8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

I Natal Solidário na Ilha dos Valadares – Paranaguá/PR

No último dia 15 de dezembro ocorreu em Paranaguá mais uma ação voluntária destinada, principalmente, às crianças da cidade.

Foto: Catanduvense Ilha dos Valadares
Com recursos arrecadados ao longo do ano e com à disposição e a boa vontade de voluntários e amigos, um grupo representado por um time de futebol da região chamado Catanduvense acumulou centenas de brinquedos destinados às crianças da comunidade, sendo a maioria moradores da Ilha dos Valadares. Para a entrega dos presentes, foi utilizado a residência de um dos membros do time.

Conforme mencionou a voluntária Lucia Nogueira, “a ação de Natal foi importante para despertar um sentimento de bondade e sentimento pelo próximo, devido as dificuldades encontradas no local”.


É importante salientar que a ação está alinhada com o objetivo 8 dos Objetivos do Milênio (ODM), onde todos devem agir em prol do desenvolvimento social.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Sustentabilidade foi o assunto do fim de semana em Cascavel

Aconteceu em Cascavel no ultimo sábado (21) o "Primeiro Diálogo em Prol da Sustentabilidade". O evento tinha como objetivo envolver a comunidade na mudança de hábitos pensando sempre no Meio Ambiente.

A coordenadora do Centro da Juventude Jomar Vieira Rocha( local onde foi concentrada a maior parte da ação), Rosangela Golveia, diz que esse diálogo já vinha sendo pensado desde o começo do ano e que o fim do ano foi escolhido para que além de trabalhar as questões ambientais os alunos e educadores do Centro pudessem comemorar o ano de tantas vitórias.

Foto: Assessoria da Univel 
O dia 21 começou cedo e muito agitado. Logo de manhã a Univel (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel, instituição parceira do Colegiado Cascavel) por meio dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Comunicação Social -  Jornalismo; a Itaipu e as lideranças do Bairro Interlagos realizaram a recuperação do rio que passa por duas comunidades atendidas pelo Centro: Melissa e Julieta Bueno. Foram plantadas em torno da nascente mudas de Pitangueiras e Pau-brasil.

Paralelamente a recuperação, os educadores junto com seus alunos pegaram suas luvas e sacos de lixo e saíram pelos bairros, batendo de porta em porta lembrando que os materiais de Logística Reversa não podem ser jogados no lixo doméstico e que durante todo o dia estariam recebendo óleo de cozinha usado, lâmpadas queimadas, remédios vencidos, baterias, pilhas e eletrônicos quebrados.
Foto: Jornal O Paraná
O salão comunitário do Bairro Melissa também foi beneficiado com a ção dos alunos do CJ. Além da instalação da rede elétrica na parte interna no salão, os alunos da Oficina de Grafite colocaram seus talentos em prática deixando o exterior do local mais colorido. Eles contaram com a ajuda da instituição de Toledo: Florir Toledo que trouxe seus educandos para a criação de um jardim na entrada do salão.

Nas salas de aula do Centro aconteciam as oficinas de árvore de natal feira de garrafa pet e pintura no rosto ministradas pelas alunas do Recilei e Recicléu (instituição parceira do Colegiado Cascavel). Era oferecido também o curso de corte de cabelo pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), feira com os produtos do Artesanato da  Comunidade e exposição dos trabalhos realizados pela Cootacar(Cooperativa de Catadores de Cascavel).

Ao meio-dia os alunos, educadores  e colaboradores da ação puderam desfrutar de um almoço produzido pela turma da Oficina de Aproveitamento Total dos Alimentos que foi oferecido pela Itaipu para as mulheres das comunidades em torno do CJ.

Foram distribuídas logo após o almoço cestas natalinas de doces para alunos e crianças da comunidade.

Foto: Assessoria da Univel 
Na parte da tarde, as atividades se concentraram no ginásio do Centro da Juventude, os alunos puderam desfrutar e participar de campeonato de skate, organizado em parceira com a Green Skate Shop, Campeonato de Futsal, campeonato de Basquete de Rua organizado em parceria com a CUFA(Central Única das Favelas), campeonato de Tênis de Mesa em parceira com o Sesc, dança de rua e  brinquedos infláveis.

