8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Faculdade Univel é ponto de coleta de alimentos, roupas e cobertores em Cascavel para vítimas de Tornado em Santa Catarina



A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel- Univel, está arrecadando donativos para levar as famílias afetadas pelo Tornado que atingiu a cidade de Xanxerê no Oeste de Santa Catarina. " Neste momento nossa prioridade é atender as necessidades básicas, como água, comida e higiene pessoal" afirmou o major Walter Parizotto, comandante dos Bombeiros de Xanxerê ao Jornal Diário Catarinense.
Segundo balanço parcial da Defesa Civil, a estimativa é que cerca de 1,5 mil famílias tenham sido atingidas pela catástrofe.
Prejuízos parciais com o tornado em Xanxerê:
R$ 29 milhões em perdas particulares em casas e veículos de 874 famílias
Estimativa é que, no total, 1,5 mil famílias tenham sido afetadas
115 casas foram totalmente destruídas
221 casas foram parcialmente destruídas
Houve destelhamento total em 251 casas e parcial em outras 282
O tornado atingiu 9 prédios públicos, sendo 4 escolas, 1 posto de saúde, o ginásio municipal, o estádio municipal e 2 Centros Socioeducativos
A Univel será ponto de coleta de alimentos, roupas e cobertores. O ponto de coleta da Univel é na coordenação pedagógica com a VERA.

Horário: 8h30 às 12h e das 14h às 22h até sexta-feira (24/04) às 22h.

Coordenadora da Pastoral da Criança em Cascavel recebe homenagem

A tarde de ontem (23), foi marcada pela entrega de votos de Congratulação e Louvor na Câmara de Vereadores à Senhora Maria de Lourdes Menon Schram, a "Lurdinha", parceira incansável das atividades do Nós Podemos Cascavel.
Segundo dados da assessoria da Câmara de Vereadores ela coordena um grupo de mais mil líderes da Pastoral da Criança só em Cascavel, para um trabalho que representa o serviço de base para salvar vidas. Resultados que estão mudando a história da Cidade e de toda a região Oeste do Paraná. Toda a sua vivência apresenta marcas de solidariedade, de amor, de respeito à vida.
"É uma missão levar a vida em abundância à todas as crianças e gestantes da comunidade de Cascavel", comenta Lurdinha ao oferecer a homenagem as demais líderes da Pastoral da Criança.
O trabalho da Pastoral da Criança completa 25 anos de atuação em Cascavel, conta com aproximadamente 2,1 mil voluntários e atende 14.863 famílias e 17.653 crianças da faixa etária entre 0 a 6 anos. É um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e têm como missão promover o desenvolvimento das crianças.
Os voluntários assumem o compromisso de orientar e acompanhar as famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania.
Essa iniciativa da Pastoral da Criança condiz com os ODM 1, 2, 4, 5, 6 e 8, contribuindo para que as famílias sejam transformadas por meio da ação social.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

3º Simpósio de Atenção Domiciliar acontece na Unipar de Cascavel


Começou ontem (22) e segue até sexta-feira (24), o 3º Simpósio de Atenção Domiciliar e Estratégia Saúde da Família, no auditório da Unipar, em Cascavel. O evento realizado pela Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Saúde, tem como tema Produção do Cuidado em Redes no Sistema Único de Saúde.
Este simpósio tem por objetivo proporcionar a reflexão e a discussão sobre o processo de trabalho das equipes de saúde frente às tecnologias do cuidado contribuindo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população cascavelense.
O evento representa um espaço ampliado para construção e discussão acerca da produção do cuidado, tendo em vista a relevância de aliar o conhecimento científico com as práticas de cuidado, configurando uma oportunidade de integração e troca de experiências entre ensino-serviço e tem potencial para qualificar a atenção à saúde na Estratégia Saúde da Família e Atenção Domiciliar. O evento vai de encontro com o ODM 6 e 8.


PROGRAMAÇÃO
DIA 23/04 – quinta-feira
Rodas de conversas
8h30 – Experiências exitosas na estratégia saúde da família
14h - Produção do cuidado em redes no Sistema Único de Saúde (SUS)
Emerson Elias Merhy (Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro)
DIA 24/04 – sexta-feira
8h30 - Estratégias de gestão na produção de redes: a experiência de outros municípios
Débora Bertussi (Assessora de São Bernardo do Campo / RAC São Paulo)
10h30 - Produção do cuidado na estratégia saúde da família: escala de risco e vulnerabilidade familiar
Leonardo Cançado Monteiro Savassi (Professor da Universidade Federal de Minas Gerais)

 Fonte:http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=25794

Projeto Bombeiro Mirim em Apucarana inicia nova turma em abril


O 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente formalizou, na manhã do dia 10 de abril, a aula inaugural realizada para recepcionar os vinte novos aprendizes do projeto bombeiro mirim - turma 2015. A aula aconteceu no auditório do Posto de Bombeiros da Vila São Carlos em Apucarana e foi ministrada pelo excelentíssimo senhor juiz Dr. Maurício Mazur, diretor do Fórum da Justiça do Trabalho.
O evento marcou o início de mais uma turma do programa que é uma complementação educacional promovido pelo 4º SGBI em conjunto com apoiadores, voluntários civis e do efetivo da corporação, que se uniram para atender adolescentes em situação de risco social. 
Durante o projeto os jovens receberão instruções de bombeiro (primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, salvamento, natação, educação física), aulas de karate, música, prevenção contra as drogas e violência, cidadania e civismo e ainda terão acompanhamento pedagógico e psicológico.
De acordo com o comandante do 4º SGBI, o Major Hermerson Saqueta Barbosa, o projeto tem como tema as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros e procura promover a orientação vocacional, o desenvolvimento da personalidade e da autoestima, valorização da cidadania, de forma a criar uma expectativa de futuro melhor aos jovens.

O CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança, parceiro do Nós Podemos Vale do Ivaí, dentre outras instituições, é parceiro do Projeto Bombeiro Mirim. O projeto é uma forma de articulação do ODM 2, na garantia de educação básica e complementação educacional através dessa ação e, também, do ODM 8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Jovens de Cascavel promovem evento beneficente em prol da Uopeccan

As jovens da Ordem Internacional do Arco-Íris para meninas - Grupo Caminho de Luz, promoveram um almoço onde o lucro foi revertido para o Hospital do Câncer de Cascavel - Uopeccan. O resultado foi ótimo e elas estiveram pessoalmente na instituição realizar a entrega da doação.
O valor arrecadado será revertido em curso de aprendizagem em confecção de perucas para as pacientes em tratamento oncológico. Essa parceria vai de encontro com o ODM 8 e ressalta a participação de jovens em iniciativas que contribuem para melhoria das comunidades.

Núcleo ODM Foz do Iguaçu participa do Mutirão da Saúde Lions Clube

No último dia 12 de março, o Núcleo ODM de Foz do Iguaçu participou do Mutirão da saúde organizado anualmente pelo Lions Club em Foz do Iguaçu. Durante o evento foram realizadas campanhas de saúde bucal, testes rápidos de diabetes, campanha para qualidade de vida, prevenção a contaminação por HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis e a proliferação do mosquito da Dengue. “No evento, tivemos a oportunidade de divulgar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para os parceiros e público em geral que, aos poucos, irão assimilando a importância do desenvolvimento incentivado e impulsionado pelos ODM” ressalta o Secretário Executivo Taciano Paulo Duarte. A ação, que possui como referencia o dia mundial da saúde comemorado no dia 7 de abril, contou com a presença de diversas instituições do município, entre elas estavam presentes: o Exército Brasileiro, o Centro de Controle de Zoonoses, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, curso de Saúde Coletiva, SANEPAR, Secretaria Municipal de Saúde, Espaço Iguaçuense da Diversidade LGBT, RIC TV, Núcleo de Ação Solidária à AIDS. O mutirão realizado anualmente pelo Lions Clube de Foz do Iguaçu, está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e contribui para o alcance dos objetivos 6,7 e 8.

LBV inaugura suas novas instalações em Londrina

No dia 16 de abril, dia em que a Legião da Boa Vontade comemorou 58 anos de realizações em Londrina, foram inauguradas as novas instalações do Centro Comunitário de Assistência Social, intensificando assim seu trabalho na cidade.
O Centro Comunitário dispõe de salas para atividades, equipadas com livros, computadores, TV, DVD e tatame, com ambientes frescos e com luminosidade natural.  A inauguração foi prestigiada por diversas autoridades e personalidades locais, além de voluntários e integrantes dos programas Vida Plena e Criança: Futuro no Presente!
As novas instalações do Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Londrina, está localizada na Rua Serra dos Pirineus, 920, Jardim Bandeirantes. Outras informações: (43) 3328-1100.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Prefeitura de Apucarana oferta curso de inclusão digital para terceira idade

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Apucarana, em parceria com o Sesi no Paraná, inaugurou na última terça-feira (14), o Projeto de Inclusão Digital para Terceira Idade. O público alvo da iniciativa são pessoas acima de 60 anos e cumprirão uma carga horária de 24 horas, podendo ser distribuídas em 12 dias, 2 horas/aulas/dia.

