8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sensibilização ODM com pais e alunos de Escola SESI

       O SESI Indústria e Sociedade, em parceria com o SESI Educação, promoveram uma sensibilização para pais e alunos da Escola SESI a respeito dos objetivos do milênio (ODM). A ação aconteceu no dia 11 de abril em dois períodos, de manhã e a tarde, e foi idealizada por professoras da escola SESI com o objetivo de desenvolver uma atividade de integração entre pais e alunos que fortalecesse o tema dos ODMs, que já havia sido trabalhado com os alunos ao longo do mês.

Participaram da atividade cerca de 30 alunos, com idade entre quatro e seis anos, acompanhados pelos pais.  As colaboradoras do SESI Indústria e Sociedade e do SESI Educação desenvolveram uma breve atividade de esclarecimento de dúvidas a respeito dos ODMs e discutiram com pais e alunos algumas sugestões de ações que podem ser realizadas no dia-a-dia e que ainda assim contribuem com os objetivos do milênio. Aproveitando a oportunidade, houve uma breve divulgação do Movimento Nós Podemos Paraná e do trabalho por ele realizado.


SESI Londrina promove o 1º Debate Municipal sobre a destinação do lixo em Guaraci

O SESI Indústria e Sociedade, em parceria com o SENAI e COOPER Região, realizou o 1º Debate Municipal sobre a Destinação do Lixo no município de Guaraci no dia 24 deste mês. O evento, que aconteceu no Centro Cultural Mario lago, teve a presença de mais de 250 pessoas, entre elas moradores da comunidade, lideranças do poder público e privado.

Além da articulação da Fabiana Vasconcellos, o debate aconteceu com as palestras do Consultor Ambiental Elcio Herbst e da diretora da COOPER Região, Verônica Costa. O principal objetivo do evento foi trazer essa demanda ao público sobre a separação do lixo e destinação de resíduos específicos. Essa ação contribuiu com o ODM 7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Entidades de Guarapuava e região se reúnem para discutir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio



No dia 15 de Abril, foi realizada a Segunda Reunião do Colegiado nós Podemos Guarapuava e região de 2014 que tem como foco desenvolver ações para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
         Desde 2007 existe esse espaço de mobilização para pensar em ações que contribuam com o desenvolvimento local. Nos últimos anos, esse movimento tem tomado mais amplitude e espaço na região.  Com o intuito de mobilizar toda a sociedade civil a trabalhar e cobrar daqueles que detém de meios de concretização de melhorias e vida digna à toda a população.
    A intervenção da sociedade civil no exercício do Controle Social ainda é um tanto “tímida” dada a pouca organização e regulamentação do Terceiro Setor, onde nem todas as parcelas da sociedade são representadas pelas entidades maiores e mais reconhecidas.
   A sociedade deve ser um agente ativo de transformação em prol da democracia plena.

Audiência Pública de Educação em Direitos Humanos tem como temática os ODM



No dia 28 de março, ocorreu na Universidade Estadual do Centro – Oeste (UNICENTRO), a Audiência Pública de Educação em Direitos Humanos que abordaram estratégias de trabalho no sistema penitenciário, no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O evento teve como temática: representações sociais no sistema carcerário tanto dos apenados como dos agentes penitenciário e demais funcionários , instituições religiosas e sua condução dentro desse espaço, como também que ações podem ser organizadas no atendimento das expressões sociais. Essa preocupação em desenvolver atividades sociais, foram pensadas por meio dos ODM.

         O Brasil pode alcançar essas metas e melhorar as condições de vida de milhões de brasileiros se conseguir avançar na mobilização de todos os setores da sociedade civil pelos ODM. A mobilização pelos ODM tomou força quando, em 2004, o Governo Federal, o Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), a iniciativa privada e as organizações sociais se uniram para criar o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, uma iniciativa apartidária para sensibilizar e mobilizar a sociedade civil e governos para o alcance dos oito ODM.

terça-feira, 29 de abril de 2014

SESI Londrina promove sua segunda campanha de doação de sangue

Em parceria com o do Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL), o SESI Londrina promoveu na manhã do dia 23 de abril a sua segunda campanha de doação de sangue. A coleta aconteceu no pátio da unidade SESI Londrina através da unidade móvel do IHEL, que oferece toda a equipe e os equipamentos necessários para a coleta no local.  Essa campanha de voluntariado corporativo totalizou a coleta de sangue de 35 voluntários, entre eles colaboradores do SESI, SENAI, IEL e também de moradores da região.  A Campanha foi realizada em abril devido à comemoração do dia mundial da saúde no dia 7, e contribui para o alcance do odm 6, combater a AIDS a Malária e outras doenças.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dia "D": Campanha nacional de combate a gripe teve início em Cascavel

