8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 31 de julho de 2012

Coronel Domingos Soares realiza encontro de gestantes


Aconteceu no dia 12 de julho, o Encontro de Gestantes em Coronel Domingos Soares, onde por meio de palestras, dinâmicas e debate procurou-se aconselhar as gestantes a melhorar  e a cuidar  de sua saúde física, psicológica e emocional.
As grávidas participaram de atividades como ginástica, yoga, relaxamento e aprenderam técnicas de massagem para bebês. Elas também discutiram a importância de interagir com o bebê logo nos primeiros dias de vida, e como o aperfeiçoamento da saúde pode contribuir para a saúde dos recém nascidos, as mama~es puderam trocar experiências e a aceitação do encontro foi unânime.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Reunião para realização de Centro de Voluntariado é realizada em Guarapuava



Foi realizada no dia 19 de julho, a reunião para construção da comissão organizadora do Centro de Voluntariado de Guarapuava. Onze instituições, dentre entidades sem fins lucrativos, Indústrias e instituições de ensino médio e superior estiveram presentes no evento, que contou também com a participação da comunidade local.
A comissão para estudos de instalação do centro ficou assim constituída:                Faculdade Guarapuava;
Unidade SESI ODM Guarapuava;
Centro Educacional João Paulo Segundo;  
Faculdade Campo Real;
Instituto GRPCM; 
Centro Comunitário Ibema.
A próxima reunião ficou agendada par ao dia 14 de agosto, a Faculdade Guarapuava apresentará  mais dados para a instalação do Centro de Voluntariado em Guarapuava.

Seis Instituições de Guarapuava recebem o Selo ODM 2012


A cerimônia de entrega do Selo ODM edição 2012/2013 foi realizada em Curitiba no dia 17 de julho, na data 6 instituições de Guarapuava receberam o reconhecimento de sua contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Três dos certificados são instituições de ensino superior: A Faculdade Campo Real, a Faculdade Guairacá e a Faculdade Guarapuava. A Cooperativa de crédito Sicredi Terceiro Planalto também ganhou o Selo, pelo trabalho desenvolvido com o projeto “A união faz a vida em Turvo”.
           A ABSER – Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios – ganhou o Selo pelo reconhecimento ao seu trabalho “PROJEÇÃO – Projeto Jovens em Ação” em Entre Rios, distrito de Guarapuava. E Por fim o projeto “SOS Óleo Vegetal” foi certificado por sua contribuição no Objetivo 7: Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

O Selo ODM é uma iniciativa do Movimento Nós Podemos Paraná, um programa institucional do Sesi, que atua para mobilizar a sociedade em torno de projetos que contribuam para o alcance dos ODM.
Mais sobre o Selo aqui

Palestra sobre cooperativismo no Colégio SESI Ibiporã


O Colégio SESI de Ibiporã realizou, na sexta-feira (27/07), palestras sobre cooperativismo e a importância do trabalho em equipe para os alunos. Os professores trabalharam conteúdos relevantes para as atividades que se seguirão nesse segundo semestre, já que os alunos terão que desenvolver trabalhos em grupo através de oficinas que abordarão diversos temas. O Colégio está sempre realizando atividades dinâmicas que envolvem e estimulam a produtividade e aprendizado dos alunos.


Alunos do Sesi de Palmas recebem panfletos sobre o cooperativismo


Os alunos do colégio Sesi de Palmas receberam na sexta-feira, 27 de julho, panfletos sobre o cooperativismo, a leitura foi feita em sala de aula, e também um debate sobre o tema, e a responsabilidade de todos trabalharem pelo desenvolvimento. Os estudantes deram suas opiniões, e sugestões que poderiam melhorar o trabalho de todos pelo desenvolvimento.

