Rosa e a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero por meio dos exames preventivos. Os funcionários aderiram à campanha utilizando os lacinhos cor de rosa durante o mês, distribuindo folders explicativos sobre o câncer de mama na entrada do prédio e também enviando para os seus associados informações através de emails.


QUARTO CENTENÁRIO
As alunas do Colégio SESI de Maringá que participam do SESI Amiga se dispuseram a dar uma palestra para as alunas da rede pública de ensino de Quarto Centenário, de 7ª e 8ª séries ao ensino médio. O objetivo é fazer com que esse grupo replique o projeto no município, que tem 32,1% de gravidez na adolescência. Durante a apresentação, as meninas de Maringá deram um enfoque especial na importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero e explicaram o que é o Outubro Rosa.

CAMPO MOURÃO
Na cidade de Campo Mourão, a emissora de TV Carajás distribuiu folders informativos referentes à campanha do Outubro Rosa de combate ao câncer de mama e colo de útero. Foram distribuídas camisetas cor de rosa com o símbolo da campanha para todos os funcionários do comércio, além de serem promovidas diversas palestras explicativas para grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Algumas lojas investiram na decoração de suas fachadas com a cor rosa.

IRETAMA
Na cidade de Iretama, a Secretaria de Saúde desenvolveu uma iniciativa de estender o horário de atendimento para a realização do exame preventivo do câncer de colo de útero. Entre os dias 24 e 28 de outubro, os exames poderiam ser feitos à noite, para atingir as mulheres que trabalham. Nesses dias, poderiam ser feitos os agendamentos para o exame de mamografia para mulheres com mais de 40 anos. Em uma parceria com o Nós Podemos Iretama, a Pastoral da Juventude, Rotary e CRAS, foram desenvolvidos folders informativos com fichas de cadastramento para os exames preventivos, que foram distribuídos após a missa do dia 22/11 para divulgar a campanha e estimular as mulheres a participarem. Uma mensagem sobre o Outubro Rosa foi lida durante a homilia.


CIANORTE
Foram distribuídos laços rosa aos funcionários e colaboradores do SESI, SENAI e alunos do Colégio SESI de Cianorte, que foram utilizados durante todo o mês de outubro. Foram entregues aproximadamente 120 laços. Além disso, foi realizada uma palestra aos alunos do Colégio SESI, visando à conscientização da prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Facinor participa do Outubro Rosa

No dia 27 de outubro, os acadêmicos do 3º ano do curso de Pedagogia participaram da Mostra de Profissões da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná na FACINOR, de Loanda. Eles organizaram a “Sala Rosa” e aderiram à campanha “Outubro Rosa”, iniciativa de prevenção ao câncer de mama, incentivados pelo Movimento Nós Podemos Paraná. Além da decoração rosa, a sala teve banners e folders sobre os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Na sala decorada em rosa, os acadêmicos apresentaram à comunidade o que são os ODM e a sua atuação em Loanda. A FACINOR foi contemplada com o Selo ODM pelos projetos apresentados: “Mostra de Educação Ambiental” e “Formação em Educação Ambiental”. Ambos foram coordenados pela Sala Verde “Judithe Cortesão” e estão vinculados ao ODM 7 (Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente.)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Empresas da RMC participam do SESI Ginástica na Empresa em prol do Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, o Movimento Nós Podemos Paraná articulou diversas ações na Região Metropolitana de Curitiba em prol do Outubro Rosa, iniciativa de prevenção ao câncer de mama do Instituto HumSol. Uma delas foi o SESI Ginástica na Empresa, onde os colaboradores e funcionários de várias empresas da região metropolitana de Curitiba receberam um laço rosa e informações sobre a prevenção do câncer de mama. Confira algumas fotos:


Pimpão Ltda - Empresa Distribuidora de Livros e Brinquedos Pedagógicos


Empresa GUIMARO - Artefatos de Couro Ltda.


Empresa BETEL – Produtos Descartáveis


Empresa LIQUIGÁS - Araucária


Empresa PERMUTION Equipamentos e Produtos Químicos


Empresa GRANOTEC do Brasil S/A - Nutrição e Biotecnologia


Empresa Diplomata, de Mandirituba

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Jaguariaíva participa do Outubro Rosa!

