8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Itambaracá em prol do ODM 6



Na cidade de Itambaracá o projeto Melhor Idade promoveu diversas atividades para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física (06 de Abril) e o Dia Mundial da Saúde (07 de Abril). Com base no 6º Objetivo de Desenvolvimento do Milênio: Combate a AIDS, a malária e outras doenças, foram realizadas atividades como alongamento, futebol, basquetebol, dança e exames para controle de pressão, HGT e escovação de dentes para as crianças.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Campina do Simão Contra o Lixo – Lixo na Lixeira

O Movimento Nós Podemos Campina do Simão realizou no dia 02 de abril uma caminhada de sensibilização em favor do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 7: Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente, dois elementos fundamentais para uma saúde plena.
Durante a atividade os participantes foram recolhendo o lixo da rua e sensibilizando os moradores a respeito do tema. A prefeitura Municipal também participou da ação com a instalação de novas lixeiras pela cidade.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

SESI Amiga em prol do ODM 6


Na  quinta feira dia  11 de abril mais de 30 alunas do Colégio Estadual Duque de Caxias em Irati, tiveram a grande oportunidade de participar de uma palestra do Projeto SESI Amiga. Este trabalho tem como objetivo desenvolver o aprendizado e a educação sexual, voltado para a orientação e prevenção da gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e valorização da mulher.



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Equipe de Esporte e Lazer do SESI Guarapuava realiza ação em comemoração ao Dia Nacional da Saúde

Para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física (06 de Abril) e o Dia Mundial da Saúde (07 de Abril), a equipe de esporte e lazer do SESI em Guarapuava realizou nos dias 04 e 05 de abril ações na empresa Guaratu e Repinho, respectivamente. Os profissionais falaram sobre o programa SESI Ginástica na Empresa e ressaltaram as datas comemorativas, apresentando as vantagens da atividade física e os benefícios de levar uma vida saudável. Ao final das apresentações, os colaboradores das empresas receberam o livro Sedentarismo, da coleção SESI Embarcando para a Vida Saudável.

Evento em alusão ao Dia Nacional da Saúde é realizado em Guarapuava

O Movimento Nós Podemos Guarapuava participou no dia 12 de abril do evento promovido pela Prefeitura Municipal de Guarapuava em alusão ao dia Nacional da Saúde (07 de Abril).  Da ação participaram a Secretaria Municipal de Saúde, o Corpo de Bombeiros, a Sanepar, o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e a Faculdade Campo (instituição que possui o SELO ODM). Durante o dia os parceiros repassaram informações sobre envelhecimento saudável, qualidade de vida e prevenção de doenças a população, além de serem realizados exames de aferição de pressão. nível de glicemia e avaliações nutricionais para a população que passava pela principal rua de Guarapuava, a XV de Novembro.
 Nós Podemos Guarapuava passou informações sobre os ODM e  noções de Saúde Cidadã

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Reunião visa constituir o Movimento Nós Podemos Itaperuçu



No dia 13 de abril, em Itaperuçu, foi realizada uma reunião com o Movimento Nós Podemos Paraná e representantes do município. O encontro tinha como objetivo avançar na proposta de municipalização dos ODM, visando constituir o Nós Podemos Itaperuçu.
No início do evento foi realizada uma apresentação do Projeto ODM 2012 - 2015 e uma análise dos indicadores do município. Esta ação permitiu que os participantes reconhecessem e comentassem as necessidades locais. Uma das ações propostas é como trabalhar o tema sexualidade nas escolas, pois o índice de gravidez na adolescência é alto no município: 27,9%. Outra questão levantada foi a evasão escolar.
A próxima reunião acontecerá dia 11 de maio.

Reunião do Movimento Nós Podemos Paraná é realizado em Contenda




Representantes do município de Contenda e o Movimento Nós Podemos Paraná realizaram uma reunião no dia 30 de março, com o objetivo de mobilizar o grupo para realizar ações em prol dos ODM. O encontro aconteceu no Centro de Assistência Social da cidade.
Durante o encontro foram apresentados vários temas importantes como: mobilização social, ações locais a serem desenvolvidas na região e a apresentação e discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). 

