8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 23 de março de 2015

Centro da Juventude promove ação de valorização da mulher em Cascavel

Com inicio no último dia 16 de março o Centro da Juventude de Cascavel dedicou a semana para resgatar os “Sonhos Guardados” de 40 mulheres, mães e adolescentes que frequentam o local. O projeto Sonhos Guardados, tem o intuito de fazer com que as participantes pensem sobre os sonhos de infância, na sequência as participantes são maquiadas, em seguida é realizado um ensaio fotográfico baseado na temática de sonhos.

A maquiagem usada no dia foi disponibilizada por dois parceiros do Núcleo Nós Podemos Cascavel, a indústria Marchetti e a Camila Cosméticos. Na sexta feira (20), no término das atividades, foi realizada uma roda de conversa com o tema: “Mulher que há em mim”, que serviu para o resgatar da autoestima e promoção da inclusão. Esse evento contribui com o ODM 3, promovendo a igualdade entre os sexos e valorização da mulher.

sexta-feira, 20 de março de 2015

SESI Indústria e Sociedade realiza planejamento em Nova América da Colina

    Nesta quinta-feira (19), o Sesi Indústria e Sociedade retomou suas atividades no Município de Nova América da Colina, com a administração municipal e representantes de vários segmentos. 
    A reunião teve como pauta traçar estratégias e planejar ações para o ano de 2015, reforçando a parceria e apresentando algumas propostas a partir dos eventos e necessidades do município.
   Na oportunidade foi divulgado o Selo ODM e esclarecidas as dúvidas para que os projetos da cidade sejam reconhecidos como colaboradores para o alcance dos ODM.




segunda-feira, 16 de março de 2015

Jovens estudantes promovem projeto em prol do ODM 6

O que no início era apenas um trabalho acadêmico, hoje, o Pensarápido é um projeto composto por seis jovens que age como agência voluntária na produção de peças gráficas para o Movimento Cascavel Rosa, que atua em prol do ODM 6 (Combater a AIDS, Malária e outras doenças).

Com o fim das aulas em dezembro de 2014 e diante de uma oportunidade do Cascavel Rosa, o projeto que foi criado inicialmente por sete estudantes cascavelenses como um trabalho acadêmico, tomou uma grande proporção e começou a agir fora da sala de aula de maneira voluntária.
Para Jéssica Martins, idealizadora do grupo Pensarápido, o mais importante do projeto é a união de jovens com ideias tão diferentes unirem-se para fazer algo bom sem esperar nada em troca. “Nós temos muitas expectativas para o futuro, mas temos os nossos 12 pés bem presos ao chão. Agora, para os próximos meses, pretendemos aumentar equipe, nós queremos ter pessoas prontas para atender o Cascavel Rosa da melhor maneira possível”, destacou a universitária.

Hoje, os integrantes estão divididos em seus respectivos cargos, Wanderson Nunes, Diretor de Arte, Web Designer e Atendimento; Nelson Tavares, Designer e Criação; Gabrieli Hoffmann, Social Media; Letícia Barros, Redação; Matheus Bezz Batti, Redação; Jéssica Martins, Marketing, Mídia e Planejamento. As reuniões são realizadas semanalmente, via internet, para debater as atividades que estão sendo produzidas e a repercussão do trabalho.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Os Objetivos do Milênio nas escolas

Nesta última sexta-feira (6) o Movimento Nós Podemos Londrina realizou mais uma atividade em parceria com a COPEL e a Junior Achievement. Desta vez a escola escolhida para serem trabalhados os Objetivos do Milênio foi a Escola Municipal João Ribeiro Junior, na cidade de Uraí.

Atividades lúdicas sobre o combate de doenças, como a dengue, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, foram desenvolvidas com alunos do 4° e 5° ano, tanto no período matutino quanto no vespertino. Ainda foram realizadas atividades do programa “Nosso Planeta, Nossa Casa”, da Junior Achievement, enfatizando o respeito ao meio ambiente.



terça-feira, 10 de março de 2015

Núcleo ODM participa de evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher em Cascavel

Nesta segunda-feira (9) a equipe do Núcleo ODM Cascavel, em parceria com a Indústria Mascarello, participou de uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As 608 funcionárias foram contempladas com uma cartilha com esclarecimentos sobre violência contra a mulher, disponibilizadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS III. Essa ação faz menção ao ODM 3 promovendo a igualdade entre os sexos e a valorização das mulheres.


sexta-feira, 6 de março de 2015

SESC Cultura nas Empresas realiza intervenção em rede de supermercado de Cascavel