Para encerramento do evento os alunos e os pais puderam assistir apresentações culturais e a queima de fogos de artifícios e além disso a árvore de natal montada na caixa d'água foi iluminada!

Durante o mais de um mês de organização várias parceiros foram aderindo essa luta, sendo que foram cerca de 25 instituições envolvidas.

As atividades contribuíram para diversos ODMs entre eles: 1, 6, 7 e 8.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Centro da Juventude realiza o 1.º Diálogo Comunitário neste sábado


O Centro da Juventude Profº Jomar Vieira da Rocha realiza em Cascavel, no dia 21 de dezembro, o 1.º Diálogo Comunitário para a Sustentabilidade. A atividade será realizada em conjunto com as Associações de Moradores dos bairros Interlagos, Melissa, Conjunto Julieta Bueno,Sesi Cascavel, Univel ,Programa Cultivando Água Boa da Itaipu e demais parceiros.


Na oportunidade, diversas atividades serão realizadas: apresentações artísticas – teatro, rap, cinema, músicas natalinas; cortes de cabelo; construção de Árvore de Natal com PET; jardinagem; campeonato de skate; grafite; distribuição de mudas de árvores.
Aos participantes também será ressaltada a importância do catador de materiais recicláveis. Será trabalhada a logística reversa (coletas, em pontos estratégicos da comunidade, de materiais como: lâmpadas usadas, materiais eletrônicos, baterias de celular e pilhas, remédios vencidos), os materiais recolhidos serão encaminhados a empresas para devida alocação.
O evento oferecerá  uma  grande oportunidade para  o alcance dos ODM 7 e 8 (
Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente,Todo mundo trabalhando  pelo desenvolvimento). O evento  é aberto à comunidade e será realizado das 10h às 20 horas, na Associação de Moradores do Julieta Bueno e Melissa e no Centro da Juventude(Rua Travessa da Felicidade 601).

                                                              



quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Prefeitura Municipal de Guarapuava desenvolve a 2º Edição de Especialidades nos bairros


            Nesta sexta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISGAP) realizaram o 2.º Especialidades nos Bairros. O mutirão de atendimento acorreu na Escola Municipal Iná Ribas Carli, no bairro Xarquinho, com a participação de 20 médicos de diversas especialidades.  Cerca de 1.500 pessoas foram atendidas, incluindo moradores dos bairros de Dourados e Pinheiros. A ação, inédita da Prefeitura Municipal de Guarapuava, tem o objetivo de ajustar o fluxo de exames e normalizar a fila de espera na rede municipal de saúde.
                      De acordo com a diretoria executiva do CISGAP, médicos e funcionários estão se dedicando para obter bons resultados, pois, a demanda de mais de 18 mil encaminhamentos em Guarapuava pode ser reduzida com esses atendimentos nos bairros e no próprio CISGAP. O primeiro mutirão aconteceu em novembro, no bairro Morro Alto, sendo beneficiadas 850 pessoas. Após a consulta, o paciente poderá ser liberado ou encaminhado para outros exames. O próximo a receber o mutirão será o bairro Vila Bela.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1T4kcC2M3EBheAGjx89-ZKmwAmNJQkl4z6ogJwKIBGQdiKM9fmBAGUC18of6AfoeZwJgE8O89xYZhhtYic-rf030Z2q_q5nDqGMGhi34UYAAsHGQXYYeca-imjeZd_VTFvE4DsZUe6Q4O/s400/img_2097.jpg

Inclusão e Acessibilidade são focos em debate na Iª Conferência Municipal de Direito de Pessoas com Deficiência

A direção da Escola de Educação Especial Nova Esperança (APAE) realizou nesta quarta (11) a Iª Conferência Municipal de Direito de Pessoas com Deficiência, em Reserva do Iguaçu. O encontro proporcionou à comunidade o conhecimento sobre os principais direitos das pessoas com necessidades especiais, oportunidade em que os temas de inclusão e acessibilidade propiciaram discussões dais quais resultaram em parcerias com escolas, instituições, comunidade local e a Prefeitura Municipal através de vereadores e o Prefeito Sr. Emerson Julio Ribeiro, o qual comprometeu-se à mobilização das adaptações de pisos, vias e demais locais públicos, de forma a priorizar o uso de verbas públicas vindas do Governo Estadual e destinadas à construção de um novo espaço na Escola de Educação Especial Nova Esperança para o atendimento ao público - alvo da Iª Conferência.