A campanha nacional de combate a gripe teve início na terça-feira (22), mas para facilitar a imunização hoje segunda-feira (26), é realizado o Dia D, com pontos estratégicos de vacinação em todo o País. Em Cascavel, um ponto de imunização foi montado em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida.Devem tomar a vacina crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos; gestantes e mulheres que deram á luz há 45 dias; doentes crônicos; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde, indígenas; presos e funcionários do sistema prisional.Neste sábado, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades Saúde da Família) estão abertas para fazer a imunização do público alvo. Para receber a dose, o paciente deve apresentar um documento de identificação pessoal e a carteira de vacinação. O horário de atendimento hoje segue até às 17 horas. Em Cascavel, a meta é vacinar 85.552 pessoas contra a Influenza. Campanhas como estão sendo realizadas em todo pais, e contribuem diretamente  para o alcance do Odm 6, pois oferece de forma gratuita a prevenção e o combate a doenças.













Fonte :http://cgn.uol.com.br/noticia/89218/hoje-e-dia-de-vacinar-contra-gripe




sexta-feira, 25 de abril de 2014

SESI realiza sensibilização sobre Cidadania e Participação na APAE de Guaraci

         



                  Com o apoio dos pais das crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a articuladora Fabiana Vasconcellos do SESI Londrina realizou uma Sensibilização sobre Cidadania e Participação em Guaraci. O evento, que aconteceu no dia 15 de abril, foi destinado aos próprios pais e alunos da associação e contou com aproximadamente 60 pessoas.
                 Além da palestra da articuladora Fabiana, a assistente social da APAE de Rolândia, Elizabete Polvani e a mãe de um aluno, Maria Helena, também deram sua contribuição falando sobre o tema. Essa sensibilização foi uma motivação para o ODM 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. 
                           Na foto estão dois alunos da APAE, a articuladora Fabiana, a diretora da APAE de Guaraci e a diretora da APAE de Rolândia. 

Santa Lúcia participa de oficina de Protagonismo Juvenil


Na ultima quarta- feira (23) as articuladoras de Cascavel, Thiana Costa e Pamela Bortoluzzi, realizaram em Santa Lucia, a oficina: Protagonismo Juvenil, que contou com a participação do Cras do município e com a presença dos alunos do Pró-Jovem, de 15 a 17 anos. Entre as atividades desenvolvidas, os alunos participaram de uma palestra com diversos assuntos entre eles  sobre o jovem no papel de protagonista da sua história. Após a oficina, a coordenadora do Cras ressaltou a importância de ações como estas no município e completou: “Este foi o passo inicial para a criação de um novo grupo de jovens no município, já que não contamos com nenhum grupo na comunidade, o interesse e a colaboração dos jovens nesta oficina nos inspirou e incentivou a apoiar com comprometimento esta iniciativa” salientou Raquel. Vale lembrar que esta ação está alinhada com o ODM 8, com a sensibilização e os  resultados positivos alcançados na comunidade de Santa Lúcia, por meio do trabalho e comprometimento de todos em prol do desenvolvimento.


Sensibilização em prol do ODM 8 com grupos de idosos é realizada em Santa Tereza Oeste




O grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Tereza do Oeste, participaram no ultimo dia (15) de uma palestra motivacional realizada pelas articuladoras de Cascavel,Thiana Costa e Pamela Bortoluzzi, através do Programa Sesi Indústria e Sociedade. Para a secretária de Assistência Social de Santa Tereza do Oeste, Marcia Rigolin, o trabalho realizado em conjunto com o SESI e o CRAS do Município, é fundamental para a sociedade. “Estamos sempre pensando em melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas, para isso somos parceiros dos programas e projetos sociais que são oferecidos”, salientou a secretaria. Os Idosos participaram de dinâmicas desenvolvidas pelas articuladoras, junto com sorteio de cestas de Páscoa oferecidas pela prefeitura. Ações como esta contribuem para o alcance do Odm 8, pois oferece a conscientização a qualidade de vida através do trabalho em conjunto pelo desenvolvimento local.

Fortalecimento de vínculos foi tema de diálogo em Ibema

Na noite da ultima terça-feira (23), o Sesi Indústria e Sociedade, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o CRAS de Ibema, reuniu pessoas para refletir sobre o relacionamento familiar.


Abordando temas como o papel da mãe e do pai na família, qual a importância do bom relacionamento entre o casal para a criação dos filhos,  valores familiares, como lidar situações problema e fundamentalmente o diálogo como a principal ferramenta para o bem viver em família sensibilizou cerca de 70 pessoas.