Sesi e Agência Sicredi de Palmas realizam evento sobre cooperativismo



Na sexta-feira, 27 de julho, foi realizado na agência Sicredi de Palmas, um evento sobre cooperativismo, durante todo o dia inteiro ficou exposta a Árvore da Atitude, onde funcionários, associados e pessoas que passavam pela agência escreviam palavras e frases sobre a importância do cooperativismo em um papel e penduravam na árvore,  em cortesia ganhavam um cartão com uma mensagem. O evento contou com a presença do gerente Lindomar Maccarini, que auxiliou para a preparação e no apoio para o evento, que teve grande aceitação por todos que participaram.

21° Edição do Jovemcoop acontece em Cascavel


Jovens de 11 Cooperativas paranaenses reuniram-se na Associação Atlética Coopavel, nos dias19 e 20 de julho, em Cascavel para discutir ações de disseminação dos valores cooperativistas, eles ainda prestigiaram palestras sobre o assunto e também participaram de oficinas.
No primeiro dia do Cooperjovem os 350 jovens assistiram uma palestra sobre o Ano Internacional das Cooperativas e logo após apresentaram 11 projetos com objetivo de divulgar o cooperativismo e as praticas cooperativistas. No segundo dia as palestras foram sobre gestão de pessoas com foco em liderança e juventude e cooperativismo.
Ao final do evento Leonardo Boesche, gerente de desenvolvimento humano do Sescoop Pr disse que: "Nós, do Sescoop/PR, estamos plantando uma semente, criando situações para preparar o jovem para ser um líder. Já temos casos de jovens que passaram por esses movimentos e que hoje são presidentes e membros de conselhos das cooperativas. Se não chegarem lá, pelo menos serão cooperados mais atuantes ou mesmo levarão para a sociedade o que aprenderam aqui.", disse Leonardo.


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Oficina para jovens do CREAS sobre Cidadania e Cooperativismo



Para promover o estímulo ao trabalho voluntário entre os jovens, o Movimento Nós Podemos Paraná, no último dia 24, participou de uma iniciativa organizada pelo CREAS II de Londrina que tem como objetivo levar aos alunos a vivência com assuntos relevantes que transmitem conceitos de cidadania. Estão previstas oficinas semanais para a construção de um trabalho colaborativo e ações para serem realizadas na comunidade alinhado a qualidade de vida no ambiente educacional, social e pessoal do jovem. 

Selo ODM 2012 Resultados

Vídeo produzido para exibição na cerimônia de entrega da 2ª Edição do Selo ODM 2012-2013.
A solenidade ocorreu às 19h do dia 17 de julho, na sede da Fiep do Jardim Botânico, contando com mais 300 participantes.Nesta edição, o Selo ODM recebeu 137 inscrições de organizações de 41 municípios.Do total, 111 foram aprovadas para receber o certificado: 44 empresas, 50 entidades do terceiro setor e 17 instituições públicas.O Selo ODM é um diferencial para empresas e tem validade de um ano.









4º Abraço no Lago será realizado em Londrina

                       
No dia 25 de julho aconteceu a 2º reunião para organização do 4º ABRAÇO NO LAGO em Londrina. O Abraço no Lago já virou uma tradição na cidade, e diversos grupos e artistas se apresentam a fim de também contribuir para as manifestações de paz. 
As próximas reuniões serão nos dias 29 de agosto e 12 de setembro, todos os interessados podem participar a fim de contribuir para que o abraço seja ainda maior esse ano. 
De acordo com os organizadores a intenção é abraçar Londrina e região desejando paz para todos. O Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), o Londrina Pazeando e o Movimento Nós Podemos Paraná - 8 jeitos de mudar o mundo - são parceiros dessa ideia.
O 4º Abraço no Lago será realizado no dia 23 de setembro (domingo) às 9h no Lago Igapó II. Interessados em se inscrever para a participação no dia do evento como empresas, governo, associações, sindicatos e diversos outros movimentos organizados podem entrar em contato pelo e-mail paz@londrinapazeando.org.br

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Palestra sobre empreendedorismo é realizada em São João do Oeste

No dia 25 de julho, o Colégio São João, do distrito de São João do Oeste, recebeu a palestra Empreendedorismo para Jovens, ministrada pela psicóloga Gabrielle Muller Sarrolli. A palestra aconteceu de uma forma divertida e dinâmica, sendo que o objetivo era despertar nos adolescentes o espirito empreendedor.

