8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sesi realiza Círculo de Diálogo em Florestópolis

Na noite de ontem (29), a articuladora do Sesi de Londrina, Fabiana Vasconcellos, organizou um Círculo de Diálogo de Visão do Futuro na cidade de Florestópolis. A reunião aconteceu com a presença de cerca de 20 lideranças do poder público, privado e da sociedade civil. 

Foi elaborado um plano de ações desenvolvimento local e sustentável, a fim de proporcionar maior qualidade de vida ao município.

Divididos em três grupos, foram discutidos quais os sonhos para a cidade e quais ações poderiam ser realizadas para alcançá-los. 

Dentre as mais emergentes estavam: educação, saúde e melhores condições para os idosos e as gestantes. Por último, levantou-se a ideia de criar projetos de lazer e de cultura para os jovens de Florestópolis, contribuindo para uma educação melhor, consciência crítica e atividades de descontração.

O evento, além de contribuir para o ODM 8 – Todos trabalhando pelo desenvolvimento, criou bases para melhorar o ODM 2 – Educação básica de qualidade e cultura para todos. O próximo encontro foi marcado para o dia 26 de setembro.

Projetos Papo Cueca e Sesi Amiga



No dia 09 de agosto, o Sistema Fiep em Guarapuava, por meio da equipe do Sesi Sustentabilidade, realizou uma apresentação sobre os projetos Papo Cueca e Sesi Amiga em Faxinal do Boa Vista. A iniciativa contou com parceria do Projovem da Vila Ibema. 

Os projetos do Sesi já estão no terceiro ano de atividades no município. Por meio das ações, o Sesi orienta jovens sobre situações que passam na adolescência e cuidados com a saúde.




Oficina Diga Não é realizada no Colégio Sesi Cascavel

O uso das drogas e os comportamentos de risco relacionados ao consumo de entorpecentes são frequentes causas de preocupação de familiares e educadores. Em determinadas situações, os casos relacionados ao uso ou ao abuso de drogas são tratados como problemas de saúde pública. Ao consideramos tais eventos relacionados à necessidade de saneamento, a prevenção é adotada como uma maneira eficaz de combater os prejuízos decorrentes destes problemas. 


Nesse sentido o Colégio Sesi Cascavel aplicou com seus alunos a Oficina Diga Não, com 60 alunos de 15 a 17 anos do ensino médio, que teve como objetivo discutir, conhecer e prevenir contra drogas lícitas e ilícitas, realizando palestras, análises de filmes e livros. A oficina vai de encontro com os ODM 6 e 7. 


Para finalização da oficina, o colégio realizou uma ação no calçadão de Cascavel na ultima quinta-feira, dia 29, os alunos distribuíram adesivos nos carros convidando para participação da campanha, trocaram um cigarro por um abraço e incineraram o material coletado ao final da ação.


O dia Nacional contra o Fumo, dia 29 de agosto, foi decretado por lei e tem como objetivo informar a população sobre os malefícios do tabaco e seu impacto na saúde.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

São feitas parcerias em Nova América da Colina para o desenvolvimento local

No dia 23 de agosto, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local e sustentável em Nova América da Colina, o Sesi Sustentabilidade realizou uma parceria com a prefeitura do município.

Durante o encontro entre Alexandre Basso, Prefeito de Nova América da Colina, Jader Cardoso da Agência do Trabalhador e Barbara Servulo Herthel, articuladora do Sesi, foram discutidas questões para incentivar o trabalho voluntário que possa contribuir para o planejamento de ações através da parceria e participação tanto do poder público como de toda população local.

O próximo encontro será um Circulo de Diálogo, previsto para o mês de setembro e envolverá a participação dos moradores, empresários e poder público, contribuindo para o alcance do ODM 8 - Todos trabalhando pelo desenvolvimento local.

Dia da Infância é comemorado em Terra Roxa

Na sexta feira (23) foi realizada a palestra "O papel da família na construção de uma sociedade solidária" com a psicóloga Noemi Finkler, em comemoração ao Dia da Infância. O evento aconteceu em Terra Roxa e foi assistida por funcionários e familiares da Paraíso Moda Bebê.


