8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Escolinha de Trânsito atende quase 2 mil alunos em Arapongas

A Escolinha de Trânsito, lançada em agosto de 2011 com o objetivo da conscientização de alunos do Ensino Fundamental sobre a importância do exercício da cidadania no trânsito, atendeu neste ano, quase 2 mil alunos de 25 escolas, em Arapongas. No total foram 86 aulas.





A Escolinha é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e atua por meio de atividades de prevenção e cidadania no trânsito, visando com que as crianças não só adotem, mas também passem a cobrar dos pais uma postura correta no trânsito. 

O secretário de Segurança, major Arduin destaca que são números expressivos e que a Escola de Trânsito está cumprindo plenamente seu objetivo de promover aos alunos do ensino fundamental, práticas pedagógicas, por meio de palestras e atividades recreativas voltadas a Educação e Cidadania no Trânsito.

Lançamento do livro "Direito Fundamental à Inclusão Social"


Constituído como uma análise do parágrafo 2º do artigo 5º da Constituição Federal, ligado ao ODM 2 e também ao ODM 8, foi lançado neste mês pela Editora Juruá o primeiro livro do professor de Direito Constitucional da UENP-Jacarezinho, Jairo Néia Lima, que é mestre em Ciência Jurídica pela universidade.
Com o título "Direito Fundamental à Inclusão Social - Eficácia Prestacional nas Relações Privadas", a publicação é fruto de suas pesquisas desenvolvidas durante a dissertação e se embasa no surgimento de novos direitos fundamentais decorrentes das necessidades sociais, que se mostram merecedoras de proteção no âmbito da evolução social.
"O foco da pesquisa está no reconhecimento do direito fundamental à inclusão social, implícito no texto da Constituição, demonstrando-se a ligação que permeia este direito fundamental e os direitos sociais, em razão dos fins comuns a ambos", ilustra o docente.
Aliado a isso, o trabalho busca desenvolver a efetividade dos direitos fundamentais nas relações que se dão entre os particulares, ou seja, para além da exclusiva obrigação estatal. Como contraponto, aborda a proteção constitucional frente à autonomia privada e sua possível relativização em prol de outros valores, em especial, os direitos fundamentais sociais, concluindo pela possibilidade de uma eficácia horizontal que se mostre efetiva também no âmbito da esfera privada e apontando parâmetros para resolução de conflitos em casos concretos.

Fonte: http://www.uenp.edu.br

Círculo de Diálogo pela Paz em Cerro Azul


O Movimento Nós Podemos Paraná retomou novamente na cidade de Cerro Azul, o Círculo de Diálogo Cultura de Paz. Tal proposta está alinhada ao ODM 8 -"Todos trabalhando pelo Desenvolvimento". Primeiramente realizado com as turmas da noite, o evento ocorreu no dia 25 de Setembro de 2012 e foi direcionado, desta vez, aos alunos do 1º ao 3º ano do período da tarde do Colégio Estadual Princesa Isabel.
Ainda este ano, será trabalhado com as turmas da manhã, pois, os reflexos deste trabalho têm sido bem positivo, segundo a vice-diretora do Colégio Joseane.
Estiveram presentes mais de 80 alunos do colégio. A articuladora do Movimento, Silvia Teuber e a estagiária Audrey Goedert apresentaram as propostas e os objetivos deste trabalho:
* Refletir sobre a importância e efeito da cultura de paz
* Dialogar sobre a violência, discriminação, prevenção das drogas.
* Valorizar a vida e a saúde
                              (fotos: Audrey Goedert)
Os alunos discutiram sobre como viver uma cultura de paz no colégio e na comunidade, realizando atividades em grupo onde discutiram sobre suas ideias e atitudes, e montaram cartazes firmando o propósito dos ODM e concluindo de que é com mais diálogos que se propiciam as decisões corretas.                                                                                                              

AJADAVI e UENP comemoram o Dia Nacional do Surdo em Jacarezinho


 Em Jacarezinho foi comemorado no dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, uma data para se pensar nas lutas e conquistas de todos os surdos do Brasil. A data foi criada em alusão à fundação da primeira escola de surdos do país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
  Em Jacarezinho, a data foi lembrada através de uma atividade esportiva, promovida pela Associação Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual (AJADAVI), com apoio de professores e alunos do curso de Educação Física que estagiaram e ajudaram a organizar o evento. Provas de atletismo, futsal para cegos, voleibol, queimada e xadrez fizeram parte da programação, ação diretamente relacionada aos ODM 2 e 8. No local também foram servidos café da manhã, almoço e café da tarde para os participantes da programação.
  Segundo a diretora da Associação, Tereza de Oliveira Fonseca, 30 surdos atendidos pela entidade  participaram de uma competição de atletismo na antiga Faculdade Estadual de Educação Física (Faefija), hoje, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). “Nosso objetivo é promover um encontro entre os surdos, de forma com que eles possam conversar, e se confraternizar. A integração também é importante de forma que estaremos dividindo nossas conquistas e realizações”, comentou Tereza.