            Ainda nessa oportunidade, a instituição recebeu um novo veículo para o transporte dos alunos da Escola Novo Esperança possibilitando a acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTnhD_7mOr-IB0Xn76mpwc2KQQQZhtmNG380U6vgOSz_QgZxis-oyCfbD6sIzdxO3k9X3tfUK8OsX2NwpmR5xj0nOYfiOGV6_PXFyu-bSSZz7jxq4i8zKAA5wekQfYPeX_hD36tIF0QrFr/s400/tn_IMG_0126.JPG

Instituição do Colegiado Cascavel realiza campanhas de Natal

  A Univel, uma das instituições que compõe o Colegiado Cascavel, realizou nesse fim de ano duas campanhas solidárias: arrecadação de brinquedos e doações a famílias carentes.

As duas foram organizadas por funcionários do curso de Direito da universidade.

Cerca de 400 brinquedos foram arrecadados pela professora e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas/ SAJU, Luciana Chemim, e distribuídos em áreas carentes de Cascavel no dia 07. Alguns brinquedos também foram entregues no Hospital do Câncer de Cascavel - Uopeccan. 




Já a gestora do curso, Elizabet Leal  arrecadou alimentos, donativos e brinquedos que foram distribuídos a famílias do bairro Períolo no dia 15.  Para a entrega Elizabet contou com a ajuda do presidente da instituição Renato Silva, a coordenadora do curso de Gestão Ambiental: Elaine Wilges e a coordenadora pedagógica Vela Lúcia.






terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Projeto Indústria Itinerante Paranaguá - Colégio Estadual Maria de Lurdes Morosowski

Foto: Danielle F. de Lima
Como resultado da capacitação ocorrida no Núcleo Regional de Educação através do Projeto Indústria Itinerante, os professores do Colégio Maria de Lurdes Morosowski coordenaram atividades que instigaram os alunos a pensar e praticar a consciência ambiental através de funcionais suportes para a separação de resíduos, economia da água e reutilização de materiais passíveis de reciclagem.

Foto: Danielle F. de Lima
No decorrer das atividades, foi apresentada qual a importância de cada projeto, bem como a forma de utilização e aplicação para a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar. Dentre os diversos materiais utilizados, estão o papelão, papel, garrafa plástica, vidro e tecidos.

Conforme mencionou a professora do SESI Danielle Ferreira de Lima, “o grande diferencial dos trabalhos elaborados é a facilidade de aplicação no cotidiano da comunidade, fato essencial para que ações sustentáveis sejam difundidas”.

É importante frisar que a iniciativa está alinhada com os objetivos sete e oito dos Objetivos do Milênio (ODM), onde é destacada a importância de ações conjuntas para o desenvolvimento local, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Natal Luz:Papai Noel Solidário entrega presentes às crianças carentes em Cascavel

A entrega dos presentes, solicitados por meio das cartinhas deixadas na Casa do Papai Noel Solidário, já está sendo realizada pelo Bom Velhinho. Cerca de mil cartinhas foram adotadas por  empresários,entidades, instituições financeiras, servidores municipais e população em geral. A entrega será realizada até o dia 20 de dezembro.
NATAL LUZ
O Natal Luz foi organizado pela Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e as entidades parceiras: Fiep, Acic, Amic, Sindilojas e Catedral Nossa Senhora Aparecida.
Ainda há cartinhas para serem adotadas. Para adotar basta se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As cartas são selecionadas e digitalizadas, para que haja controle dos pedidos, não havendo duplicidade.
O projeto tem como patrocinadores as empresas Pioneira de Transporte Coletivo, Viação Capital do Oeste, Vale Sim, Amic, Sicoob, Coca-Cola, Sicredi, Sindilojas, Fiep e Ecocataratas.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Nós Podemos Londrina realiza mais uma Mostra de Projetos

Com o objetivo de trocar experiências de empreendedorismo social e voluntariado, bem como estabelecer novas parcerias para o alcance dos Objetivos dos Milênios, o Nós Podemos Londrina organizou na tarde da quinta-feira, 5, mais uma Mostra de Projetos. O evento, que ocorreu no Rotary Club de Londrina, teve cerca de 20 projetos inscritos de toda a região.
O modo dialogado, no qual três projetos se apresentam por mesa, se alternando, foi escolhido devido ao grande número de projetos, e também por permitir uma rica troca de informações e aproximação entre os participantes.
A mostra teve a ilustre presença de figuras importantes da área social, como Kimiko Yoshii, do Instituto Yoshii e Mildred Bueno, da Associação Beneficente Galvão Bueno. Para D. Kimiko, “nós devemos ter a preocupação de mudar nossa comunidade. A mudança que buscamos só depende de nós”.

