8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Ceasa Amiga de Cascavel é destaque no Paraná


O trabalho do Banco de Alimentos Ceasa Amiga de Cascavel foi destaque, neste sábado (27), na imprensa local (Jornal Hoje), colocando a cidade como líder estadual na luta contra o desperdício de alimentos. Somente neste ano de 2014, o programa em Cascavel reaproveitou e distribuiu mais de 1.200.000 quilos de alimentos, evitando que esses produtos ainda em condições de consumo fossem para o lixo.

“É um número surpreendente de alimento que é reaproveitado. Em vez de serem descartados, esses alimentos que ainda estão em condições de consumo, mas talvez com uma aparência já não atrativa ao consumidor, são reaproveitados e utilizados para alimentar centenas de pessoas carentes. É um trabalho muito bonito, realizado pela equipe da dona Nena, estão todos de parabéns por esses resultados”, ressalta o prefeito Edgar Bueno.

O programa em Cascavel é mantido pelo Provopar, desde 2001, quando foi firmado um convênio entre Município, Ceasa/PR e Provopar para dar início ao serviço de reaproveitamento dos alimentos fornecidos atualmente a mais de mil entidades por ano. No Paraná, o Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos S.A) conta com cinco unidades atacadistas, que possuem os seus bancos de alimentos. O programa em Cascavel é lider no reaproveitamento, ficando à frente da capital Curitiba, que neste ano coletou 891.390 quilos; em terceiro lugar na coleta está Londrina (793.832); seguida de Maringá (679.229) e Foz do Iguaçu (394.966).

O Ceasa Amiga de Cascavel distribui mensalmente mais de 100 toneladas de alimentos a entidades do município. E o excedente ainda é distribuído a famílias carentes nos bairros. De acordo com a coordenadora do Programa em Cascavel, Elvina Maria Loeff, conhecida como dona Nena, quase tudo que é coletado é aproveitado. “Nossa perda de alimentos é muito pequena, de tudo que coletamos é jogado fora apenas 10%. Alguns alimentos reaproveitamos 100%, distribuímos frutas, legumes às entidades; alguns dos produtos, mais maduros, já utilizamos para fazer polpa de suco e polpa de tomate para molho, evitando um maior desperdício”, destaca.

Dona Nena afirma que o trabalho realizado no Banco de Alimentos é gratificante. “É muito bom saber que o nosso trabalho alimenta muitas pessoas carentes da cidade. É isso que faz ser Natal todo dia aqui no Ceasa Amiga. Agradeço a toda a equipe que trabalha comigo, pela dedicação. Agradeço também a dona Lorita Bueno que foi a idealizadora do projeto em Cascavel e ao prefeito Edgar Bueno que sempre nos dá a atenção necessária”.

Esse projeto é compatível com a ODM 1, ajudando a combater a fome.

Fonte:http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=25439

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

SESI Londrina realiza Campanha de Natal para Lar das Vovozinhas

Nesta última terça-feira, dia 16 de dezembro, o SESI Londrina realizou uma Campanha de Natal para arrecadação de fraldas geriátricas. A instituição escolhida foi o Lar dos Vovôs Raul Faria Carneiro e o Lar das Vovozinhas Gilda Marconi. A entrega foi realizada com visita dos colaboradores para entrega de 75 pacotes de fraldas.
Os alunos da Escola SESI também participaram com a arrecadação de uma TV 51 polegadas e uma caixa de som. Em parceria com o SESI Cultura, os idosos puderam ouvir a orquestra de Viola Caipira.

A instituição funciona em Londrina desde 1959, prestando atendimento em regime de abrigo integral. Atualmente, são dois lares que atendem juntos 61 idosos.

 

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Luta contra violência á mulher foi tema de palestra em Quarto Centenário.