Ao final da palestra os alunos responderam um questionário sobre o assunto, a avaliação da psicóloga de uma forma geral sobre o aprendizado dos alunos referente a apresentação foi positiva.

Sensibilização sobre o cooperativismo é realizado em Londrina

Foi realizado no dia 17 de julho em Londrina, uma sensibilização sobre trabalho cooperativo para jovens que buscam interagir e construir um trabalho, em conjunto na missão de evangelização no Grupo de Jovens Renascer. Além da palestra foi proposto para os jovens pensassem por 10 minutos a importância dos princípios do cooperativismo no dia-a-dia.
No final do evento houve uma confraternização entre os participantes que se mostraram muito interessados pelos ODM e pela continuidade do trabalho.




Mauá da Serra promove reunião para organizar associações comunitárias



Aconteceu no último dia 13 de julho, uma reunião do Nós Podemos Mauá da Serra com a proposta de atender a necessidade de organizar associações comunitárias, nos bairros urbanos e rurais no município para na sequência trabalhar um plano de ação com atividades na área de cultura, lazer, esporte, para a formação de uma rede de atendimento a criança e adolescente. Para o desenvolvimento deste trabalho, será realizado um café da manhã no dia 22 de agosto, às 8h da manhã com representantes de cada bairro, ou localidade para apresentar a proposta e a vantagem da organização da associação.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

II Oficina de Férias acontece em Arapongas

A SECLE - Secretaria da Cultura, Lazer e Esporte, através da Biblioteca Publica Municipal Machado de Assis, promoveu entre os dias 10 à 27 de julho a II Oficina de Férias na Biblioteca Infantil, ação voltada para crianças de 06 a 12 anos. Tendo como objetivo disponibilizar ás crianças atividades que desenvolvam suas habilidades artísticas e culturais, durante o período de férias.
O evento aconteceu na Biblioteca, localizada na Praça Cacilda Becker e ofereceu várias opções, entre elas uma Oficina de Origami Infantil, que é a arte japonesa de dobrar papel, houve confecção de figuras de animais e outras, com a ideia de construir histórias, dramatizações e poemas.
Aconteceu também uma Oficina de Arte em EVA, onde as crianças confeccionaram objetos reciclados com EVA.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Nós Podemos COMCAM é realizado em Campo Mourão

As comunidades próximas á Campo Mourão, o Sesi e o Governo Federal, através da Secretaria Geral da Presidência promoveram um evento objetivando a sensibilização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio com prefeitos (as), vereadores (as) e candidatos da próxima eleição. O evento aconteceu na sede da COMCAM, no dia 19 de julho.
O Nós Podemos COMCAM, como o evento foi nomeado, teve na programação: Apresentação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos Paraná, feita por Maria Aparecida Zago Udenal (Cidinha), coordenadora do Movimento; Apresentação da importância dos ODM  e Agenda de Compromissos, feita por José Claudenor de Vernohlen, representante da Secretaria Geral da Presidência da República; Apresentação do Município de Altamira do Paraná, que foi premiado por uma ação na área ambiental; Apresentação do Nós Podemos Ubiratã, onde práticas e ações são modelos a ser seguidos; Apresentação Como Elaborar um Plano de Governo Municipal, pela professora Ricardina Dias.