Dia Mundial da Alfabetização é comemorado em Palmas


Alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Senhorinha comemoraram nesta quarta-feira (26/09), o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado no dia 8 de setembro, onde participaram de uma palestra onde conheceram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no formato infantil, por meio do projeto “Meu Jeitinho pela Paz e pelo Planeta”, onde houve uma maior ênfase no ODM 2 – Educação básica para todos. Foi discutido a importância da escrita e da leitura no desenvolvimento do ser humano e o porquê da importância da leitura.
Logo após a palestra os alunos assistiram a um clipe com o tema “Alfabeto” que serviu de base para a gincana, onde os alunos tinham várias letras e montavam palavras e frases, ajudando assim no raciocínio sobre a escrita e a leitura de modo dinâmico e divertido. Após a gincana foi distribuído a revista Sesinho com o tema “Nós Podemos”  e foi feito a leitura de uma das histórias, o evento foi encerrado com fotos e a promessa de um esforço de todos os alunos para o desenvolvimento da educação.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Parceria com a COOPERSIL envolve Indústria, Educação e MNPP em Londrina


Neste último mês de setembro foi firmada uma parceria entre o setor de Educação do Sesi de Londrina, o Movimento Nós Podemos Paraná e a Indústria de reciclagem de materiais Sonoco com o objetivo da realização de cursos e oficinas para a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Londrina (Coopersil). A atividade está relacionada ao ODM 2, já que as atividades propostas irão auxiliar os cooperados em sua formação profissional
A Coopersil  é responsável pela coleta seletiva de 88.000 domicílios e de todos os orgãos públicos municipais, atingindo cerca de 250.000 habitantes no município. 
Criada com o apoio do Programa de Economia Solidária do Município de Londrina, é um instrumento comercial e político dos catadores que estão trilhando o caminho para a auto-suficiência com dignidade e sustentabilidade compartilhada entre esfera pública, privada e comunidade como um todo. 
Além dessas atividades que serão realizadas pelo setor da Educação, a COOPERSIL oferece muitas possibilidades de parceria para todos os ODM; de diversas formas ela está contribuindo com as atividades que estão acontecendo na cidade, sempre em prol dos ODM. 


Ação de Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Na tarde do dia 26 de Setembro, a Paraíso Moda Bebê, de Terra Roxa, que possui o Selo ODM promoveu em parceria com a Unipar  ações de orientação e prevenção de doenças cardiovasculares e da hipertensão que alinha-se ao ODM 6 (Combater a AIDS, Malária e outras doenças).
Mais de 300 pessoas foram atendidas entre colaboradores e a comunidade do município.

Circulo "Cultura de Paz"

 O Colégio Estadual José Bonifácio de Anahy recebeu na manhã do dia 27 de setembro, o Círculo de Dialogo pela Cultura de Paz, onde inicialmente foram apresentados aos alunos o que é o Movimento Nós Podemos Paraná e os ODM.


 Na elaboração dos desenhos sobre o que sentiram ao ver os vídeos sobre violência, bullyng e drogas e também na representação do sonho de como seria viver em paz, os alunos mostraram-se muito envolvidos e competentes. Na descrição do plano de ação alguns grupos desenvolveram projetos que serão aplicados de imediato, tal qual o grupo intitulado "UFANA" que elaboraram um plano de conscientização sobre a paz com previsão para acontecer no dia 19 de outubro, sendo que o público alvo serão alunos do ensino médio e fundamental. As ações desenvolvidas são relacionadas com o ODM 8 (Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento)



Campanha de Arrecadação de Livros



O Movimento Nós Podemos Paraná Região Oeste, em parceria com os acadêmicos do terceiro ano de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Cascavel, promoveram a campanha "Semeando Livros", cujo o objetivo é a arrecadação de livros literários que serão repassados ao Centro da Juventude do Interlagos que  atende cerca de 1000 jovens com idade de 12 a 18 anos.