O curso tem início para o dia 27 de abril com 150 alunos divididos em 5 turmas. As aulas acontecerão na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e na Unidade SESI Apucarana. O projeto é oferecido gratuitamente à população e reforça a importância da inserção do grupo da terceira idade na era digital. A ação destaca a articulação do ODM 8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Associação Beneficente Galvão Bueno

A Associação Beneficente Galvão Bueno (ABGB) surgiu com o ideal de fomentar iniciativas e somar esforços pela melhoria das condições de vida do idoso. Neste Centro de Convivência são atendidos idosos possibilitando a integração social, sem afastá-los daquilo que lhes é essencial: o convívio familiar.
O principal objetivo é desenvolver ações que fortaleçam as relações familiares, o convívio entre as gerações, bem como o convívio social. Possibilitando apoio social, oportunidade de educação e cultura permanente, proteção contra abusos e maus-tratos, e buscando estimular o equilíbrio das necessidades básicas inerentes à qualquer ser humano.
A ABGB tem como objetivo realizar atividades de canto, conjunto musical, teatro, informática, dança, literatura e esportes. Atividades como: corte e costura, artes cênicas, artes plásticas, artesanato, entre outras também são trabalhadas no Centro.
Se você quiser saber mais sobre esta Associação, pode visitar o blog deles: http://abgalvaobueno.blogspot.com.br/.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Unipar realiza entrega de arrecadações da campanha "Páscoa Solidária" em Cascavel

A Universidade Paranaense (Unipar), realizou no inicio do mês de abril a entrega de ovos de páscoa arrecadados pela campanha "Páscoa Solidária Unipar 2015". A campanha foi promovida pelo Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), com apoio do Prove (Programa de Valorização da Educação) e acadêmicos dos diversos cursos da Instituição. Foram centenas de ovos de chocolate, doces e bombons, que foram entregues para as seguintes instituições: a Apofilab (Associação de Portadores de Fissura Lábio Palatal), o Cemic (Centro de Estudo do Menor e Integração na Comunidade) e o Recanto da Criança.  

A diretora da Apofilab, Sônia Thrun, explica que a entidade tem 220 crianças cadastradas no setor pedagógico e que são assistidas semanalmente: “Esse gesto solidário contribui para o resgate do simbolismo e ressalta a importância de valorizar o outro, uma ação que envolve a comunidade, gera fraternidade, união do grupo, afeto, e também leva o nome da Apofilab para quem não a conhece”. A campanha de páscoa organizada pela Unipar é de grande importância, pois contempla  instituições do terceiro setor do município e está alinhada com o ODM 7: Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.


Reunião do Colegiado Nós Podemos Londrina

No dia 7 de abril, última terça-feira, o Colegiado Nós Podemos Londrina realizou sua reunião mensal, tendo como tema central as ações que serão realizadas no mês de maio em prol dos ODM 4 - Reduzir a Mortalidade Infantil e ODM 5 - Melhorar a Saúde das Gestantes.
As propostas levantadas neste encontro, resultaram na organização de uma Campanha para a conscientização e incentivo das grávidas e seus familiares no município de Londrina, sobre a importância da utilização do Prontuário de Bolsa das Gestantes.
Ainda foi comentado sobre algumas ações pontuais ao decorrer do mês de maio e a articulação e mobilização de público, para a 3° Mesa Redonda do Dia Nacional da Mortalidade Materna que acontecerá no dia 29 de maio.


quarta-feira, 8 de abril de 2015

AMIC Cascavel realiza 6º de edição da Semana da Saúde

 A AMIC Oeste realizará nos dias 07 e 08 de abril, em Cascavel, a 6º edição da Semana da Saúde em alusão ao Dia Mundial da Saúde. Nesta 6ª edição do evento o tema será Segurança dos Alimentos, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde 2015. Segundo a OMS, mais de 200 doenças são causadas pela ingestão de alimentos inseguros que contêm bactérias, parasitas, vírus, substâncias químicas e perigosas. “Sabemos da importância de uma boa alimentação e tudo o que ela contribui para o organismo, por isso devemos orientar e estimular cada vez mais a população à busca por uma vida saudável” apontou o médico e presidente da AMIC, Dr. Jorge Luiz dos Santos. Estima-se também que alimentos não seguros estão ligados a cerca de 2 milhões de mortes por ano.