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Empresas e entidades são certificadas com o Selo ODM 2012



Mais de 100 empresas, entidades do terceiro setor e instituições públicas receberam na noite de terça-feira (17), em Curitiba, o Selo ODM, um reconhecimento a instituições que desenvolvem projetos em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e contribuem para o desenvolvimento local. A solenidade aconteceu na sede da Fiep no Jardim Botânico e reuniu cerca de 300 pessoas.
O selo é uma iniciativa do Movimento Nós Podemos Paraná, um programa institucional do Sesi, que atua para mobilizar a sociedade em torno de projetos que contribuam para o alcance dos ODM – metas propostas pela ONU para eliminar a fome e a extrema pobreza até o ano de 2015.
“Esse é um dia muito especial, pois reunimos mais de 100 entidades comprometidas com o desenvolvimento de nosso Estado. As pequenas e grandes ações que cada um realiza em sua comunidade podem, sim, mudar o mundo”, disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que também é diretor regional do Sesi.
Campagnolo elogiou a mobilização de voluntários de todo o Estado em prol de ações que contemplam os Objetivos do Milênio e ressaltou o comprometimento da Fiep e do Sesi com a continuidade do movimento no Estado.
Instituições certificadas - Nesta segunda edição, o Selo ODM recebeu 137 inscrições de organizações de 41 municípios. Do total, 111 foram aprovadas para receber o certificado: 44 empresas, 50 entidades do terceiro setor e 17 instituições públicas. O selo é um diferencial para empresas e tem validade de um ano.

“As instituições certificadas desenvolvem projetos que contemplam todas as áreas abrangidas pelos Objetivos do Milênio, como redução da fome, melhoria da educação, equidade de gênero, saúde, qualidade de vida, sustentabilidade e cooperativismo. As áreas de educação e meio ambiente foram as que mais tiveram projetos inscritos”, comentou a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago, lembrando que foram feitos mais de 12 milhões de atendimentos pelas ações ou programas realizados pelas organizações.
Essa foi a segunda vez que a Prati-Donaduzzi, de Toledo, recebeu o Selo ODM. “Para nós, é um reconhecimento muito importante. A comunidade comprou a ideia de nossos projetos e nossos colaboradores se envolveram e adotaram as práticas. Eles até se sentem mais valorizados por saber que a empresa está preocupada com a comunidade”, disse a gerente de Recursos Humanos da empresa, Maria Rita Pozzebon.

Um dos projetos da empresa é o “Recomeçar”, que trabalha com detentas na penitenciária do município. “Elas participam de treinamentos de informática, oficinas profissionalizantes, de trabalhos manuais e empreendedorismo”, explica Maria, lembrando que nos dois anos do projeto mais de 150 mulheres foram atendidas.
A Associação MarBrasil, de Pontal do Paraná, que desenvolve um trabalho pela Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar), também recebeu o selo pela segunda vez. “O Selo abre portas e ajuda no reconhecimento do nosso trabalho, não só no município, mas também entre os parceiros”, afirmou o coordenador do projeto Rebimar, Juliano Dobis.
Entre as atividades desenvolvidas estão a instalação de recifes artificiais, o monitoramento biológico das espécies e a educação ambiental em escolas do litoral. O projeto da associação também foi o único paranaense a vencer a 4ª Edição do Prêmio ODM Brasil.
Exemplo do Paraná – Na avaliação do secretário de Relações Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano, o trabalho que está sendo realizado em todo o Paraná tem apresentado resultados concretos e está melhorando os indicadores sociais. “O Paraná tem sido referência para outros estados do País pela mobilização da sociedade”, disse Caetano, lembrando que o Selo ODM também é uma ótima ferramenta de mobilização. “É uma maneira de aproximar setores e instituições para a discussão em prol dos Objetivos do Milênio. É um caminho importante para engajar as pessoas e melhorar os indicadores em todo o País”, disse.
“A sociedade paranaense, como poucas no Brasil, entendeu que a responsabilidade pelo atingimento dos ODM é compartilhada e deve ser perseguida pela sociedade civil, empresas e instituições públicas”, afirmou Maria Celina Arrais, coordenadora da unidade de planejamento estratégico e desenvolvimento de capacidades do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD).
O Paraná é exemplo por ter atingido praticamente todos os ODM, com exceção da meta de redução da mortalidade materna. Na média mundial, apenas três metas foram atingidas: a redução da pobreza extrema e de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, o aumento de pessoas com acesso à agua potável e a diminuição de pessoas vivendo em favelas sem as condições mínimas de acesso à agua potável e saneamento.

