8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Posto de Saúde de Jataizinho realiza evento em comemoração ao Dia do Idoso.


Em Comemoração ao Dia do Idoso, o Posto de Saúde de Jataizinho realizou no dia 04 de outubro, um evento para a terceira idade.
O Evento, que foi realizado na Casa da Amizade, contou com a participação de 63 idosos. Durante o evento, foi falado sobre quedas, diabetes e a importância da alimentação na terceira idade. Após as palestras, foram distribuídos brindes para todos os presentes.
Ao fim do evento foram feitos alguns exercícios de alongamento, e encerrou com um café da tarde.
Essa ação foi em prol do ODM 6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças e ODM 1 – Acabar com a fome e a miséria.








Outubro Rosa é comemorado no museu municipal de Palmas


Durante todo o mês o Museu Municipal de Palmas abordou a temática do Outubro Rosa em prol contra o câncer de mama, que afeta tantas mulheres todos os anos. A fachada foi decorada com fitas e um banner sobre o tema, incentivando às mulheres a fazer o auto exame, que é simples e pode prevenir a doença.

A prefeitura municipal também colocou em pontos estratégicos da cidade luzes cor de rosa para ser acendidas durante a noite, também anunciando sobre o Outubro Rosa e embelezando a cidade.

Embora o mês esteja em seu fim, é de extrema importância que o combate e a conscientização continuem presentes no cotidiano. Fique atento!

Mostra de Projetos 2012 em Palmas

O Colégio Sesi e o INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR campus Palmas, promoveram no dia 20 de Outubro a Mostra de Projetos que visam atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O evento contou com vários projetos de extensão que tem como objetivos o bem estar e trabalho social. Entre todos os 15 projetos, a maioria já garantiu sua participação no 5º Congresso Nós Podemos Paraná, como por exemplo os projetos: Mulheres Mil, Arte em Foco, Sala de Espera, Ilustração Botânica, Educação Física em Ação e Promovendo a Saúde, Preservando a Qualidade de vida.



O público do município e região participaram em peso da Mostra e conhecendo além dos projetos os 8 ODM's à partir de folders e Banner espalhados pela Mostra.
Os acadêmicos também tiveram presença marcante, principalmente o curso de Artes Visuais, onde promoviam dinâmicas culturais e com seus métodos criativos fizeram da Mostra um evento alegre, divertido e dinâmico.

O vídeo abaixo é referente à recepção do público na Mostra de Projetos, promovido pelos acadêmicos de Artes Visuais do IFPR Palmas

video

Outubro Rosa em Ortigueira

No dia 26 de Outubro o município de Ortiguira recebeu ações voltadas ao Outubro Rosa.

No período da manhã a palestrante Luci Castela, da Regional de Saúde de Telêmaco Borba, ministrou uma orientação de prevenção ao câncer de próstata, pulmão, pele e garganta para funcionários da Madeireira Fanchin.
No período da tarde a ação aconteceu no CRAS Vila Guarapuava. As participantes do grupo sócio educativo receberam uma palestra de prevenção ao câncer de mama.
Estavam presentes a articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná, Rubia Francine Blum e a articuladora do CPCE dos Campos Gerais, Rayana Kedrovski.
Foram ações gratificantes, pois os participantes puderam tirar dúvidas referentes ao assunto abordado e tomar conhecimento de como é importante fazer exames preventivos.



Encerramento Outubro Rosa


Para encerrar as atividades alusivas ao Outubro Rosa com chave de ouro o Movimento Nós Podemos Paraná Região Oeste em parceria com o CPCE promoveram o "Dia Rosa" na unidade SESI de Cascavel.
O evento aconteceu na tarde do dia 26 de outubro e contou com a oficina de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer da Uopecan e também com o diálogo, Vamos Falar Daquilo, ministrado pela Dra. Ceres Helena Pereira.





Após as palestras os convidados puderam desfrutar da praça de atrações, onde houve sorteio de brindes, oficina de auto maquiagem, penteados, sobrancelha  limpeza de pele, quik massagem, avaliação de pele, coffee break. 



terça-feira, 30 de outubro de 2012

SESI/SENAI Campo Mourão faz sua parte no Outubro Rosa

O Mês de outubro já está marcado com a campanha Outubro Rosa que busca a divulgação e disseminação da prevenção do câncer de mama. Na unidade SESI/SENAI Campo Mourão o mês não passou em branco. Algumas ações pintaram o outubro da unidade de rosa.