As instituições que estiveram presentes na tarde de ontem foram: Londrina Pazeando, Clube Aventureiros do Amanhecer, Instituto GRPCOM, Instituto Ina Brasil, LBV, Sicoob, Escola Municipal Maria Alice Bittencourt Augusto Forti de Cambará, Secretaria Municipal de Londrina, UNIFIL, Associação Galvão Bueno, Guarda Mirim, Colégio SESI de Londrina, UNINORTE e Instituto Yoshii.



Movimento Nós Podemos Paraná, em parceria com o SESC de Apucarana, realiza primeira Mostra de Projetos



    Na última quinta-feira, 12, pela primeira vez, o Movimento Nós Podemos Paraná organizou, em parceria com o SESC Apucarana, a Mostra de Projetos. O evento, que durou o dia todo, teve apresentações de diversos grupos culturais, além da participação de mais de 15 instituições de Apucarana, Novo Itacolombi, Marilândia do Sul e Arapongas.
  Para o vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Martins Júnior, “todos nós acordamos e enfrentamos nossa rotina com a vontade de fazer algo bom, a mostra foi só mais uma forma de concretizar essa vontade".
      A aceitação foi grande no município, mais de 100 pessoas da comunidade, do poder público e do poder privado estiveram presentes. Marcia Regina Souza, responsável do SESI de Apucarana pela realização da Mostra de Projetos, acredita que “essa foi só a primeira mostra de muitas que virão”.

Os projetos e as instituições que se apresentaram foram:

Casa do Bom Menino de Arapongas – “Projeto Crescer”
Prefeitura Municipal de Novo Itacolombi – “Saúde, educação e assistência social”
SESC Paraná – “Futuro Integral”
Autarquia da saúde de Apucarana – “Bioterapia”
APAE de Marilândia do Sul – “Lixo, bicho é” e “Igualdade e Fraternidade”
Secretaria da Mulher – “Gênero nas Escolas”
Observatório Social de Apucarana – “Controle social e fomento para cidadania”
Conseg Apucarana – “Bom vizinho”
UTFPR – “ Curso de capacitação – LIBRAS”, “ Projeto Novos Talentos” e “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência”




quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Evento do Cuide Se + Família é realizado em todo o Paraná


 No ultimo dia 08 de Dezembro as articuladoras do Sesi Indústria e Sociedade: Thiana Costa (Cascavel) e Graziela Pilatti (Guarapuava) participaram do evento Cuide-se + Família que ocorreu no município de Quedas do Iguaçu. O evento contou com atividades como : Caminhada Cuide-se + , Reunião Técnica com Parceiros e Colaboradores, Brinquedos Infláveis e Cama Elástica, Oficinas de Pintura e futebol e a Gincana Cuide - se +. A  Árvore da Atitude, atividade realizada pela equipe Sesi Indústria e Sociedade, levou aos participantes a possibilidade de registrarem a sua atitude que contribuir para o cuidado da sua família. Ao todo foram 30 atendimentos com a Árvore e 50 ações registradas. Além de Quedas do Iguaçu, outras cinco cidades somando cerca de 18 mil atendimentos, 62 instituições parceiras, 10 mil participantes e 370 voluntários. Cuide-Se + é um programa do Sesi que busca a qualidade de vida do colaborador da Indústria.

