8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Gestantes: vacinação contra coqueluche inicia dia 1º em Cascavel

A partir do dia 1º de dezembro começa a ser disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família de Cascavel, a vacina contra coqueluche para todas as gestantes entre a 27ª e a 36ª semana de gestação.
A vacina será introduzida no Calendário Nacional de Vacinação e tem objetivo de produzir anticorpos (proteção) contra a doença coqueluche em gestantes, possibilitando a transferência transplacentária desses anticorpos para o bebê, resultando na proteção dos recém-nascidos, nos primeiros meses de vida, até que se complete o esquema vacinal contra a coqueluche (que inicia aos dois meses de vida), conforme preconizado pelo Calendário Nacional de Vacinação.
A vacina é indicada para todas as gestantes a partir da 27ª à 36ª semana de gestação, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto.
“É importante vacinar a gestante o mais precocemente possível dentro da indicação gestacional, pelo risco de intercorrências, como por exemplo, o parto prematuro. A cada gestação é preciso que se realize a vacina, pois o nível de anticorpos não se mantém alto nas gestações subsequentes”, comenta Elizabete Nagi, enfermeira responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

As vacinas estarão disponíveis em horários normais de atendimento das UBSs, das 7 às 19 horas, e nas USFs, das 8 às 17 horas. A ação de vacinação contra coqueluche contribui para o alcance dos ODM, 4,5,6, pois oferece proteção a saúde e qualidade de vida de gestantes de Cascavel e região. 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Colégio Sesi Cascavel realiza campanha de doação de medula óssea e utensílios para ajudar a casa de apoio da Uopeccan


Nesta terça-feira (25) os alunos do Colégio Sesi tiveram a presença da Poliana Deves,  que aguarda pelo transplante de Medula óssea, ela relatou aos alunos sobre a importância do doar e compartilhar essa ideia, o Movimento Nós podemos Cascavel esteve presente em mais essa iniciativa. Durante todo o dia os alunos estão arrecadando doações para a casa de apoio da Uopeccan. Os utensílios de maior necessidade são utilidades domésticas,roupas masculinas e infantis, o ponto de Arrecadação é na Unidade SESI/ Senai Cascavel, essa ideia está elencada a ODM 6 e 8.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ODM Cascavel participa de 11° Congresso Cultivando Água Boa (CAB)

         O colegiado Nós Podemos Cascavel/CPCE, participou do Encontros e Caminhos Cultivando Água Boa que aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro, com intuito de difundir as boas práticas que elencam com os ODMS 1,2,6,7 e 8.    
  
