8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 27 de março de 2012

Dia da Beleza em Arapongas

O Dia da Beleza para as mães dos alunos do Colégio Estadual Antônio Racanelo Sampaio de Arapongas foi realizado no dia 26 de março, em parceria com o SENAI, a fim de comemorar o Dia Internacional da Mulher e contribuir para ODM 3, Igualdade Entre Os Sexos E Valorização Da Mulher. Foram desenvolvidos serviços gratuitos de corte de cabelo, escova, limpeza e hidratação facial, massagem corporal, design de sobrancelhas e manicure.

Fortalecimento do Movimento Nós Podemos Tijucas do Sul é tema de reunião

Representantes públicos do município de Tijucas do Sul e o Movimento Nós Podemos Paraná realizaram uma reunião no dia 21 de março. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de vereadores. Durante o encontro foram apresentados vários temas importantes como: um histórico de mobilização social, ações locais e uma proposta de alinhamento para o desenvolvimento local sustentável. Além de atividades, ações e produtos SESI/SENAI e oportunidades a serem desenvolvidas com o Nós Podemos Tijucas do Sul. O gerente da unidade SESI/SENAI de São José dos Pinhais, Marcos Marcondes Silveira esteve presente na reunião e apoia as ações locais que facilitem e valorizem as comunidades no que diz respeito o desenvolvimento sustentável. “Precisamos valorizar os jovens para que eles tenham o tempo e oportunidade para se desenvolver”, afirma Marcondes.

terça-feira, 20 de março de 2012

Homenagem ao Dia da Mulher em São Jerônimo da Serra

A Prefeitura Municipal de São Jerônimo da Serra e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) promoveram um evento para comemorar o Dia internacional da Mulher, 08 de março. Uma palestra educativa sobre a saúde da mulher foi realizada no salão paroquial e diversas atrações foram convidadas para tornar o dia mais especial, entre elas um show da dupla sertaneja Fernando e Zé Marchi de Astorga. A Equipe do CRAS e a Prefeitura Municipal agradeceram a todos os participantes. Ofereceram um coquetel e o sortearam muitos prêmios no final da programação.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Semana da Mulher Trabalhadora em Paranavaí


Durante a semana do dia da mulher a Agência do Trabalhador de Paranavaí realizou a 1ª Semana da Mulher Trabalhadora. Foram oferecidos diversos serviços ao público feminino, destacando o ODM 3, Igualdade Entre Os Sexos E Valorização Da Mulher.

O principal objetivo foi buscar junto às empresas, mais espaço no mercado de trabalho para as mulheres. Neste período foi verificado um aumento de 22% no encaminhamento de mulheres para vagas de trabalho. Esse número foi alcançado depois que as empresas envolvidas passaram a admitir mulheres para vagas que antes eram direcionadas apenas para homens.

Para organizar as atividades da semana, a Agência do Trabalhador contou com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) e com o SESI/SENAI.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Incentivo a leitura na Escola Municipal Juvenal Cardoso

Em Pato Branco um projeto continuo, em prol do ODM 2, esta sendo desenvolvido. Arrecadação de livros e distribuição de gibis do Sesinho(Ferramenta inovadora, o personagem consegue encurtar a distância entre professores e alunos. A identificação do público infantil com o Sesinho facilita a aceitação das mensagens de ética, comportamento e moral). Alice Maria de Souza Lourenço e Caroline Soeiro Bechel colaboradoras SESI Pato Branco são as responsáveis pela mobilização.

Tarde da Beleza em Rio Negro

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o SESI Rio Negro promoveu a Tarde da Beleza. As ações foram realizadas no Clube da Melhor Idade, com atividades que valorizam a beleza da maturidade. No Colégio SESI, as alunas puderam aprender a usar maquiagem para o lazer e o trabalho. As estudantes veteranas também organizaram palestras para convidar novas alunas a participarem e serem voluntárias do projeto SESI Amiga.

Alameda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em Ubiratã

A Alameda dos ODM é uma rua onde vão ser oferecidos serviços da Prefeitura Municipal, como o Restaurante Popular e CRAS. A inauguração acontecerá em breve.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Confraternização e homenagem pelo Dia da Mulher no SESI Umuarama

No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Unidade SESI/ SENAI de Umuarama realizou um café da manhã para suas colaboradoras, para confraternização, reflexão e discussão sobre a luta e as conquistas da mulher ao longo da história. As participantes receberam uma homenagem da gerência da unidade e um botão de rosa vermelha para simbolizar e lembrar a importância da data. As alunas do Colégio SESI também receberam a lembrança.

Projeto Pagode Solidário em Irati para comemorar o Dia da Mulher

No dia 7 de março os alunos do Colégio Sesi Irati, integrantes do Projeto Pagode Solidário, realizaram suas atividades em homenagem ao Dia da Mulher. A atividade aconteceu no pavilhão da Paróquia Nossa Senhora da Luz, onde toda quarta-feira um grupo de voluntárias fazem um sopão e distribuem para as pessoas carentes. Os alunos buscaram levar a alegria através da música para as mulheres integrantes do projeto. Todas as participantes, após suas atividades, se reuniram com os alunos para um momento de confraternização e diversão.

