8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Ações realizadas na Comunidade Escola- Regional Cajuru

Propondo discussões e reflexões sobre a violência contra as mulheres, assunto que tem afetado boa parte do universo feminino, no dia 3 de agosto, aconteceu a instalação artística “Reféns do medo”, um trabalho desenvolvido pela equipe Multidisciplinar do Colégio Santa Rosa, que pretende constituir ponto de partida para discutir questões relacionadas à violência física, psicológica e sexual, vivida por muitas mulheres na atualidade e com ele suscitar nos participantes uma maior sensibilidade em relação a essas questões. A composição envolve uma escultura em tamanho natural, reportagens, artigos e relatos reais, convidando os visitantes a interagir através da leitura desses relatos, propondo uma reflexão mais ampla das consequências causadas por esses atos de covardia.
Representada pela figura feminina, a escultura traz uma situação análoga à das mulheres vítimas da violência, pois à primeira impressão transmite ao espectador uma sensação de clausura, sufoco, angústia, medo, tristeza, repressão, revolta, violação, limite, etc.
Até a cor usada no trabalho tem um propósito, pois o marfim lembra a solidez escultórica, fria e dura, encontrada nas estátuas, semelhante às várias situações que estão sendo vividas por boa parte das mulheres, vítimas dessas agressões.
”A violência contra a mulher, em especial a violência doméstica, em suas várias formas, vem aumentando cada vez mais na sociedade atual. Dentro e fora do Brasil, imagens da mídia chocam a população. Apesar de os mecanismos legais, como a Lei Maria da Penha, terem contribuído para o enfrentamento de parte dos abusos violentos, a grande maioria das mulheres ainda sofre violência, principalmente nos grupos menos favorecidos, não recorrendo à Justiça, seja por desconhecimento de seus direitos, seja por medo e ameaças dos seus parceiros, ou por sentimentos de incapacidade de se defender e sobreviver economicamente.”
Juntamente com a Instalação a Equipe apresentou um vídeo que retratava a violência contra a mulher e depois uma convidada da Equipe deu seu depoimento,seguido do depoimento também de uma dos membros da Equipe.E o fim da tarde foi de visitação a Instalação e o Bingo de Interação Igualdade homem/mulher.


Sesi realiza caminhada para colaboradores de empresa


A empresa FM Pneus em parceria com o Departamento de Esporte e Lazer do Sesi/Guarapuava realizou a “1ª Caminhada Saudável” no Parque das Araucárias, nesse domingo (24). Após finalizada a caminhada foi oferecido aos colaboradores um café da manhã .

De acordo com o Sesi, a iniciativa da empresa busca conscientizar os seus colaboradores da importância em se obter hábitos saudáveis, relacionados à prática de atividade física e uma alimentação mais balanceada colaborando para melhor qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, valorizando os espaços naturais nas atividades físicas no ar livre.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

SESI Londrina realiza ação no Dia Nacional da Construção Social

Neste último sábado, 23 de agosto, trabalhadores da construção civil de Londrina e seus familiares participaram da festa de integração organizada pelo Sinduscon Norte e o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci Londrina), com apoio do Serviço Social da Indústria (SESI Londrina) em comemoração ao Dia Nacional da Construção Social, realizado na Escola Municipal Noêmia Garcia Malanga, no Jardim Olímpico, das 9h às 16h.
O evento é realizado simultaneamente em 37 cidades brasileira e contou com atividades de lazer, recreação e esporte, serviços médicos e orientação sobre cidadania para adultos e crianças.



quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Luta pelos direitos da mulher é motivo de Fórum em Cascavel

Cerca de 600 pessoas estiveram presentes no Auditório da Univel-Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel


Foto 2: Evento lotou hoje o auditório da Univel, em Cascavel
A violência contra a mulher pode chegar de várias formas, seja num amor não correspondido, traição ou na violência física. Violência essa que maltrata, machuca, fere não só os sentimentos. Estupros registrados todos os dias no Brasil, casos de mulheres espancadas diariamente por seus maridos e filhas que são acometidas de uma violência sem medida e pode até matar.
Para lidar com assuntos como esse, ocorreu em Cascavel, nesta quarta-feira (20), o 1º Fórum Regional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que colocou em pauta as principais discussões sobre os direitos das mulheres. O Fórum reuniu cerca de 600 pessoas de 36 municípios. Pela manhã aconteceram palestras para melhor aproveitamento e discussão entre os grupos formados na parte da tarde.
 A secretaria de Assistência Social destacou os principais apontamentos, “Ao fim dos trabalhos será elaborado e formalizado um documento que entregaremos ao Ministério Público, por meio da doutora Andrea Frias, apontando essas dificuldades e as possibilidades de enfrentar a violência, com todos os atores envolvidos, destacando a responsabilidade compartilhada entre os municípios, Ministério Público, Poder Judiciário e Estado”, disse Suzana Medeiros.
Foto 3: Susana Medeiros destacou Cascavel como Município-poloCascavel é considerado “município-polo” em se tratando de enfrentamento da violência contra a mulher. Em Julho de 2013 a cidade assinou o Termo de Adesão ao Programa Mulher, Viver Sem Limites e ao Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Uma das participantes Cleodomira Soares dos Santos, coordenadora do conselho deliberativo da Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel), explica sobre a importância da criação do evento, “é muito importante para a sociedade, porque fortalece o entender sobre alguns assuntos como não só a violência física, mas alguns tipos de violência como o Bullying sofrido por crianças em escolas”, ela confirma.
O Fórum reuniu representantes das secretarias de Assistência Social, segurança pública, saúde e educação. Todos engajados, lutando a favor dos direitos das mulheres que fazem menção a ODM 3 e 8.


Equipe da Secretaria da Mulher realiza Campanha contra a violência da mulher nas escolas estaduais de Guarapuava


Em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio a Secretaria da Mulher em Guarapuava vem realizando uma campanha no mês de aniversário da Lei Maria da Penha, com objetivo no combate da violência contra a mulher a partir do trabalho em rede, desenvolvendo várias atividades. Como a capacitação de escolas para o enfrentamento em casos de violência dentro da instituição.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres está visando colégios da cidade. “É importante que a equipe pedagógica conheça a estrutura da rede de enfrentamento. Por exemplo, em caso de estupro, a vítima deve realizar a profilaxia de prevenção à Aids, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a Hepatite  em 72 horas para evitar o contágio. Agora, os colégios têm todos os contatos dessas entidades para o atendimento eficaz”, afirma a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran.
            A equipe da secretaria já esteve em 16 colégios e, até o fim mês, vai visitar mais 13. “Essas visitas são importantes, pois a instituição escolar é referência para as crianças e jovens que podem apresentar alguma situação de violência doméstica e familiar”, acrescenta Eva. Para o Diretor do Colégio Heitor Rocha Kramer, Sergio Niemes, a iniciativa da secretaria é uma forma de integração com as instituições. “Essa é uma atitude bastante positiva. Aproximar-se dos colégios e ainda deixar uma instrução de como proceder nos casos de violência contra a mulher”. As equipes de cada colégio receberam a cartilha com instruções sobre as formas de violência, o fluxo de atendimento aos casos de entidades integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra mulher de Guarapuava com suas funções e contatos.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Campanha “Agosto Azul” é exemplo de cidadania em Santo Antônio do Sudoeste

A feira de serviços promove a conscientização sobre a saúde do homem 


A secretaria Municipal de Santo Antônio do Sudoeste está realizando hoje,(20), na Praça Percy schreiner, das 9h00 as 17h00, o Dia D, em comemoração ao Agosto Azul. A feira de Serviços oferece orientação odontológica, para melhora da saúde do homem, aferição de pressão arterial, além do corte de cabelo, em parceria com Villas Cabelereiro. 
  De acordo com a Secretária de Saúde Janaina Caminatti Ortinã, “serão atendidos cerca de 150 pessoas, o foco principal é a prevenção da saúde do homem”. O evento faz menção a ODM 6 e ODM 8. O prefeito Ricardo Antonio Ortinã esteve participando desta ação também, “Muito boa à iniciativa, é preciso que todos nós homens nos conscientizemos que mesmo com a rotina corrida, a saúde deve ser sempre uma prioridade”, disse.

A Campanha "Agosto Azul" é uma iniciativa que têm por objetivo combater doenças e conscientizar homens de todas as idades.









