8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

SESI leva oficina de Arranjo Educativo Local para Nova América da Colina

Nesse mês, o SESI Londrina organizou, com o apoio das palestrantes Karin Bruckheimer e Fernanda Martins, de Curitiba, uma oficina de Arranjo Educativo Local (AEL) no município de Nova América da Colina. O AEL é uma comunidade de pessoas que se conectam em rede, em uma localidade, para poder aprender e ensinar juntos.

Essa comunidade surgiu da necessidade de transformar a educação atual, pois vivemos em uma sociedade de rede que transmite informações em tempo real e em todo momento, e ao contrário do que se espera, a nossa educação não mudou. Sempre fomos educados para respeitar uma hierarquia e seguir ordens, e mais do que nunca, as pessoas de hoje precisam ser dinâmicas para acompanhar esse processo.

Com a intenção de preparar os educadores do município a participarem dessa rede e buscar a troca de conhecimento para a formação de indivíduos criativos e inovadores, a oficina durou dois dias com a articulação da Bárbara Herthel e contou com a participação de mais de 20 pessoas. 


Projeto Vereadores Mirins de Paranaguá incentiva estudantes a agirem por melhorias na comunidade

Visando desenvolver a educação política entre os jovens de Paranaguá, a Câmara Municipal de Paranaguá sediou a cerimônia de posse de onze vereadores mirins, eleitos para representar escolas municipais, estaduais e particulares.

Originalmente proposto pelo vereador Antônio Ricardo dos Santos, o projeto esteve parado por um período, sendo retomado este ano pelo vereador Marquinhos Roque. Em entrevista ao setor de jornalismo da Prefeitura Municipal de Paranaguá, o vereador enfatizou a importância da participação da comunidade adolescente no cenário político local: “Eles terão a experiência de ouvir a comunidade escolar da qual participam e propor soluções. Se a proposta for boa, pode virar projeto de lei”, explicou o presidente da Câmara.

Foto: http://www.paranagua.pr.gov.br
Simulando uma legislatura original, os alunos foram eleitos através dos votos que receberam dos alunos de cada escola/colégio. Bem por isso, terão de desenvolver projetos e planos que contribuam para o desenvolvimento da comunidade. Conforme mencionou o presidente da Câmara, os estudantes terão a oportunidade de conviver com pressões e cobranças de seus eleitores, no que diz respeito às iniciativas parlamentares e ações desenvolvidas. Nota-se aqui a excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal, emocional e político para cada parlamentar mirim.

“Espero que tenhamos futuros políticos ou apenas cidadãos que estejam atentos as suas comunidades e lutem pela melhoria da nossa Paranaguá”, finalizou o prefeito Edison de oliveira Kersten em entrevista ao jornalista da prefeitura.


É importante destacar que a iniciativa corrobora com o objetivo oito dos Objetivos do Milênio (ODM), onde parcerias são indispensáveis na obtenção de uma comunidade próspera em todos os aspectos. 

Fontes:
http://www.paranagua.pr.gov.br/noticias/noticia5259.html

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Biblioteca Digital Comunitária promove inclusão social e digital em Londrina