Secretaria Municipal de Saúde de Quarto Centenário em parceria com a Secretaria de Ação Social e CRAS,  realizaram  no salão paroquial da Igreja Católica um encontro com a comunidade para falar a respeito da violência contra a mulher, em alusão  ao dia Internacional de Luta contra a violência à Mulher.  Na maioria dos casos a mulher não efetua a denúncia do agressor porque possui vínculo afetivo com ele. “É preciso incentivar as mulheres a buscarem o exercício do seu direito à dignidade, denunciando este crime toda vez em que ele acontecer”, disse a palestrante Rachel Orciolli. Dentre os temas debatidos estavam os diversos tipos de violência praticados conta a mulheres entre eles,  violência física, violência psicológica, violência sexual , violência patrimonial e violência moral. A ação da Secretaria de Saúde de Quarto Centenário esta alinhada com os ODM 3 e 8, pois incentiva a comunidade a pratica da denuncia  de violência contra a mulher, além de buscar a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher.

Copel realiza campanha de arrecadação de livros em Cascavel



 O Núcleo ODM/CPCE Cascavel realizou a entrega nesta terça-feira (16), de cerca de 300 livros arrecadados pela Copel em campanha interna com funcionários. Os livros, revistas e apostilas foram entregues ao Projeto Reciclei Recicléo, Eureca 1, Penitenciária Industrial de Cascavel que são parceiros do Núcleo ODM Cascavel.  Segundo dados do site Eco Desenvolvimento, quatro milhões de toneladas de papel são recicladas anualmente no Brasil, 43,5% do total consumido. Por vezes livros que não servem mais para consultas como enciclopédias antigas também podem ser recicladas e virar artigos de decoração. A campanha realizada pela Copel contribui para o alcance dos ODM 7,8, pois visa  a reutilização de livros diminuindo o impacto meio ambiente.






ODM Cascavel realiza repasse de leites em pó

O ODM Cascavel, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), realizou nesta segunda-feira (15) o repasse de cerca de trinta quilos de leite em pó arrecadados na palestra “Bloco K no speed fiscal”. As latas de leite foram repassadas ao Recanto da Criança que é um dos parceiros locais do Movimento Nós Podemos Paraná. A ação ressalta a importância do ODM 1 e 4.
O Recanto da Criança oferece atendimento, com abrigo provisório, às crianças com idade entre 02 a 12 anos que necessitam de medida de proteção, com possibilidade de retorno à família ou encaminhamento para adoção.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Moradora de Cascavel promove festa de Natal para crianças

A Rua Dois, no Bairro São Cristóvão, em Cascavel, se enche de alegria nas proximidades do Natal, é que todos os anos a moradora Maria da Luz Machado organiza uma festa para as crianças, com direito a muita brincadeira, lanche e até a presença do Papai Noel, que neste ano distribuíra 50 cestas natalinas. Desde 2005, só não teve festa ano passado, mas foi o suficiente para dona Maria saber que não tinha como deixar de fazer a alegria das crianças. Neste ano, com apoio de familiares e amigos ela arrecadou dinheiro e no dia 14 de dezembro reuniu a criançada mais uma vez.

Essa ação de fim de ano ressalta a importância da ODM 1 e 8, que busca sempre melhorar a qualidade de vida da população.

fonte: http://cgn.uol.com.br/noticia/116664/ha-nove-anos-moradora-faz-festa-para-criancas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Centro da Juventude realiza oficina “Sabor Colorido” em Cascavel


O Centro da Juventude realizou em parceria com a Pastoral da Criança de Cascavel, a oficina “Sabor Colorido” que visa o reaproveitamento de alimentos.  A oficina  contou com a presença de mães de alunos que participam do centro da juventude. Dentre as receitas realizadas na oficina, o reaproveitamento de cascas e talos de frutas  e verduras  eram o foco principal da oficina. A oficina “Sabor Colorido” esta alinhada com os ODM 1 e 8,  pois oferece dicas de reaproveitamento de alimentos, contribuindo para uma alimentação saudável a comunidade atendida.



quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Oficina de Futuro é realizada em Cascavel

Na manhã de 9 de dezembro, o Centro da Juventude Professor Jomar Vieira da Rocha, abriu as portas para uma oficina chamada “Oficina de Futuro” com Norma Hofstaeter, educadora ambiental do programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional. Atividade que faz parte do cronograma para o 2º Diálogo Comunitário para a Sustentabilidade realizado pelo CJ. Com o tema, "Fortalecendo Laços", os adolescentes puderam observar as dificuldades da comunidade na área sócio ambiental e as possibilidades de melhorar.
Durante a oficina os adolescentes puderam entrar em contato com o “protagonismo juvenil”, que visa a participação construtiva em ações que contribuam para o crescimento social e mundial. Os jovens puderam redescobrir a importância da atuação na comunidade ressaltando a importância da ODM 8.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Secretaria de Guarapuava adere à mobilização pelo fim da violência de gênero nas redes sociais