Em oito de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, data que marca a conquista por muitos direitos, como o de votar, estudar, salários equiparados aos masculinos. No Brasil, de acordo com dados do último Senso, são 9,4 milhões de mulheres inseridas no mercado de trabalho, isso significa 44,4% dos trabalhadores e ultrapassam mais de 53% das pessoas economicamente ativas do País. 
Por meio do Programa SESC Cultura nas Empresas, a rede Beal de supermercados está proporcionando hoje (6) uma intervenção artística nas lojas de Cascavel. Os artistas circularão  pelos setores do supermercado cantando e declamando poesias às funcionárias, em homenagem ao Dia Mundial da Mulher. 
Será uma bela surpresa para iniciar a jornada de trabalho com mais alegria e serenidade. Essa iniciativa condiz com o ODM 3, ressaltando a importância da igualdade entre os sexos e valorização da mulher.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Núcleo ODM Cascavel participa de campanha do Cascavel Rosa

O Núcleo ODM de Cascavel participou nesta quinta-feira (05), de uma campanha realizada pelo Cascavel Rosa em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A campanha teve inicio no mês passado, através da arrecadação de lenços de cabeça que seriam distribuídos para mulheres que perderam seus cabelos em decorrência do tratamento de Câncer em hospitais de Cascavel. O primeiro hospital visitado foi a Uopeccan, onde cerca de 70 pacientes receberam lenços de cabeça e kits de higiene bucal, que foram cedidos pela Secretaria de Saúde de Cascavel. A campanha segue durante o mês de março onde outros dois hospitais, o Ceonc e a Clinica Coop (Centro de Oncologia do Oeste do Paraná), receberão a vistita das voluntárias do Cascavel Rosa. A campanha do Cascavel Rosa visa trazer de volta a autoestima para mulheres que estão em tratamento do Câncer e está alinhada com os Odm 3 e 8: Igualdade entre o sexos e Valorização da Mulher e Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.












quarta-feira, 4 de março de 2015

Entidades de Guarapuava e região se reúnem para discutir como atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

No dia 25 de fevereiro ocorreu a Primeira reunião do Núcleo de Guarapuava e Região de 2015. Desde 2007 existe esse espaço de mobilização para pensar em ações que contribuam com o desenvolvimento local. Nos últimos anos, esse movimento tem tomado mais amplitude e espaço na região com o intuito de mobilizar toda a sociedade civil a trabalhar e cobrar daqueles que detém de meios de concretização de melhorias e vida digna a toda a população.
Em pauta estava a apresentação da transição dos ODM para os ODS, apresentação do planejamento estadual e apresentação do projeto social da Prefeitura Municipal de Guarapuava.
          A nova meta do Núcleo é realizar um evento de mobilização da sociedade civil, instituições e o poder público em prol da divulgação da política dos ODM /ODS em forma de uma Mostra dialogada para também divulgar projetos já realizados, além de ampliar a rede de parcerias de cada projeto, ou até mesmo usar dessas ideias para a criação de outros projetos que possam melhorar a qualidade de vida da população.   

Projeto Eureca I de Cascavel realiza evento “Mulheres em cena”

            Na tarde de ontem (03) ocorreu o evento “Mulheres em cena” em comemoração ao Dia Mundial da Mulher, no Projeto Eureca I. A feira de serviços foi organizada pela equipe do Eureca I, juntamente com os parceiros SESI, Cascavel Rosa, CREAS III e Secretaria de Assistência Social e Secretaria de saúde de Cascavel.
            Estiveram presentes no evento cerca de 180 mulheres, prestigiando serviços como corte de cabelo, pintura de unhas, exame Papanicolau, palestra sobre prevenção de violência contra a mulher e sobre o câncer da mulher.
No evento, estava presente o Núcleo ODM/CPCE de Cascavel com a árvore da atitude, da qual o tema foi “Compromisso pessoal das mulheres em prol da comunidade”.  Essa atitude fez com que muitas mulheres pensassem sobre a vida, colocando no papel frases para firmar o acordo. “Meu compromisso é educar meus filhos e ensinar a amar uns aos outros”, afirmou Mirian Vaz, participante do evento.
            A iniciativa do projeto Eureca I, elenca a importância do ODM 3 e 5, mostrando sobre a estima da mulher na sociedade e o cenário no qual ela se coloca.