Uma decoração especial composta principalmente da cor rosa foi disposta pelos blocos e pátio.





No dia 18 de outubro foi realizado o "dia rosa", em que aconteceram palestras de conscientização com os alunos do ensino médio e dos cursos técnicos. As palestras foram realizadas pela enfermeira da unidade, também foi pedido que nesse dia os colaboradores e alunos viessem com alguma peça de roupa na cor rosa.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Outubro Rosa - Umuarama

Umuarama aderiu à campanha Outubro Rosa dentro do movimento Umuarama Rosa. Estão sendo feitas várias campanhas de conscientização ao câncer de mama como o Chá Rosa e a Primeira Caminhada pela vida que ocorreu no domingo dia, 28 de novembro.  Lugares públicos da cidade foram iluminados de Rosa como praças e a Prefeitura Municipal de Umuarama. 

O Movimento Nós Podemos Umuarama está abraçando a causa, pela luta contra o câncer. O apoio é dado através de divulgação e mobilização para os eventos realizados pelo Umuarama Rosa.
Funcionários, alunos e professores do SESI – SENAI de Umuarama receberam uma palestra de conscientização ao câncer de mama realizada por acadêmicos do quinto ano de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR. Após a palestra o tema foi trabalhado em sala de aula com a confecção de cartazes, abertura para testemunhos de casos conhecidos e até mesmo para ideias do que pode ser feito para ajudar na causa, não só durante o mês de outubro, mas todo o ano.
Além da palestra e o apoio ao Umuarama Rosa, funcionários do SESI – SENAI de Umauarama dedicaram um dia da semana para irem com alguma peça de roupa cor de rosa ao trabalho,  o pátio da unidade foi enfeitado com tecido tnt, cartazes e crepom com o auxilio dos alunos e da professora Wanessa Souza.

Histórias Que Vem Debaixo da Cama

O circuito cultural do SESI recebeu no dia 25 de Outubro a peça teatral "Histórias que vem debaixo da cama", que aconteceu no centro cultural Gilberto Mayer. 
Esse espetáculo que une a arte à maternidade, entre outros assuntos,  tem intuito de trazer uma reflexão visando influenciar de forma bem positiva o afeto, a dedicação e o equilíbrio que deve existir entre ser a mãe mulher, a profissional, a amiga e assim por diante. 
A intenção é a de aproximar mãe e filho, entrar em contato com a criança que mora dentro de cada um,  para que isso auxilie a proximidade da relação.


A partir da articulação do Nós Podemos em Cascavel a entrada para o espetáculo foi a doação de 1 kg de alimento que será repassado para a Legião da Boa Vontade (LBV),em parceria desde 2008, essa ação contribui para alcance do ODM 1 (Acabar com a fome e miséria).

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Conscientização para a mudança





O Colégio SESI de Apucarana iniciou uma atividade muito interessante com os alunos a fim de estimulá-los a repensar seus hábitos alimentares e compreender a importância da alimentação para a saúde. 
No 3° Bimestre desse ano os alunos começaram a participar de uma atividade denominada "Oficina do Pão" que conta com a atuação de diversas disciplinas como Sociologia, Biologia, Química e Educação Física.
O tema é trabalhado de forma interdisciplinar e consiste em fazer com que os alunos tragam alimentos saudáveis e industrializados, em seguida, eles devem organizar uma tabela nutricional dos mesmos e debater sobre o consumo, reaproveitamento dos alimentos e diminuição do desperdício.Essa ação do Colégio SESI de Apucarana contribui para o ODM 1 - Acabar com a fome e a miséria - já que incentiva os alunos a refletirem sobre seus hábitos de consumo bem como do alto índice de desperdício de alimentos que há no Brasil. De acordo com dados oferecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) cerca de 11,2 milhões de pessoas no país ainda convivem com a fome, isso acontece na grande maioria das situações pela falta de poder aquisitivo de milhões de famílias no Brasil, no entanto, outro agravante seria o desperdício de toneladas de alimentos.
O Brasil joga na lata do lixo o equivalente a R$ 12 bilhões em alimentos por ano. Essa montanha de comida daria para alimentar cerca de 30 milhões de pessoas, ou 8 milhões de famílias durante um ano inteiro. O cálculo foi feito pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 
Do total de desperdício no país, segundo a EMBRAPA, 10% ocorrem na colheita, 50% no manuseio e transporte, 30% nas centrais de abastecimento, e os últimos 10% ficam diluídos entre supermercados e consumidores.
O que se pode concluir desses dados é que ainda há uma grande falta de conscientização de todos para que esses índices diminuam. As ações em prol desse objetivo se tornam uma das grandes aliadas para a transformação dessa realidade.