     Dia 27 de fevereiro é o Dia Nacional do Livro Didático, tal data comemorativa surgiu com o intuito de valorizar essa ferramenta utilizada pelos professores, que é fundamental para a formação do estudante. Contudo, além das escolas, há outras instituições envolvidas no trabalho da democratização da educação, instituições essas que realizam trabalhos que complementam a formação dos alunos e consequentemente contribuem com o alcance do ODM 2 (Educação Básica de Qualidade para todos).
     Em Londrina quem realiza um trabalho assim é o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), que foi criado em 12 de maio de 2003 e surge como uma alternativa de oferecer produtos e serviços bancários a baixo custo, proporcionando retorno econômico para seus associados e desenvolvimento social nas comunidades em que atua.  Entre os principais objetivos do Sicoob Paraná está o comprometimento com a transformação social, que se dá através da solidariedade e colaboração entre o cooperado e a comunidade.  Nesse sentido, o Sicoob Paraná criou o Instituto Sicoob PR, responsável por realizar ações e projetos de cunho social que objetivam cooperar com o desenvolvimento da comunidade. Os projetos promovem a inclusão social, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
     Entre suas ações e projetos está a “Biblioteca Digital Comunitária”, que através da profissionalização da população da zona norte do município de Londrina, contribui para concretização de dois dos 08 Objetivos do Milênio – “Educação Básica de Qualidade Para Todos” e “Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento”.  A biblioteca foi criada após uma pesquisa realizada junto à Cáritas Arquidiocesana de Londrina, que indicou alto índice de vulnerabilidade social e econômica na região norte da cidade. O projeto que engloba a inclusão digital, serviços culturais, sociais e profissionalizantes teve início em outubro de 2011 e desde então já realizou mais de 10 mil atendimentos até dezembro de 2013.  Entre as atividades promovidas estão cursos de informática básica, operador de informática, acesso à internet, oficinas de confecção de pufs, conto de histórias no contraturno das crianças, curso para mulher empreendedora, e também arrecadação de doações de livros. A biblioteca digital, através da socialização do conhecimento contido nos livros, estudos e pesquisas disponibilizados na internet, busca proporcionar às comunidades da região norte de Londrina, em especial crianças, adolescentes e jovens, o acesso a serviços culturais e sociais que contribuem para sua capacitação profissional.


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Alunos do Pronatec recebem tratamento odontológico no SENAI Cascavel

As Secretarias de Assistência Social e de Saúde já começaram a desenvolver, em Cascavel, o Programa Federal Brasil Sorridente. O programa abre o acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), aos alunos matriculados nos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

 


Palestras educativas estão sendo realizadas pela equipe de saúde bucal da Secretaria de Saúde, aos alunos matriculados no Senai e no Senac, nos diversos cursos do Pronatec. São passadas orientações sobre saúde bucal, e apresentada a estrutura da Atenção Básica que oferece nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família), tratamento em 36 clínicas odontológicas, além de parcerias com Profilab, Apae, Ceacri, 15ª DP e CEO (Centro de Especialidade Odontológica) da Unioeste e da Unipar.

Depois de assistir às palestras, os alunos são encaminhados para tratamento odontológico na unidade de saúde mais próxima da sua residência. As palestras serão realizadas mensalmente, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Mais uma grande iniciativa em Cascavel, alinhada com os ODM 6 e 8, através do trabalho em conjunto oferecendo informações de prevenção de doenças e garantindo  tratamento odontológico  qualidade.

Apresentações culturais agitam o centro histórico de Paranaguá

São vários os eventos culturais que Paranaguá tem recebido e desenvolvido recentemente. No último dia 14, a cidade recebeu a Mostra de Artes Circuito da Maré. Nesta, foram apresentados espetáculos de teatro, dança e música de variados estilos.

Na estreia do circuito, apresentou-se o musical tradicional da cidade de Antonina “Sempre Carnaval”, articulado pelo Bloco dos Bonecos. Sua principal característica destaca-se na coreografia com bonecos gigantes que, nessa ocasião, foram apresentados ao público pelas janelas do Teatro Municipal Raquel Costa.

Foto:  Paulo Ras
Ainda prezando pela cultura popular brasileira e suas peculiaridades, apresentou-se no dia 21 o grupo folclórico Boi Barroso com o espetáculo “Alevanta Meu Boi”, que traz as características culturais específicas do Paraná. Posteriormente, o mesmo grupo de apresentou com o espetáculo “Dança da Balainha”, herança cultural do folclore português.

Segundo Beni Moura, diretora de ação cultural da Fumcul, “o objetivo principal é mostrar a riqueza cultural do litoral e trabalhar a formação de plateia, despertando o gosto pela cultura local”.

É importante ressaltar que o circuito corrobora com o objetivo oito dos Objetivos do Milênio, onde todos deverão contribuir para o desenvolvimento geral da comunidade.