Esta foi uma iniciativa da Sra. Celma de Assis Rossato, proprietária da empresa e fundadora da Fundação Flor de Maio. A parceria foi realizada entre o Sesi e o Rotary Club Aliança. Esta ação contribui para o alcance dos ODM 4 e 5.


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sensibilização “Meu Jeitinho” em Nova América da Colina

Aconteceu no dia 9 de agosto na Escola Municipal Francisco Escorsin de Nova América da Colina, a apresentação das atividades do programa de empreendedorismo juvenil do Sesi - Nosso Planeta Nossa Casa, que tem como finalidade sensibilizar as crianças para que possam contribuir com pequenas ações ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

As atividades foram desenvolvidas pelas professoras com os alunos do terceiro, quarto e quinto ano, que durante a gincana fizeram camisetas com desenhos, frases, redações entre outros trabalhos sendo todos voltadas ao meio ambiente.


A exposição foi feita para toda a escola; os alunos do Jardim apesar de não terem apresentado trabalhos, puderam acompanhar a exposição e receberam sementes de girassol como incentivo à prática de sustentabilidade.

Os três melhores trabalhos apresentados de cada ano ganharam cartilhas sobre o meio ambiente e comunidade, e o melhor de cada ano recebeu uma medalha como premiação.

Para finalizar as atividades do dia, os alunos compartilharam seus desejos e comprometimentos pessoais na Árvore da Atitude, uma árvore simbólica montada no local para receber intenções dos alunos em prol da sustentabilidade.

Esta atividade na escola contou com a participação da Ana da Luz Setni Rogatti, secretária da educação, Inês Bezerra de Melo, diretora da escola, além das professoras e a equipe do Sesi.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dia Nacional da Construção Social em Cascavel

Cascavel recebeu no dia 17, a segunda edição do Dia Nacional da Construção Social. O evento tem como objetivo principal mostrar aos trabalhadores a importância da qualificação profissional contínua e teve "Educação para a vida" como tema.


A equipe do Sesi Sustentabilidade participou com a atividade da "Árvore da Atitude", convidando os participantes a firmarem um compromisso individual em prol de um ou mais dos 8 jeitos de mudar o mundo.


Além do Sesi Sustentabilidade, o Sistema Fiep ofertou outras parcerias como o Colégio Sesi, divulgação dos cursos do Pronatec, Junior Achievement e a equipe do lazer. Aproximadamente 650 pessoas aproveitaram o evento e 110 passaram pelo estande dos ODM.


Homenagem aos Pais em Santo Antonio do Sudoeste

A parceria do Sesi de Cascavel com o CRAS de Santo Antonio do Sudoeste resultou em uma linda homenagem aos pais da cidade.


As homenagens foram feitas pelos adolescentes do PROJOVEM, que fizeram apresentações artísticas, culturais e também contou com a ilustre palestra: "O papel do pai na família", ministrada pela articuladora do Sesi, Thiana Costa, que tinha como pauta quais os tipos de famílias, o papel do pai na família, compromisso na educação dos filhos e a linguagem do exemplo.


Ao final das exposições foi servido um Coffee Break e entregue lembrancinhas aos pais. 


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Oficinas "Meu Jeitinho" são realizadas na região oeste

O projeto social Eureca I de Cascavel recebeu no dia 29 de julho, a Oficina "Meu Jeitinho", que tem como finalidade, sensibilizar crianças para que contribuam com ações simples e cotidianas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


A oficina também foi trabalhada na Escola Municipal Hélio Balarotti, em Santa Tereza do Oeste, no dia 08 de agosto e colaborou para a finalização do conteúdo que estava sendo elaborado com os alunos: relação familiar.

Durante os dois dias que a oficina foi aplicada foram atendidos cerca de 160 alunos.



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Plano de ação do Nós Podemos é iniciado em Londrina



O movimento Nós Podemos Paraná realizou no terça-feira, 13, uma reunião de alinhamento com as instituições e organizações parceiras em Londrina. Conduzido pela articuladora Talita Aquino de Sousa, os assuntos tratados foram em relação ao termo de adesão para as Diretrizes do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o planejamento do núcleo em Londrina e a composição do colegiado regional.

