8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Palestras sobre o meio ambiente e assuntos associados são realizadas em Quinta do Sol


Nos dias 12 e 13 de junho, em Quinta do Sol, foram realizadas palestras sobre o meio ambiente, com o objetivo de conscientizar e educar a população local quanto a vários assuntos, como: a importância da coleta seletiva; o consumo de recursos; preservação do solo; entre outros.
O palestrante foi o policial ambiental Cloude Wilson dos Santos, as palestras ocorreram no Salão Paroquial da Igreja São Judas Tadeu, com a participação de alunos de escolas municipais e estaduais e comunidade.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Campo Mourão tem Passeio Ciclístico com o tema "Vida Sim, Drogas Não!"


No sábado, 23 de junho, foi realizado pela Pastoral da Sobriedade Diocese de Campo Mourão, um Passeio Ciclístico que abordava o tema "Vida Sim, Drogas Não!", marcando o inicio da Semana Nacional Antidrogas, o passeio objetivou a conscientização da sociedade quanto aos males causados pelas drogas. Com cerca de 140 participantes, 100 ciclistas e 40 pessoas andando, o passeio partiu da Praça Getúlio Vargas e percorreu ruas e avenidas centrais da cidade, contando com a participação da comunidade, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Sanepar, Copel e Comunidade Terapêutica Redenção (CTR).

Palestra sobre sustentabilidade ambiental é realizada no Senai de Campo Mourão


Na quarta-feira, dia 20 de junho, no Colégio SESI de Campo Mourão,foi realizada uma palestra com o tema Sustentabilidade Ambiental: o valor do investimento no gerenciamento ambiental. Mariana Gomes Clemente Pennacchi, bióloga especialista em análise ambiental e em ciências da terra e mestranda em biotecnologia industrial aplicada a área ambiental, foi a palestrante, explanando sobre o tema de forma interativa. O evento foi aberto para a comunidade, contando também com a presença de alunos e professores do Colégio SESI.

Romagnole realiza o programa Consumo Consciente em Mandaguari


A empresa Romagnole localizada em Mandaguari, participante do núcleo Nós Podemos Maringá, estará realizando durante o ano de 2012, o Programa Consumo Consciente, e terá como tema o uso de recursos naturais (água, energia elétrica e papel).
A abertura do programa aconteceu em março, com a fixação de adesivos com dicas de consumo de água e palestras ministradas pelo Sr.Lourenzo Cassaro, da Sanepar, na sede da empresa.
No mês de junho, dando continuidade a este programa, e em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente entre os dias  04 e 08 de junho, realizaram a divulgação em news e murais da empresa, atrelando a dicas de consumo consciente. E neste mesmo mês entre os dias 18 e 22 realizaram a semana sócio ambiental, que aconteceu em conjunto com a Sipat.
Neste evento também fizeram a distribuição de cartilhas com dicas de preservação ao meio ambiente. E cerca de 1000 mudas de árvores foram distribuídas para os mais de 1500 colaboradores participantes.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Coronel Domingos Soares recebe palestra sobre meio ambiente


Pais e alunos das escolas de Coronel Domingos Soares receberam nesta sexta -feira (22 de junho), a palestra sobre meio ambiente e responsabilidade social com o palestrante João Frederico que abordou a temática da Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o projeto ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e o projeto Nós Podemos Paraná com a importância e preocupação com o futuro do meio ambiente. A palestra contou com vídeos e fotos exemplificando os temas abordados.

Sicredi do Turvo realiza ação em prol do Cooperativismo

A unidade do Sicredi de Turvo realizou no dia 27 de junho um evento com o objetivo de proliferar o sentimento do cooperativismo. Com a presença de 3 escolas municipais atendidas pelo programa "A união faz a Vida", que visa despertar o cooperativismo nas novas gerações, o evento contou ainda com a presença de professores, pais e lideranças da cidade.

O evento contou com mestres de cerimonia mirins, apresentando todas as atrações, ginástica, realizada pela equipe do lazer do SESI Guarapuava, e diversas apresentações artísticas sobre o tema cooperativismo.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Rosário do Ivaí recebe palestra sobre educação ambiental

O Movimento Nós Podemos de Rosário do Ivaí , na última terça-feira, dia 20 de junho, realizou uma  sensibilização com os professores do município e os alunos do Colégio José Siqueira Rosa. A ação foi feita  através de palestras sobre educação ambiental, levantado noções básicas sobre técnicas, princípios e conceitos de preservação e conservação do meio ambiente. Com metodologias inovadoras e, e apresentando a relação com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), oferecendo também ferramentas para estratégias de desenvolvimento sustentável, capazes de orientar ações transformadoras, além de pensar nos desafios socioambientais a partir do conhecimento técnico socioambiental.

