8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Escola de Guarapuava realiza exposição ambiental

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 06 de junho, a Escola Municipal do Campo Professor Maack promoveu uma exposição de trabalhos que integram o projeto Escola Maack: Educação e Sustentabilidade no campo. O objetivo dessa ação é mostrar alternativas sustentáveis para a preservação da natureza no ambiente rural e a finalidade do projeto é agregar valor ao cultvo através de práticas sustentáveis, como por exemplo, a substituição de adubo químico por adubo orgânico. 

Durante a exposição foram expostos murais com fotos das atividades desenvolvidas na escola, dentre elas a estufa de hortaliças e o minhocário. Todas as pessoas que visitaram a exposição ganharam mudas de melissa, orégano manjerona, hortelã, boldo e erva-doce. Além disso, professores e alunos conversaram com a população sobre temas ambientais. Essa ação contribui para o alcance do ODM 7.



Oficinas de educação ambiental são realizadas na Região Oeste/Sudoeste


No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, em comemoração a esta data a equipe ODM de Cascavel promoveu oficinas relacionadas ao tema em diversas cidades da região. O publico alvo foram alunos do ensino fundamental e médio de escolas/colégios públicos.

Foram sensibilizadas cerca de 480 pessoas nas cidades de Santo Antonio do Sudoeste, Bela Vista da Caroba, Boa Vista da Aparecida e Ubiratã. O assunto discutido com os alunos foi principalmente sobre a degradação e preservação do meio ambiente e também a sobre a importância dos 3 R's (reduzir, reutilizar e reciclar).





quinta-feira, 27 de junho de 2013

Escola Municipal de Campina Grande do Sul realizou eventos em prol do ODM 7

No dia 05 de junho, a Escola Municipal Marcos Nicolau Strapassoni, em Campina Grande do Sul, realizou uma passeata nos seus arredores com os alunos, professores e funcionários em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os alunos prepararam cartazes de conscientização e incentivo à preservação, atitudes conservacionistas e reciclagem. O pai de uma aluna do 3.º ano colaborou doando sacos de lixo coloridos. 

Os alunos do 4.º ano entregaram folders confeccionados em sala sobre a economia da água aos moradores. Já os alunos do 3.º ano divulgaram a necessidade de reciclar o óleo. Além disso, na própria escola foram desenvolvidas atividades enriquecedoras para os alunos do 1.º anos - tendo contação de histórias, dramatizações, teatro de fantoches, murais e vídeos educativos - dentro da temática do Meio Ambiente.


A conscientização dos alunos vem acontecendo desde o dia 22 de março, a turma da Escola Marcos Nicolau recebeu a equipe do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal para uma palestra sobre a importância da água. E vários alunos da escola elaboraram cartazes e murais enfocando o slogan “Conscientizar para não faltar”.

Para finalizar a semana do meio ambiente no colégio, no dia 11 de junho aconteceu um Workshop Ambiental,realizado no Centro de Eventos de nossa cidade, com barracas montadas divididas em seis temas: Sustentabilidade, Reciclagem do lixo, Compostagem, Mata Ciliar, Boas práticas em nosso dia-a-dia para preservar o Meio Ambiente e SOS natureza.

Na escola também é feita a coleta de óleo e uma campanha de reciclagem de latinhas. 

Nove Instituições de Londrina receberam no dia 25 de junho o SELO ODM em Curitiba.

Mildred Bueno foi a Curitiba receber o SELO ODM para sua instituição, a Associação Beneficente Galvão Bueno. Na oportunidade, foi muito aplaudida pelo seu exemplo de vida, pois com 84 anos faz questão de dirigir a instituição e ser uma ativista em prol de sua causa e de outras causas na cidade. No detalhe da foto abaixo ela está recebendo o SELO ODM para a ONG Londrina Pazeando. Mildred é também conselheira do COMPAZ - Conselho Municipal de Cultura de Paz.

Veja as demais instituições e empresas de Londrina contempladas com o prêmio:

1. Associação Beneficente Galvão Bueno
2. Instituto GRPCOM
3. Instituto Sicoob
4. Londrina Pazeando
5. Núcleo Espírita Irmã Scheilla
6. RPCTV
7. Sicoob Norte do Paraná
8. Unopar
9. Unimed de Londrina

















quarta-feira, 26 de junho de 2013

Reunião Itinerante aconteceu na Rede Feminina de Combate ao Câncer em Maringá


A reunião itinerante do mês de junho aconteceu na Rede Feminina de Combate ao Câncer, houve a apresentação dos seus projetos e ações, onde todas as dúvidas foram esclarecidas. Esses são bons momentos de compartilhamento de experiências e troca de ideias. A próxima reunião está agendada no Cesumar, também participante do núcleo de Maringá.

Atividade sobre economia de água e energia sensibiliza alunos em Paiçandu


No mês de junho, foi articulado uma ação em prol do ODM 7 na Escola Maria Aparecida Lacal, no Município de Paiçandu. Aconteceu um bate-papo com as crianças sobre a importância da economia de água e energia. A industria Vinhos Crevelim confeccionou uma árvore de madeira, chamada de "Árvore da atitudes", onde as crianças penduraram os desenhos feitos por elas, sobre quais atitudes positivas devem ter para com o meio ambiente, incluindo a economia de água e energia.