Fontes:

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde de Maringá e Comitê de Aleitamento Materno iniciam capacitação da IUBAAM

 A Secretaria de Saúde e o Comitê de Aleitamento Materno de Maringá iniciaram nesta segunda-feira (24), uma capacitação da IUBAAM – Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação para os novos funcionários da pasta. O treinamento, realizado no auditório da Secretaria de Saúde, das 8 às 12 horas, vai até a próxima sexta-feira, 28 de fevereiro. A coordenadora de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, Rita Kikuchi, abriu a capacitação destacando o trabalho realizado em todas as Unidades Básicas.
     A Iniciativa, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, concede o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação às UBS que desenvolvem os 10 Passos para o Sucesso da Amamentação. “As equipes das unidades, desde as recepcionistas até as enfermeiras e pediatras, são capacitadas para trabalhar com as gestantes,  as mães e até as avós a importância da amamentação nos primeiros anos de vida do bebê”, lembra Nardi.
      Os 10 passos são ações que a UBS deve desenvolver para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Todos os funcionários das Unidades são capacitados para promover estas ações, a fim de tornar o aleitamento materno uma prática, evitando o desmame precoce e contribuindo significativamente para a saúde e bem estar dos bebês e suas mães. A capacitação é um curso de 20 horas teóricas e quatro horas práticas, utilizando a metodologia da Educação Permanente em Saúde, com dinâmicas de grupo, oficinas de discussão e dramatizações, entre outras ações. Todos os  funcionários das 29 UBS já passaram por esta capacitação, e estão aptos para ajudar e apoiar a mãe a amamentar seu bebê.
    Sempre que são contratados novos profissionais para as Unidades Básicas esta capacitação é realizada, mantendo todas as equipes preparadas dentro do que prevê o IUBAAM. Além disto, todas as Unidades atualmente tem um espaço apropriado para a mãe amamentar, onde as mães encontram orientação e espaço adequado inclusive com poltronas adequadas.

    O Comitê de Aleitamento Materno vem trabalhando também com as servidoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), capacitando-as sobre amamentação, possibilitando à mãe trabalhadora que necessita levar o bebê à creche com idade inferior à seis meses de idade, continuar amamentando. Também com relação às maternidades de Maringá, acontece anualmente uma capacitação realizada pelo Comitê sobre o manejo da lactação para seus  profissionais.
     Para o próximo dia 3 de abril está programada uma capacitação em manejo do aleitamento para 70 coordenadoras e líderes da Pastoral da Criança. “Desta forma, o Comitê procura integrar todas as instituições de assistência à saúde da mulher e da criança, trabalhando em rede,  considerando a importância do aleitamento materno que é a estratégia isolada que mais previne a mortalidade infantil”, explica a Rita Kikuchi, da Coordenação de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde.


Essa Ação está ligada ao ODM 4 - REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL e o ODM 5 - MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES.



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Secretarias da Saúde e Cultura de Maringá lançam a Campanha Carnaval sem Dengue e sem Aids

    As secretarias de Saúde e de Cultura abrem na próxima sexta-feira (28), a campanha Carnaval sem Dengue e sem Aids, com uma ação a partir das 11 horas na Praça Raposo Tavares. Durante todo o período de Carnaval equipes de Agentes de Saúde e do Ambulatório DST/Aids vão aos bailes de rua promovidos pela Prefeitura e aos locais de concentração popular orientando sobre a prevenção da dengue e das doenças sexualmente transmissíveis. 
    A campanha, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, vai alcançar os foliões dos bailes de rua e dos clubes, e também as pessoas que frequentam a noite, mas a meta é chegar a toda população. “Assim como as demais campanhas aproveitamos uma data comemorativa para alertar um público específico, mas com o objetivo de alcançar toda a comunidade porque são assuntos de interesse de todos”.

