8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Escola mostra projeto Arte e Vida no Centro Administrativo de Arapongas

Dando continuidade ao projeto “Arte é Vida”, desenvolvido no dia 24 de agosto através de oficinas de contra turno com os alunos dos 1º e 5º anos da Escola Rural Municipal Duque de Caxias, localizada na comunidade do Campinho, aconteceu no Hall de entrada do Centro Administrativo uma exposição dos trabalhos confeccionados.

O Projeto surgiu através de um diagnóstico que mostrou grande quantidade de material reciclável depositado em terrenos baldios próximos a escola e a partir disso, surgiu a idéia de transformar garrafas de plásticos em flores artificiais.

”Levando em consideração esses dados e atendendo pedidos da própria comunidade escolar, foi criado este projeto social, com a realização de oficinas de aprendizagem, onde várias flores já foram confeccionadas, com a possibilidade das mães dos alunos estarem comercializando-as”, explica a professora Inês, responsável pelo projeto.


Em Mandaguari, Grupo Romagnole trabalha conscientização interna para eliminar desperdícios





No mês de agosto, o Grupo Romagnole iniciou uma nova fase da campanha interna voltada a redução de desperdícios e preservação dos recursos naturais. O projeto, que recentemente trabalhou a conscientização sobre a preservação da água, agora está focando também a economia e o fim do desperdício de energia elétrica. Com essa iniciativa o grupo pretende reduzir em 5% o consumo de água, energia elétrica e papel.
As novas ações estão mostrando para os mais de dois mil colaboradores do Grupo os impactos ambientais e econômicos provocados na sociedade pelo desperdício de energia elétrica. O trabalho está sendo desenvolvido em três vertentes: colocação de adesivos, blitz educativas e com distribuição de materiais informativos para todos os colaboradores levarem para casa e compartilharem com seus familiares.
Em conjunto com a campanha, a equipe ambiental da Romagnole vem realizando um trabalho voltado à caracterização de hábitos e vícios de desperdício dentro da empresa, como por exemplo,estudo para substituição de equipamentos convencionais por outros, cuja tecnologia possibilite reduzir o consumo de água e energia.
Com esse trabalho, o Grupo Romagnole procura mostrar aos seus colaboradores que existem duas formas de reduzir o consumo de energia: mudando hábitos e fazendo investimentos.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Jataizinho comemora a Semana Nacional da Cidadania e Solidariedade



Para levar a importância da cidadania nas escolas, o Movimento Nós Podemos Paraná, em parceria com a Junior Achievement, realizou em Jataizinho uma sensibilização na escola Escola Municipal Wilson Chamilete. O objetivo foi de ilustrar para as crianças, em uma linguagem lúdica, o que são os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e a importância do Meio Ambiente.

SESI leva cidadania e meio ambiente para alunos de Uraí


Com a proposta de trabalhar educação ambiental nas escolas, alunos de Urai participaram de atividades realizadas pelo SESI na escola Escola Municipal Leonidas. O Movimento Nós Podemos Paraná apresentou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) - 08 Jeitos de Mudar o Mundo e como as crianças podem colaborar para o alcance deste desafio. A equipe da Junior Achievement, programa de empreendedorismo nas escolas, falou sobre a importância de cuidarmos do planeta e desenvolveu atividades de conscientização sobre os 3Rs.

Escola Maria José Pegoraro de Souza de Leópolis comemora o Dia da Infância


Em parceria com o Movimento Nós Podemos Paraná, a Escola  Maria José Pegoraro de Souza  realizou  no mês de agosto atividades em comemoração ao Dia do Estudante e ao Dia da Infância. A proposta educativa tinha como objetivo sensibilizar os alunos sobre o desafio e o compromisso que cada cidadão deve assumir para a educação de qualidade para todos. 



