8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 30 de setembro de 2014

15ª edição do Festival da Canção Ecológica é realizada em Guarapuava



A Prefeitura de Municipal de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na noite da última quinta feira (25), a 15ª edição do Festival da Canção Ecológica. O tradicional evento reuniu estudantes, o poder público e a comunidade no Pahy Centro de Eventos.  Ao todo, mas de 2 mil pessoas assistiram às apresentações das 21 bandas que passaram pelo palco. As músicas apresentadas trabalharam questões relacionadas ao meio ambiente e à natureza.
            Os vencedores do 15ª Festival da Canção Ecológica foram Marcos Sidnei Skorupski e Maurício Daniel Zeglan, do Colégio César Stange, que interpretaram a música Pra ser Feliz. O troféu de segundo lugar ficou com os alunos do Colégio Fera Willian Neves Miranda e Luiz Eduardo matos, que interpretaram a música Meu nome é Natureza. E, em terceiro ficaram as alunas Melaine Laryea Giovanna Brecailo e Bianca Nassar, do Colégio Lobo.


         O evento tem como público alvo os alunos da rede municipal de ensino, no entanto a repercussão do evento e a sensibilização da comunidade em geral, vem aumentando o número de participantes e ocasionalmente  o maior número de pessoas impactadas pela preservação do meio ambiente, indicando dentro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a melhor qualidade de vida a partir do respeito a natureza e na motivação de ações como essa, que potencializam o alcance dos ODM.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Secretarias de Cultura e Educação festejam o Dia Municipal da Leitura em Cascavel

  Na terça-feira (30) as secretarias de Cultura (Semuc) e de Educação (Semed) irão relembrar a passagem do Dia Municipal da Leitura, conforme a Lei 3.056 do ano 2.000, que foi criada com o objetivo de estimular a prática da leitura em Cascavel. Uma equipe da Semuc irá desenvolver atividades relacionadas à prática da leitura, por meio de intervenções e performances que serão realizadas na Câmara de Vereadores e na Prefeitura de Cascavel, a partir das 14 horas.
   No âmbito da Semed, a primeira hora dos turnos da manhã e da tarde serão marcadas por ações de incentivo à leitura nas escolas. Professores e monitores de biblioteca comandarão as atividades com os alunos. “Estimular a leitura é uma forma prática de incentivar as crianças e jovens a conhecerem melhor a realidade que os cerca e que, com toda certeza, pode ser de fundamental importância na construção de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres diante da sociedade”, destaca o secretário Valdecir Nath, que responde pelas duas secretarias.
    A ação do Dia Municipal da Leitura tem grande importância para o desenvolvimento local, pois oferece o incentivo a leitura para alunos das escolas do Município, e está alinhada com o ODM 2: Educação Básica de Qualidade para Todos.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Semana da Árvore se encerra com palestras em Cascavel

A Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel realiza em setembro a Semana da Árvore, que foi aberta no dia 17  e segue com atividades até hoje (26). Durante a semana, foram plantadas cerca de 300 árvores e distribuídas centenas de mudas a alunos do município. Na quinta-feira (25), a equipe da Semab realiza o plantio de árvores em canteiros de calçadas na Avenida Rocha Pombo e em alguns pontos do bairro Santa Cruz. No dia de hoje, além do plantio de árvores em vários pontos da cidade, também serão realizadas palestras, no auditório do Paço Municipal. Às 14h30, o gestor ambiental José Luiz Ferreira realizará palestra com o tema Legislação Ambiental; às 15 horas, o engenheiro civil da Seplan, Adir Tormes, fará uma explanação sobre o Programa de Calçadas de Cascavel; às 15h30, a engenheira agrônoma da Semab, Mariana Mori, explanará sobre Arborização Urbana.  Através destas ações  o Município de Cascavel só tem a ganhar com a preservação do meio ambiente local, e contribui para o alcance do ODM 7: Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente.



terça-feira, 23 de setembro de 2014

Colégio Sesi Cascavel organiza o I Fórum de Cooperativismo


O colégio Sesi Cascavel em parceria com o Núcleo ODM e Sicredi,  realizou hoje (23), o I Fórum de Cooperativismo, com o objetivo de finalizar a oficina de aprendizagem “A União Faz a Vida”.
O Fórum contou com seis profissionais de diferentes linhas do cooperativismo dentre elas Tatiane Trespach, Coordenadora de Relacionamento Social e Institucional da Unimed, cooperativa de médicos presente na cidade desde janeiro de 1989. “O conceito de cooperativismo não é muito novo, mas agregar vários ramos é importante para que os alunos saibam melhor o que é cooperar”, disse Tatiane.
Durante os dois meses de oficina os alunos em parceria com o Sicredi conseguiram os materiais e profissionais para realizar a reforma geral da Brinquedoteca do Recanto da Criança, “Temos previsão de entrega para o dia das crianças”, disse Maria Luiza Mafra, Bióloga, professora da disciplina de Biologia no Colégio SESI em Cascavel.
A ação e o Fórum trazem valores para que os alunos sejam protagonistas de projetos e construções coletivas que vão de encontro a ODM 8, estudando e refletindo, formando assim jovens mais engajados por uma causa, para que possam promover atitudes de cooperação e cidadania.

Os parceiros do Núcleo ODM Cascavel estiveram presentes para discutir questões e fomentar a importância do cooperativismo. São estes: cooperativa de trabalhadores e catadores de material reciclável (Cootacar), Cáritas Cascavel que é uma entidade de apoio e fomento a economia solidária, Unimed (Cooperativa de médicos), além do Sicredi Vanguarda Cooperativa de Crédito que possui várias ações de responsabilidade social, principal apoiador da reforma da brinquedoteca.

Guarapuava será a sede de uma nova instalação e gera 700 novos empregos na cidade



Na última terça – feira, diretores da Araupel estarão em Guarapuava para a apresentação pública da nova unidade da empresa que será instalada no município.  “A Prefeitura de Guarapuava trabalhou diariamente para que nossa cidade pudesse ser a sede deste novo empreendimento da Araupel. Uma empresa tradicional no mercado que vai gerar muitos empregos em nossa cidade e movimentar o desenvolvimento econômico de toda a região”, comemora o Prefeito Cesar Silvestri Filho.
            De acordo com os diretores da empresa, a expansão dos negócios para Guarapuava foi motivada por diversos fatores: a privilegiada localização da cidade em termos de escoamento de produção foi um dos pontos fortes na escolha, além da estrutura do Distrito Industrial, da proximidade de serviços, de maciços florestais e do mercado consumidor. Com o prazo de 18 meses para a sua implementação, o investimento na nova unidade demandará 120 milhões de reais e vai gerar cerca de 700 novos empregos na cidade.
Essas ações possibilitaram que o Brasil avançasse rumo ao cumprimento das metas do milênio, algumas já alcançadas. Os municípios têm um papel e uma contribuição fundamental para o cumprimento dos ODM, pois respondem pela gestão de diversas políticas relacionadas a eles. Além disso, detêm vantagens em relação às demais esferas de governo no que diz respeito à adoção de uma agenda de desenvolvimento no plano plurianual de cada gestão, o qual Guarapuava já aderiu a política dos ODM na execução de programas e no desenvolvimento local.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Mostra de Projetos - Nós Podemos Londrina

No último dia 18 de Setembro aconteceu a 7º Edição da Mostra de Projetos - Nós Podemos Londrina, com um debate sobre os “ODS e Agenda Pós 2015”. Estiveram presentes as instituições que já trabalham com os ODM e desejam conhecer a nova perspectiva indicada pela ONU para a sociedade civil, incluindo universidades, especialistas, organizações não governamentais (ONGs), filantrópicas e fundações, grupos ambientais, empresas entre outros.
Foi debatido como cada um destes atores da sociedade civil tem um papel fundamental no apoio aos desafios mundiais e aos ODS e assim iniciar um compromisso de finalizar o trabalho realizado pelos ODMs com as dimensões do Desenvolvimento Sustentável.

Na oportunidade o Nós Podemos Londrina organizou uma exposição simultânea ao evento com o material dos projetos participantes, como banners, material institucional, painéis, publicações, fotos e ainda homenageou os parceiros nesta caminhada de 2014.




Univel realiza o "Dia da Responsabilidade Social" em Cascavel

A faculdade Univel de Cascavel realizou no último sábado (20), o “Dia da Responsabilidade Social”. O evento contou com diversas atividades entre elas, coleta de resíduos eletrônicos, oficina de moveis, oficina de brinquedos recicláveis, pintura de rosto, corte de cabelo, orientação para horta familiar e atividades culturais. O evento foi realizado no CEU Cascavel (Centro de Artes e Esportes Unificados) no bairro Santa Cruz.  O Sesi Cascavel foi parceiro na ação e participou com a atividade “Árvore da Atitude” para compor as atividades no evento, que teve  um público aproximado de  200 pessoas entre colaboradores e participantes da comunidade local. Vale ressaltar  que as ações  do evento “Dia da Responsabilidade Social” estão alinhadas com os ODM 1,2,7,8 pois oferecem a comunidade a conscientização do reaproveitamento dos alimentos, a preservação do meio ambiente e a união de todos trabalhando pelo desenvolvimento.


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Horta Municipal de Cascavel distribui cerca de cinco mil pés de alface para comunidade carente

Horta Municipal de Cascavel Distribui cerca de cinco mil pés de alface


Na última quinta-feira (18), foi realizada entrega de alfaces na Horta Municipal de Cascavel, localizada no bairro Santa Cruz. No local são cultivadas diversas espécies de verduras que são destinadas a entidades de assistência e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS).
Cerca de 5 mil alfaces foram distribuídas pelos funcionários da Horta Municipal que entrega verduras sempre que há excedentes de produção. De acordo com a Prefeitura Municipal cerca de 700 pessoas foram beneficiadas com o excedente de produção. 
      Essa atitude da horta faz referência a ODM 1, ajuda a acabar com a fome e a miséria. No local são produzidas hortaliças folhosas (alface, chicória, almeirão, cebolinha, salsinha, repolho, couve) para atender entidades assistenciais, escolas e Cmeis, e também famílias carentes que procuram o local. “Na semana passada, foram entregues à população cerca de seis mil pés de chicória e almeirão”, informa a prefeitura da cidade.

            

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Árvore da vida, árvore querida!Começam as comemorações da semana da árvore em Cascavel

Árvore da vida, árvore querida!

Começam as comemorações da semana da árvore em Cascavel

No dia 21 de Setembro será celebrado o dia da árvore. Em Cascavel a semana da árvore é celebrada com várias ações, uma delas foi o plantio de árvores que aconteceu ontem (17), para marcar a data e fomentar a importância da educação ambiental. Na ocasião cerca de 300 mudas de árvores frutíferas foram distribuídas aos alunos da Escola Municipal e Colégio Estadual José Silvério de Oliveira, no distrito de São João. Mudas das espécies Jacarandá Mimosa e Ipê foram plantadas no pátio da escola.
Houve ainda uma conversa sobre preservação do meio ambiente com a engenheira Agrônoma Mariana Mori. De acordo com a Prefeitura de Cascavel, “durante a semana, além do plantio de mudas de árvores em escolas e em canteiros de calçadas, também serão realizadas palestras e explanações sobre o Plano de Arborização da Cidade”.

Com essa e mais ações dessa está se fortalecendo a importância da ODM 7, que visa a conscientização sobre questões que envolvam o meio ambiente e fortalecem a qualidade de vida.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

SESI realiza oficinas com comunidades tradicionais em cidades do Paraná



Nos dia 05 e 10 de setembro foi realizado a I Oficina Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e Comunidades Tradicionais na cidade de Inácio Martins com a Aldeia Rio de Areia e em Chopinzinho na Aldeia Palmeirinha do Iguaçu.
Os encontros foram elaborados pelo SESI, Movimento Nós Podemos Paraná e a Associação de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento Humano – Outro olhar. O trabalho tem visa a articulação com as comunidades tradicionais para o desenvolvimento de ações e políticas públicas adequadas as comunidades, priorizando sua diversidade étnica e cultural.  Essa relação possibilita a reflexão dos governantes e das organizações para políticas exercidas através da ótica dos ODM por meio dos Articuladores de Desenvolvimento Local do SESI.

Os trabalhos vão continuar em comunidades dos municípios de  atendidas pela Outro Olhar priorizando a defesa da cultura e a preservação do posicionamento indígena e de suas manifestações junto aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Faculdade de Tecnologia SENAI – Londrina realiza 2º Trote da Cidadania


No dia 30 de agosto, a Faculdade de Tecnologia do SENAI Londrina promoveu o 2° Trote da Cidadania, arrecadando cerca de 2500 litros de leite longa vida distribuídos entre instituições da região.
A ação, que teve como temática “Infância”, é realizada semestralmente e tem por objetivo mobilizar pesquisadores, professores e estudantes para o desenvolvimento de ações cidadãs, visando à formação de jovens mais engajados  e profissionais conscientes de seu papel social. O evento é uma forma de estimular atividades saudáveis de recepção aos calouros, envolvendo docentes e discentes da Faculdade e do curso Técnico em Vestuário.

A quantidade de leite distribuída teve como base o consumo mensal de cada instituição, sendo: Comunidade Terapeuta Nova Vida, com 212 litros; Albergue Lar dos Vovôs e das Vovós, com 440 litros; Primeira Igreja Presbiteriana de Londrina, com 200 litros; Casa de Apoio ao Instituto de Câncer de Londrina, com 800 litros e o Núcleo Social Evangélico de Londrina. 


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Formatura da Segunda Turma dos Cursos Profissionalizantes da Secretaria da Mulher é realizada em Guarapuava




No último sábado (30), no Paço Municipal, a Secretaria de Políticas para Mulheres promoveu a formatura dos cursos de Auxiliar de Serviços Automotivos, de Eletricidade Predial e de Informática. É a segunda turma de mulheres e homens que passa pelos cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria em parceria com o SESI/ SENAI, Patoeste e Santa Maria. “ Não estamos fazendo ações isoladas uma das outras, são programas que colocam as pessoas prontas para o mercado de trabalho. Nós, do Poder Público, estamos fazendo o nosso papel de articular todas essas pontas e facilitar esse processo” comenta o Prefeito Cesar Silvestri Filho.
            “Nossa missão é gerar oportunidade de autonomia econômica e social. Mas, não é só gerar oportunidades, é quebrar paradigmas. Nós estamos buscando outros ofícios para as mulheres, precisamos de mão de obra qualificada, mas vamos sair tradicional, dizendo que as mulheres podem, tem total condição e são capazes de fazer outras atividades como mecânicas e eletricistas. Estou com muito orgulho desse momento que estamos vivendo hoje” afirma a vice-prefeita e Secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran.
            Nesse embalo de novas oportunidades e expectativas, as alunas, a partir dos cursos, traças seus projetos de melhoria de vida, respondendo a política dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) articulada pelos membros da equipe do SESI e SENAI, trabalhando juntos pelo desenvolvimento local.