Divididos em grupos, os participantes iniciaram o plano de ação fazendo um levantamento de outras instituições que poderiam colaborar para o alcance dos Objetivos do Milênio. O evento teve a participação de 20 representantes, sendo as organizações: Compaz, SEJU, Sesi, UEL, JCI, Sicoob, Secretaria da Mulher, Provopar, Pazeando, Instituto Ina Brasil, Instituto Yoshii, Secretaria de Cultura, CEAL, Correios, LBV, GRPCOM, Londrina Convention; Visitors Bureau, além da APAE de Marilândia, Fiep e Sindcom de Apucarana.

A próxima reunião, marcada para o dia 19 de setembro no Auditório Fiep, os grupos serão articulados para designar as atribuições de cada parceiro, promovendo assim o ODM 8.

Círculo Cultura de Paz em Santa Amélia – PR


No dia 08 de agosto o Sesi Sustentabilidade esteve no Colégio Vinícius de Moraes, em Santa Amélia, promovendo o Círculo de Diálogo Cultura de Paz com os alunos do ensino médio. Próximo ao dia do estudante, o evento foi realizado com o objetivo de levar uma reflexão sobre a importância da cultura de paz e trouxe diálogos sobre temas ligados a violência e uso drogas, estes sempre presentes no cotidiano dos jovens. 

O evento contribui para o alcance do ODM 8, e entre dinâmicas e trabalhos em grupo, sugere que soluções para valorizar a vida e a saúde surjam do diálogo e da conscientização dos próprios alunos. 



Alunos do Colégio Vinícius de Moraes

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Sociedade em movimento para a Cultura da Paz em Londrina

O Colégio CAIC do bairro União da Vitória em Londrina participou de uma atividade sobre Cultura de Paz no sábado (27/07). Promovida pelo Governo do Estado do Paraná, Prefeitura Municipal de Londrina e diversos parceiros, entre eles o Sesi, o objetivo era de melhorar a qualidade de vida e resgatar o direto à cidadania de cada morador.

Com o propósito de refletir sobre o desenvolvimento pessoal, a equipe Sesi convidou os participantes do evento a registrarem seu compromisso individual na 'Árvore da Atitude', com o alcance dos ODM em Londrina, com foco no ODM 8.

Colegio Sesi de Ibiporã fez ação durante a SNCS

O Colégio SESI de Ibiporã realizou uma ação solidária na Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade em parceria com o Movimento Nós Podemos Paraná, com foco no ODM 1. O evento contou com os alunos e equipe pedagógica. No decorrer da campanha foram arrecadados roupas, roupas de cama-banho, calçados e cobertores, além de caixas de litros de leite. 

Além das doações realizadas, a professora Carolina Furlaneto, promoveu um debate com seus alunos a respeito dos protestos, ações atuais, entre outros movimentos atuais no Brasil. Juntamente com o debate, o professor Sanada reproduziu um vídeo no qual retrata grandes acontecimentos sociais.

O evento também teve a participação da representante do Movimento Nós Podemos Paraná, Talita Aquino que apresentou os indicativos a respeito dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). 


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Capacitação do Sesi Sustentabilidade e da JAPR em Faxinal

Em parceria com o Sesi Sustentabilidade, a Junior Achievement Paraná (JAPR) esteve em Faxinal no dia 06 de agosto para oferecer uma capacitação de sustentabilidade e meio ambiente aos professores da rede municipal. Essa ação contribui para o alcance do ODM 7 e teve o objetivo de capacitar os professores municipais a fim de que posteriormente eles repassem o aprendizado a seus alunos do 4.º e 5.º ano.

Professores da rede municipal de Faxinal em capacitação da JAPR

Os indicadores do ODM 7 em Faxinal, identificados pelo IBGE em 2008, revelam que o município apresenta ocorrências impactantes no meio ambiente, como por exemplo: poluição da água, contaminação do solo, queimadas, desmatamento e degradação de áreas protegidas. Embora esses problemas não tenham afetado radicalmente as condições de vida da população, o desenvolvimento de consciência ambiental nas escolas é uma ferramenta importante na preservação e respeito ao meio ambiente. 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Palestra é realizada em Santa Lúcia em prol do ODM 2

Em prol do ODM 2 (Educação básica de qualidade para todos), uma palestra foi realizada com os profissionais da rede de ensino público de Santa Lúcia. A palestra tinha como tema "O valor de ser Educador" e levou a reflexão da importância de uma educação de qualidade a todos.