Também aconteceu a apresentação de um filme animado para as crianças sobre o assunto e a colagem de adesivos com frases de conscientização sobre o desperdício.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reserva do Iguaçu realiza 4.ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, a Secretaria de Agricultura de Reserva do Iguaçu realizou a 4.ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que trabalhou o tema “Políticas de resíduos sólidos”.

Na conferência, além de palestras que abordaram os temas dos impactos ambientais do homem na Terra e sobre educação ambiental, também foram discutidas propostas de melhoria no tratamento do meio ambiente. No final do evento foi escolhida a melhor proposta para encaminhá-la à Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Além disso, em parceria com a Secretaria de Cultura, foi realizado um trabalho de sensibilização da população para que elas saibam como aproveitar melhor o lixo reciclado. 


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Guarapuava realiza Semana Ambiental

A Faculdade Campo Real promoveu a Semana Ambiental 2013 e a IV Mostra de ações em defesa do meio ambiente, o evento comemorativo que sintetiza as ações realizadas durante todo o ano letivo. 

Destaca-se nesse evento a participação de alunos e professores com aproximadamente 270 projetos de iniciação à pesquisa, artistas e instituições entre empresas, ONG's, escolas e projetos que divulgaram suas ações pela causa. 


Guarapuava e região têm responsabilidade na construção de um mundo sustentável e melhor, e várias são as ações nesse sentido. A Faculdade Campo Real se propõe a assumir esse compromisso de promover a iniciação à pesquisa, desenvolver programas pela causa, incentivar e divulgar nobres ações que mereçam destaque. Essa ação contribuiu para o alcance do ODM 7. 

Movimento Nós Podemos Paraná é homenageado em Cascavel

Foi realizado no dia 14 de junho um solenidade de fechamento do projeto que estava sendo desenvolvido desde 2010, por meio de Círculos de Diálogos com os alunos, no Colégio Estadual Padre Carmelo. 

Durante os anos que aconteceu o projeto, diversos programas paralelos foram desenvolvidos, entre eles estão: museu do computador, ação de arrecadação de lixo eletrônico, informática solidária, risos da alegria, biblioteca do bem e principalmente, o projeto de acessibilidade total. 


As homenagens foram entregues para as instituições: Sesi Cascavel, Sesi e Fiep Curitiba, Nós Podemos Cascavel e o departamento de patrimônio do Sesi Cascavel.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Movimento “Simplifique já” é realizado em Paranaguá.

No dia 25 de maio foi realizado o Movimento “Simplifique já” Paranaguá. As entidades representativas do Estado que foram responsáveis pela organização deste ato público pela simplificação do sistema tributário brasileiro em prol de um sistema de impostos mais simples e justo. 

Dessa forma, a manifestação foi organizada em conjunto com a instituição Movimento “Sombra do Imposto” e articulada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), juntamente com o Movimento Nós Podemos Paraná que estava representado pelo articulador João Frederico Souza.

A manifestação foi realizada na Feirinha da Catedral das 08h às 12h, e teve como principal atividade a coleta de assinaturas para a intensificação de um abaixo assinado para clamar a manifestação da sociedade.


O Movimento “Simplifique Já” tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade em prol de uma iniciativa que clame para as classes políticas a realização de mudanças que simplifiquem o sistema tributário do país.

Para o articulador do Movimento Nós Podemos Paraná “A participação da sociedade permite mensurar o interesse das pessoas no processo de transparência dos tributos e trazendo a publicidade das informações aproximando os parnanguaras de uma agenda necessária que é a simplificação tributária.”

terça-feira, 4 de junho de 2013

Aconteceu em Loanda uma mobilização voltado à saude das gestantes


No dia 28 de maio foi realizado às 10h, na Caps I - Renascer, palestras para as gestantes atendidas pelo Projeto Amigos da Mãe e para as mulheres atendidas pela Clínica da Mulher. Esta ação contribuiu para o alcance do ODM 5.

Foram três palestras, uma sobre "A importância do pré-natal" ministrada pela Maria de Fátima de Souza da Clínica da Mulher, outra sobre "Saúde Bucal da Gestante" ministrada pela Cíntia Fernandes da Clínica da Mulher e a ultima sobre "O Bem estar da Gestante" ministrada pela psicóloga do Caps, Eloise de Melo.


Além das palestras, foram distribuídos materiais informativos sobre a importância da amamentação, manual da gestante e cartilha com dicas para manter a saúde bucal. Também foi ofertado um coffee break, além de presentearmos as gestantes com brindes fornecidos pela comunidade.

Lembramos também que o sucesso do projeto depende do comprometimento de cada pessoa envolvida, seja ela gestor, profissional ou gestante. É importante ressaltar que investir em prevenção é uma ação mais efetiva do que investir na causa.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Instituto Cidade Canção realiza campanha de coleta seletiva de lixo eletrônico


Em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, 05 de junho, o Instituto Cidade Canção estará realizando uma campanha de coleta seletiva de lixo eletrônico.

A campanha será do dia 05 ao dia 20 de junho, onde será colocado um cartaz próximo ao ponto de coleta para que o cliente identifique quais os resíduos que fazem parte da campanha. Em Maringá todo resíduo arrecadado será destinado para a Cooperativa Coopercanção, nas outras cidades será destinado para uma cooperativa local.