    

    Sobre a dengue, Nardi lembra que até a semana passada foram 257 casos confirmados, o que deve deixar toda população em alerta contra o mosquito. “Estamos em uma situação de controle, especialmente se comparado ao mesmo período do ano passado, mas a dengue pode evoluir rapidamente se não eliminarmos a água parada nesta época de chuva e calor”, alerta o secretário.
    Em relação às doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a Aids, o Ambulatório DST/Aids da Secretaria de Saúde estará orientando especialmente os jovens e frequentadores dos bailes de Carnaval sobre a importância da prevenção. Serão distribuídos materiais informativos e preservativos, além da orientação sobre a testagem oferecida regularmente pelo Ambulatório, que fica anexo à P
oliclínica Zona Sul, no Jardim Tabaetê.

Essa ação está ligada ao ODM6 - Combater o HIV/Aids, malária e outras doenças, detendo sua propagação e começando a inverter a tendência atual.
Para tal, dependerá fundamentalmente do acesso da população à informação e aos meios de prevenção e de tratamento, sem descuidar da criação de condições ambientais e nutritivas que estanquem os ciclos de reprodução dessas doenças. 

Foz do Jordão realiza palestra contras drogas e álcool para Rede Municipal de Educação

No dia 14 de fevereiro (sexta – feira), o município de Foz do Jordão, desenvolveu uma palestra com o Professor Sergio de Oliveira. O evento foi realizado no Teatro João Maurina e teve a participação de pais e alunos das redes municipal e estadual de ensino. O assunto principal da noite foi referente à família, drogas e álcool.
O Objetivo é fornecer informações e educar as jovens a adotarem hábitos saudáveis e protetores em suas vidas. A prevenção primária evita ou retarda a experimentação do uso de drogas. Portanto, refere-se ao trabalho que é feito junto aos alunos para não consumirem entorpecentes. Nesse contexto, segue um velho ditado “Melhor Prevenir do que remediar”!


Essa capacitação nas redes municipais, contra o consumo desenfreado de álcool precocemente e o uso de entorpecentes ilegais que causam grande mal a saúde, ocasionando doenças graves por utilização de propriedades químicas existentes nas drogas, trabalham certos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), sendo eles:
- ODM 2: Educação básica de qualidade para todos.
- ODM 6: Combater a Aids, a Malária e outras doenças.
- ODM 8: Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Ética e variação de ideais contemporaneos é tema na Educação em Reserva do Iguaçu

       Foi realizado no dia 04 fevereiro (terça- feira), uma palestra cujo tema abordou conceitos de ética e educação na contemporaneidade, para os professores da rede pública municipal de ensino em Reserva do Iguaçu. O objetivo dessa reunião foram perceber as transformações éticas pelas quais a sociedade vem passando nas últimas décadas, e de como valores morais vem mudando de acordo com o passar dos anos.




       A professora que ministrou o evento, Selma Cravo, graduada em pedagogia e filosofia da educação, explanou a variação desses princípios morais e sua relação no ambiente escolar, refletindo na sociedade.
Segundo a professora da rede pública municipal de ensino, Mirian Bianchi Wittes, “devemos resgatar valores básicos como cidadania, amor, caridade e amizade, pois os maiores valores desse país devem ser os princípios de seu povo”.
A palestra faz parte do Sistema Aprende Brasil Positivo, implantado no início de 2013 pela administração pública de Reserva do Iguaçu.
         Esses elementos trabalhados dentro da palestra ministrada pela Professora Selma Cravo, destacam-se alguns dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), como: Educação básica de qualidade (ODM 2) e Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento (ODM 8).
            As percepções de diferenciação da sociedade devem ser debatidas para que a educação mesmo com a variação ideais, não percam os princípios enraizados quando falamos em educação, conceitos éticos e morais podem ser resgatados no ambiente escolar proporcionando a luta na defesa de direitos a uma educação de qualidade, respeitando a ética e a moral.