O valor da leitura

Em fevereiro os alunos do Colégio Guarda Mirim de Irati e o Movimento Nós Podemos Paraná realizaram várias ações alusivas ao Segundo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (Educação Básica e de Qualidade para todos). Com o objetivo de incentivar a leitura entre os alunos, uma dinâmica foi desenvolvida com as turmas da manhã e do período da tarde, que foram divididas em grupos, cada grupo recebeu uma frase falando da importância da leitura, eles leram, interpretaram e apresentaram um desenho esboçando o que a frase significou para cada um.

terça-feira, 13 de março de 2012

4ª Copa Sesi Solidária

Aconteceu no ginásio de esportes do SESI Rio Negro, no dia 10 de março, a 4ª COPA SESI SOLIDÁRIA. Participaram da ação os alunos do Colégio SESI de Rio Negro e alunos do Projeto Atleta do Futuro - Núcleo Metalúrgica Zenker e Núcleo Madem ,também desenvolvido pelo SESI. A ação fez parte do Programa de Voluntariado “SESI POR UM MUNDO MELHOR" e teve como objetivo prestar uma homenagem às voluntárias do "Programa Voluntário da Liga Feminina de Combate ao Câncer", em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Para isso, mais de duzentas pessoas participaram da competição doando, cada uma, 1 litro de leite longa vida, além da doação de uma embalagem com 12 litros, por equipe participante. A arrecadação de 122 litros de leite será entregue para instituições que atendem pessoas carentes na região. Além das doações os atletas homenagearão estas corajosas voluntárias com medalhas referentes ao evento. A premiação será realizada oficialmente em ação a ser realizada no Colégio Sesi em data a definir. Classificação Final das Equipes Campeã : Sesi Atleta Do Futuro (Esportes 3) Vice-Campeã : Barney De Munique 3º Lugar : Papakoo

Reunião com a Instituição de Ensino – CEMD de Paranaguá

Foi realizado em Paranaguá, na ultima quarta feira (7), na entidade de ensino (CEMD) a reunião para a retomada do projeto “SESI Amiga”, onde alunas são capacitadas para ministrar palestras para outras adolescentes de prevenção a gravidez na adolescência e DST´s. Principais assuntos abordados: • Capacitação das alunas; • Verificação da entrega dos Kits para as apresentações; • Local da Capacitação; • Uniformidade; • Apoio Local; • Alimentação; • Autorização dos Pais; • Condução. “Poder participar de um projeto que tem como objetivo a responsabilidade social e, principalmente, estar colaborando com o bem estar e o desenvolvimento das pessoas é fundamental para os nossos jovens dos dias de hoje” comentou a coordenadora educacional da CEMD, Eliana Rodrigues Santos. Uma das ações propostas no encontro foi reunir todas as informações referentes à ação e introduzir métodos de aprendizagens sobre o tema nas disciplinas trabalhadas em sala de aula.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Alunos do Colégio SESI Arapongas prestam homenagem no "Dia Internacional da Mulher"

No dia 07/03, os alunos do Colégio SESI prestaram uma homenagem a suas mães pelo Dia Internacional da Mulher, com músicas e declamação de poesia. No dia 08/03, foi a vez das funcionárias e alunas do Colégio SESI, e também, as funcionárias da Unidade SESI de Educação Infantil que foram homenageadas com a apresentação de música pelos alunos, no sentido de valorizar a importância das mulheres na nossa vida e na sociedade, como mães, profissionais, donas de casa e, na maioria dos casos, tudo isso junto. No mesmo dia, as funcionárias do Colégio SESI receberam uma agradável surpresa do professor da disciplina de Física, Demétrio, que homenageou a todas com uma rosa e bombons.

Reunião Gerência Unidade SESI / SENAI Paranaguá

No dia 16 de fevereiro aconteceu uma reunião com as gerências da unidade SESI / SENAI de Paranaguá com o objetivo de desenvolver uma parceria nas ações em prol dos ODM na região do Litoral do PR. Com a proposta de planejar ações e construir juntos foi realizada uma exposição sobre a intenção e proximidade que a equipe ODM atuará trabalhando em conjunto com as gerências de Unidade. Dentro das articulações descritas, todos os participantes da reunião alinharam ações em uma proposta conjunta.

terça-feira, 6 de março de 2012

SESI Dois Vizinhos promove Dia do Livro

No Dia Nacional do Livro Didático, 27 de fevereiro, 100 alunos do SESI Atleta do Futuro, da cidade de Dois Vizinhos, participaram de uma atividade que estimula o hábito da leitura, não como uma obrigação, mas sim como uma grande descoberta de prazer e entretenimento. A biblioteca pública municipal foi visitada pelos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer, perguntar, pesquisar, e ter uma manhã de entretenimento muito animada. Eles ainda puderam optar por diversos temas e títulos e ler sobre seus assuntos preferidos. Toda ação foi acompanhada pelos professores Rafael Spiassi, Franciele e Rafael Picolotto do SESI Dois Vizinhos. Segundo o professor Rafael Spiassi, 90% dos alunos nem sabiam que existia a biblioteca pública no município.

segunda-feira, 5 de março de 2012

8 de março DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Neste mês de março, dê um presente às mulheres que estão a sua volta: ajude, respeite, abrace, dê carinho e amor. O Programa de Equidade de Gênero SESI/SENAI-PR compartilha novamente a campanha “Quem Ama Abraça”, promovendo a reflexão sobre a cultura da paz e fim da violência contra as mulheres e meninas, nossas mães, esposas, filhas, irmãs, amigas, colegas de trabalho... Adotando valores de não violência você influencia as pessoas ao seu redor. Faça sua parte! Assista o clipe e divulgue:http://quemamaabraca.org.br/