5º Encontro GestaMaringá 2012

O papel da Doula no parto
- Quando?
21/04 - Sábado às 16h
Previsão de Término: 18h
Por gentileza, cumprir o horário
- Onde?
Rua Santos Dumont 969 – Vila Operária
Casa, esquina com a Vidal de Negreiros
- Como participar?
É essencial confirmar presença através dos telefones (44) 3028-0415 - Patricia ou por email: gestamaringa@gmail.com , pois como doula  posso precisar cancelar o encontro para atender trabalho de parto.
Os encontros são gratuitos!
Os pais são bem vindos! E as crianças também!
 www.gestamaringa.blogspot.com

Movimento Nós podemos Irati alinhando estratégias para 2012.

Instituições integrantes do Movimento Nós Podemos Irati, se reuniram no dia 11 de abril, quarta feira para discutirem assuntos relacionados as ações e propostas para o atingimento dos Objetivos de desenvolvimento do Milênio para 2012. O gerente da unidade, Paulo Sergio Lopes Zen esteve presente na e ressaltou o grande trabalho que o movimento esta desenvolvendo na cidade.
“Irati possui uma característica muito importante, que é a união de várias entidades que buscam a melhoria da qualidade de vida de seus moradores mais necessitados. O movimento Nós Podemos, traz informações inovadoras, novas ideias, une as entidades e melhora cada vez mais as ações executadas."
A reunião aconteceu no Conselho da Comunidade, local que abre espaço a todas as demais atividades do Movimento.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

"Nós Podemos Sabáudia" Dia Internacional da Mulher




quarta-feira, 11 de abril de 2012

Colégio SESI-Cambé promove Ação Contra a Dengue

Em comemoração ao Dia da Saúde, celebrado em 06 de abril, o Colégio SESI Cambé, em parceria com a Prefeitura Municipal, participou de uma manhã de conscientização sobre prevenção contra a Dengue. O Colégio SESI, em consonância com os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, tem como premissa, além da educação, a inserção dos alunos em ações que envolvam a comunidade, para a formação de cidadãos conscientes e integrados às ações nos locais em que vivem. A ação teve início pela manhã, na Praça Getúlio Vargas, e percorreu a área central, tendo como foco o comércio e seus consumidores. O trabalho foi acompanhado pelo professor responsável pela disciplina de biologia, Diógenes Magri, e pela orientadora pedagógica, Camila Sartori. “É de extrema importância à participação dos alunos em ações de conscientização, pois eles podem colocar em prática os conteúdos adquiridos em sala de aula. Além disso, a sua inserção em ações sociais garante a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos, atuando como sujeitos responsáveis pela melhoria da comunidade onde estão inseridos”, afirma o professor.

Ação de prevenção

Com o propósito de destacar o Dia Mundial da Saúde e o ODM 6 (Combater a Aids, a Malária e outras doenças) dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, foram realizadas,  na unidade SESI de Bandeirantes,  nos dias 04 e 05 de abril, atividades e exames para a prevenção do diabetes e hipertensão arterial, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Durante a ação os funcionários foram atendidos  pela enfermeira Andréia Araujo Trindade e pela técnica de enfermagem Fátima Roseli Morato.





segunda-feira, 9 de abril de 2012

Avenorte promove futebol suíço entre colaboradores em Cianorte

Uma maneira de incentivar as mulheres para praticar esportes, e ressaltar a iniciativa de igualdade entre os gêneros e valorização da mulher. No mês de fevereiro, a empresa Avenorte, localizada em Cianorte, promoveu um torneio esportivo entre seus colaboradores. Mais de 160 pessoas participaram dos jogos e cerca de 80 espectadores prestigiaram o evento. O torneio de futebol suíço contou com 12 times masculinos e 03 femininos. Uma maneira de incentivar as mulheres para praticar esportes, e ressaltar a ideia de igualdade entre os gêneros e valorização da mulher (ODM 3). Inúmeros resultados foram alcançados com este torneio, como a integração entre os colaboradores, a motivação e o espírito de equipe. A iniciativa partiu dos próprios colaboradores. O objetivo da ação é estimular a qualidade de vida, promover a integração, o respeito e a motivação entre os colaboradores. Muitos deles nem se conheciam, pois além de departamentos diferentes trabalham em outros turnos. Para a realização da atividade uma comissão organizadora foi formada, este grupo divulgou o torneio, redigiu o regulamento, realizou as inscrições dos times, organizou as chaves dos jogos, captou os recursos e coordenou tudo. O colaborador Rafael Tomazini, destaca a importância de fazer parte de uma organização, para promover um ambiente de trabalho mais saudável: “Além de estimular o respeito entre as pessoas (independentemente do sexo), trouxe momentos de descontração, celebração e amizade. Eu conheci mais as pessoas com quem trabalho e também novos colegas que ainda não tinha contato, foi gratificante e a repercussão do evento também foi muito positiva.”, conta Rafael. Leia os depoimentos das colaboradoras que participaram do torneio: "As mulheres se ocupam de varias tarefas ao longo do dia, temos que ser mil e uma, cuidar de nós e ao mesmo tempo cuidar de uma casa, com isso não sobra tempo para se dedicar a um esporte ou uma atividade de lazer. O torneio nos proporcionou isso, um momento de extravasar, sair dos limites e vencer o tabu de que futebol é só para homens, foi bom para o corpo e para mente”, destacou a auxiliar administrativa, Larissa Macedo. “Foi bom participar do torneio pela importância da interação entre as colaboradoras, e também serviu para nos divertir”, disse a analista de recrutamento e seleção, Thaís Di Angelis Bolanho. “Acredito que a realização do torneio foi muito importante, poder estar jogando, competindo e interagindo com as demais colaboradoras, foi muito bom, mostrando também a todos que o futebol não é só para homens, e que esse tabu tem que ser quebrado”, destacou a recepcionista, Patrícia Freitas. "Gostei muito de ter participado, em geral não temos tanto contato com as colegas de trabalho da produção e esse tipo de evento faz com que nos aproximemos mais”, disse a assistente administrativa, Ana Paula Ribeiro Brito.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Círculo de Diálogo para Mulheres em São Mateus do Sul

O Circulo de Diálogo em São Mateus do Sul foi realizado dia 28 de março, com a participação de membros do Projeto Atleta do Futuro, Grupo VIDA e de algumas convidadas especiais. O ODM 3, Igualdade Entre os Sexos e Valorização da Mulher, foi o tema abordado.

São Mateus do Sul em prol do ODM 3

Dia 26 de março atividades relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 3, Igualdade entre os sexos e valorização da mulher, foram desenvolvidas no Colégio Estadual Rural do Lajeado, com alunos que fazem parte do Projeto Atleta do Futuro em São Mateus do Sul. Aproximadamente 70 alunos participaram das ações e puderam assistir uma palestra de Rosana Elhke Vistuba.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Equipe do Lazer SESI em prol do ODM6 em Irati

Quatro empresas e mais de 190 colaboradores participarão das atividades
Durante a primeira semana do mês de abril em Irati a equipe do Lazer SESI vai desenvolver suas atividades de ginastica laboral em prol do ODM 6 (Combater a AIDS, Malária e a outras doenças). Durante as atividades os colaboradores receberão informações referentes ao Dia Mundial da Saúde. Serão 4 empresas atendidas totalizando 190 colaboradores.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Alunos da Pré Escola Cantinho do Céu realizam ação em prol do ODM2

Em março uma atividade em prol do ODM2, Educação Básica e de Qualidade Para Todos, foi realizada na Pré Escola Cantinho do Céu, no bairro Água Verde,com crianças de 02 a 05 anos. O material utilizado foi fornecido pela Fundação Itaú.