  O Programa 
            O Cultivando Água Boa (CAB), liderado pela Itaipu Binacional e com a participação de centenas de parceiros do Oeste do Paraná, se consolidou em 2014. Além da adoção da metodologia do CAB em doze micro bacias hidrográficas espalhadas pela América Latina, há outras duas na Espanha, e é crescente o interesse de organismos internacionais e de governos pelo programa. Vários deles estão representados no encontro anual CAB, que teve início nesta quarta-feira (19), em Foz do Iguaçu.
            Para Josefina Maestu, diretora do programa Década da Água da Organização das Nações Unidas (ONU), o CAB chama a atenção pelo “nível de compromisso muito forte” de todos os atores envolvidos.  “É responsabilidade da ONU estar atenta às boas políticas públicas e boas práticas para disponibilizar essas experiências para todos os estados-membros. E estamos recomendando a experiência da Itaipu com o CAB aos governos que nos procuram”, afirmou.
            Josefina Maestu discursa na abertura do CAB 2014: sintonia do programa com os Objetivos do Milênio e com as campanhas da ONU.
            O Parlamento Europeu também está interessado no CAB. A deputada Inés Ayala, que participou nesta terça-feira (18) do Seminário Segurança Hídrica, em Foz, informou que irá apresentar o programa na revisão da Diretiva de Qualidade da Água (um conjunto de objetivos e parâmetros para os países da União Européia em relação à gestão dos recursos hídricos), em 2015.
    “Tínhamos uma Diretiva para o período 2010-15, que agora passará por uma revisão. Creio que há muitas coisas que podemos aprender com esses 11 anos do Água Boa, especialmente em relação à metodologia para ampliar a participação e o empoderamento das comunidades. Outro aspecto importante é a gestão por micro bacias e a maneira como são definidos os papéis dos atores nos projetos de recuperação. Na Europa, temos uma gestão por bacias, mas os papéis não ficam muito claros, inclusive na aplicação de recursos”, explicou.
        “Nesse contexto, o programa CAB surgiu como um elemento com grande potencial integrador dos países do Prata. Hoje, já temos programas semelhantes nas duas outras binacionais da bacia (Yacyretá e Salto Grande) e outros projetos-piloto com metodologia do CAB estão em fase de implantação na Argentina, Paraguai e Uruguai. Agora, queremos ampliar esses projetos”, afirmou Genta, ressaltando que 60% do território da América do Sul pertence às três grandes bacias do continente (do Amazonas, do Orinoco e do Prata), daí a importância da gestão socioambiental desses territórios. No total, seis micro bacias estão sendo trabalhadas por Yacyretá e Salto Grande.
    Segundo Iñigo Bilbao, diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Vitoria-Gastéiz, a metodologia do CAB será aplicada em diversas iniciativas, como a recuperação das margens do Zadorra, na promoção da agroecologia e no cultivo de plantas medicinais, sempre reproduzindo os mesmos critérios de governança em parceria com as comunidades locais, característica principal do programa da Itaipu.
     “Nossas plantas medicinais estão ameaçadas. Estamos criando um banco de germoplasma, junto ao jardim botânico, para poder preservá-las. Acreditamos que com um programa como o do CAB, de incorporar os fitoterápicos ao sistema de saúde, poderemos reforçar isso”, afirmou Bilbao.
    Em 2013, o CAB se tornou uma política de cooperação do governo brasileiro, com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Agência Nacional de Águas (ANA). Na época, foi firmado um convênio para replicação da metodologia do CAB junto a oito países ibero-americanos.
            “O CAB é uma ferramenta de engenharia social que integra as comunidades ao meio ambiente. Além disso, é também uma ferramenta que permite conformar o comitê gestor com participação direta dos mais vulneráveis, junto com o setor público e privado”, garante o assessor do Ministério de Energia e Minas e diretor do CAB Guatemala, Yossi Abadi.

 Fonte:http://www.cultivandoaguaboa.com.br/o-programa/como-atuar


II Mostra de Projetos Nós Podemos Apucarana e Vale do Ivaí

No dia 6 de novembro, Apucarana recepcionou a II Mostra de Projetos Nós Podemos Apucarana e Vale do Ivaí, onde foi organizado um diálogo entre os projetos e as instituições participantes.
 A Mostra apresentou projetos que almejavam o alcance dos ODM (Objetivos do Milênio) e o desenvolvimento local dos municípios, proporcionando ainda o compartilhamento de experiências com outras organizações.
As iniciativas envolvidas foram de prefeituras, empresas, escolas, universidades e ONG's para o engajamento da comunidade, fortalecimento da integração e das alianças entre as instituições. O evento contou ainda com a apresentações artísticas e grafitagem dos símbolos do ODM.
Além de condicionar o intercâmbio e articulação com outras iniciativas da região, os projetos apresentados terão a oportunidade de participar da etapa estadual, no 7º Congresso Nós Podemos Paraná que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro, em Curitiba.





quarta-feira, 19 de novembro de 2014

"Oficina Em Contramão" em São Sebastião da Amoreira

O Movimento Nós Podemos Londrina realizou no dia 12 de novembro, a Oficina Em Contramão que contou com a participação dos alunos do Colégio Estadual João Turin, na cidade de São Sebastião da Amoreira.
O tema trabalhado pela oficina é “Escolhas” e faz referência ao uso de drogas e álcool, com os adolescentes do 6° ao 9° ano. Foram discutidas as causas e efeitos de uma escolha errada ou precipitada e ainda como agir diante de determinadas situações.
A oficina desenvolvida contou com a adesão de mais de 200 alunos em dois turnos diferentes, que discutiram e elucidaram sobre assuntos rotineiros da vida escolar e da comunidade, resultando em um trabalho de reflexão e conscientização.