O trabalho foi realizado em parceria com o Colégio Estadual Orlando Luíz Zampronio. Com cartazes e vídeos feitos pelos alunos, os professores se sentiram mais motivados a dar o melhor ensino aos estudantes. Aproximadamente 80 pessoas foram alcançadas com a palestra ministrada pela articuladora da região Oeste/Sudoeste, Thiana Costa.

Formação do colegiado da região Oeste/Sudoeste é pauta em reunião em Cascavel

No dia 06 de agosto, foi realizada em Cascavel, uma reunião com os parceiros do Movimento Nós Podemos Paraná para estabelecer o colegiado da região Oeste/Sudoeste e sobre o termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A reunião foi conduzida pela coordenadora estadual do Movimento Nós Podemos Paraná, Cidinha Zago, que explicou também sobre os ODM e as ações realizadas nos últimos anos em Cascavel.

O colegiado tem como missão mobilizar e articular governos, empresas e comunidades para contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no estado. O termo de adesão é o que estabelece a parceria oficial da instituição ao Movimento. 


O colegiado, ainda, não foi formado. Os representantes das instituições terão uma semana para estudar a proposta de participação do colegiado e convidar mais instituições para ser parceiro do Movimento. No sexta-feira (16), uma comissão se reunirá e com o objetivo de estabelecer quem e quais serão os cargos assumidos. E no dia 23, as instituições retornaram a se reunir juntamente com aquelas que foram convidadas após a primeira reunião. 

Colégio em Cascavel produz web rádio-documentário sobre a SNCS

O Colégio Estadual Padre Carmelo é parceiro do Movimento Nós Podemos Paraná desde 2010. Após Circulo de Diálogo desenvolvido neste mesmo ano, diversas ações foram colocadas em prática, como: o museu do computador, as calçadas em torno no colégio, três bibliotecas que foram montadas, arrecadação de lápis para uma entidade, arrecadação de lixo eletrônico, entre outros.


O projeto Ecoeducar tem como a rádio web um meio de divulgação dos trabalhos desenvolvidos através da educação ambiental. Na Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade os alunos que participam desse projeto produziram um web rádio documentário para divulgação dos oito jeitos de mudar o mundo.

Para ouvir esse documentário e outros acesse a Rádio Web Ecoeducar.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Em Maringá, Maringá Park realiza ações em agosto

EXPOSIÇÃO DEFINIÇÕES DE UM OLHAR

O Maringá Park a exposição Definições de um Olhar com obras do pintor uruguaio Nelson Sosa com telas em pintura a óleo, aquarela, pastel, sanguínea e carvão. Uma das especialidades de Sosa é o retrato, reproduzindo rostos com a perfeição de uma fotografia. O artista também busca inspirações para o seu trabalho no meio ambiente. Primando pelo estilo naturalista e clássico, ele possui várias telas esboçando imagens de paisagens, animais e pessoas.


      A exposição é do dia 01 até o dia 15 de agosto, no 2º piso do Maringá Park.








COPA ARQIMÓVEIS DE FUTEBOL DE BOTÃO.

Dia 10 de agosto às 14h acontece a Copa ARQimóveis de futebol de botão na praça de eventos do Maringá Park! Venha curtir momentos de diversão e descontração. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (44) 3024-2434. E para os campeões a premiação será mesa de futebol de botão, troféu, medalhas e jogos de futebol de botões oficiais.


ESPAÇO DA NOIVA

De 22 a 25 de Agosto o Maringá Park contará com um espaço dedicado as noivas na praça de eventos!
Uma área recheada de magia e muita emoção, onde reunirá fornecedores e empresas que trabalham com cerimônias de casamentos, e as noivas poderão conferir tudo o que precisam para o seu dia tão esperado! Maiores informações pelo telefone: (44) 3226-4472.


MC DIA FELIZ NO MARINGÁ PARK
Dia 31 tem mais uma edição do McDia Feliz. Neste ano a arrecadação com a venda de sanduíches Big Mac custearão o projeto Terapia da Vida, ano 4, da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Trata-se de um projeto que oferece assistência psicológica para as famílias de crianças com câncer. Neste dia, teremos várias atrações culturais na praça de alimentação do shopping. Tiquetes do lanche poderão ser adquiridos antecipadamente na RFCC.