A Dikaion comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com várias ações em Piraquara



A Associação Beneficente Dikaion, localizada na cidade de Piraquara, realizou uma palestra sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho. Os principais temas trabalhados com as crianças e adolescentes durante o dia foram a preservação da natureza e o ODM 7 - Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente.
A gestora ambiental, Ângela Moretto foi a ministrante do evento. Um grupo de colaboradores apresentou uma peça teatral sobre a prevenção da dengue, além disso representantes da Sanepar distribuíram mudas de pinheiros para os participantes, incentivando o reflorestamento e o combate ao desmatamento.
A Dikaion é uma entidade filantrópica, que desde 1997 ajuda crianças e adolescentes carentes, pessoas humildes e portadores de necessidades especiais, de todas as raças, culturas e credos, sem fazer qualquer distinção. Além de orientação, a Dikaion intervém para buscar doações e solução para as necessidades apresentadas. Oferece assistência social, apoio e socorro, atuando na prevenção e no resgate social. Tem como prioridade o bem estar e o direito da criança e do adolescente. A partir do tripé: ver, conhecer e agir, luta para afastar crianças e adolescentes da violência, do trabalho infantil, das drogas e da criminalidade.

Colégio SESI de Rolândia realiza trabalho com os alunos em prol o Dia do Meio Ambiente

O Colégio Sesi de Rolândia realizou uma ação referente ao dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). Os alunos do colégio acompanhados pelos professores,  visitaram o aterro sanitário, a Estação de Reciclagem Acaru e a Chácara Binimí onde tiveram uma palestra sobre educação ambiental, a fim de conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem e dos aterros sanitários  e os impactos do lixo na sociedade e no meio ambiente.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mauá da Serra planeja atividades para 2012



Foi realizado no dia 22 de junho uma reunião do Nós Podemos Mauá da Serra com o objetivo de retomar o trabalho no município e elaborar uma plano de ação até o final do ano.
Após várias considerações do grupo sobre o planejamento das ações para 2012, foi identificada a necessidade de organizar  as associações comunitárias, nos bairros urbanos e rurais, para na sequência trabalhar um plano de ação com atividades na área de cultura, lazer, esporte, para a formação de uma rede de atendimento a criança e adolescente.

Junior Achievement promove palestra abordando a sustentabilidade em Arapongas


No dia 18 de junho, em comemoração ao dia do Meio Ambiente, o Auditório do SENAI de Arapongas foi o ponto de encontro dos alunos que trabalham com miniempresas na Junior Achievement. Com o intuito de esclarecer aos alunos o tema Empreendedorismo Verde, a palestrante Talita Aquino conduziu o evento levantando questões como o que seria essa Economia Verde, quais seriam os produtos sustentáveis, como tornar uma miniempresa sustentável e como alcançar o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio - ODM 7, Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente.

Palestra sobre lixo e material reciclável em Maringá



Em prol do ODM 7, Qualidade deVida e Respeito ao Meio Ambiente,  no dia 20 de junho foi realizado no Lar Escola de Maringá uma palestra sobre lixo e material reciclável. Participaram desse eventos 155 crianças, que ficaram impactadas com a quantidade de brinquedos e utensílios que podem ser feitos com materiais recicláveis.
Quem ministrou essa palestra foram as professoras e os alunos do Cesumar, pertencentes ao curso de Biologia.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Alunos Sesi de Palmas assistem palestra sobre meio ambiente


Os alunos do colégio Sesi de Palmas tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o meio ambiente e responsabilidade social nesta sexta feira, 22 de junho. O palestrante João Frederico discutiu com os alunos várias questões, como a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que está acontecendo no Rio de Janeiro. E o projeto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o projeto Nós Podemos Paraná, a importância da colaboração e preocupação social dentro do estado.
Foi abordado também a Cúpula dos Povos, onde ocorre eventos com conteúdos programáticos em benefício social. A palestra contou com vídeos, que mostravam e exemplificavam o que era dito por João, os alunos fizeram perguntas e no final da palestra houve debate sobre o tema.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Reuniões do Núcleo Nós Podemos Maringá