A arrecadação foi realizada no período de 10 a 28 de setembro nas dependências da Anhanguera de Cascavel, unidade lago. Estima-se que já foram doados mais de 50 títulos de livros, que vão desde de clássicos como " Dom Casmurro" de Machado de Assis até literaturas mais recentes como "Harry Potter" de  J.K. Rowling. A campanha vai de encontro com o ODM 2 (educação básica de qualidade para todos), visando o incentivo a leitura.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Jovens atendidos pelo CREAS de Londrina visitam a Copersil


No dia 11 de setembro, os jovens atendidos pelo CREAS II de Londrina, visitaram a Cooperativa Coopersil e aprenderam todo o processo pelo qual os materiais recicláveis passam. Durante o passeio, uma instrutora foi mostrando todo o processo que é necessário para que os materiais passam para serem revendidos. A instrutora também falou que Londrina é considerada referência em materiais recicláveis. Essa ação foi em prol do ODM 2  e ODM 7.


Yoga para todos em comemoração a entrada da primavera

Através de uma iniciativa do Instituto Agnis Yoga em parceria com o SESI - Arapongas realizaram no dia 23 de setembro uma tarde de Yoga voltado para toda a comunidade de Arapongas e região. A ação teve por objetivo disseminar a pratica do yoga, bem como a prevenção de doenças causadas pelo os níveis de estresse e de ordem física e psicológica, esta iniciativa contribuiu com arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão doado para uma instituição carente do município, desta forma contribuindo para os ODM - 1 (Acabar com a fome e a miséria) e ODM 6 - (Combater a AIDS, a malária e outras doença). O evento contou com a participação de 50 pessoas incluindo crianças e idosos.

  


Apresentação de Gustavo e Banda de Musica com Dança Sufi




Aula Pratica de Yoga para Adulto e Crianças


Oração Ecumênica pela Paz realizada por um padre e um pastor e Palestra: sobre os efeitos e benefícios da pratica do Yoga. 

Ação de incentivo a leitura em Campo Mourão



Os estagiários que trabalham na biblioteca da unidade Sesi/Senai em Campo Mourão realizaram uma campanha de incentivo a leitura e do uso da biblioteca. A ação aconteceu com a elaboração de cartazes com um convite a biblioteca e frases de famosos pensadores e intelectuais sobre a leitura, também tinha fotos de escritores e intelectuais nacionais e internacionais.
A ação visou o convite para o uso da biblioteca que fora reorganizada e também o enaltecimento da prática da leitura.

Campanha de Doação de Livros em Campo Mourão

O Movimento Nós Podemos Campo Mourão fomentou dentro da unidade Sesi/Senai uma campanha de doação de livros. "Semeando Livros" tem como principal objetivo fornecer livros para os que não tem acesso. Foram destribuidas caixas por toda a unidade Sesi/Senai e divulgada a campanha para colaboradores, alunos do ensino médio e cursos técnicos.


A campanha também contou com a participação do programa Atleta do Futuro, foi feita uma gincana para as crianças do programa, com premiação para aqueles que arrecadassem a maior quantidade de livros.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Oficina de Elaboração de Projetos é realizada em Ortigueira

No dia 14 de setembro, ocorreu uma Oficina de Elaboração de Projetos no município de Ortigueira com a proposta de promover, por meio de metodologia participativa, a prática da elaboração de projetos destinados à captação de recursos, identificando as características das fontes de financiamento não reembolsáveis públicas e privadas, com foco no desenvolvimento local sustentável.




O evento foi realizado na Agência do trabalhador e ministrado pela articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná, Priscila da Paz Vieira. A articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná na região dos Campos Gerais, Rubia Francine Blum esteve presente. A oficina contou com o apoio da socióloga e analista socioambiental da COPEL de Ortigueira, Vanessa Croge e do Supermercado SuperCentral.

Estiveram presentes 28 participantes, sendo representantes da Casa da Criança, SEBRAE, Prefeitura, Secretaria da Associação Social, Associação das Costureiras, Consórcio Cruzeiro do Sul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Escola de Educação Infantil, Escola Rural de Libertação Camponesa, Mulheres em Movimento e Instituto Federal.



O evento foi um sucesso graças à articuladora da oficina, aos que colaboraram e aos participantes!











