8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Apucarana lança Semana de Combate à Violência Infantil

A Semana de Combate à exploração e violência sexual infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana (CMCDCA), foi lançada no último dia 18 em no Salão Nobre da Prefeitura de Apucarana. Na solenidade, com a presença de autoridades municipais, o presidente do Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana (CMDCA), Caio Augusto Salinet, destacou a importância do conselho em participar de parcerias para debater o tema e combater os casos de violência infantil. A abertura da semana coincidiu com a data, 18 de maio, em que é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Na quarta-feira (20), a Secretaria da Assistência Social fez a entrega de cinco brinquedotecas. Uma para cada um dos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e uma para o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS). No dia seguinte, quinta-feira (21), a partir das 14 horas, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a delegada adjunta da 17ª Sub-divisão Policial, Iani Cardoso do Nascimento, proferiu palestra sobre o tema “Realidade Infantil – Desafios e Perceptivas frente ao crime de Abuso Sexual.
A secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, disse que a família deve estar atenta aos sinais que a criança manifesta quando é vítima de violência infantil. “Os sinais são muitos. Um dos mais evidentes é a sua repentina mudança de comportamento, se tornando mais agressiva e introvertida. Fiquem atentos e denunciem”, defendeu Márcia.

Já na sexta-feira (22), aconteceu a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A conferência teve como palestrante o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Malheiros, e acontece no salão de eventos Espaço e Festa. 

terça-feira, 26 de maio de 2015

Semab lança programação da Semana do Meio Ambiente 2015 em Cascavel

“Cuidar do ambiente da cidade é a nossa natureza”. É com este tema que a Secretaria de Meio Ambiente programa a Semana do Meio Ambiente 2015, que será realizada de 1º a 6 de junho. O evento foi lançado no dia 23 de maio, durante o Programa Falando com o Prefeito, na Rádio Colmeia. 
"As ações tem a intenção de alertar e orientar a população quanto a importância da preservação do meio ambiente, iniciando pela destinação correta de resíduos", frisou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Marcon.



Dentre as ações programadas, está o paisagismo de parques de Cascavel, a começar pelo Parque Tarquínio. No local, será realizado o plantio de mudas ornamentais nativas do Brasil, além de árvores nativas (cedro, angico, peroba, palmito-juçara e louro-pardo). Além do Tarquínio, outros parques, como por exemplo, o Vitória, o Ciro Nardi, receberão paisagismo até o fim deste ano. “A ideia é proporcionar ambientes mais bonitos e agradáveis aos visitantes”, destacou a gerente da Divisão de Educação Ambiental, Miriane Scussiatto. A programação também conta com plantio de árvores, entrega de sacolas do Coleta Legal, entrega de ponto de coleta de água. Neste ano, também será realizado o Bota Fora de eletrônicos, eletroportáteis e eletrodomésticos, pelo qual pessoas físicas poderão descartar computadores, televisores, fornos, geladeiras, dentre outros, que não estão em condições de uso. Tudo que for descartado será encaminhado a uma empresa de reciclagem.

No último dia da semana, dia 6 de junho, serão entregues o setor extra, o quarentenário e o ambulatório do Zoológico de Cascavel. Nesses locais, serão realizados atendimentos clínicos, encaminhados para quarentena e acomodados em recintos extras os animais do plantel do Parque. A Semana do Meio Ambiente organizada pela Semab é realizada todos os anos em Cascavel, e essas ações contribuem para o alcance do ODM 7, pois contribuem com a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.





Programação

01/06
9 às 17 horas – Entrega de sacolas do Coleta Legal, em parceria com a Apras, em diversos supermercados da região Oeste de Cascavel.

02/06
Todo o dia – Programação infantil no Zoológico de Cascavel e visita ao Museu de História Natural.
A partir das 9 horas – Plantio de árvores – Plano Municipal de Arborização Urbana – Avenida Barão do Rio Branco, esquina com Rua Londrina.
9 às 17 horas – Entrega de sacolas do Coleta Legal, em supermercados da região Norte.

03/06
Todo o dia - Programação infantil no Zoológico de Cascavel e visita ao Museu de História Natural.
9 às 17 horas - Entrega de sacolas do Coleta Legal, em supermercados da região Sul.
10 horas – Entrega de ponto de coleta de água, na Rua Rio Pageu, Brazmadeira.
15 horas – Início do Projeto de Paisagismo em parques, no Parque Tarquínio.

05/06
9 às 17 horas – Entrega de Sacolas do Coleta Legal, em supermercados da região Leste.

06/06
9 às 12 horas – Bota Fora de Eletrônicos 2015, no calçadão em frente à Catedral.
10 horas – Entrega do Setor Extra, do quarentenário e do ambulatório, no Zoológico de Cascavel.

Representante do Núcleo ODM de Foz do Iguaçu participa de reunião da Comissão Econômica para América Latina e Caribe.

No dia 15 de maio, o representante do Núcleo Nós Podemos Foz do Iguaçu Amilton Farias, participou da reunião da Cepal - Comissão Econômica para América Latina e Caribe,  conduzida pelo Oficial de assuntos econômicos da Cepal, Sr. René Hernández.
Na oportunidade René Hernández palestrou sobre os desafios enfrentados pela América do Sul e o Caribe em obter maiores graus de igualdade e buscar o desenvolvimento sustentável com o pensamento voltado para as próximas gerações e reforçou o objetivo de fortalecer a cooperação acadêmica e institucional com a Cepal, órgão da ONU para políticas de desenvolvimento da América Latina e Caribe e com o qual a UNILA assinou convênio de cooperação em abril de 2011. Entre outros itens, o acordo prevê o acesso a dados e a acervos bibliográficos especializados, palestras e seminários.