APAE Cascavel promove segunda edição do "APAExonados por Futebol"








Quem nunca sonhou em trocar passes com grandes ídolos do futebol do passado e da  atualide? Essa possibilidade pode atingir o campo da realidade no próximo dia 13 de Dezembro, quando a APAE de Cascavel realiza a segunda edição do "Apaexonados por Futebol".
Grande atletas como o ex goleiro do Palmeiras  Marcos o "São Marcos" ,Vampeta , Denílson, Alessandro(Corinthians) e jornalistas esportivos como Milton Neves  e o comentarista Neto da (Band) já confirmaram presença. No dia  acontecerá uma partida de futebol reunindo os grandes nomes do futebol alem de sorteios de prêmios. O evento acontecera no Instituto Globoaves com inicio as 18hs, e o dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos  será revertido a APAE de Cascavel.
Em Cascavel são 451 alunos atendidos pela área pedagógica e também de saúde. Outros 65 alunos continuam sendo acompanhados por profissionais. Pelo segundo ano seguido o dia das APAEs em Cascavel é comemorado de um jeito diferente contribuindo para o Odm 8 com o "Apaexonados por Futebol".

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Almoço dos voluntários e comemoração do Natal – UOPECCAN


Em comemoração ao Dia do Voluntário, 05 de dezembro, foi realizado um almoço em agradecimento a todos os voluntários que atuam na União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer - UOPECCAN.

A próxima ação realizada será para o Natal, dia 11 de dezembro. Será realizado uma festa de natal para as crianças e adolescentes em tratamento na UOPECCAN na Tamara Festas. Além dos brinquedos, será servido lanche especial e entrega de brinquedos pelo Papai Noel.

Assim a UOPECCAN trabalha cuidando dos seus pacientes e agradecendo a seus voluntários, pois sabem a importância deles para rotina do Hospital. Todos Trabalhando pelo desenvolvimento, ODM 8, é possível fazer de alguns instantes momentos inesquecíveis

Passeata em prol da Igualdade dos Sexos é realizada em Cascavel

Os batuques produzidos por elas são sua única munição. O instrumento, quando combinado com uma união de vozes, seria capaz de produzir mudanças na sociedade. Ao menos, é o que as mulheres do grupo fuzarca feminista almejam. “Somos contra a violência sofrida pelas mulheres, repudiamos o machismo e o patriarcado e acreditamos que essa luta deve ser construída por homens e mulheres”, afirma uma das integrantes do grupo, Thamara Parteka.
(Foto: Portal da Catve)
Depois de 16 dias de ativismo, iniciado em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, hoje (10) um grupo de aproximadamente 100 mulheres foram da Prefeitura de Cascavel até o Fórum, para lembrar também o Dia Internacional dos Direitos Humanos. “Durantes esses 16 dias de luta, houve palestras, reivindicações, minicursos, apresentações artísticas e culturais e o encerramento é hoje, com a marcha contra todo tipo de violência: moral, física, psicológica, patrimonial, sexual. Devemos ter os mesmos direitos que os homens, os mesmos salários, ter o direito de vestir e se portar como quisermos. E o Estado deve garantir isso”, ressalta Thamara.
O trajeto da marcha não foi escolhido por acaso. As manifestantes vão protocolar no Fórum um pedido para o Ministério Público a respeito da criação de um prédio para a Cadeia Feminina de Cascavel. (Informações Central Gazeta de Noticias) 




Alunos e Funcionários do Colégio Sesi Cascavel fazem a alegria de 100 crianças no Natal

No mês de Dezembro o espirito natalino toma conta de todas as regiões. Atingidos por esse sentimento os alunos e funcionários do Colégio Sesi Cascavel fizeram um natal mais feliz de 100 crianças.

Os Correios de todo o Brasil recebem centenas de cartinhas para o Papai Noel, destas 100 foram arrecadas para o Colégio Sesi Cascavel.

Os alunos e funcionários se mobilizaram e conseguiram arrecadar todos os presentes.

Fim de ano mais solidário contribuindo para o ODM 8.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Ação de Natal SESI/SENAI Paranaguá

Mais uma ação bem sucedida ocorreu em Paranaguá através do SESI e SENAI. Ao longo do mês de Novembro, a iniciativa arrecadou diversos brinquedos a serem distribuídos para creches da localidade através de professores, alunos, funcionários e população em geral.

Foto: Schanna Carvalho
Já com um elevado número de presentes, no dia 05 de dezembro colaboradores do SESI/SENAI visitaram as creches CEMEI Agadil e CEMEI Nossa Senhora dos Navegantes e fizeram a alegria das crianças. É notável o senso de cooperação e espírito natalino que envolveu a iniciativa em todos os momentos, sentimentos tão necessários para o desenvolvimento da comunidade e principalmente das pessoas.