“Apesar de o número de pobres ter diminuído, ainda temos muitos pobres no mundo. Mais do que nunca precisamos praticar o ODM 8, que diz que temos que trabalhar todos juntos pelo desenvolvimento”, disse Maria, destacando que trabalhar a questão de gênero é uma linha de ação que pode potencializar todos os outros ODM.
Marketing social e voluntariado – Os participantes também puderam acompanhar uma palestra sobre marketing social, ministrada pelo professor e consultor do Sebrae Luiz Antonio Rolim de Moura.
Durante a solenidade de entrega do Selo ODM, o Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV) realizou o lançamento de seu novo site e sua ferramenta de cadastramento de voluntários. A nova plataforma é voltada para três públicos: pessoas que querem ser voluntárias, entidades que precisam de voluntários, e empresas que querem promover o voluntariado.
Na ocasião, a Fiep, o Movimento Nós Podemos Paraná e o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) foram homenageados pelo CAV como organizações que promovem o voluntariado no Paraná.


Selo ODM 2012
Confira como foi o evento
Resultado
Conheça as instituições e empresas certificadas em 2012

Resultados da 2ª Edição Selo ODM
Assista o vídeo e conheça os números deste ano



Entrega do Selo 2012
Veja como foi a noite da cerimônia








Mc Dia Feliz ajuda a Rede Feminina de Combate ao Câncer em Maringá




O Mc Dia Feliz é um evento nacional, uma iniciativa do McDonal´s coordenada pelo Instituto Ronald McDonald e que beneficia mais de cem projetos no Brasil e arrecada recursos na ordem de 10 milhões a cada campanha, tendo como causa o combate ao câncer infanto-juvenil. A Rede Feminina de Combate ao Câncer(participante do núcleo Nós Podemos Maringá) é a entidade beneficiada na cidade de Maringá.
Este ano aprovaram o projeto "Terapia da Vida"(atendimento terapêutico em domicílio) totalizando R$68.476,06, e que será sustentado pela renda obtida com a campanha Mc Dia Feliz 2012, que acontece no próximo dia 25 de agosto. É importante ressaltar que a renda obtida com a venda do Big Mac neste dia é integralmente repassada a entidade, inclusive o ICMS que o estado do Paraná aprova a isenção.
Foram disponibilizados para a Rede Feminina, 9.000 tíquetes para venda antecipada,mas a venda de Big Mac efetuada no balcão, no dia 25 de agosto também tem a renda revertida para a RFCC. Hoje a Rede Feminina atende 36 crianças, sendo que 13 estão em fase de tratamento agressivo: quimio, radio ou a espera de transplante da medula.
No dia 21 de julho, às 9h00, farão o lançamento local da campanha Mc Dia Feliz 2012, "Carreata pela Vida", com saída do estacionamento do McDonald´s da Avenida Tiradentes.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Em Cianorte a Avenorte realiza IV campanha contra o câncer do colo do útero e mama


A empresa Avenorte de Cianorte, realizou entre os dias 03 e 11 de julho a sua "IV campanha contra o câncer do colo de útero e mama", desenvolvendo uma excelente parceria com a Secretaria sa Saúde da cidade.
A campanha idealizada pelas enfermeiras do trabalho Roberta Semeghini e Ana Cláudia Frediani, acontece desde 2009 e consiste em realizar dentro da empresa em pleno horário de expediente, os exames preventivos, tanto para câncer do colo do útero como para o câncer de mama, contando com profissionais da saúde com qualificação e experiência. Foram atendidas aproximadamente 300 mulheres, colaboradoras da empresa que residem em Cianorte e outras localidades da região.
Após a realização dos exames, os resultados são analisados e as alterações são comunicadas para as pacientes, que recebem orientação para tratamento junto à médicos responsáveis.
A Avenorte já realiza anualmente essa campanha e já possui resultados muito positivos em seu histórico.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Feira Frutos da Gente e da Terra acontece em Ubiratã


O programa Coopermulher, que reúne as esposas dos cooperados, da Cooperativa Agroindustrial União (COAGRU) realizou nos dias 05 e 06 de julho a Feira Frutos da Gente e da Terra em Ubiratã. Com objetivo de comemorar o dia internacional do cooperativismo, divulgar o programa Coopermulher, valorizar o trabalho da mulher rural, melhorar a renda familiar e estimular o trabalho em cooperação, a feira teve a participação do Provopar, com o projeto Arte que Constrói, e a Associação de Apicultores de Ubiratã.