Semana Nacional da Cidadania e Solidariedade em Sertaneja


Para comemorar o Dia da Infância, o Movimento Nós Podemos Paraná realizou em Sertaneja uma ação para promover os  valores e a importância da escola por um mundo melhor e uma infância saudável . Durante o encontro os alunos realizaram diversas atividades lúdicas e puderam debater sobre cidadania e outros temas.


Escola de Rancho Alegre realiza sensibilização sobre Cidadania


Durante a Semana Nacional da Cidadania e Solidariedade os alunos do Ensino Médio e Formação Docente de Rancho Alegre assistiram a uma palestra sobre Cidadania e Educação. A equipe do Movimento nós Podemos Paraná ressaltou a importância dos estudos e destacou a evasão escolar como grande obstáculo na vida dos jovens que não finalizam os estudos e deixam o ambiente escolar para trabalhar ou fazer outras atividades que comprometem o seu futuro profissional.





Programa Sesi Amiga em Mandaguari




As alunas do Colégio Sesi-Maringá tiveram um bate papo com as adolescentes atendidas no CRAS em Mandaguari dia 21 de agosto, através do programa Sesi Amiga.
Essa conversa consistiu na explicação do corpo da mulher e seu desenvolvimento, abrangendo também as DST´s e os riscos de uma gravidez na adolescência.

A coordenadora do grupo de meninas do CRAS, Jéssica Simões, comentou que as adolescentes foram muito receptivas, e que o programa supriu e até superou as expectativas.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

I Torneio de Futsal para crianças é realizado em Prol do ODM 4

A Pastoral do Esporte da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Londrina, realizou no dia 26 de agosto, o I Torneio de Futsal para crianças. O torneio foi realizado na Quadra da Praça dos Expedicionários e contou com a participação de 5 times, de diferente paróquias.  O pessoal que ficou na organização do evento e os técnicos dos times usaram um crachá com os ODM. Essa ação foi em prol do ODM 4 – Reduzir a Mortalidade Infantil.



terça-feira, 28 de agosto de 2012

Oficina "Meu Jeitinho Pela Paz e Pelo Planeta" foi realizada em Telêmaco Borba


Os alunos do 3º ano da Escola Municipal Mãe do Perpétuo Socorro participaram da Oficina "Meu Jeitinho pela Paz e pelo Planeta" no dia 27 de agosto.
Eles assistiram a uma palestra sobre os 8 jeitos de mudar o mundo, muitos participaram e falaram quais ações simples do dia a dia podem colaborar para que os objetivos sejam alcançados. Também assistiram a um vídeo "Um plano para salvar o planeta" e aprenderam conceitos sobre reciclar, reutilizar e reduzir.
Os alunos aplicaram o conceito de reciclar e reutilizar objetos para brincar, confeccionando um jogo de boliche com garrafas pet.

Dikaion promove "Mostra de Projetos" em Piraquara

     Com o objetivo de apresentar na comunidade suas atividades e projetos, a Associação Beneficente Dikaion, promoveu em Piraquara no dia 18 de agosto a sua "Mostra de Projetos". As crianças e adolescentes fizeram apresentações em comemoração ao "Dia da Infância", tema indicado pelo Movimento Nós Podemos Paraná. O público convidado assistiu á performances de jazz e LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), além de ouvir o Canto Coral, Violino e Flauta-Doce.
     Depois, houveram várias brincadeiras e pinturas artísticas. Todos os projetos da Dikaion tiveram seu espaço:  Coral Infantil Dikaion, CAS (Casa de Apoio ao Surdo), Clube de Mães e Panificadora Social. O evento reuniu muitas pessoas e colaboradores numa importante inclusão social, fortalecendo a participação comunitária e suas interações.

Oficina Aprendendo a Empreender acontece em Roncador


Na quarta feira, dia 22 de agosto, foi realizada a Oficina Aprendendo a Empreender com um grupo de mulheres da cidade de Roncador que trabalham fazendo tapetes de crochê, e revende-os para uma empresa que fornece a matéria prima necessária.