Em Londrina campanha promovida pela BPW incentiva a doação e o voluntariado


A Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Londrina - BPW Londrina, juntamente com órgãos da área da Saúde, entidades públicas e iniciativas voluntárias da cidade de Londrina se reuniram no último sábado, dia 16, para a campanha “Sou Doadora de Vida” na Concha Acústica. Foi uma mobilização, voltada para as mulheres, para promover a importância das doações de sangue, medula óssea, leite materno, órgãos e tecidos para transplante.
 
Durante o evento várias entidades estiveram à disposição para tirar dúvidas, orientar e cadastrar pessoas interessadas como: Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO), Banco de Olhos de Londrina (BOL) e Banco de Leite Humano (BLH) e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HU, como também depoimentos de doadores e familiares, shows e participação das Embaixadoras da Solidariedade.
 
Nesta edição aconteceu o 1° "Mamaço", em protesto pelo direito de amamentar em público, promovido pelo Banco de Leite Humano e o Calma – Comitê de Aleitamento Materno. O Hemocentro/HU (UEL) participou com a Unidade Móvel de Coleta e recebeu doações de sangue.
 
Representantes do Nós Podemos Londrina estiveram presentes no evento, apoiando este ato público solidário e incentivando o trabalho voluntário que colabora com o ODM 6 e os indicadores da área da Saúde.


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Secretaria da Mulher inicia comemorações pelos 8 anos da Lei Maria da Penha em Guarapuava




Na quinta-feira, dia 07 de agosto, em uma tarde de formação e entretenimento, a equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres realizou instruções para o atendimento à mulher em situação de violência voltada aos agentes comunitários de saúde de Guarapuava. A data foi escolhida por ser o aniversário de oito anos da Lei Maria da Penha. A programação continua durante todo o mês de agosto. “Os agentes comunitários de saúde são profissionais que ficam próximos das pessoas, pois diariamente visitam as famílias e, por isso, neste dia especial, fizemos questão de conversar com esses profissionais tão importantes na Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, diz a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schram.
Os profissionais puderam conhecer as ações e o método de trabalho da secretaria, a Lei Maria da Penha, o fluxo de atendimento à mulher e o modo de agir na visita e no contato com as mulheres em situação de violência. “As pessoas que visitamos confiam em nós porque na visita fazemos amizades e elas contam com a nossa ajuda e sigilo. Trabalhar em parceria com a secretaria e saber como orientar as mulheres é muito importante”, destaca Eva Venâncio Batista, agente comunitária de saúde há 12 anos. “Queremos despertar um a um dos profissionais de saúde. Já conversamos com alguns médicos e agora com os agentes para mostrar o caminho para essas mulheres que infelizmente estão em situação de violência para que elas não se sintam sozinhas nesse momento”, esclarece a enfermeira Patrícia Clark, facilitadora da Secretaria de Saúde na Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
           A capacitação e a instruções aos agentes comunitários trabalha com a política dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), afim de desenvolver projetos  e ações que possibilitem a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher em nossa sociedade.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

CIFAL e SESI-PR realizam o II Open Fórum Criatividade na Indústria em Londrina

No dia 11 de agosto, das 8h30 às 18h, ocorreu o II Open Fórum Criatividade na Indústria, que trazia o Workshop Storytelling e Transmídia: gerando valor a produtos de território com o planejador estratégico de comunicação de marcas Bruno Scartozzoni. O evento realizado pelo CIFAL/SESI-PR com apoio local do SESI Londrina, do Movimento Londrina Criativa, Junt.us Espaço Colaborativo, Prefeitura Municipal de Londrina e SEBRAE, tinha como objetivo apresentar casos, diferentes abordagens e experiências do storytelling e da transmídia.
 Durante a manhã, foram apresentados cases de empresas locais, como a Rondopar, Midiograf e Apetit, para explorar a capacidade de geração de valor agregado a produtos e serviços. Na parte da tarde, o palestrante executou oficinas de storytelling, como ferramenta de comunicação, criando identidade e proximidade do cliente para com a empresa.
 O fórum também proporcionou o encontro entre empresários e gestores com profissionais da indústria para fomentar a rede de relacionamentos para a inovação. 


Gibi do Londrina Pazeando é lançado em Café da Manhã de Abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Na manhã do dia 07 de agosto, aconteceu no SESI Londrina um café da manhã sobre cidadania empresarial promovido pelo CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial). O evento, feito em comemoração a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade como forma de promover a reflexão e inspirar os presentes sobre a valorização do ser humano nas empresas e na comunidade, contou com a palestra “Empresário do Terceiro Milênio” e cases de instituições que compõem o conselho, como Leory Merlin e Apetit. 
Ao final, houve o lançamento oficial do gibi do Londrina Pazeando, movimento parceiro do Nós Podemos Londrina. O gibi traz um debate entre os personagens a respeito da construção de um novo mundo onde a paz é possível e os sonhos são realizados. O Londrina Pazeando é protagonista de várias ações que incentivam a cultura de paz no município, como o já tradicional Abraço no Lago, a Semana da Paz, ACAMPAZ e Semanas Municipais da Paz. 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

SESI Londrina realiza ações de apoio a Semana Nacional Pela Cidadania e Solidariedade


      No último sábado, dia 09 de agosto, o SESI esteve em Apucarana e no Conjunto Guilherme Pires de Londrina participando de dois eventos em prol da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Em Apucarana, o evento apoiado foi o “Justiça nos Bairros”, que consiste no atendimento judicial gratuito para a população economicamente vulnerável, ou seja, que não possui recursos para arcar com as despesas dessa demanda de serviços. Na oportunidade o SESI, em parceria com o CRAS da cidade, realizou uma sensibilização e conscientização a respeito do ODM 6 – Combater a AIDS, a Malária e outras doenças - através da distribuição de materiais informativos sobre a Dengue.

    Em Londrina, o apoio foi para o “Atendimento Médico Itinerante”, realizado pela Associação Galvão Bueno no bairro Guilherme Pires, que visa proporcionar atendimento médico gratuito para a população idosa e carente. Nesse evento, o SESI realizou uma atividade de conscientização sobre os cuidados com a saúde utilizando a dinâmica da “árvore da atitude”, que se baseia na troca de uma dica escrita pelos próprios idosos por um pacote de folhetos com dicas de saúde oferecidas pelo SESI.  

Atendimento Médico Itinerante - Londrina
Justiça nos Bairros - Apucarana


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ações em Londrina acontecem em comemoração a Semana Nacional Pela Cidadania e Solidariedade

Para celebrar a Semana Nacional Pela Cidadania e Solidariedade 2014, o Nós Podemos Londrina participou abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno organizada pelo CALMA (Comitê de Aleitamento Materno). Um dos assuntos abordados foi a relação entre os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e o Aleitamento Materno, enfatizando como a amamentação pode contribuir substancialmente para os indicadores e metas de cada um dos 08 Objetivos do Milênio, destacou Márcia Benevenuto Coordenadora de Banco de Leite Humano na Universidade Estadual de Londrina.

Durante a semana, serão desenvolvidas atividades como rodas de conversa sobre aleitamento, oficinas de estímulo, doação de leite materno, conversa com grupos de gestantes, divulgação de panfletos, de painéis sobre a temática e capacitação de profissionais da saúde que lidam com o aleitamento materno.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Semana Mundial de Amamentação: Sesau e HUOP realizam atividades em Cascavel


A programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2014 teve inicio na última Segunda Feira (4) em Cascavel. A atividade que tem como tema “Amamentação: um ganho para toda vida! Amamentação: uma vitória para toda vida!, contou com a palestra “Técnicas Básicas de Amamentação Mitos e Verdades.
A Secretaria de Saúde realizará esta semana em parceria com o Banco de leite do HUOP e com a Câmara Técnica da Saúde da Mulher e da Criança. Serão disponibilizadas três oficinas para os profissionais médicos ginecologistas – obstetras, médicos pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agente de combate às endemias, assistente social e demais servidores que atuam diretamente no atendimento à mulher e à criança, no apoio ao aleitamento materno.  A Semana Mundial da Amamentação 2014 enfoca os objetivos do milênio, dentre eles: informar sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e como se relacionam com aleitamento materno e alimentação de lactentes e crianças de primeira infância; mostrar o progresso alcançado até o momento e as lacunas existentes e decisivas para o aleitamento materno e alimentação de lactentes e crianças de primeira infância; chamar atenção sobre a importância de priorizar ações para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno como uma intervenção fundamental na contagem regressiva para os ODM e na era pós 2015.