Em Guarapuava, as atividades da Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero” começaram no dia 20 de novembro e seguem até hoje 5 de dezembro. E, como parte da programação a mobilização nas redes sociais com recados pelo fim da violência contra a mulher têm sido aderida por vários segmentos da sociedade. “Aqui na Secretaria da Mulher estamos disseminando a informação através das redes sociais contribuindo com o movimento”, explica a secretária de Políticas para as Mulheres e vice-prefeita, Eva Schran.
Desta forma, a equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres produziu fotos com diversos recados pelo fim da violência, como: “Violência contra a mulher é crime”, “Quando a violência acaba a vida se renova”, “Quando você finge não ver uma mulher ser maltratada, isso também é violência” entre outras.
Todas as pessoas podem participar da mobilização nas redes sociais, basta escrever seu recado, tirar a foto, compartilhar no Facebook e usar a hashtag #PeloFimdaViolenciadeGenero. “Acreditamos que, por meio dessas ações nas redes sociais, conseguimos sensibilizar um bom número de pessoas, afirmando que a violência contra a mulher é crime e mobilizando toda cidade pelo fim da violência de gênero”, finaliza Eva Schran.
Esta campanha atende ao 3º ODM que busca a igualdade de gênero e a autonomia da mulher.
fonte: site Prefeitura de Guarapuava

Secretarias do Município de Guarapuava lançam Gibi sobre Igualdade de Gênero

No dia 26 de novembro, no miniauditório da Unicentro, aconteceu a formatura da primeira turma do curso de extensão “Autonomia e Empoderamento das Mulheres”, uma parceria das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e de Educação e Cultura com o Laboratório de História Ambiental e Gênero, da Unicentros. A turma de 46 alunos, composta por diretores, coordenadores e professores da rede municipal, debateu diversos temas, como a história das mulheres e do feminismo no Brasil, entre outros. “Eles acabam se tornando agentes multiplicadores da informação, atingindo pais e alunos”, afirma a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.
Dados do Mapa da Violência mostram que, em 2012, Guarapuava ficou em 96º lugar no Brasil no ranking de violência contra a mulher e, em 11º, no Paraná. Entre 2013 e 2014, foram assassinadas 13 mulheres no município, desses, 3 casos estão sob investigação para averiguar se foi violência doméstica. De janeiro a outubro de 2014, a Polícia Militar registrou 407 flagrantes de violência contra a mulher. “Precisamos investir na mudança cultural, plantaremos estas sementes para que os professores do ensino fundamental possam disseminar estas informações”, fala a coordenadora do curso e professora do Departamento de História, Rosemeri Moreira, destacando que sem a parceria da Prefeitura de Guarapuava nada seria possível. “Esse projeto de trabalhar igualdade de gênero com profissionais de educação significa a preparação de uma cidade sem violência contra a mulher, pois estamos focando na educação escolar das nossas crianças”, destaca a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran.
Além da formatura, foi realizado o lançamento do gibi “Aventuras de Linda”, produzido pelo laboratório e pela Coordenadoria de Comunicação Social da Unicentro, em parceria com as secretarias de Políticas para as Mulheres e de Educação e Cultura e o Governo Federal. Todos os Cmeis e escolas municipais irão receber um kit contendo gibis, além de uma galeria com uma breve biografia de grandes mulheres, como Patrícia Galvão, Ada Lovelace e Maria Carolina de Jesus, incentivando as meninas a tornarem-se grandes mulheres também. “Queremos mostrar para as crianças que somos todos iguais e que podemos fazer muitas coisas, independente do corpo que nascemos”, finaliza Rosemeri.
As ações integram a campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero.
[ODM 3: PROMOVER A IGUALDADE DE GÊNERO E A AUTONOMIA DA MULHER]
fonte: site Prefeitura de Guarapuava