A Oficina Aprendendo a Empreender é voltada para o tema cooperação e busca, com base na metodologia da IA, promover o empreendedorismo a partir do estimulo ao pensamento e comportamento cooperativo em grupos de pessoas envolvidas em associações, cooperativas e/ou empreendimentos com potencial de impactar positivamente o desenvolvimento de uma localidade

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Futuro Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas no Município de Primeiro de Maio



1º Conselho de Segurança Jovem do Paraná do Município de Primeiro de Maio estará apoiando a visita da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas no próximo dia 30 de agosto de 2012.  A reunião promovida pelo Conselho de Segurança de Primeiro de Maio, tem por objetivo entre outros, dar os primeiros passos para organização no Município do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas em consonância com os Objetivos do Milênio e a iniciativa Nós Podemos Primeiro de Maio.

Palestra sobre os ODM e programa “Nosso planeta, nossa casa” são realizados em Santa Cecília do Pavão



No dia 16 de agosto os alunos de Santa Cecília do Pavão se reuniram para aprender quais são os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e como eles podem mudar o mundo, começando pela nossa localidade. Os 315 alunos e 10 professores se envolveram com a palestra, feita por Carolina Chueire, coordenadora da Junior Achievement de Londrina. Além da palestra sobre os ODM, o programa “Nosso planeta, nossa casa” também foi aplicado com os presentes. Essas atividades fazem parte da Semana de Cidadania e Solidariedade, um evento simbólico para comemorar os trabalhos realizados pelo Betinho e dar visibilidade aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. 






O Dia Nacional da Infância é comemorado em Paranaguá



O Dia Nacional da Infância, 24 de agosto, foi celebrado no Terminal Urbano de Transporte Coletivo da cidade de Paranaguá, com o objetivo de conscientizar a população sobre as necessidades básicas das crianças: educação, segurança, respeito, saúde e lazer.
Foram realizadas diversas atividades, como brincadeiras, peças de teatros, apresentações de músicas e danças. Tudo em prol de uma sociedade mais justa e consciente, que valoriza a infância. Aconteceu também o sorteio de  de prêmios para os participantes do evento.
A ação colaborou com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Movimento Nós Podemos, que trabalha pelos ODM na região, fez a mobilização, onde estiveram presentes representantes municipais e entidades apoiadoras, e sociedade civil. 
A Instituição Educacional CEMD que está desenvolvendo o projeto “Menina Mulher” em parceria com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), que conscientiza as meninas (adolescentes) contra a prevenção da gravidez na adolescência, também participou das atividades.

A Empresa Plant Bem, que é grande parceira do Movimento, apoiou e  forneceu de materiais que contribuíram para a realização do evento. vida melhor e sustentável.

“Fazer parte dessas ações engradecem o seres humanos e amadurecem os atos em busca das obtenções dos Objetivos”, comentou o estagiário do Movimento, Bruno Valentim.

COMO APROVEITAR MELHOR SEUS ESTUDOS


Web Conferência

05/09/2012

QUARTA-FEIRA - DAS 14h30 ÀS 15h30.

LOCAL DA GRAVAÇÃO:
COLÉGIO ESTADUAL SAGRADA FAMÍLIA

OBJETIVO:
MOSTRAR PARA OS JOVENS ESTUDANTES A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO CONTEÚDO PARA O MELHOR APROVEITAMENTO DOS ESTUDOS.

PALESTRANTE:
PROF. Mestre LUCIANO STEYER
Diretor do Instituto OPUS

ABERTURA:
EDSON CASAGRANDE
Secretário para Assuntos Estratégicos





                                   

Doação de Alimentos é realizada no Asilo de Arapongas



No dia 20 de agosto, foi realizada pelo programa da Junior Achievement - Arapongas, em parceria com o Nós Podemos Arapongas uma doação de alimentos ao  Asilo Lar São Vicente de Paula, que abriga atualmente 45 idosos. A arrecadação desses alimentos foi feita por meio da 3ª Rodada de Palestra realizada no dia 11 de agosto aos alunos e voluntários das mini-empresas da cidade, esta iniciativa veio a contribuir em prol do ODM 1 – Acabar com a fome e a Miséria.