Oficina EmContraMão



Oficina EmContraMão continua mobilizando alunos do colegio SESI-Ponta Grossa com relação ao uso de drogas. A atividade teve início em 16 de agosto, começando com apenas 12 alunos e, no momento, mais de 30 alunos participam. Isso mostra o interesse dos alunos e também do Colégio em valorizar essa oficina em prol da segurança e da vida. Essa ação contribui para o alcance do ODM 6 e 8.

Educação Inclusiva em Joaquim Távora

 O Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, a Escola Municipal Natal Panichi e a Creche João Antônio de Joaquim Távora, receberam através do Sigetec, notebooks para a Educação Inclusiva defendendo o direito a diversidade e a escola aprendendo com as diferenças, mais uma ação voltada para o ODM 2.
Mais uma conquista da Educação e das crianças Tavorenses.




Colégio SESI Bandeirantes realiza Dia Solidário

 O Colégio SESI de Bandeirantes, em parceria com a Movimento Nós Podemos Bandeirantes, realizaram uma ação solidária com o titulo de Sesinho Solidário cujo objetivo era a arrecadação de livros infantis dentro do Colégio SESI. A ação teve uma mobilização geral do Colégio que arrecadou aproximadamente 500 livros infantis, gibis e revistas para colorir. O material arrecadado foi entregue por 33 alunos voluntários para a creche João do Carmo que atende crianças de 1 a 5 anos, em Bandeirantes. Os voluntários aproveitaram para passar uma tarde de descontração com a criançada promovendo atividades recreativas como gincana, filmes, leitura e também pintura. Os alunos foram divididos em equipes com temas variados e alegria foi geral, encantando até os mais novinhos.






segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MNPP realiza palestra sobre cooperativismo para os grupos atendidos pelo CRAS de Bela Vista do Paraíso


No dia 14 de setembro foi realizada, pelo Movimento Nós Podemos Paraná (MNPP) uma palestra sobre cooperativismo para grupos atendidos pelo CRAS de Bela Vista do Paraíso. Entre os grupos, alguns trabalham com geração de renda e outros pretendem montar uma cooperativa. Durante a palestra foram realizadas algumas dinâmicas as quais visavam a cooperação entre as equipes e trabalhar com as diferenças. Os grupos foram bem participativos e interessados. Ao final da palestra foram distribuídos alguns brindes para os participantes. A ação contribui para o alcance do ODM 1 e 8.


Em Maringá, Meu Jeitinho pela Paz e Pelo Planeta








No dia 19 de setembro, foi realizado na ONG São Rafael Cura, o Círculo de Diálogo Meu Jeitinho Pela Paz e Pelo Planeta.
Participaram do Círculo sete crianças e foram abordados temas como os ODM e sustentabilidade. As crianças também assistiram ao filme Um Plano para Salvar o Planeta, e ao final fizeram desenhos sobre os ODM e o filme.

Nós Podemos Maringá e Programa Bom aluno





No dia 15 de setembro, o Programa Bom Aluno realizou o 1° Encontro Universitário na Sede Social da Aduem com alunos que já estão no ensino superior. 
Na tarde de confraternização, os universitários assistiram um palestra sobre oratória, e outra sobre os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e o Movimento Nós Podemos Paraná.

Ao final da palestra do Movimento, os alunos escreverem algo em que poderiam se comprometer para colaborar com os ODM.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Casa da Criança de Ortigueira recebe os Objetivos do Milênio


O Movimento Nós Podemos Paraná, em parceria com a Copel,  realizou em Ortigueira ações na Casa da Criança, no dia 13 de setembro.
No período da manhã foi realizado Círculos de Diálogo com o objetivo de apresentar os ODM para os adolescentes. A articuladora Rúbia Francine Blum apresentou os 8 Jeitos de Mudar o Mundo e em seguida os alunos realizaram a apresentação dos sonhos e o plano de ação, muitos deles sugeriram manter a limpeza do local. 
No período da tarde foi realizada uma Oficina "Meu Jeitinho Pela Paz e Pelo Planeta" com as crianças. Elas aprenderam ações simples do dia a dia que podem colaborar para que os ODM sejam alcançados. Em seguida desenharam e escreveram frases relacionadas com os objetivos.
Foi um dia de muito aprendizado e interação! 








O Movimento Nós Podemos Paraná agradece ao coordenador da Casa da Criança, Amilton Carlos Benedito, por ter aberto as portas da Casa da Criança para o Movimento realizar as atividades com os alunos. Todos  receberem um kit contendo jogos e um caderno distribuídos pela socióloga e analista socioambiental da COPEL Vanessa Croge.