1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil discute ações para o enfrentamento de desastres naturais


No dia 13 de fevereiro, no salão nobre da Faculdade Campo Real no município de Guarapuava, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. O comitê organizador é composto por representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Comunicação, de Habitação e Urbanismo e de Planejamento, como também Corpo de Bombeiros, Universidade Estadual do Centro - Oeste e entidades da sociedade civil organizada. O desenvolvimento no decorrer da I Conferência se deu em quatro eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil; Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil; e Mobilização e promoção de resposta de proteção e defesa civil na busca de cidades em superação em casos emergenciais.
A Secretaria de Habitação e Urbanismo na comissão, relata que a Conferência integra uma série de ações que podem orientar a administração municipal ao executar um atendimento ágil e unificado às famílias em casos emergenciais. O encontro tem objetivo de promover e fortalecer a participação e o controle social nas políticas públicas do setor, além de tornar Guarapuava preparada para qualquer condição adversa como chuva intensa, alagamento e vendaval.
Essa conferência nos proporciona aparar algumas questões importantes, são elas: A indicação das manifestações de desastres naturais na região sul, o apontamento das soluções de como tratar essa problemática, quais são as orientações que devem ser seguidas pela população e como agir diante de riscos eminentes. Ainda nesse debate, houve a formulação da ideia de desenvolver órgãos de segurança, que trabalhem principalmente na preparação das comunidades para enfrentamento desses casos. Compreendendo que a população é parte ativa na execução de políticas públicas adequadas no luta de casos emergenciais. 
  
Esse evento foi de extrema importância, pois têm se visto que o clima de Guarapuava e região está mudando. A população vem enfrentando granizo, vendaval e até mesmo neve, dessa forma é fundamental que tanto a população quanto as autoridades saibam como agir e estejam preparados com respostas imediatas.
A União da população e do poder público defende os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), pois se tratam de uma relação para o bem de todos. Os Objetivos são: ODM 8 (Todo mundo trabalhando pelo Desenvolvimento) e o ODM 7 ( Qualidade de vida e Respeito ao Meio Ambiente).
A ligação da sociedade civil na fiscalização dos órgãos públicos é essencial em qualquer setor, sendo ela (a sociedade) o órgão receptor das políticas públicas que deve ser orientadas e pautadas em demandas da comunidade, e de características da região, como é o caso dessa I Conferência em Defesa de Proteção da Sociedade Civil. Outro elemento importante é a motivação e divulgação desses eventos para que a sociedade usufrua desse espaço para cobrar do poder público políticas que convêm à região, atendendo suas necessidades e a fiscalização das verbas públicas na aplicação dos setores destinados.

O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outros. Essa ação proporciona a melhor distribuição de recursos e o poder da união da sociedade na cobrança na atuação do Estado como ferramenta de desenvolvimento das cidades e do Brasil. 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Vigilância Sanitária Promove Arrastão contra a Dengue em Moreira Sales




No ultimo sábado (15/02) a Vigilância Sanitária de Moreira Sales em parceria com outros órgãos da cidade deram início ao Arrastão Preventivo de Combate a Dengue.

  Mais de 70 voluntários se reuniram as sete horas da manhã, na Praça Eurides Romano, para dividir e organizar o município por setores e assim auxiliarem os moradores na limpeza de seus quintais e onde mais possa se desenvolver o mosquito da dengue.

  O índice de Moreira Sales, segundo a secretária de saúde Roberta Carpiné, está em 3.0. Um numero preocupante, mas que pode ser controlado se a população se conscientizar e tomar os devidos cuidados com os pontos de proliferação do mosquito. Com certeza o primeiro passo já foi dado com essa iniciativa!

  Para o Prefeito Luiz Volpato, que também participou da ação, "Devemos sempre tomar os devidos cuidados em nossas residências. Se cada um fizer sua parte, fica fácil eliminar o foco da doença".


   Essa ação esta relacionada com o ODM 6, que visa o combate ao HIV/Aids, malária e outras doenças, detendo sua propagação e começando a inverter a tendência atual.





terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Programa Nosso Planeta Nossa Casa leva a conscientização ambiental para as escolas de Paranaguá

Visando capacitar os professores da rede pública municipal de Paranaguá acerca do programa Nosso Planeta Nossa Casa, ocorreu no último dia 10 de fevereiro na Biblioteca Pública Municipal Leôncio Correia, em Paranaguá, um encontro com mais de 120 professores dispostos a aplicar o programa supracitado no primeiro semestre.