Comemoração ao dia da Infância acontece no SESI infantil de Telêmaco Borba


No dia 24 de agosto, foi comemorado o Dia da Infância, com os alunos do maternal e pré, no Centro de Educação Infantil SESI de Telêmaco Borba. Os alunos do maternal viram imagens da natureza poluída e não poluída, após isso carimbaram as mãos em um desenho do planeta no sentido de que todos podem ajudar a preservar.



Os alunos do pré assistiram a uma palestra sobre "Meu Jeitinho ODM" e aprenderam, de forma simples, como podem colaborar para que os 8 Jeitos de Mudar o Mundo sejam alcançados.

Programa de economia pessoal é apresentada em Ponta Grossa


No dia 22 de agosto, no Colégio SEPAN, em Ponta Grossa, um voluntario da Junior Achievement, Érick Amaral e o estagiário do Movimento Nós Podemos Paraná, Carlos Henrique Correa, passaram um programa para os alunos das 7ª séries, sobre economia pessoal no período da manhã, onde foi discutido diversos assuntos, desde como se portar em uma entrevista de emprego até mesmo sobre como poupar seu dinheiro.

Oficina EnContraMão acontece em Ponta Grossa


Ocorreu no dia 23 de agosto o primeiro encontro da oficina EnContraMão no contra turno dos alunos do Colégio SESI-Ponta Grossa. Nessa oficina o estagiário Carlos Henrique Correa do Movimento Nós Podemos Paraná,e a estagiária Adriana Martins de Aguiar, da secretaria do Colégio SESI, discutem assuntos ligados ao uso do álcool e outas drogas, visando diminuir o consumo dessas substâncias psicoativas.

Palestra Meu jeitinho pela paz e pelo planeta foi realizada no PETI de Palmas

Aconteceu no dia 24 de agosto, na escola PETI de Palmas a palestra Meu Jeitinho – pela paz e pelo planeta, feito para crianças entre sete e nove anos. O tema abordado foi os Oito Jeitos para Mudar o Mundo, onde era explicado cada “jeitinho” para ajudarmos a salvar o planeta e as pessoas.

Seguida da palestra, as crianças tiveram uma dinâmica onde em uma folha de papel desenhavam a seguinte proposta: “Qual o meu Jeitinho para ajudar a salvar o planeta?”. Os desenhos dos alunos foram expostos em um mural da escola com o intuito de divulgação do tema e exposição do trabalho. Tiveram também a oportunidade de assistir a um vídeo que comentava sobre as ações 7 e 8.. No final do evento houve a entrega das revistinhas do Sesinho com o tema “Nós Podemos” na qual os alunos iriam aprofundar mais no assunto sobre os Oito Jeitos de Mudar o Mundo.

Sensibilizada, a professora Márcia Selk contou que eventos como este são raros na escola, e que os alunos ficam muito felizes quando têm a oportunidade de participarem, porque assim não se sentem tão esquecidos, fazer se sentirem úteis e importantes também.



Evento sobre Cooperativismo acontece no Sicredi de Mangueirinha



Aconteceu no dia 22 de agosto, na Agência Sicredi de Mangueirinha, o Evento sobre o Ano Internacional do Cooperativismo, relacionado ao ODM 8. O evento contou com os funcionários e associados que puderam refletir sobre “O que posso fazer para ajudar a melhorar o mundo?”. As respostas para a pergunta foram feitas em uma folha e penduradas na “Árvore da Atitude” que carregava todas as respostas sugeridas. Com o auxílio e apoio do gerente Vilmar Kaiser, a árvore permaneceu o dia todo na agência, quem passava por lá e participava gentilmente da dinâmica recebia uma cortesia onde havia um cartãozinho explicando o porquê de cooperar. No final do evento, as frases foram recolhidas e fixadas em um mural na agência.