A palestra contribuiu para o alcance dos ODMs 3, 4, 5, e 8.




quinta-feira, 24 de abril de 2014

Coleta Legal: Conscientização sobre separação de lixo acontece em Cascavel

Estagiários de cursos técnicos de Meio Ambiente de Cascavel iniciaram, na quarta-feira(23), um treinamento para divulgação da Coleta Legal em supermercados da cidade. A atividade é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente. De acordo com a coordenadora do departamento de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Tarcila Rech, a campanha será realizada em 18 supermercados, associados à Apras (Associação Paranaense de Supermercados). “A divulgação dos serviços da Coleta Legal e distribuição de sacolas para separação do lixo será realizada de terça-feira a sábado, das 13 às 17 horas. Os empresários, de outros supermercados, que desejarem participar da divulgação podem solicitar à Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3902-1392”, disse.

A ideia, nesta primeira etapa, é realizar a campanha durante um mês. “Escolhemos os supermercados por acreditar ser possível abordar um maior número de pessoas. A ideia é fazer com que a população conheça o trabalho de coleta seletiva que é realizado em todos os bairros, e incentivar à prática da separação de materiais. Dessa forma, a população não só contribuirá com o Meio Ambiente, mas também com o lado social, auxiliando os catadores das cooperativas que atendemos”, destacou Tarcila. 

A atividade é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente. As capacitações seguirão até o dia 25 de abril, das 13h30 às 17 horas, na sede do Ecolixo – Rua Manaus, 1524, Country, ao lado do Parque Vitória. Com foco na conscientização a separação do lixo, esta ação contribui para o alcance do ODM 7 , pois oferece qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Uopeccan arrecada 14 mil caixas de leite em Cascavel


Quatorze mil caixas de leite foram entregues na tarde da ultima segunda-feira (14) para o Uopeccan, Hospital do Câncer de Cascavel. O alimento foi doado por funcionários e clientes das empresas BASF e I.Riedi. Durante todo o mês de março as duas empresas desenvolveram a campanha “Faça parte desse sorriso” e arrecadaram os donativos. O leite vai abastecer o hospital por seis meses. O alimento não será utilizado somente dentro da instituição, mas também vai compor as cestas básicas que são entregues para os pacientes que já estão em tratamento em casa. Ângela Calcagno é voluntária na Legião Feminina de Combate ao Câncer, grupo que realiza campanhas e arrecada doações para o hospital. Ela conta que por seis meses não será necessário comprar leite e a ajuda é muito importante. Vale frisar que a campanha “Faça parte desse sorriso” está alinhada com os ODM 1, 4, 6 e 8, através da iniciativa de empresas locais , a ação contribui para a alimentação e na recuperação de pacientes que entre eles estão, jovens adultos e crianças , que se encontram em tratamento do Câncer na Uopeccan de Cascavel.


fonte: http://cgn.uol.com.br/noticia/87945/uopeccan-recebe-14-mil-caixas-de-leite

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Lago Municipal de Cascavel fica lotado de pescadores

No ultimo domingo(13) foi dia de Pesca no Lago. O principal cartão-postal de Cascavel estava lotado de pessoas de todos os bairros da cidade, desde as primeiras horas do dia. Em sua 16ª edição, a atividade buscou proporcionar lazer às famílias.
A prefeitura garantiu que há no Lago, Pacu, Tilápia, Corimba, Carpa, Lambari, Piaba e Traíra. E a pescaria é uma forma de conter a super lotação de peixes no lago. 
A pescaria foi até às 17h e os participantes saíram muito satisfeitos com o resultado. 
 A ação contribui para os ODMs 1 e 7.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Instituição de ensino superior de Cascavel realiza prevenção ao câncer

A sede da Unipar em Cascavel está realizando coleta de preventivo do câncer de colo uterino.

O atendimento é feito por meio do Pronto Atendimento de Enfermagem Escola - PAEE.


Para participar a mulher precisa não estar no período menstrual, não manter relações sexuais dois dias antes e levar os documentos RG e  CPF, além do Cartão SUS.

A consulta pode ser agendada no telefone (45) 3321-1300 no ramal 2141 ou no PAEE.

Declare seu amor por você mesma! Faça o exame ginecológico!

A ação contribui para os ODMs 5 e 6.  

terça-feira, 8 de abril de 2014

5º Semana da Saúde é realizada em Cascavel



Começou em Cascavel, na última segunda-feira (07) a 5º edição da Semana da Saúde, promovida em parceria entre Amic e a Secretaria Municipal de Saúde.


Quem passou pelo Calçadão da Avenida Brasil pôde usufruir de exames médicos gratuitos, como, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, saúde bucal, além de diversas outras atividades. De acordo com o gerente da Amic, Renato Silveira, a Semana da Saúde tem o intuito de levar exames preventivos à população.





Na edição de 2013, a Semana da Saúde realizou cerca de 8 mil atendimentos. Para este ano, a expectativa é de que mais de 12 mil pessoas sejam atendidas. A quinta edição da Semana da Saúde seguem nesta terça e quarta-feira, das 9h as 17h, em frente à Catedral Nossa Senhora de Aparecida, no centro de Cascavel, além disso estarão sendo realizadas apresentações musicais e teatrais com temas que envolvem transtornos mentais.