O programa Nosso Planeta Nossa Casa visa conscientizar e alertar as crianças de todo o país sobre a importância a conservação do meio ambiente em todos os aspectos. Durante a fase de aplicação, os menores deverão dar sugestões para minimizar o impacto da ação humana sobre a natureza, bem como discutir temas relacionados. Isso com o objetivo de despertar e desenvolver práticas sustentáveis, começando pela escola.

Foto: Geovani Sousa
Durante a reunião, que ocorreu em dois períodos (manhã e tarde), puderam contribuir com informações relevantes o Sr. Marcos Matoso, explanando sobre o Sistema S e Sistema FIEP, o Sr. Gustavo Sampaio, relatando sua experiência como coordenador do movimento Nós Podemos Paranaguá, o Sr. Marcelo Dias, exemplificando sobre a importância do voluntariado no cenário educacional hoje, o Sr. Geovani Sousa, relatando sobre como a experiência no voluntariado Jr Achievement impactou o público alvo e a si mesmo, assim como o Sr. Altair Mariano e Sra. Carolina Chueire, abordando aspectos práticos da aplicação do programa em sala de aula. Também discursou a Secretária de Educação,  Bianca Cristina Bastos Pinheiro, reafirmando a importância em formar alianças que propiciem aos alunos conhecimentos práticos e úteis.

A próxima etapa está marcada para a próxima terça-feira 25, onde o projeto será apresentado aos 46 diretores das escolas municipais de Paranaguá.

É importante ressaltar que a proposta corrobora os objetivos dois e oito dos Objetivos do Milênio, onde é imprescindível proporcionar as crianças e jovens educação básica com qualidade, assim como todos deverão participar e contribuir com o desenvolvimento local.


Fontes: http://www.paranagua.pr.gov.br, http://www.jabrasil.org.br

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Colegiado trabalha na organização da feira "Mulheres e os seus Jeitos de Mudar o Mundo" em Cascavel

Na manhã desta segunda-feira (17), o Colegiado ODM Cascavel reuniu-se para decidir os detalhes que faltam da feira que será realizada em março, em comemoração ao Dia da Mulher.

Infelizmente o primeiro local proposto pelo Núcleo ODM (em frente a Catedral da cidade) não foi aceito pelos responsáveis e o Colegiado decidiu então realizar o evento no calçadão da Av. Brasil, em frente ao comércio de Cascavel.

Alguns detalhes como a autorização da prefeitura, apoio do Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Transito) estão sendo verificados ainda nesta manhã.

O Colegiado ODM avisará aos parceiros e aos demais integrantes do Núcleo assim que surgirem novas situações envolvendo o evento.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Moreira Sales inicia projeto de Parque Ecológico na cidade


O prefeito municipal de Moreira Sales, Luiz Volpato, esteve na tarde desta quarta-feira (05), acompanhado do secretário administrativo Reginaldo Martins e do engenheiro Expedito Brasil, visitando o local onde será construído um Parque Ecológico.

  O local é na baixada da estrada que segue para a Associação dos
Funcionários Públicos, onde é uma área de manancial e percorre 
um rio que tem sua nascente bem próxima que deverá 
receber cuidados de proteção através do departamento de agricultura.
   De acordo com a vistoria feita no
local, o Parque Ecológico contará
com estacionamento, quiosques, 
banheiros e pista de caminhada.
Também será possível 
terceirização de uma lanchonete 
no local.

    “Com certeza será um ganho 
muito grande na área do lazer, 
sem falar da valorização do local
com a construção do parque”,
destacou Volpato.

Além disso, a criação do parque permitirá a prefeitura cuidar melhor
do rio e também melhora a vida dos moradores da cidade, dando um
ambiente perto da natureza onde eles possam se exercitar e tenham
acesso a áreas mais verdes e arborizadas vão com certeza dar um 
grande salto de qualidade na vida dos moradores da cidade.

Essa ação se enquadra no ODM 7, garantindo uma melhora 
significativa na vida das pessoas.