Reunião com os participantes da Oficina de Elaboração de Projetos é realizada em Mangueirinha


Aconteceu no dia 22 de gosto em Mangueirinha, a reunião com os participantes da Oficina de Elaboração de Projetos, onde as pessoas que participaram da primeira etapa do projeto retornaram para trazer ideias, sugestões para os projetos escritos. Todos contribuíram, analisaram e comentaram cada ideia, aumentando assim, as chances de cada projeto ser aceito pela Instituição Financiadora. 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Círculo de Diálogo discute a Cultura de Paz em Boa Ventura de São Roque e Santa Maria do Oeste

Os municípios de Boa Ventura de São Roque e Santa Maria do Oeste receberam o Círculo de Diálogo sobre a Cultura da Paz, em prol do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 8 (Todos trabalhando pelo desenvolvimento). Os alunos do ensino fundamental apresentaram problemas e soluções para o uso de drogas e a violência na escola. O objetivo era fazer uma reflexão sobre como cada um se sente em relação ao mundo e ao próximo.
Em Santa Maria, no dia 08, os alunos do Colégio Estadual José de Anchieta foram divididos em grupos, e cada grupo participou de atividades, respondendo perguntas sobre como melhorar a paz na escola.
No dia 15,  os alunos do Colégio Rural Estadual Sitio Boa Ventura os alunos dialogaram sobre a prevenção contra o uso das drogas. Após, passaram suas ideias, projetos e soluções para o papel.

A Arte de Governar é apresentada no Colégio Sesi de Cascavel

Neste semestre o Colégio Sesi de Cascavel está trabalhando com os alunos a oficina "A Arte de Governar", cujo os objetivos são: mostrar aos alunos um pouco do mundo político, esclarecer conceitos teóricos sobre politica e economia e estabelecer contato entre prática e teoria.
Visando essa interação entre teoria e prática a equipe pedagógica, junto ao sistema FIEP está articulando um debate entre os candidatos e a prefeitura de Cascavel, que está programado para acontecer no dia 31 de agosto,  das 8:00h as 10:00h,  no auditório da própria unidade.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Laranjal recebe Círculo de Diálogo

No ultimo dia 17 de agosto, o município de Laranjal recebeu um Círculo de Diálogo, promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná, em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
Mais de quarenta e cinco pessoas participaram do evento, dentre eles professores, alunos, agricultores, funcionários públicos e outros moradores da região. O objetivo do evento era municipalizar a mobilização voltada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, implantando o Movimento Nós Podemos no distrito, através do trabalho de sensibilização e mobilização.

Durante o evento, foram formados grupos para criar, debater e elaborar ações em prol dos ODM na região. Depois estas propostas foram apresentadas para todos os participantes. Um dos grupos de trabalho propôs potencializar o programa Mamãe Bebê, que consiste em reuniões mensais com gestantes, lactantes e acompanhantes, promovido pela Secretaria de Saúde, Pastoral da Criança e Assistência Social.

A articuladora do Movimento na região, Graziela Pilati de Lima, destaca que a ideia de formação do núcleo é poder desenvolver muitas ações em prol da comunidade: "Foi um momento de conversa e integração entre os líderes para fortalecer as ações que já existem e ainda promover outras focando no desenvolvimento da localidade", comenta.

Formatura de turma do Caminhos da Profissão acontece em Ivaí

Dia 17 de agosto aconteceu a formatura da 1ª turma de auxiliar de pedreiros e manutenção predial pelo programa “O Caminho da Profissão”, no município de Ivaí, que faz parte do Movimento Nós Podemos Paraná. A articuladora do Movimento, Rúbia Francine Blum, esteve presente na solenidade. Desde o inicio das conversações para a realização do curso o Nós Podemos esteve presente para um trabalho em parceria com este projeto.