É possível conferir, também, a exposição de artesanatos dos pacientes da saúde mental do Caps III, Caps I e Caps AD. A Defesa Civil municipal também participa do evento.
Ações como esta colaboram para o alcance dos ODM, 6 e 8, pois disponibilizam exames gratuitos a população, junto coma a conscientização de que a prevenção ainda é o melhor remédio para se combater doenças.


Sensibilização do ODM 7 acontece em Cascavel

O curso de Segurança de Trabalho, oferecido no Senai de Cascavel realizou nessa segunda (07) uma parada para sensibilizar funcionários, alunos e visitantes da unidade Sesi/Senai de Cascavel em relação a coleta e separação do lixo.

O inicio da sensibilização começou quando os professores levaram os alunos ao centro da cidade e recolheram o lixo jogado na rua. Os resíduos coletados foram trazidos a unidade e colocado em um tapete feito na entrada do prédio. No fim do tapete os alunos colocaram frases para chocar os visitantes.

Além disso os alunos confeccionaram um vestido reciclável feito com jornal e cds velhos.

A ação contribuí para o ODM 7. 

Colegiado ODM Cascavel apresenta proposta de evento do Meio Ambiente

O Colegiado ODM Cascavel convidou na segunda-feira (07), cerca de 20 instituições para participar da apresentação do evento que será realizado em Junho em alusão ao Dia do Meio Ambiente. 

A proposta da reunião era apresentar as atividades e saber o que cada instituição poderá colaborar. 

·         DIA 04 DE JUNHO: realização de um seminário com a temática “Sustentabilidade e Meio Ambiente” com os palestrantes: Nelton Friedrich, diretor de coordenação da Itaipu Binacional e Norman Arruda, presidente da FGV. Para tal evento todas as instituições de ensino superior serão convidas a liberar seus alunos para assistirem o seminário. Serão convidadas também cidades da microrregião de Cascavel. No mesmo dia no hall de entrada do anfiteatro teremos uma mostra de projetos por meio de banners, poderão participar instituições que possuem algum tipo de projeto socioambiental. Também ocorrerá apresentação com o Coral de Cascavel. Como toda a divulgação nas mídias e nas faculdades, é esperada aproximadamente 500 pessoas no Anfiteatro Emir Sfair em Cascavel.  


·      DIA 08 DE JUNHO: “Pedalada sustentável”. Com saída às 14h da Praça do Imigrante terminando o trajeto no Lago Municipal de Cascavel. No lago, atividades recreativas para crianças e adultos, caminhada em prol da qualidade de vida; feira trazendo oficinas com materiais recicláveis e mostra de produtos que são resultados de projetos sustentáveis; plantio de árvores em área próxima ao lago; soltura de balões biodegradáveis com sementes de árvores frutíferas; atividades culturais. 
     
      Por fim ficou acordado a data do dia 17 de abril para resposta das instituições.

O evento contribuí para os ODMs 2, 7 e 8. 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sanepar, Rotary e Prefeitura de Cascavel lançam Centro de Educação Ambiental


O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, o prefeito Edgar Bueno e o governador do distrito 4640 do Rotary Internacional, Paulo Assis de Camargo, assinaram, na última sexta-feira (28), parceria para a implantação do Centro de Educação Ambiental de Cascavel. O espaço será instalado no Parque Paulo Gorski, nas margens do Lago Municipal de Cascavel.

O Centro de Educação Ambiental (CEAM) terá módulos distintos que fazem alusão à água, floresta e terra. O espaço servirá de ferramenta para atividades de educação socioambiental, na busca da sensibilização, mobilização e reflexão da sociedade para conceitos e práticas sustentáveis, com foco na conservação dos recursos hídricos. O projeto prevê 500 metros quadrados de área construída, com auditório, espaços para exposições, salas de aula e de reuniões. 


O diretor Péricles Weber afirmou que o centro será construído dentro do conceito de sustentabilidade. “A construção vai utilizar matéria prima sustentável, com sistema de reaproveitamento da água de chuva e a utilização de energia solar por meio de painéis”. Ele disse ainda que o objetivo principal do espaço é a educação ambiental para alunos das escolas do município e da região. “No entanto, o Centro estará aberto também à sociedade para eventos socioambientais e de saúde pública”, explicou. 

Além de Cascavel, outras unidades similares serão instaladas em Piraquara, Maringá e Londrina. Em Ponta Grossa, o Centro foi lançado em dezembro do ano passado. O Centro de Educação Ambiental será um grande passo para o alcance dos ODM 2,7,8 , pois servira de um ponto de referência na educação socioambiental, junto com a conscientização a prática de preservação ao meio ambiente.







Fontes: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr