8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Projeto Transformar retoma atividades na próxima semana em Cascavel

O Projeto Transformar - Cultura da Paz, que é desenvolvido pela Secretaria de Cultura, reinicia suas atividades na Casa da Cultura Zona Norte, na próxima semana. As inscrições estão abertas para as modalidades de violão, violino, flauta doce, artes visuais e dança. As aulas têm início no dia 2 de março. O curso não tem custo, sendo que os instrumentos serão disponibilizados aos alunos durante o horário de aula. A idade mínima para participação é sete anos.
Interessados poderão comparecer na Casa de Cultura Zona Norte, localizada na Rua Maracanã, 1208, no bairro Periolo, entre 8h e 17h30, e falar com a coordenadora do espaço Regina Verruch. Para a realização da inscrição é necessário apresentar documento de identificação e no caso de menores de idade os mesmos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Mais informações pelos telefones 3902-1347 ou 3902-1370.
A programação do projeto para outras localidades do município será divulgada em breve.
Sobre o projeto
Procurando possibilitar ao cidadão cascavelense o acesso ao aprendizado e ao exercício da Arte, no ano de 2010, cumprindo determinações assumidas no Plano de Governo, foi criado o Projeto Transformar, que leva música, dança e artes a toda população. O objetivo é descentralizar a arte e a cultura, estendendo suas atividades às diversas regiões de Cascavel, atendendo os parâmetros do ODM 8.

 Fonte: http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=25588 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Clínica do SIM Paraná Cascavel já atende 18 pacientes


Na última segunda feira (9), a unidade do SIM Paraná começou a atender pacientes para tratamento contra o uso de drogas. Em dois dias de funcionamento, já são seis pacientes acolhidos e outros 12 que buscaram atendimento ambulatorial, totalizando 18 atendimentos.
"Encontramos um acolhimento agradável. Isso é muito importante para a recuperação. Ficamos muito satisfeitos com o que vimos e vamos continuar acompanhando de perto este trabalho tão importante”, destacou o prefeito Edgar Bueno.
As atividades iniciaram com uma equipe multidisciplinar de 50 profissionais e com disponibilidade de 37 leitos de atendimento noturno, para pacientes dos 25 municípios que integram a 10ª Regional de Saúde. A clínica está dividida em um Caps Ad III e duas Unidades de Acolhimento, sendo uma infanto-juvenil e outra para adultos, tendo capacidade de 150 atendimentos clínicos/dia.

Nesta primeira semana o atendimento é de avaliação e diagnóstico para definição do plano terapêutico individualizado. “Para avaliação é importante que os pacientes venham à clínica até às 17 horas. Crianças e adolescentes devem vir acompanhados de algum familiar, o adulto pode buscar sozinho o atendimento”, explicou Maria Vilma, coordenadora do Sim Paraná.
Essa iniciativa condiz com o ODM 6.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dia Internacional da Internet Segura [ODM 8]

Imagem: Google
No dia 10 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional da Internet Segura, celebrado por mais de 100 países com o tema “Vamos criar uma internet melhor juntos”. A ação pretende alertar e prevenir por meio da informação as pessoas sobre os perigos de expor informações pessoais na rede. Nós selecionamos algumas dicas para criar um ambiente virtual mais seguro e você tem papel principal nessa luta.

1- Verifique regularmente as configurações de privacidade nas redes sociais e atualize-as sempre que necessário.

2- Utilize sites seguros, os que possuem https por exemplo tem as informações criptografadas.

3- Se não tiver tempo (e vontade) de ler todos os termos e condições quando realizar o registro em um site novo recorra a ferramentas tais como o EULAlyzer, o programa analisa licenças e avisa sobre os riscos que você corre na instalação.

4- Se tiver algo íntimo para contar para alguém é melhor recorrer ao telefone ou contato pessoal.

5- Não revele a estranhos suas informações pessoais.

6- Evite dar endereços de lugares onde frequenta, sua casa ou escola. 

7- Crie uma senha forte, usando números, letras e outros caracteres. Não compartilhe suas senhas com ninguém.

8- Instale um antivírus no seu computador e o mantenha atualizado.

9- Não clique em links da web recebidos por e-mails, nem abra arquivos anexados enviados por pessoas desconhecidas. Aprenda a reconhecer e-mails maliciosos. 

10- Bloqueie seu computador sempre que se ausentar e acostume-se a fechar sua sessão ao utilizar computadores públicos.

11- Faça operações que envolvam dados bancários apenas em aparelhos pessoais. 
  