COAPROCOR doa 3.600 quilos de maracujá ao Programa Mesa Brasil

Na segunda feira, 09 de julho, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Corumbataí do Sul (COAPROCOR), realizou a doação de 3.600 Kg de maracujá in-natura para o Programa Mesa Brasil, do SESC de Campo Mourão. A doação acontece semanalmente e o Mesa Brasil repassa as doações para entidades beneficentes que atingem as famílias, totalizando cerca de 3.500 pessoas beneficiadas.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Feira da Paz realiza palestra de cidadania e responsabilidade social em Maringá



Durante a Feira da Paz realizada dia 29 de junho, foi feita uma palestra sobre cidadania e responsabilidade social no Colégio Alfredo Moisés Maluf, para os alunos do 3°ano do ensino médio. 
Em prol da paz e do ODM 8 (Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento), foi ministrada a palestra por Marcelo Henrique Galdioli, membro integrante da Ong SER- Sociedade Eticamente Responsável, que tem como objetivo ressaltar a importância social e econômica dos impostos e da transparência dos gastos públicos através do controle social, promovendo articulação e mobilização por meio de palestras, seminários e concursos de redação na rede estimulando o interesse sobre gestão pública.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ação voluntária em prol dos ODM acontece em Cambé


Com o intuito de promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a oficina ODM do Colégio SESI Cambé, realizou no dia 02 de julho, uma ação voluntária no Centro de Educação Infantil Amábile Ferro Boscolo, com crianças de 3 a 6 anos, onde todos os participantes foram fantasiados de diversos personagens animados.
Por meio das atividades  educativas alguns dos ODM foram abordadas de forma ilusória para a melhor compreensão das crianças.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Palestra sobre cooperativismo é realizada em Maringá

Foi realizada no dia 11 de julho, no Sesi em Maringá, uma palestra sobre cooperativismo, sendo uma parceria do Movimento Nós Podemos com a Sicredi.
Quem ministrou a palestra foi o Sr° Wellington Ferreira (presidente da Sicredi União-Pr), falou sobre cooperativismo, cooperativismo de crédito, dando ênfase ao programa "A União faz a Vida", que tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, esse programa é desenvolvido nacionalmente por outras cooperativas do Sistema Sicredi, sendo que a Sicredi União-Pr  desenvolve em nossa área de atuação. 

Os participantes dessa palestra foram os trabalhadores da Sicredi (Maringá), os participantes do núcleo Nós Podemos Maringá, e alguns alunos do Senai.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nós Podemos Paraná realiza oficina na Feira da Paz de Londrina






Durante a programação da Feira da Paz de Londrina, realizada dia 30 de junho, no bairro da Vila Industrial, o Movimento Nós Podemos Paraná realizou uma oficina com os alunos da Escola João XXIII. O tema trabalhado com os alunos foi “Meu Jeitinho: Pela PAZ e pelo PLANETA” que teve como objetivo de aprendizagem conceitos como: Valores, Respeito, Amizade e Cidadania. No final os alunos pintaram painéis que foram expostos no ambiente da feira, ilustrando a iniciativa das crianças do bairro pela paz.

terça-feira, 10 de julho de 2012

I Taça de Xadrez de Arapongas

Alinhando as ações voluntárias aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o grupo Nós Podemos Arapongas em conjunto com Rotaract Club, organizou no dia 01 de julho, a I Taça de Xadrez de Arapongas. Esse projeto tem por objetivo, incentivar o crescimento e a pratica deste esporte que envolve raciocínio lógico, estratégia e imaginação, para crianças e adultos favorecendo a cidade de Arapongas e região horas de competição saudável e instrutiva.