As reuniões do núcleo Nós Podemos Maringá, acontecem uma vez por mês na Associação Comercial de da cidade. A cada encontro podemos ver a participação efetiva da comunidade e das empresas da região.
Você que é de Maringá e região, venha também participar desse movimento.
As datas para as próximas reuniões já estão agendadas, serão nos dias 19/07, 23/08, 20/09, 25/10 e 22/11.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nós Podemos Paraná de Cascavel realizou ações em prol do ODM7

O núcleo Nós Podemos Paraná de Cascavel realizou durante toda a terceira semana de mês de junho  diversas atividades voltadas para promoção do ODM 7, que por meio de palestras e da campanha Coleta do Lixo Eletrônico procurou conscientizar jovens e adultos da importancia da preservação do meio ambiente, cerca de 200 pessoas foram impactadas a partir dessas ações.

  • Dia 11/06 - 19h00 (Auditório da Univel) - Abertura do evento/Palestra com o promotor Robertson Fonseca Azevedo, "Impacto ambiental das Atividades Agrícolas".
  • Dia 12/06 - 08h00 (Auditório FIEP) e 19h00 (Auditório do CEEP) Palestra "Implantação da Coleta Seletiva no Municipio de Cascavel", com Márcia Eleutério (Diretora da Divisão Ambiental) e Ladislao Wychoski (Engelétrica Ambiental).
  • Dia 13/06 - Manhã e noite (SESC, SESI e UNIVEL) Mutirão para Coleta de Lixo Eletrônico.
  • Dia 14/06 - 08h15 (SESC Cascavel) Oficina de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos- Professora Gilseia Muniz de Macedo (SESI Curitiba).
  •  Dia 15/06 - 13h30 (SESC Cascavel) Oficina de Educação Ambiental Ministrada pelo SENAI Cascavel.

Campanha em prol dos moradores atingidos pela chuva em Tunas do Paraná



Participantes da campanha solidária em prol das famílias que foram atingidas pela chuva do início deste mês no município de Tunas do Paraná, realizaram um encontro para arrecadar mais recursos para a comunidade necessitada. O encontro aconteceu dia 13 de junho, na Casa dos Bruxos Bar, em Curitiba.

Durante o evento foi servido caldo de feijão e todo o valor arrecadado com a venda dos pratos, será revertido para a compra de materiais de higiene e limpeza para os moradores de Tunas do Paraná. Os produtos serão entregues no final deste mês.

A campanha foi uma união voluntária da Frequência Ambiental Consultoria e Pesquisa, Banda Matorrales, Movimento Transforme Sorrisos, Bar dos Bruxos e Movimento Nós Podemos Paraná.  Além destes parceiros as famílias estão recebendo também a ajuda da Prefeitura local e da Defesa Civil para reconstrução de suas casas.

Tunas do Paraná teve o maior número de desalojados e de desabrigados do estado: são 300 e 200 pessoas, respectivamente. Além disso, o município teve o maior registro de casas danificadas: 200.

 

Doações ainda podem ser recebidas na sede da empresa Frequência Ambiental Consultoria e Pesquisa, localizada na Rua Sete de Setembro, 4655, sobreloja, Batel Curitiba.

Materiais de doação prioritários:

- Higiene pessoal;
- Limpeza em geral;
- Cestas básicas; e
- Agasalhos. 




Projeto Banner Bags é realizado em Cambé


Alunos do Colégio SESI de Cambé realizaram uma ação na empresa Hydronorth, vinculada ao sétimo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio: Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente.
Os estudantes, orientados pelos professores de sociologia e português da escola, criaram as Banner Bags, sacolas confeccionadas de banners descartados pelas empresas da região. Junto com o professor de matemática e desenho geométrico, desenharam o molde das sacolas para serem cortadas e, em parceria com o SENAI, foram costuradas.  Desse modo, além de preservar o meio ambiente, sua produção foi realizada sem nenhum custo.
Com as sacolas prontas, os alunos foram até à Hydronorth, empresa que fabrica tintas e impermeabilizantes desde 1981. Os estudantes realizaram uma palestra sobre o projeto e distribuíram as sacolas para os 250 colaboradores da empresa, com o objetivo de incentivar a preocupação ambiental.    

terça-feira, 19 de junho de 2012

Cursos profissionalizantes gratuitos são oferecidos em Tunas



Casa da Cultura Adolfo Conrado Bibas localizada no município de Tunas no Paraná está oferecendo gratuitamente diversos cursos profissionalizantes. As inscrições já estão abertas.