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Univel entrega vidros ao Banco de Leite de Cascavel

             
  Na dia 10 novembro o gestor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Univel, Nilson dos Santos Dias, e a coordenadora de Gestão Ambiental, Elaine Kronbauer, realizaram a entrega dos vidros arrecadados pelos acadêmicos e funcionários da instituição para doar ao banco de leite de Cascavel.
   A arrecadação tinha como objetivo conseguir o maior número de frascos de maionese, café solúvel ou conserva. Com o dinheiro arrecadado com as inscrições do curso Qualtrics, realizado no dia 9 de agosto pelo professor Nilson, ainda foram comprados novos frascos de vidro.  O projeto faz parte dos Objetivos do Milênio - ODM 4 (Reduzir a mortalidade infantil) e foi uma parceria entre a Univel e o  Serviço Social da Indústria - Sesi Cascavel.

Fonte:http://www.univel.br/noticias.php?id=1297#.VGNvWfnF_y5

SESI Londrina faz sensibilização sobre a campanha do Outubro Rosa

No dia 24 de outubro, o SESI Londrina organizou um momento de conscientização sobre o Outubro Rosa entre os colaboradores da unidade. No período da tarde, no auditório do SENAI, aconteceu uma sensibilização sobre a campanha com orientações e informações sobre o câncer de mama, abordando a prevenção, qualidade de vida e a auto estima em uma parceria com a FIEP, Sindicatos, Nós Podemos Londrina, CPCE e a empresa APETIT. Na oportunidade a gerente de unidade Lucilene Furlan apresentou a Unidade Móvel de atendimento do programa Cuide-se mais que oferece serviços de prevenção e educação para os colaboradores das empresas com equipamentos de última geração e profissionais especializados. 





Descarte de Resíduos Sólidos é tema de capacitação em Cascavel

O Setor de Controle de Endemias de Cascavel  promoveu no dia 12 de novembro,no auditório da Prefeitura Municipal, uma capacitação destina aos  agentes de Controle de Endemias, sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e política reversa de pneumáticos.

A ação tem por objetivo instrumentalizar os agentes para orientações e educação ambiental aos moradores, visando à redução dos problemas relacionados ao descarte inadequado de lixo.
De acordo com o Ministério da Saúde, o controle de vetores de importância médica, que são os mosquitos, roedores, animais peçonhentos e outros na atualidade é uma atividade complexa, tendo em vista os diversos fatores externos ao setor Saúde, que são importantes e determinantes na manutenção e dispersão tanto de doenças quanto de seu vetor transmissor. 

Dentre vários fatores, destaca-se no meio urbano a destinação imprópria de resíduos, tornando o ambiente propicio à proliferação de vetores, como o mosquito da dengue, que é o principal foco das ações, por não haver nenhuma vacina preventiva, apenas o controle do vetor. Esta capacitação organizada pela Prefeitura Municipal de Cascavel, está alinhada com os ODM 7 e 8 , pois oferece aos  agentes de endemias  capacitação  sobre a destinação correta de resíduos, colaborando para a preservação do meio ambiente.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Projeto Apiaba é o único representante em todo o Paraná a receber homologação do Ministério do Meio Ambiente


O Projeto Apiaba é uma entidade não governamental sem fins lucrativos, caracterizada por uma associação de pessoas que desenvolvem projetos nas áreas de Meio Ambiente, Educação, Cultura e Ação Social em Araruna.
Criado em 2008, em um colégio estadual do município pelo Professor Julio Cesar da Silva, o atual “Projeto Apiaba” nasceu como um Programa de Iniciação Científica Júnior que buscava capacitar o estudante do ensino médio para a jornada acadêmica do ensino superior.