Comemoração da 5° Semana Nacional de Cidadania e Solidariedade acontece em Santo Antônio do Paraíso



Foi de forma lúdica e prática, que os 196 alunos da Escola Municipal Izabel N. Claro, da cidade de Santo Antônio do Paraíso, no dia 16 de agosto, aprenderam jeitinhos de mudar o mundo através dos ODM. A palestrante Carolina Chueire, coordenadora da Junior Achievement em Londrina, apresentou exemplos do nosso cotidiano e recebeu a ajuda dos alunos para exemplificar as mudanças que podemos realizar e que quase sempre começam com pequenas atitudes. Para tornar o encontro mais didático, a palestrante aplicou o programa “Nosso Planeta, nossa casa” da Junior Achievement, sempre associando aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade é realizada em Sertanópolis

No município de Sertanópolis, na Escola Municipal São Tomás de Aquino (Fundamental I) foi realizada, dia 20 de agosto, uma ação com atividades lúdicas sobre Educação Ambiental e os 08 Jeitos de Mudar o Mundo para 190 alunos e 8 professores.  No decorrer das atividades foram citados exemplos práticos pelas palestrantes e pelos próprios alunos sobre cidadania e como colaborar com ODM. Para dar continuidade será aplicado pelos professores o programa “Nosso planeta, nossa casa” da Júnior Achievement, relacionando o conteúdo sobre os ODM.


Estratégias para o desenvolvimento sustentável são apresentadas para acadêmicos da ISULPAR


Nos dias 16 e 17 de agosto foram realizados encontros com acadêmicos de administração da ISULPAR. Coma abordagem dos ODM  e as Estratégias das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. OS acadêmicos da ISULPAR tiveram oportunidade de dialogar sobre programas e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável. Para este tema os acadêmicos de primeiros anos de administração, conheceram mais sobre o Pacto Global, BCtA e ODM, bem como as mobilizações da juventude antes, durante e pós RIO+20 (Conferencia das Nações Unidas para Desenvolvimento Sustentável) e, ao final convergência da importância de espaços de participação democrática. “A juventude precisa ter claro os aspectos de transformação e, principalmente o potencial de mudança para construção de ações mais sustentáveis” destacou o articulador do Movimento Nós Podemos Litoral, João Frederico. “O primeiro passo é reconhecer os avanços e retrocessos para estabelecer um diálogo para melhorar as convivências e harmonia de ações efetivamente comprometidas com o desenvolvimento sustentável” completou João.



Em Cianorte é desenvolvido um Projeto de Doação de Órgãos


Dia 16 de agosto, em Cianorte,  iniciou-se o Projeto "Doar para Viver", sobre doação de órgãos, o projeto terá o apoio da Santa Casa Cianorte, Nós Podemos Paraná, equipe pedagógica do Colégio Sesi Cianorte, professores das disciplinas de contra turno e seus 76 alunos de 1°ano.  As ações envolvem pesquisas de campo, entrevista, tabulação de dados,estudo e pesquisa teórica do assunto no contexto do município de Cianorte e apresentação do resultado para a comunidade.

Em Cascavel acontece palestra sobre educação familiar


Na tarde do dia 21 de agosto, foi realizada na Paróquia Imaculado Coração de Maria, na cidade de Cascavel, a palestra sobre a Importância de Impor Limites á Criança, onde o psicólogo Vinicius Reis, a partir da abordagem behaviorista explicou as mães, que frequentam a pastoral do bairro Periollo, quais os melhores métodos segundo o behaviorismo para manter ou modificar certos comportamentos e assim educar de uma maneira mais saúdavel os filhos.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Escolas se reúnem no Centro Cultural de São Sebastião da Amoreira



Durante as comemorações da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade as escolas municipais Eufrosina Ribeiro da Silva, Escola Branca de Neve, Escola Piu Piu e Escola Municipal Morihito Yamamoto de São Sebastião da Amoreira participaram da Palestra Oito Jeitos de Mudar o Mundo no Nosso Planeta. Com a participação de mais de 200 alunos. No final das atividades os participantes receberam material sobre o meio ambiente dos programas da Júnior Achievement.