Os interessados podem escolher entre os cursos de auxiliar de pedreiro, auxiliar de costureiro e auxiliar administrativo. Após a conclusão das aulas todos os alunos receberão certificado. As aulas serão ministradas na Casa da Cultura. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (041) 3659 1135.

A realização deste projeto é uma parceria entre a Casa da Cultura, o SESI e o SENAI. E conta com o apoio do Movimento Nós Podemos Paraná, Instituto Arayara, Frequência Ambiental, Projeto Tunas Para Todas e Prefeitura Municipal de Tunas.

Serviço
Casa da Cultura Adolfo Conrado Bibas
Rua João Santos Costa, S/N - Centro - Tunas Paraná
Telefone (041) 3659 1135


Colégio Estadual Tancredo Neves realiza manifestação do Dia Mundial Do Meio Ambiente


O Colégio Estadual Tancredo Neves, da cidade de São João, realizou uma manifestação no Dia Mundial Do Meio Ambiente (05 de junho).
Todos os alunos participaram de uma caminhada ecológica. Cada turno fez trajetos diferentes durante o percurso e os estudantes distribuíram panfletos para moradores, comerciantes e comunidade.
Mas, não foi apenas neste dia que o colégio praticou ações em prol do meio ambiente, durante toda a semana que antecedeu a data, os professores trabalharam com textos e vídeos em sala de aula sobre a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Palestra sobre a preservação do meio ambiente acontece em Bandeirantes

Alunos do colégio SESI Bandeirantes receberam a visita de uma bióloga da USIBAN (Usina de Bandeirantes), que realizou uma palestra sobre meio ambiente. Ela falou sobre a importância da não poluição, e mostrou aos alunos as reformas que a usina esta fazendo para não agredir o meio ambiente. Ao final da palestra foram distribuídas mais de 300 plantas aos estudantes para comemorar o Dia do Meio Ambiente (05 de junho).


Caminhada ecológica foi realizada em Bandeirantes




O Colégio SESI em Bandeirantes promoveu com seus alunos, uma caminhada ecológica no dia 04 de junho ao lixão da cidade, para conscientizar as pessoas que não se deve jogar o lixo em lugares impróprios, e sobre importância da reciclagem e dos aterros sanitários para o meio ambiente.



Santa Amélia acontece a inauguração de uma horta


No dia 04 de junho foi realizada em Santa Amélia a inauguração de uma horta no colégio Vinicius de Moraes, que contou com a presença do colégio SESI na apresentação de teatro (Sitio do Pica-Pau Amarelo), que foi relacionado ao sétimo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
Também contou com a presença do projeto SESI Amiga, que realizou uma palestra com as meninas do ensino médio sobre educação sexual (6).

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Alunos do SESI Palmas plantam mudas em novo prédio do colégio


Os alunos do Colégio Sesi de Palmas mobilizaram uma ação referente ao dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). A professora de biologia, Karla Casiraghi  juntamente com a pedagoga Márcia Silva, conseguiram o fornecimento de mudas de árvores com a Secretaria da Agricultura de Palmas. E os alunos que recentemente mudaram para um novo prédio puderam escolher onde plantar as mudas. "Aproveitamos que o prédio é novo e ainda não havia nenhuma árvore nas dependências para os alunos mobilizar a ação e consequentemente ajudar na nossa recente mudança", disse a pedagoga do colégio.
Os alunos participaram de todo o processo, acompanhados pela professora Karla que dava toda a orientação para o plantio correto das mudas, eles também serão responsáveis no acompanhamento quanto ao crescimento e a área em torno das mudas. O colégio mais uma vez ganhou com as ações mobilizadas e a dedicação de todos.