EJA Cajuru promove Ações em prol dos ODM

 

           A Educação de Jovens e Adultos do Núcleo Regional da Educação Cajuru, este ano, ganhou a logo "Nós Podemos Eja Cajuru" e por iniciativa própria vem desenvolvendo brilhantemente ações em prol dos ODM, mesmo antes dos agentes de leitura terem participado do Círculo de Diáologo. São 8 escolas municipais que ofertam a EJA-fase I, período noturno, com níveis de aprendizagem variados e idade mínima 15 anos.        
           "Precisamos valorizar a EJA como uma modalidade de ensino muito importante para a alfabetização e neste ano optamos por utilizar a temática dos ODM para incentivar a leitura", destacou a coordenadora do núcleo, Vera Lúcia de Oliveira.
          A divulgação dos ODM e a realização das ações foram incentivadas pelos agentes de leitura das escolas, com o apoio dos professores. O trabalho iniciou há 3 meses e os resultados já são observados. Os alunos confeccionaram murais com vagas de empregos, produziram livro de contos, construíram cartazes, pesquisaram a biografia da Zilda Arns, analisaram os indicadores de mortalidade materna e gravidez na adolescência, trocaram os copos descartáveis por copos reutilizáveis, entre outras ações.
          Além disso, os alunos criaram o pacote dos ODM de A à Z, em reflexão e diálogo sobre o papel de cada cidadão para o alcance dos ODM. "A construção deste alfabeto é o olhar dos alunos sobre o que pode ser realizado em prol dos ODM, e todos os profissionais sentem-se honrados e orgulhosos em relatarem as suas ações e todo o envolvimento e comprometimento com os 8 Jeitos de Mudar o Mundo”; salientou Vera.
          Muitas práticas, executadas por professores e agentes de leitura da EJA, podem ser visualizadas no blog www.ejacajuru.blogspot.com.br
          Segue algumas fotos do Dia Mais que Especial, do Programa Comunidade Escola, em que a EJA-CJ se fez presente, mais uma vez, divulgando os ODM e as práticas desenvolvidas nas classes da EJA-CJ, num movimento dinâmico e reflexivo sobre os 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Semana Literária e Feira do Livro são realizadas em Londrina

A 31ª edição da Semana Literária & Feira do Livro foi realizada entre os dias 10 e 15 de setembro, simultaneamente, em 21 cidades do estado. Foi uma ação do Sesc Paraná, cujo propósito foi o de aproximar a literatura, a leitura e o livro ao dia a dia das pessoas. Com o passar dos anos, o evento conquistou espaço na agenda cultural das cidades, tornando-se tradicional e aguardado com expectativa por estudantes - de todos os níveis - professores, leitores e por uma comunidade que gosta do universo das letras e das histórias narradas e ilustradas nas páginas dos livros.

No caminho das coisas novas que aconteceram esse ano estão as leituras - que foram realizadas pelos escritores convidados – de textos de Dalton Trevisan, considerado por leitores e especialistas um dos maiores contistas do Brasil. Além da homenagem, o evento teve como linha temática o conceito de "Recriar-se", de "Reinventar-se". O livro, os autores, as narrativas, as formas e as estéticas se reinventam? E o leitor, como é seduzido em meio a tantos atrativos e informações?

Alguns convidados para a programação do Sesc Londrina foram: Marçal Aquino, José Castello, Michel Laub, Ana Paula Maia, Carlos de Brito e Mello e Domingos Pellegrini.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Coronel Domingos Soares comemora o Dia Mundial da Alfabetização

A escola Santina Carraro, de Coronel Domingos Soares recebeu nesta terça feira (18) o evento comemorando o Dia Mundial da Alfabetização (08/09/2012). Os alunos receberam a palestra Meu Jeitinho pela Paz e pelo Planeta, voltado para o ODM 2 (Educação básica e de qualidade para todos), abordando os temas da importância da escrita e da leitura. Os alunos assistiram ainda a um clipe com o tema ABC, que seria uma preparação para a gincana realizada depois.
A gincana era composta de várias letras de todo o alfabeto que ficavam dispostas em mesas, onde as crianças montavam palavras com as mesmas,  o objetivo é de desenvolver a escrita e a leitura de modo dinâmico, fazendo a criança refletir antes de escrever.