Durante todo o mês de outubro, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e Unidades Básicas de Saúde participaram da campanha "Mês Rosa - Mulher que se ama se cuida", vestindo camisetas cor de rosa para apoiar e incentivar as mulheres da cidade a realizar o exame preventivo de câncer de colo de útero. Na Unidade Básica de Saúde Central - Dr. Hélio Araújo de Masi, foram realizados cerca de 160 exames preventivos.
Também na cidade de Jaguariaíva, funcionários e professores do SENAI aderiram a campanha, vestindo-se de rosa.

Mutirão de preventivo ao câncer do colo de útero atende mais de 170 mulheres

A secretaria de Saúde de Mandirituba organizou nos dias 30 de setembro e 01 de outubro o Mutirão de Coleta de Preventivo do Colo Uterino, onde foram coletados 175 exames em mulheres de 18 a 75 anos. O trabalho de coleta visa alertar as mulheres para a prevenção, onde, inclusive foram detectados dois casos de Prolapso Uterino no município, e já encaminhados para o Hospital Referência – HC. As coletas continuam sendo realizadas semanalmente nas unidades de saúde do município, e já está previsto para o início de 2012 outro mutirão. Segundo a secretária de saúde, Ana Elisa Amaral Vilzeki, é importante fazer o exame todo ano. "É preciso conscientizar as mulheres da importância da coleta do exame uma vez por ano, isso pode salvar uma vida”, afirmou.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Loanda participa ativamente do Outubro Rosa

Durante o mês de outubro, o CAPS e a FACINOR de Loanda realizaram uma série de atividades para divulgar o Outubro Rosa, iniciativa de prevenção ao câncer de mama. Eles colocaram um laço rosa na fachada do CAPS e da Clínica da Mulher. Os alunos de enfermagem da FACINOR (Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná) fizeram uma palestra para os pacientes do CAPS sobre a prevenção do câncer de mama e distribuíram brindes confeccionados pelo pessoal do CAPS. Os laços rosa também estiverem presentes e foram utilizados por funcionários e pacientes do CAPS. As mulheres do CAPS mantiveram suas unhas pintadas de rosa durante todo o mês de outubro eles divulgaram a iniciativa em suas redes sociais. O CAPS juntamente com a FACINOR tem sido grandes parceiras do Nós Podemos Paraná e sempre estão dispostas a contribuir com as ações propostas.

SESI/SENAI de Paranavaí realiza participa do Outubro Rosa

Na quinta-feira, 27 de outubro, o SESI/SENAI de Paranavaí realizou uma ação em prol do Outubro Rosa. No auditório da unidade aconteceu uma palestra informativa sobre a prevenção e conscientização do câncer de mama e foi articulada pelo Movimento Nós Podemos Paranavaí. O evento recebeu mais de 40 mulheres e contou com a participação das colaboradoras do Sistema FIEP. Segundo a palestrante Marielza Cestário, da saúde da mulher de Paranavaí, a evolução do câncer de mama é lenta. “O câncer de mama é uma doença séria e se for detectado nos estágios iniciais, as chances do tratamento dar resultados positivos são maiores”, relatou. O Outubro Rosa é uma iniciativa de prevenção ao câncer de mama que aconteceu durante todo o mês e todo ano colabora com o ODM 6 (Combate a Aids, a Malária e outras doenças).

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Nós Podemos Araucária realiza palestra de sensibilização durante o Outubro Rosa

Na quinta-feira, 20 de outubro, o Movimento Nós Podemos Araucária realizou uma parceria para uma ação do Outubro Rosa, iniciativa de prevenção ao câncer de mama. A parceria foi feita com a Secretaria de Saúde do município e a empresa de transporte TransTupi, que tem sua sede no município. A enfermeira Ana Maria Fuga esteve na empresa para realizar uma palestra sobre prevenção e conscientização do câncer de mama e câncer de colo. Na palestra, ela ressaltou a importância do autoexame e explicou melhor como realizá-lo. Ana também falou sobre o câncer de mama nos homens e que também é importante ter esse cuidado. A ação também serviu para divulgar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), já que mais da metade das participantes não os conhecia. Os participantes avaliaram a palestra e destacaram que as informações foram muito bem colocadas, serviu para orientar e conscientizar a todos e que a palestrante tinha conhecimento do assunto abordado.