Conforme mencionou a assistente pedagógica do SESI Paranaguá, Schanna Carvalho Pereira, “Nesta ação de natal queremos dar um pouco de nós para as crianças principalmente para aquelas que não terão presente de natal de ninguém. Levando o espírito natalino junto com a chegada do Papai Noel que desperta o sorriso no rosto de cada criança presenteada. Ser voluntaria é doar amor, um gesto mútuo que vai e volta em dobro!”.

É importante frisar que a ação está alinhada com o objetivo oito dos Objetivos do Milênio (ODM), onde todos devem estar comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Alunos do Centro da Juventude de Cascavel participam de uma tarde diferenciada

Na sexta-feira (29), os alunos que frequentam o Centro da Juventude junto com suas mães puderam participar do ultimo Chá das Famílias de 2013. O evento além de ser um momento de confraternização também trouxe um tema a ser discutido: Saúde Bucal.

A palestra articulada pelo Sesi com o dentista Ederson Santos Rocha, gerente da Divisão da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, trouxe ao grupo a importância da higiene e da saúde bucal. “É muito importante dividir conhecimentos, trazendo o tema de maneira simples, revertendo em saúde bucal aos participantes, consequentemente melhorando a saúde geral dos mesmos”.

 Na programação, além da palestra foram distribuídos 400 kits bucais, doados pelo Sesi. 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Mostra de Projetos em Maringá

Na manhã da ultima quinta-feira (28/11) realizou-se a Mostra de Projetos em Maringá. Todos os projetos, além de estarem relacionados com os 8 Objetivos do Milênio, desenvolvem um papel especial na sociedade maringaense e região de transformar as suas realidades em algo melhor.



Os projetos mostravam o quão importante algumas ações, independentemente do tamanho delas, impactam de forma tão singular a vida de quem precisa e transformam a realidade de pessoas que por muitas vezes não tem o apoio da família ou a quem pedir ajuda em suas vidas. Além de ajudar, os projetos também desenvolvem o pensamento sustentável nessas pessoas, o que não só melhoram suas condições de vida como também afetam toda a sociedade em que estão inseridos.


Entre os participantes da Mostra estavam a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Cooperativa Sicredi União PR/SP, Instituto COCAMAR, Instituto GRPCOM, CAP/CONSEG/PEN, CIS/AMUNPAR (Loanda), Centro Educacional Axia, Unimed Maringá, Instituto Cidade Canção, Sementes Tecnológicas, Prefeitura Municipal de Maringá, Sicoob Metropolitano, UniCesumar e Usaçucar.


A Amostra contou ainda com apresentações de capoeira, kung-fu, dança e violão das crianças de uma escola municipal de Araruna. Os alunos puderam mostrar que além do conhecimento proporcionado dentro da sala de aula, as atividades extras desenvolvem neles habilidades e condutas que os guiarão durante toda a sua vida. Esse reconhecimento é mais do que merecido para aqueles que realmente se importam com a educação e querem formar cidadãos de bem.



Gostaríamos de agradecer a participação, colaboração e energia de cada um dos envolvidos na entrega da Mostra de Projetos 2013. Hoje, os projetos realizados por vocês têm sido referência na rede e isso se dá pela dedicação da parte de cada um. PARABÉNS A TODOS!!

Cras e Sesi cuidando dos idosos do municipio de IV Centenário


O Cras de IV Centenário realizou, em parceria com o SESI, na última quinta feira dia 28 de novembro, um evento para o grupo da terceira idade. O tema do encontro foi “Qualidade de vida na melhor idade”,  ministrado pela articuladora Thiana Costa, em forma de palestra que abordou os seguintes tópicos: Fases da vida, envelhecimento saudável, comportamentos preventivos, principais problemas e riscos na terceira idade, Saúde e qualidade de vida.


Neste dia participaram cerca de 70 idosos, que foram bem participativos, interagindo durante todo o encontro, compartilhando experiências e fazendo perguntas. Ao final o Cras  ofereceu um saboroso lanche aos convidados.

Pensando na qualidade de vida dos idosos de IV Centenário o Sesi e o Cras promovem mensalmente ações que auxiliam e beneficiam a todos que participam. Ajude você também, faça a sua parte. 