E nunca se esqueça de que todos são responsáveis por denunciar conteúdos impróprios encontrados na internet. 


Conheça nossa fanpage aqui.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Agentes de endemias dão início à operação de combate a dengue em Cascavel




Começou hoje, 9 de fevereiro, o 1º Ciclo do LirAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) de 2015. O trabalho, que é realizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental - Setor de Endemias durará até o dia 12 desse mês. As nove equipes iniciaram os trabalhos de visita logo pela manhã e passarão por aproximadamente 4 mil domicílios, divididos em nove estratos.
 O LirAa é um trabalho diferenciado. Iniciado experimentalmente em 2002, ele possibilita a análise e identificação dos locais com maior índice de proliferação do mosquito e, com isso, intensificar os trabalhos de orientação e eliminação de possíveis criadouros. Anualmente são realizados quatro levantamentos com o intuito de manter o controle da proliferação do Aedes aegypti. Este ano, o primeiro será em fevereiro e o último em novembro.
É com base nesses índices que o Programa de Controle de Endemias promove atividades de combate e prevenção à dengue, principalmente nos pontos mais críticos da cidade. Além de transmitir a dengue, o mosquito também pode transmitir a febre chicungunha.
“Vale lembrar que o período é propício para a proliferação do mosquito, pois são chuvas alternadas com o calor muito forte, o que aumenta a probabilidade de se criar ambientes adequados às larvas. Isso exige maior cuidado por parte da população. As pessoas devem se aumentar os cuidados com descarte de materiais que possam acumular água e denunciar os locais onde há possibilidade de existir criadouros, como terrenos onde existe acúmulo de lixo”, alerta a coordenadora do Programa de Controle de Endemias, Carine Cavalcante.

Essa iniciativa condiz com o ODM 6, ajudando a combater a dengue na cidade.

Fonte:http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=25544


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

SESI Londrina realiza Mesa Redonda em Santa Cecília do Pavão

Na última terça-feira, dia 03, o SESI Indústria e Sociedade Londrina realizou a Mesa Redonda Significado do Trabalho, em Santa Cecília do Pavão. A ação ocorreu na Escola Municipal Cícero Bittencourt Rodrigues, fazendo parte da Semana Pedagógica do município, e contou com 45 participantes, entre pedagogas e secretárias.

O objetivo da ação é sensibilizar e estimular os profissionais a buscarem a auto realização no trabalho e dedicação nas atividades. Além disso, a articulação do ODM 2 – Educação Básica de qualidade para todos foi ressaltada na discussão como elemento fundamental no desenvolvimento local. 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Nós Podemos Londrina e Junior Achievement realizam o Programa Nosso Planeta, Nossa Casa

Nos dias 29 e 30 de janeiro, a Junior Achievement, em parceria com o Nós Podemos Londrina, desenvolveu o Programa Nosso Planeta, Nossa Casa na Escola SESI Londrina, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação do Planeta Terra, com sugestões para minimizar o impacto de nossas ações sobre o meio ambiente.

As atividades realizadas serviram para estimular os alunos a perceberem os desafios encontrados em relação à destruição do meio ambiente e buscar soluções para tais problemas, através do teatro com fantoches e filmes. Além disso, o programa possibilitou a articulação do ODM 7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, integrado junto às atividades.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Município de Cascavel é novamente contemplado no programa Mais Médicos

O Município de Cascavel foi contemplada no 6º Ciclo do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde. Neste ciclo, que contempla 1.500 municípios, serão priorizadas as vagas aos médicos com CRM Brasil. A partir de agora, os profissionais que estão no Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) poderão ingressar no Mais Médicos na mesma localidade onde estão atuando por mais dois anos. 


Outra novidade é que os demais candidatos com CRM Brasil que se inscreverem para participar do Mais Médicos poderão optar entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do país. Em Cascavel já atuam 10 profissionais do Programa, lotados em Unidades de Saúde da Família e que poderão continuar atuando em Cascavel por mais três anos. As Unidades de Saúde da Família trabalham com uma equipe composta por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas; desenvolvendo o trabalho não só mais no indivíduo e sim em toda a sua estrutura familiar dentro de uma área de abrangência específica. Desta forma, toda a comunidade desta área tem um acompanhamento mais sistemático e contínuo o que permite uma compreensão maior do processo saúde e doença.


Das 36 Unidades de Saúde existentes no Município, 19 são Unidades de Saúde da Família e contam com 26 Equipes de Estratégia de Saúde da Família. A chegada de mais médicos em Cascavel amplia o atendimento nas UBS do Município e contribui para o alcance dos ODM 3,4,5,6.