Sicredi realiza ação em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo


A unidade Sicredi de Guarapuava realizou no dia 06 de julho uma ação em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo (07 de julho). O gerente da unidade leu para os colaboradores a mensagem proferida por Ban Ki-moon, secretário geral das nações unidas (ONU) sobre o ano internacional do cooperativismo, ressaltando as características próprias do cooperativismo, como ajuda mútua e preocupação com o meio ambiente.



Além deste momento de flexão, durante todo o dia árvore da atitude ficou na unidade, estimulando os associados a pensarem em atitudes, que como o cooperativismo, contribuem para um mundo melhor.

EJA Cajuru realiza Círculo de Diálogo sobre os ODM




Dando continuidade às ações do Núcleo Regional do EJA Cajuru, foi realizado no dia 04 de julho, um Círculo de Diálogo na Escola Municipal Cel. Durival Britto e Silva, que contou com a participação de 09 escolas e registrou a presença de 23 participantes.
Durante a atividade foram apresentadas informações gerais sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e foi realizada uma breve análise dos indicadores de Curitiba com relação às metas a serem cumpridas até 2015.
Além disso, foram elaboradas pelos participantes várias propostas de ações para fortalecer a união das escolas e comunidade em prol dos ODM.
O Nós Podemos EJA Cajuru é formado pelas escolas municipais Irati, Rachel Mader Gonçalves, Donatilha Caron dos Anjos, Senador Enéas Faria, Professora Maria Marli Piovezan, Prefeito Linneu F. do Amaral, Maria de Lourdes Pegoraro, Michel Khury e Coronel Durival B. e Silva.


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sistema Fiep faz doações para famílias afetadas pela chuva em Tunas do Paraná


A campanha emergencial mobilizou colaboradores para atender as vítimas da cidade vizinha. Durante o mês de junho o programa de voluntariado do Sistema Fiep juntamente com articulação do Movimento Nós Podemos Tunas do Paraná mobilizaram as unidades de Curitiba (Sede, Cietep, CIC, Portão e Boqueirão) e região metropolitana para unir esforços e ajudar os moradores de Tunas.


Foram arrecadadas roupas, cobertores, colchões e alimentos não perecíveis para doar à população atingida na região. A ação contou com o apoio do movimento Nós Podemos Tunas do Paraná que contatou integrantes do poder público do município para realizar a coleta e transporte das doações no dia 2 de julho. 
De acordo com a defesa civil, entre maio e junho, 22 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas, mais de 20 mil pessoas foram afetadas, incluindo famílias de Tunas do Paraná, cujas        características apontam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 0,69 posicionando o município   na 369ª posição.



Semana do Empreendedor Individual de Cascavel

Na Semana do Empreendedor Individual de Cascavel foi  realizada a 1ª Mostra de Negócios Empreendedores 2012. No dia 5 de julho, 24 empreendedores individuais, que, a partir da formalização, passaram a usufruir de benefícios como o registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), apresentaram produtos e serviços.

 O objetivo foi possibilitar aos empreendedores individuais, além de visibilidade, a geração de novos negócios de forma sustentável, haviam estandes desde lojas de vestuário até de alimentação.
Ainda na noite de quinta os empreendedores individuais acompanharam a palestra-show, ministrada pelo grupo Seu Chico Teatro e Treinamento Corporativo, que também foi realizada no Centro de Convenções, no Anfiteatro Emir Sfair. O grupo que é de Santa Catarina  apresentou a palestra “A Incrível Arte de Vender”. “De uma forma descontraída, a palestra vai abordar o tema atendimento. Uma maneira de orientar os empreendedores individuais sobre como fidelizar clientes”, explica a consultora do Sebrae/PR em Cascavel, Danieli Doneda.