Confira a programação para hoje 06/08:

8 horas – Inscrições

8h30 – Abertura
9 horas – Composição de mesa
9h10 – Palestra Dr. Douglas Soltau Gomes (médico GO Sesau/Cedip) – Problemas com a mama; produção de leite insuficiente; anticoncepção durante a amamentação
9h30 – Palestra Dra. Caroline Fagundes Salvati (psicóloga Clínica Elos Terapias Integradas) – Formação de vínculo mãe-filho
9h50 – Palestra Marli Schmidt (odontopediatra Sesau/CEO/Unioeste)
10h10 – Palestra Gleice Fernanda C. P. Gabriel (médica gastropediatra Unioeste/ HUOP) – Medicamentos durante a amamentação; doenças infecciosas durante a amamentação
10h30 – Intervalo
10h40 – Palestra Anelise Ludmila Vieczorek (enfermeira Banco de Leite Humano/ HUOP) – Importância e duração do aleitamento materno; abordagem da amamentação no pré-natal; uso de acessórios e bombas tira-leite na amamentação
11 horas – Palestra Márcia Cristina Dalla Costa (nutricionista Sesau/Ceacri e docente Unioeste) – Protocolo de leites especiais Sesau
11h20 – Discussão
12 horas – Encerramento



Agosto Azul : 6 mil atendimentos realizados no 1º dia de campanha em Cascavel

No último sábado (2 de agosto) teve inicio a Campanha da Saúde do Homem(Agosto Azul), nas Unidades de Saúde do distrito de São João, Parque Verde, Santo Onofre, 14 de Novembro, Faculdade e Brasmadeira.  As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cascavel, na região oeste do Paraná, vão orientar homens com mais de 40 anos sobre a prevenção de doenças, principalmente do câncer de próstata, e realizar exames para detectar problemas de saúde. 
Dentro da campanha, já foram realizados em torno de seis mil atendimentos, dentre aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido para doenças como hepatite, sífilis e HIV, coleta de exames de PSA (exame importante para detecção de câncer de próstata), avaliação com cirurgião dentista, consultas médicas e de enfermagem. Além disso, foram realizadas palestras sobre câncer de cavidade oral, alimentação saudável e sobre cuidados com a saúde em geral. As ações do Agosto Azul estão alinhadas com os ODM 6 e 8, pois garantem a população, acesso a exames preventivos a doenças como o Câncer. A campanha segue de acordo com a programação de cada unidade.




terça-feira, 5 de agosto de 2014

Venda de Garagem da Tina promove consumo consciente

 Bazar que acontece desde 2010 em Cascavel é realizado por moradores

Os moradores de Cascavel estão cada vez mais preocupados com questões ambientais. A Venda de Garagem da Tina, bazar realizado pela própria comunidade, é uma ação que busca incentivar a reciclagem e a reutilização de peças de roupa e demais objetos que estão em desuso.
Ação que surgiu de uma conversa entre amigos, a Venda de Garagem da Tina tem o objetivo de promover a reciclagem e também contribuir para o desenvolvimento social da comunidade. “Começamos a analisar que descartávamos muita coisa as quais por vezes nem poderiam ser doadas. Pensamos em fazer algo que pudesse unir um pouco de tudo, contribuindo ao ambiente, diminuindo o lixo e incentivando a reciclagem, além de doar a quem precisa produtos que realmente são essenciais e dando parte da renda a alguma instituição”, explica Ticiana Zanetti, uma das fundadoras do projeto. As doações são destinadas ao Hospital do Câncer de Cascavel (UOPECCAN).

Roupas, calçados, eletrônicos, móveis e utensílios domésticos são alguns dos objetos encontrados na Venda de Garagem da Tina. Cerca de 30 moradores levam o que está em desuso em suas casas e colocam em exposição no evento que é aberto ao público. “Pode se encontrar de tudo, claro que em ótimo estado de conservação e perfeitamente usável”, afirma Natacha de Carvalho, organizadora do evento. Para solicitar uma vaga de vendedor, basta entrar em contato pelo e-mail vendadegaragemdatina@gmail.com.

A 12ª edição do evento acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de agosto, das 12h às 21h. “O nosso bazar se tornou uma grande ação entre amigos e pensamos que nossa contribuição é sentir que mais e mais pessoas estão aderindo a ideia, praticando o desapego, o reuso e a reciclagem também no seu dia a dia. Esse hábito é fundamental, já que tudo em nosso planeta se tornou tão descartável”, conclui Natacha.