Educação Infantil do Colégio SESI de Guarapuava realiza ações em prol do Dia Internacional do Meio Ambiente

A educação infantil do Colégio SESI de Guarapuava vem realizando ao longo do mês de junho diversas ações em prol do meio ambiente. As professoras estão sensibilizando os pequenos para atitudes cotidianas que fazem a diferença, já foram tratados temas como o consumo de água, o desperdício e a reciclagem. Dentro de cada tema os alunos produzem e desenvolvem uma atividade lúdica, como desenhos e apresentações.
Além destas ações em alusão ao Dia Internacional do Meio Ambiente, a Educação infantil de Guarapuava gestiona o projeto Doe Óleo, que visa a reciclagem do dejeto vegetal para a não poluição da água dentro da unidade. O projeto já foi apresentado na Mostra de Projetos ODM e no Congresso ODM de 2011.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Arapongas desenvolve atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A prefeitura de Arapongas, através das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Cultura, promoveu uma série de atividades relacionadas a educação ambiental para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste dia 5 de junho. As atividades aconteceram na Usina de Conhecimento e também contaram com integrantes da Força Verde e Guarda Ambiental Municipal.
Entre as principais atividades programadas aconteceram palestras sobre meio ambiente, exposição de produtos feitos a partir de materiais recicláveis e uma peça teatral encenada pelo Grupo Viagem à Fantasia, da Secretaria de Cultura, com o tema Mata Encantada.
Também participaram do evento, o vice-prefeito Jair Milani, a secretária de Cultura Marlene Ferreira e representantes de órgãos ambientais do Estado e município.

Exposição de produtos feitos com materiais recicláveis

 Secretário do Meio Ambiente faz palestra para alunos

I Jornada Ambiental acontece em Guarapuava


Aproximadamente 1.500 alunos estiverem presentes no dia 13 de junho na I Jornada Ambiental. O evento contou com exposições, passeata e apresentações artísticas, voltadas para a mobilização do Dia Internacional do Meio Ambiente. Atividades em relação ao meio ambiente estavam sendo realizadas desde abril para culminarem na jornada, pelo Núcleo Regional de Educação, pelo Instituto das Águas, pelo Escritório Regional da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, pela Unicentro e demais colégios estaduais da região de Guarapuava.

GRPCOM e a RPC TV Guairacá realizam campanha em alusão ao dia Internacional do Meio Ambiente

O Instituto GRPCOM e a RPC TV Guairacá realizaram no dia 04 de junho uma campanha de doação de mudas de árvores como araçá e cerejeira para seus colaboradores. As plantas foram entregues por uma "pandinha", que de forma lúdica e bem humorada, contou histórias sobre o meio ambiente e sobre a importância de sua preservação.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Junior Achievement promove palestra abordando a sustentabilidade em Londrina




No dia 05 de junho, dia do Meio Ambiente, o Auditório do SESI Londrina foi o ponto de encontro dos alunos que trabalham com miniempresas na Junior Achievement. Com o intuito de esclarecer aos alunos o tema Empreendedorismo Verde, a palestrante Talita Aquino conduziu o evento levantando questões como o que seria essa Economia Verde, quais seriam os produtos sustentáveis, como tornar uma miniempresa sustentável e como alcançar o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio número 7, Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente. 

III Mostra de Ações em Defesa do Meio Ambiente é realizada em Guarapuava



A Faculdade Campo Real em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho realizou a III Mostra de Ações em Defesa do Meio Ambiente na cidade de Guarapuava.
O evento contou com a participação de alunos e professores e foram apresentados 60 projetos de iniciação a pesquisa sob a forma de painéis e trabalhos artísticos. Mais de 20 instituições entre empresas e escolas da região divulgaram suas ações nesse dia.
Trabalhar e discutir o tema meio ambiente prepara e incentiva o interesse pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Faculdade Campo Real

Palestra sobre ODM 7 é realizada em Maringá

No último dia 6 de junho foi realizada uma sensibilização em prol do ODM 7 na Sicredi. Aconteceu uma palestra para os gerentes das unidades Sicredi de Maringá e região, com os temas:
Coleta Seletiva;   Materiais recicláveis e não-recicláveis;   Aterro Sanitário (O que é e qual sua importância);   Como proceder para termos um ambiente de trabalho adequado - Baseado no padrão dos 5 "S". 
Essa palestra teve como ministrador João Nogarolli, técnico ambiental em Campo Mourão, e foi idealizada pela Assistente Social da Sicredi , Amanda Wolff, com apoio do Nós Podemos Paraná. 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Academia Liv promove atividade no Dia Internacional da Biodiversidade


Dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, a equipe de funcionários da
Academia Liv, em parceria com a ECOS – Empresa Júnior de Biologia da UFPR, realizaram uma atividade para comemorar a data.
A atividade desenvolvida pela equipe Liv sob orientação dos professores do Curso de Biologia – UFPR, foi plantar mudas de plantas , flores e frutos durante toda a manhã do dia 22.
O objetivo desta atividade foi de conscientizar a todos quanto à importância da preservação
do meio ambiente e suas variedades de espécies.

Guarda Mirim de Irati realiza tarde de atividades no Dia Mundial Antitabagismo



No dia 31 de maio, Dia Mundial Antitabagismo, a Guarda Mirim de Irati promoveu uma tarde de palestras e brincadeiras, mostrando aos seus alunos os danos causados não só pelo cigarro, mas também pelo álcool e demais tipos de drogas; licitas e ilícitas.
O comando das atividades ficou por conta de Wilson Schleie o popular “Xiripita” e sua oficina chamada De bem com a Vida.  “O acesso à má informação é muito evidente, as crianças são facilmente influenciáveis por companhias inadequadas e principalmente pela televisão. Projetos como esses são lindos e devem ser emulados e multiplicados, a sociedade está doente e é um prazer poder dispor de algum tempo para brincar com estas crianças”, afirmou Wilson após a intervenção.
O coordenador da Guarda Mirim, Jorge Silveira conta que ás vezes é preciso tirar a fantasia de palhaço e falar de coisa séria, porém nunca tirando o sorriso do rosto, e é assim, de bem com a vida que a Guarda Mirim previne não só as doenças que atingem o organismo, mas aquelas que afetam o psicológico e o social afetivo das crianças.  “Muitos alunos vivenciam este pesadelo em suas casas, pais e mães alcoólatras, ou dependentes e esconder isso muitas vezes só faz reproduzir o problema, nossa função é exatamente trabalhar junto a essas famílias e ao invés de esconder, corrigir o problema”, aponta Silveira.

No Dia do Meio Ambiente a Guarda Mirim de Irati participa do projeto Vamos brincar de cuidar do planeta?



Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05 de junho), o Projeto Guarda Mirim de Irati recebeu as acadêmicas Caroline Kozak e Gabriele Diedrichs Barbosa do 4º ano de Engenharia Ambiental da Unicentro com a oficina Vamos brincar de cuidar do planeta? Integrante do V Salão de Extensão proposto pela Pró-Reitoria de Cultura da instituição.
A oficina foi composta de palestras a respeito de sustentabilidade, os 3 R (reduzir, reutilizar e reciclar) tomaram foco na discussão, valorizando a participação dos alunos. Como meio de reutilizar os resíduos, as acadêmicas propuseram brincadeiras com material descartado. “Incitar termos como sustentabilidade é de suma importância nas séries iniciais já que criar bons hábitos é mais fácil e eficaz do que corrigi-los”, aponta Jorge Silveira coordenador do projeto.
Além disso a didática empregada pelas meninas estimulou a participação integral dos alunos: “Eu achei que ia ser mais uma daquelas palestras chatas de ambientalismo,  mas não foi, quando vi já estávamos envolvidos e brincando sem perceber que realmente estávamos reutilizando materiais que haviam sido descartados por nós mesmos”, destaca Alessandra Markevith uma das alunas do projeto. 
A Guarda Mirim considera meio ambiente tudo que norteia o desenvolvimento da vida humana, e isso inclui as relações sociais e afetivas e os nossos alunos. Prezar pelo dever cívico intrínseco dos alunos é um dos pilares do projeto.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Campanha Meu Sonho Verde é apresentada em evento londrinense

Visando esclarecer a população sobre a problemática ambiental que o planeta enfrenta, equipe do SESI Londrina esteve presente no Movimento de Conscientização do Aquecimento Global, promovido pelo Lions Clube no dia 03 de junho no aterro do Lago Igapó II . O evento faz parte da programação da Semana Internacional do Meio Ambiente.
Diversas instituições estavam presentes e contribuíram com sensibilização de ações em prol do meio ambiente. O SESI divulgou a campanha Meu Sonho Verde que atraiu a atenção de diversas pessoas, de todas as idades e teve como objetivo contribuir com os debates da Rio+20. Os visitantes tiveram a oportunidade de expressar sua opinião para garantir a sustentabilidade e registrar o desejo por um mundo melhor.

Guarda Mirim entrega cestas básicas à famílias carentes de Irati



O Projeto Guarda Mirim de Irati não é um projeto assistencialista, porém preza a união e solidariedade, pautados nisso e imbuídos pela preocupação com o próximo, os alunos da instituição arrecadaram e entregaram no ultimo dia 25, cestas básicas á três famílias do bairro Jardim Planalto que passam por dificuldades financeiras.
“Essas famílias tem alunos inseridos no projeto e causaram comoção nos demais alunos”afirma Simone Bolek educadora social da instituição. “a gente é uma família, e temos que ajudar os colegas que precisam” completa um dos alunos do projeto. As famílias foram surpreendidas e ficaram extasiadas com a atitude das crianças, “Só temos que agradecer!” afirmou uma das mães beneficiadas pela ação. A entrega contou com a presença do Conselho Tutelar municipal, ressaltando a importância de ajudar a quem precisa. Preocupação com o próximo, e assim que a Guarda Mirim prega o desenvolvimento para todos.

O Núcleo Regional da Educação Cajuru realiza o IV Encontro de Agentes de Leitura Educação de Jovens e Adultos



O encontro tem como finalidade divulgar o trabalho efetivo de incentivo a leitura. Essas práticas, de cunho pedagógico e cultural, contribuem para a formação de leitores, numa perspectiva ousada de extrapolar o universo das letras.
Data: 21 de Junho
Local: Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag
Endereço: Rua Pedro Bocchino, nº 140, Vila Oficinas
Telefones: 3361-2332/3361-2336
Programação
18h30 - Momento Cultural com Gisele do Rocio Kussek
- Exposição e visita à Mostra de Trabalhos
- Coffee Break
19h00 -  Apresentação das ações desenvolvidas no contexto educacional das Bibliotecas e Faróis do Saber da Educação de Jovens e Adultos e das escolas  do 6º ao 9º ano do NRE/CJ, período noturno.
Unidades Participantes:              
-FS Emiliano Pernetta
E.M. Irati
- BE Espaço Cultural Ziraldo
E.M. Rachel Mader Gonçalves
- BE  Donatilla Caron dos Anjos
E.M. Donatilha Caron dos Anjos
- BE Zélia Gattai
E.M. Senador Enéas Faria
- BE Professora Maria Marli Piovezan
E.M. Professora Maria Marli Piovezan
- BE Monteiro Lobato
E.M. Prefeito Linneu F. do Amaral
- BE Sylvia Orthoff
E.M. Maria de Lourdes Pegoraro
- BE O Menino Maluquinho
E.M. Michel Khury
- BE Helena Kolody
E.M. Cel. Durival B. e Silva
- BE Monteiro Lobato
E.M. Prefeito Omar Sabbag




Ação Global acontece em Paranaguá



 SESI Serviço Social da Indústria e a Rede Globo promoveram a 17ª Edição da Ação Global, dia 05 de maio de 2012, em cadeia nacional. Esse programa, ao longo do tempo, deixou de ser um evento assistencialista para se tornar um investimento social privado que, por meio de uma rede de solidariedade, contribui para a diminuição das desigualdades sociais.
O evento foi realizado em Paranaguá, na Capitania dos Portos, tendo o seu inicio às 09:00 até às 17:00 horas, com a disponibilidade de vários serviços da área de Educação, Saúde, Cidadania, Lazer e Cultura.
Foram mais de 2.500 atendimentos em todo o dia. Fazer parte de uma corrente solidária que tem por objetivo trazer a contribuição e benefício para toda a população, nos incentiva a cada vez mais juntamente com essa ação voluntária reforçar e principalmente acreditar na mudança e no crescimento de toda a sociedade.
Em fim, a Ação Global teve como lema esse ano “Eu faço Ação Global o Ano todo”, ou seja, Mobilizar é preciso.

Atividade para desenvolver empreendedorismo acontece no Colégio Sesi Paranaguá


No dia 10 de maio a Coordenadoria Pedagógica do Colégio SESI Paranaguá,  desenvolveu com os alunos dinâmicas construtivas evidenciando a criatividade e o compromisso com a responsabilidade social.
Articulação e entrega de materiais referentes aos ODM, deram embasamento para a construção do comprometimento dos alunos a fim de desenvolverem instituições que obtivessem a responsabilidade social em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Após todo processo de criação foram apresentadas empresas com diversas responsabilidades sociais, na qual todos os alunos que participaram e contribuíram para a escolha e implantações desses projetos, obtiveram grande retorno de conhecimento e principalmente puderam visualizar quais as principais prioridades que uma empresa deve ter perante toda a sociedade e principalmente fazer uma analise dos recursos sustentáveis que podem contribuir para o crescimento das organizações.
O colaborador do Movimento Nós Podemos Paraná, Bruno Goncalves Valentim De Souza, terminou agradecendo o empenho e a dedicação dos alunos em destacarem a importância da utilização ODM: “Todo esse empenho irá contribuir para o crescimento e aprendizado como cidadãos e futuramente em uma carreira profissional”, explica Bruno.   

Páscoa solidária na Creche Nossa Senhora dos Navegantes




A Unidade SESI / SENAI Paranaguá juntamente com todos os alunos e colaboradores, contribuíram com doações solidárias de chocolates para serem distribuídas na entidade educacional da ilha dos Valadares na véspera da páscoa (07 de abril).
Foi um dia de alegria e motivação presenciar um simples gesto solidário, que pode fazer a diferença até mesmo na vida dessas crianças.
Brincadeiras e articulações contribuíram para este momento: “Acredito que com credibilidade e confiança nós podemos sim, contribuir com a sociedade, pois são os pequenos gestos que podem fazer toda a diferença, ou seja, todo mundo trabalhando em prol do desenvolvimento (ODM  8)”, conta Bruno Goncalves Valentim De Souza, colaborador do Movimento Nós Podemos Paraná.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Projeto Cidadania nas Estradas é promovido em Jataizinho

Foi realizado no dia 11 de maio em Jataizinho, em parceria com a Econorte  o projeto Cidadania nas Estradas. O evento reuniu 35 gestantes que assistiram a duas palestras com os ginecologistas Dr. Douglas Merugo Hiraga e Dr. Mário Sato. Os palestrantes abordaram sobre a importância da amamentação e outros cuidados. Após as palestras profissionais da área da enfermagem realizaram exames em algumas gestantes, como glicemia e verificação de pressão. Na sequência houve a entrega para todas as gestantes dos kits doados pela Econorte e sorteio de brindes fornecidos pelos comerciantes da cidade.


Sabáudia realiza o Dia do Desafio

Os departamentos de esportes e cultura da prefeitura de Sabáudia movimentaram a cidade no dia 30 de maio, durante a competição do Dia do Desafio, colocando toda a população pra se mexer. As atividades envolveram as escolas, entidades, repartições públicas, comércio, residências, indústrias, área rural e todos os setores da cidade. Crianças, estudantes, adultos e idosos praticaram atividades como alongamento, caminhada, dança entre outros exercícios.
O Dia do Desafio é um evento mundial organizado pelo SESC em benefício da qualidade de vida da população que estimula as pessoas a se exercitarem pelo menos durante 15 minutos diários. Entre as atividades foi desenvolvida a caminhada solidária, realizada pela Secretaria Municipal de Ação Social, que arrecadou 270 quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados à famílias carentes e entidades assistenciais.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Campanha para arrecadar agasalhos acontece em Maringá


O Movimento Nós Podemos Paraná  colaborou na campanha para arrecadar agasalhos que foi realizada em Maringá, a iniciativa começou em 25 de abril e durou até o fim de maio. A arrecadação foi feita em diversos pontos da cidade.
O arrastão da Campanha do Agasalho realizado pelo Provopar no último sábado, 26 de maio, movimentou alguns bairros e mobilizou a comunidade, que aderiu à causa e doou agasalhos, sapatos e cobertores. Durante todo o sábado cerca de 200 voluntários percorreram a região do Jardim Alvorada, Vila Morangueira, Jardim América e Liberdade, passando pelas residências e recolhendo as doações da população. Um ponto fixo também foi instalado na praça da prefeitura para receber as peças de frio.
A equipe do Provopar com apoio de voluntários já iniciou a triagem das peças doadas. Bernadete Barros, presidente da provopar, disse que agora irão separar peça por peça por categorias infantil, feminina e masculina, e que a pretensão é repassar as doações para entidades, igrejas e associações. a entrega será feita no dia 18 de junho.