Projeto Rio Azul Cidade Limpa – ODM7

Natureco, o mascote do projeto.
O Projeto Cidade Limpa teve início no dia 12 de Julho de 2013 a partir de um círculo de diálogos realizado em Rio Azul. Com a temática de construir uma cidade melhor, algumas pessoas tiveram a ideia de fazer um projeto de instalação de caixas coletoras, para facilitar o trabalho dos catadores de reciclável, diminuir o lixo espalhado pela cidade e melhorar a qualidade do material reciclado do município. Nasce então o Projeto Rio Azul Cidade Limpa lançado oficialmente no dia 07/12/2013, com um evento que reuniu palestras sobre reciclagem, gincanas para as crianças e até um Live Painting com o artista plástico Gustavo Santos Silva, o Gustas, responsável pela pintura das caixas coletoras.
O ano de 2014 foi planejado com dois objetivos: Fortalecimento e avaliação do projeto piloto instalado na Vila Diva, um dos bairros pertencentes à cidade. Como parte da ideia de fortalecer a iniciativa, diversas ações foram desenvolvidas ao longo do ano, como por exemplo, um teatro com a temática de Meio Ambiente foi disponibilizado para todas as crianças do ensino fundamental do município e a campanha para dar nome ao mascote do Projeto e juntamente divulgar a página do Cidade Limpa no Facebook,  o nome escolhido por votação online foi o “Natureco” e a página hoje conta com quase 600 seguidores.
A ideia dos voluntários e da Prefeitura Municipal é que todos os bairros e todas as residências do Município tenham caixas coletoras, mas para isso é necessário testar e avaliar. 2014 foi um ano muito importante, pois os envolvidos puderam analisar os pontos positivos e negativos da inciativa, consertar o que não havia dado certo e reforçar as boas experiências. Para 2015 eles planejam expandir, até o final do primeiro semestre pelo menos mais um bairro será contemplado com as caixas, a Vila Gembaroski.
A Marilei Domingues,  acompanhou o projeto por algum tempo e para saber um pouco sobre sua contribuição e visão sobre a iniciativa conversamos com ela. Quando questionada sobre a sua experiência e contato com o Cidade Limpa ela contou que no breve tempo que participou foi responsável pela separação do material coletado pela empresa que ganhou licitação de coleta do lixo reciclável do município, notando que a quantidade de material era de volume considerável, mas com possível aprimoramento a partir da conscientização da população em relação ao que pode e o que não pode ser reaproveitado. Também citou a qualidade do lixo reciclável em Rio Azul, mesmo com pouco tempo como responsável pelo material pode perceber que em níveis comparativos com outro município, o qual também recebeu o material por 2 semanas, onde não foi realizado trabalho de orientação, além da quantidade de material coletado ser maior, o aproveitamento deste também se faz mais produtivo no município de Rio Azul, “provavelmente por uma maior conscientização da população, e da importância desse trabalho em relação as consequências que a falta do mesmo podem gerar, por uma maior preocupação com o futuro”, segundo ela. Ela ainda citou que “há muito o que melhorar, mas excelentes sementes já foram plantadas, e que se cuidadas podem dar frutos de valor inestimável para a comunidade”.
Ao ser questionada sobre a importância da iniciativa e como ela enxergava o projeto afirmou que o trabalho que está sendo realizado é de extrema importância, e que já começa a mostrar aos poucos belos frutos. A conscientização da população, “principalmente nas escolas onde se encontram os que são o nosso futuro, se apresentam  mais conscientes de suas responsabilidades em relação ao meio ambiente e do consumo sustentável através da reutilização, protegendo dessa forma o planeta que já está extremamente castigado”. Ressaltando que a qualidade de vida em uma cidade onde os resíduos são separados de forma correta deixa também a cidade mais limpa e bonita.
Como o projeto é formado por um grupo de voluntários, não existe um responsável e sim várias pessoas dispostas a colaborar. Para falar com os voluntários o melhor canal é o Facebook.




segunda-feira, 2 de março de 2015

12ª Romaria da Mulher [ODM 3]

A Romaria da Mulher é uma ação do Movimento de Mulheres da Primavera para relembrar o dia 08 de março considerado o dia internacional de luta, organização e memória das mulheres trabalhadoras queimadas durante um protesto por melhores condições de trabalho.
A Romaria tem por objetivo a mobilização popular a partir de reflexões sobre a condição humana na sociedade, de núncias de desrespeito à vida e o anúncio de que uma vida melhor é possível. 

Nenhum direito a menos: na caminhada com o povo de Deus 
Este ano a Romaria aborda um tema que está afetando a vida de vários paranaenses: O corte de verbas e o ataque aos direitos conquistados dos trabalhadores do estado do Paraná.
Por isso, esse ano a Romaria esta com todos, orando, lutando e pedindo por nenhum direito a menos. 

A Romaria acontece dia 08 de março às 8h com o café da manhã em frente ao Colégio Leni Marlene Jacob no bairro Primavera na cidade de  Guarapuava .