Apenas no final de 2009, quando já haviam sido realizados dois projetos de iniciação científica júnior pela equipe, foi que o projeto recebeu o nome, lema e brasão usados até hoje. Nessa época o projeto já havia sido premiado duas vezes em competições na UTFPR de Campo Mourão e participado de diversos eventos científicos em outras universidades da região. A equipe do projeto também já havia sido selecionada por duas vezes para participar da maior feira de ciência e engenharia do Brasil: a FEBRACE.
Por conta do afastamento da então equipe que coordenava os trabalhos do Apiaba no ano de 2010, devido à busca por uma melhor formação acadêmica dos membros, a entidade perdeu força por alguns anos, voltando a atuar somente em 2013, já com atividades voltadas ao âmbito social e pedagógico. Desde então, cinco projetos e diversas ações já foram e estão sendo promovidas em parceria com o Nós Podemos Araruna através da Diretoria Municipal de Educação de Araruna com apoio de diversas entidades, empresas e cidadãos da cidade e região.
O primeiro projeto promovido na parceria: o "Projeto Águas no Coração da Educação" recebeu atualmente uma importante certificação dada pelo Ministério do Meio Ambiente e faz ligação com o ODM7 (Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente). O atual Coordenador-geral do Projeto Apiaba, Jhony de Oliveira Lima, inscreveu a prática de Educação Ambiental na Seleção EducaRES de Práticas de Referência em Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos, promovida pelo MMA. A seleção avalia e elenca projetos da sociedade civil, iniciativa privada e poder público, com destaque para práticas de Educação Ambiental e Comunicação Social focadas em públicos e processos educativos não formais – fora da escola.
O resultado foi divulgado no dia 10 de novembro, pelo MMA. As práticas selecionadas pelo ministério são reconhecidas como “Práticas de Referência EducaRES”, e são inseridas com destaque especial na plataforma virtual Educares, além de  serem recomendadas e disponibilizadas pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC/MMA), como referência para compor materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos presenciais e/ou à distância produzidos pelo Governo Federal.
Em todo o Brasil, apenas 35 projetos realizados pela Sociedade Civil Organizada foram aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente; destes, somente 9 projetos em toda a Região Sul foram selecionados; e no Paraná o Projeto Apiaba é o único dentro do segmento a receber a homologação do Ministério.
Atualmente o projeto é coordenado por: Jhony de Oliveira Lima, Nathyeli Moreira Niza, Cristiane da Silva Silvestre, Josislaine Martines, Jean Carlos dos Santos da Luz, Gessi Juliene Caetano, Elis Regina Mestre e Bruna Davantel.
Página de divulgação das atividades do projeto:
www.facebook.com/Apiaba.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Araruna








quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Campanha de vacinação contra pólio e tríplice viral se inicia neste sábado em Cascavel

No dia 8 de novembro teve início a Campanha de Vacinação contra poliomielite e tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) em Cascavel.  A meta foi vacinar 42.600 crianças em toda a cidade, até esta sexta feira (28). Deverão tomar a vacina contra a poliomielite crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. A tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) deverá ser aplicada em crianças que tem entre um ano e cinco anos incompletos.

No sábado (8), Dia D da campanha, todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família estiveram abertas das 8 às 17 horas para a realização das vacinas. Até hoje, final da campanha, as vacinas também poderão ser feitas em horários normais de atendimento das UBSs e USFs, que é das 7 às 19 horas. “Como é uma campanha com prazo para terminar, é importante que os pais ou responsáveis não deixem para levar os filhos nos últimos dias, evitando as filas. Para realizar a vacina, os pais ou responsáveis precisam levar a carteirinha de vacinação da criança”, destaca a enfermeira responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Elizabete Nagi. A campanha de vacinação contra o Sarampo e a Paralisia, disponibiliza a prevenção contra doenças e  contribui para o alcance dos ODM 4 e 6  : Reduzir a Mortalidade Infantil e combater a Aids a Malária e outras Doenças.