O Evento será realizado na Praça Wilson Joffre, com atendimentos das 09h às 17h. A programação do evento inclui diversos exames preventivos, entre eles: testes rápidos de glicemia, glicose, alergias alimentares, prevenção de câncer, audiometria, aferição da pressão arterial, orientações sobre alimentação natural e saudável, informações de saúde bucal, triagem visual, informações sobre prevenção de acidentes, informações sobre higienização e conservação de alimentos, avaliações antropométricas, coleta de exames, alongamento e circuito de exercícios físicos, maquiagem, análise capilar, entre outros serviços. “Neste ano esperamos superar o número de atendimentos das outras edições, temos a responsabilidade social e o compromisso com a saúde e essas ações podem salvar vidas”, conclui o presidente. O objetivo da Semana da Saúde é orientar as pessoas para a prevenção, oferecendo exames gratuitos que são muito importantes para uma melhor qualidade de vida, e contribuem para o alcance dos ODM 4,5 e 6.






terça-feira, 7 de abril de 2015

Páscoa Solidária

No último domingo (5), o Centro Voluntário de Londrina juntamente com um grupo de voluntários dos projetos sociais Doações Aqui e Casa Alabastro, distribuíram cerca de 700 ovos de chocolate para as crianças de diversas regiões carentes da cidade de Londrina, dentre elas o Conjunto União da Vitória, Nova Esperança, Maracanã, João Turquino e Vila Marizia.
Os ovos foram entregues por um coelhinho que fez a alegria da criançada! Durante a noite, os projetos realizaram a entrega de 50 marmitas e ovos de páscoa aos moradores de rua e abrigados pelo albergue noturno Lar dos Vovôs e Lar das Vovozinhas.


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Campanha de Páscoa atende 150 pessoas em Cascavel

O Nós Podemos Cascavel, por meio do Programa de Voluntariado da Unidade SESI / SENAI de Cascavel, organizou a arrecadação de caixas de chocolate para entregar à crianças carentes em comemoração a Páscoa. A Campanha de Páscoa “Faça uma criança feliz” que faz parte do programa de voluntariado do Sistema Fiep visando mobilizar os colaboradores em prol de uma causa, ressaltou a importância do ODM 8, movimentando para que todos contribuam com ações que possam mudar o mundo. Foram arrecadadas 150 caixas de bombom das quais foram divididas em três locais, o Instituto Educacional do Morumbi (IEM), Assentamento do bairro Jardim Colmeia e Albergue Noturno André Luiz. 

Projeto leva aulas de dança popular para bairros em Apucarana

A Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) está levando aulas de dança para os bairros, visando a formação do cidadão e a popularização da arte. O projeto é uma extensão da Escola Municipal de Dança e leciona gratuitamente ritmos latinos e gaúchos a jovens e adultos. Atualmente, já existem 11 grupos formados que envolvem mais de 300 pessoas.
De acordo com a professora Maria Agar Borba Ferreira, secretária da pasta, o projeto visa levar a dança como instrumento de formação do cidadão e de popularização da arte. A articulação e promoção do ODM 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento, está presente na estratégia lúdica e de entretenimento utilizada no projeto, bem como a confraternização da comunidade local. 

O projeto já está presente em várias regiões da cidade, como nos jardins América, Ponta Grossa, Trabalhista e Aeroporto, Vila Feliz, Núcleo Habitacional Parigot de Souza, Bairro da Igrejinha e Distrito de Pirapó, além da área central e de um grupo mantido no Lar São Vicente de Paula. 

quinta-feira, 2 de abril de 2015

SESC Apucarana realiza Dia da Saúde e Alimentação

No dia 31 de março, foi realizado a ação do Dia da Saúde e Alimentação do Projeto Corporativo do SESC PR. Foram oferecidos serviços gratuitos como o Circuito da Saúde, com posto de orientação com avaliação nutricional, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC); análise preventiva e corretiva da postura; posto de orientação sobre prevenção de doenças cardiovasculares, com aferição da pressão arterial, testes de glicemia e colesterol; avaliação física e aulas abertas de atividades físicas e captação de usuários para grupos de atividade física; posto de orientação sobre saúde bucal, principais agravos bucais e formas de prevenção (higiene bucal) e orientação sobre a Dengue.
A ação ocorreu no Distrito de Vila Reis, das 9h às 15h, e teve por objetivo atender a comunidade local e, também, formar grupos de atendimento que possam prosseguir com o programa. O Colegiado Nós Podemos Vale do Ivaí esteve presente mobilizando a população para a conscientização da alimentação saudável e prevenção de doenças através da Árvore da Atitude, além refletir sobre os desafio e problemas encontrados nas localidades a respeito da saúde.
Na oportunidade, a comunidade citou alguns problemas encontrados, como a falta de médicos, a lentidão dos atendimentos nos postos e falta de remédios. A articulação do ODM 6 – Combater a AIDS, a malária e outras doenças pôde ser desenvolvida.