Prefeitura de Jataizinho e SESI realizam Mostra de Projetos


Na tarde de quinta-feira (28), a prefeitura de Jataizinho e Serviço Social da Indústria (SESI), realizaram a mostra de projetos sociais de desenvolvimento local, no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e contou com a exposição de sete projetos de cinco cidades da região, entre elas Jataizinho, Londrina, Arapongas, Guaraci e Florestópolis.

Logo após o cerimonial de abertura do evento, houve palestra de sensibilização para sustentabilidade com Thiago Pantoja, assistente social e técnico de meio ambiente. Além dos diversos projetos apresentados no evento, os projetos de Jataizinho, Eco Natal Feliz e Horta Escolar da escola Princesa Isabel se destacaram por apresentarem soluções inovadoras na realidade das comunidades atendidas por eles, visto que ambos utilizam material reciclado (garrafas PET), e práticas sustentáveis.

Para o Prefeito Élio Duque, Jataizinho está contanto com um parceiro que possui importância reconhecida nacionalmente por oferece serviços sociais de qualidade para as mais variadas instituições do pais. “Para o próximo ano vamos efetuar várias projetos com o apoio do Sesi afim de garantirmos a efetividade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” Frisou o prefeito.

De acordo com a coordenador de projetos do SESI Londrina, Fabiana Vanconcellos, o evento aproximou os diversos atores dos projetos para que ambos troquem experiências e assim aperfeiçoarem as ações desenvolvidas junto a suas comunidades. “O mais importante aqui é garantirmos a criação e execução de projetos que estão de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecido no ano de 2000 pelas Nações Unidas, e que hoje apresentam bons resultados locais”.
Além dos projetos de Jataizinho ouve a apresentação dos seguintes iniciativas:

- Projeto Construindo o Futuro – CAIAC - de Florestópolis;
- Projeto Orquestra de Flauta doce e percussão de Guaraci;
- Projeto Guará de Guaraci;
- Projeto Iniciativas sustentáveis nos canteiros de obra da Contrutora Ayoshii - Londrina;
- Projeto Empreendedorismo Juvenil do SESI Arapongas.
"Mostra de Projetos 2013 em Araruna "

A Mostra de Projetos SESI Paraná foi realizada pela primeira vez na região da COMCAM nesta quarta-feira (27/11), tendo como sede o Município de Araruna.
“A Mostra de Projetos foi criada para promover o encontro de pessoas que fazem ações em prol de uma comunidade melhor com aquelas que querem fazer algo e ainda não sabem como dar o pontapé inicial. Essa é a proposta: a interação gera ideias e as ideias geram resultados! Em Maringá é lindo de ver: o pessoal das empresas, Secretarias Municipais, entidades e afins se organizam de uma maneira que não precisam de mim pra nada. Eles articulam contatos e ações para todos participarem juntos. Fazem o que tem que ser feito: buscam o melhor para o seu município e é isso que queremos que aconteça em Araruna!”, diz Vanessa Santos, Articuladora do SESI Indústria e Sociedade de Maringá.
A Mostra foi realizada na Casa da Cultura de Araruna e contou com a apresentação de cinco projetos de responsabilidade social e ambiental realizados na COMCAM e um projeto de Maringá.
Prestigiando o evento, estiveram presentes representantes da Administração Municipal, Câmara de Vereadores, Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, Prefeitura de Rancho Alegre d’Oeste, Prefeitura de Peabiru, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão (UTFPR-CM), duas escolas municipais e um colégio estadual, além da população do município.
“Foi o máximo, adorei! Eu achei que foi ótimo e que deu para saber mais sobre o esgoto do Paraná, e para o que serve a coleta de lixo!”, comentou Olavo Henrique dos Santos, aluno do 5° ano da Escola Municipal Profª Abgail de Oliveira Guimarães. Julio Cesar da Silva, doutorando da UEM e orientador de um projeto de compostagem do Colégio Axia de Maringá expôs sua opinião sobre o evento: ”Deixo meus parabéns aos organizadores do evento, em especial ao meu amigo e ex-aluno, Jhony! Ele me deixou orgulhoso hoje!”.
O SESI Maringá, o Projeto Apiaba e a Administração Municipal já estão articulando a segunda edição da Mostra para 2014, também em Araruna.