Outubro Rosa em Campina Grande do Sul

         O município de Campina Grande do Sul tem feito no mês de outubro "Outubro Rosa", em todas as unidades de saúde, palestras e entrega de material educativo. Além disso, foi realizada também uma linda decoração para receber as nossas pacientes: colocando o tom rosa nas luminárias de prédios  públicos e modificado o tom nas telas de computador no sistema da prefeitura para tom de rosa. A divulgação dos eventos e da ideia da campanha Outubro Rosa está sendo feita através do site da prefeitura, rádio e jornais locais. Foi realizada uma palestra Colégio SESI onde, segundo Marilda Schwartz da Secretaria de Saúde do Município: “todas as participantes estavam usando tons de rosa e a ideia era que cada ouvinte ali levasse a mensagem passada para mais uma mulher e assim em diante, foi muito bom”.
(fotos:Marilda Schwartz)


Araucária inicia atividades do Outubro Rosa


            Araucária ganhará temporariamente no mês de Outubro um tom diferenciado para colorir a cidade: O Rosa. Durante o período as mulheres poderão procurar as unidades básicas de saúde para fazer o exame clínico de câncer de mama e também o preventivo do câncer de colo de útero. Algumas unidades estarão abertas também aos sábados para realizar os exames. Outras atividades como teatro, palestras e campanhas de rua e nos centros de saúde também estão previstas para o mês.
 
Em uma palestra realizada na tarde de terça-feira (16), dentro do encontro com servidores pelo outubro Rosa, a enfermeira Maria Celestina Grazziotin, de Curitiba, destacou que a busca por uma vida mais saudável reflete no fortalecimento do sistema de defesa do organismo, o que auxiliaria no combate a doenças, como o câncer. O estilo de vida, sono, nível de estresse e exercícios físicos foram apontados como alguns dos fatores a serem levados em conta. Com tema centralizado no aleitamento materno, a palestra de Maria Celestina reafirmou a importância da amamentação, inclusive como um fator de proteção contra o risco de câncer de mama, segundo alguns estudos na área. A recomendação é que a amamentação (ideal) seja realizada pelo período de, no mínimo, dois anos.
Além disso, a Guarda Mirim da Casa da Criança Califórnia realizou uma atividade de conscientização do Outubro Rosa nesta quinta-feira (18). Nos períodos da manhã e tarde, as 50 crianças e adolescentes saíram pelas ruas do bairro conversando com moradores e comerciantes e distribuindo material informativo sobre a mobilização mundial pela saúde da mulher. Além da Guarda Mirim, outros pequenos da Casa Califórnia também acompanharam a ação.
Fonte de texto e imagens: Prefeitura Municipal de Araucária (www.araucaria.pr.gov.br)


Círculo de Diálogo sobre a Juventude Paranaense Rio+20 é realizado em Sapopema


Para estimular a juventude de Sapopema a participar de debates sobre o desenvolvimento sustentável, aconteceu no último dia 17 de outubro um Círculo de Diálogo com o tema Juventude Paranaense Rio+20.
O objetivo da ação foi o de fortalecer as parcerias do Movimento Nós Podemos Sapopema e conscientizar os alunos sobre questões ambientais e sustentabilidade, além de proporcionar um ambiente de reflexão e debates sobre assuntos de interesse da comunidade, incentivando a inserção dos jovens em ações voluntárias realizadas no município. 






Círculo de Diálogo pela Disseminação da Cultura de Paz é realizado em Nova Santa Bárbara


Foi realizado no dia 23 de novembro, em Nova Santa Bárbara, um Círculo de Diálogo pela disseminação da Cultura de Paz.

O evento, que foi realizado na Escola Estadual Antônio Carlos Gomes, contou com a presença de alunos do Ensino Médio.  Durante o círculo os alunos puderam escrever sobre seus sonhos para uma escola melhor e ao final fizeram um desenho representativo deste. 

Durante o intervalo do evento foi servido de lanche barras de cereal e suco.
Essa ação trabalhou em prol do  ODM 1 (Acabar com a fome e a miséria) e do ODM 8 (Todo mundo trabalhando junto pelo desenvolvimento).




Nós Podemos Campo Mourão participa da II Feira da Construção Civil


Nos dias 18, 19 e 20 de outubro aconteceu a II Feira da Construção Civil em Campo Mourão. Organizada pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão (AREACM) a feira buscou a promoção e fomento das atividades e negócios na área da construção cívil.
O evento teve como foco a preocupação com o Meio-Ambiente, ODM 7. Dentro da II Feira o Movimento Nós Podemos Campo Mourão articulou uma palestra de educação ambiental, de forma voluntária os palestrantes João Carlos Nogarolli Silva e Samara M. Soffa, representantes da SELETA e Secretaria do Meio Ambiente respectivamente, abordaram temas importantes para a promoção da educação ambiental para os ouvintes e crianças do Centro de Integração Urbana.

Nós Podemos Campo Mourão em prol do ODM 1


No mês de outubro o Movimento Nós Podemos Paraná focou seus esforços e trabalhos no primeiro objetivo de desenvolvimento do milênio, acabar com a fome e a miséria.
Em Campo Mourão, região noroeste do estado, uma ação articulada foi a entrega de manuais de receitas que incentiva o reaproveitamento de alimentos para os colaboradores do SESI/SENAI Campo Mourão.
Uma parte dos manuais, que foram doados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e SELETA, foi usada como brinde para sorteio dentro de atividades da Semana de Promoção da Vida Saudável, organizada pela equipe de esporte e lazer da unidade SESI/SENAI.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Oficina Aprendendo a Empreender é realizada em Nova Santa Bárbara






Foi realizado no dia 23/10 em Nova Santa Bárbara, a Oficina “Aprendendo Empreender”. A Oficina foi feita com grupos de geração de renda e pessoas que tem interesse em construir seu próprio negócio.





Ao final da oficina, os participantes puderem desfrutar de um Coffe Break. Essa ação foi em prol do ODM 1 – Acabar com a fome e miséria e o ODM 8 – Todos trabalhando juntos pelo desenvolvimento.



Em Cianorte, Instituto Morena Rosa em prol do Outubro Rosa








 Outubro Rosa é um movimento internacionalmente conhecido que incentiva a luta contra o câncer de mama. No Instituto Morena Rosa, ele inspira uma exposição de manequins envolvendo arte, reciclagem e conscientização.  13 designers do Morena Rosa Group se uniram com o intuito de chamar a atenção de forma criativa para o assunto.


A exposição é itinerante, e após passar pelo Hall de entrada do refeitório Dona Filomena e pelo Centro Administrativo do Morena Rosa Group, seguirá para os pontos mais movimentados de Cianorte.

Outubro Rosa no Sesi- Maringá





Foi apresentado para os colaboradores do Sesi- Maringá e os alunos do Colégio Sesi um monólogo chamado  "Conversando sobre o câncer de mama. Esse monólogo foi apresentado pela palestrante Noely Cibele Santos(diretora acadêmica do Instituto Adventista Paranaense) e os alunos do IAP, também parceiros da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Omonólogo falava sobre a prevenção do câncer, não só com o auto- exame, mas também o cuidado com a  alimentação, redução do stress no dia-a dia, praticar exercícios físicos, ou seja, ter uma qualidade de vida.
Ao final do monólogo os colaboradores e alunos escreveram em um papel qual atitude que eles poderiam ter de agora em diante em relação à sua saúde como prevenção e penduraram na árvore das atitudes, todos de uniram para dar um abraço em volta do Sesi, como uma forma de se unir aos príncipios do Outubro Rosa.
Também foi feito entre os colaboradoes uma arrecadação de leite que será doado para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.