A Cepal
A Cepal foi criada em 25 de fevereiro de 1948, é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem sua sede em Santiago, no Chile. A Comissão tem por objetivo monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região, assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área entre si e com as demais nações do mundo. Para a Cepal, a igualdade deve ser vista como um princípio ético e como objetivo final do desenvolvimento e que, para ser alcançado, precisa passar por mudanças estruturais a partir da renovação da política. A Cepal propõe, em seu documento “Trilogia da Igualdade”, políticas de médio e longo prazo, que deveriam traduzir-se em pactos sociais.

A palestra ministrada pelo Oficial de assuntos econômicos da Cepal, Sr. René Hernández, esta alinhada com os ODM 7 e 8, pois reforça o compromisso com as próximas gerações em busca do desenvolvimento Sustentável na América do Sul.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Sesi realiza sensibilização da Campanha Faça Bonito em Santa Cecília do Pavão

Na última segunda-feira (18), o Sesi esteve em Santa Cecília do Pavão para uma sensibilização da Campanha Faça Bonito, realizada na Biblioteca Cidadã, em lembrança ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, apresentando o Projeto ViraVida e a Cartilha Kit “Que exploração é essa?”, do Canal Futura.

Na oportunidade, foram debatidas questões sobre o surgimento da campanha que é lembrada no dia 18 de maio, sobre os indicadores de abuso e exploração sexual, a vulnerabilidade da criança e adolescente e, também, violação dos direitos.
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social e da Saúde do município, além de órgãos responsáveis como CRAS e Conselho Tutelar. “Os projetos apresentados são de fundamental importância para o desenvolvimento de nosso trabalho, uma vez que a realidade de um município pequeno é difícil. Porém, a adequação das informações torna-se mais fácil com a palestra”, explica Lillian Gabriela Avelar, Secretária de Assistência Social.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Mostra de Projetos Dialogada em Guarapuava

O Sesi Guarapuava juntamente com o colegiado Nós Podemos Guarapuava irão realizar uma Mostra de Projetos com o objetivo de divulgar e incentivar iniciativas que buscam melhorar a sociedade por meio do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), objetivos estes que foram firmados pela ONU em 2000 com países do mundo inteiro para combater a fome, a extrema pobreza e outros males decorrentes na sociedade.
A Mostra reunirá no dia 02 de junho, no Salão Nobre da Faculdade Campo Real, às 18h30, pessoas engajadas em causas sociais. O evento fará parte da Semana Ambiental da faculdade, porém não apenas projetos com cunho ambiental serão aceitos, mas todos que busquem de alguma maneira contribuir com o desenvolvimento da sociedade.
Para submeter projetos é preciso realizar a inscrição no site do Movimento Nós Podemos Paraná e clicar no texto “Mostra de Projetos Guarapuava” que está na coluna “Destaques”, o regulamento pode ser encontrado no mesmo endereço da inscrição. Qualquer pessoa ou instituição pode inscrever seus projetos para participar da Mostra. Para mais informações entrar em contato com o Sesi Guarapuava pelo telefone: (42) 3621-3843 e falar com a Graziela ou com a Bruna. 

Link para inscrição e regulamento: http://goo.gl/90UyKI


Provopar de Cascavel inaugura oficina do pão

O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), inaugura nesta sexta-feira (22), a Oficina do Pão, anexo à Cozinha Comunitária do Interlagos, zona norte da cidade. A solenidade está marcada para as 10h30.
Construída com recursos próprios e doações da comunidade, a Oficina do Pão tem 50 metros quadrados e foi dotada com dois fornos semi-industriais, uma geladeira, uma pia, dois armários e mesas de inox e mármore. Ela foi construída para, além de proporcionar reforço alimentar às famílias, contribuir com a renda familiar, a partir do início da comercialização dos produtos, uma vez que os cursos são de capacitação.
Antes mesmo de inaugurar, a Oficina do Pão já tem alta demanda de pessoas interessadas em aprender a arte de fazer pão, bolos e demais guloseimas. Um projeto-piloto funciona com 15 mulheres atualmente. E os cursos, que serão permanentes, já estão sendo organizados.
Uma instrutora e uma coordenadora vão orientar as alunas. A oficina comporta um grupo por dia de sete mulheres. Uma vez por semana serão recebidos grupos externos, sendo um composto por adolescentes e outro por mulheres de Cras de outros bairros.
A Cozinha Comunitária/Oficina do Pão são iniciativas que vão ao encontro com os ODMs 1 e 8, proporcionando com que as famílias possam melhor utilizar as propriedades dos alimentos e cooperar com a erradicação na fome na cidade.
O programa 
O Provopar de Cascavel é uma organização não governamental, que desenvolve programas sociais de enfrentamento à pobreza e de combate à fome. Para atingir seus objetivos, a entidade desenvolve alguns programas como o Brechó do Provopar; o Banco de Alimentos; a Cozinha Comunitária e, agora, a Oficina do Pão.
Fonte: http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=25911

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Empresa de Cascavel constrói “Espaço Verde”



A empresa Vantex, que trabalha em conjunto com o Núcleo ODM Cascavel, busca alternativas para melhor contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A indústria iniciou suas atividades no ano 2000 e atende a linha de personalizados, esportivos e redes de magazines.
Com o intuito de promover o ODM 7, que trata da qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente, foi criado o “Espaço verde”, elaborado através de sobras de materiais diversos como pellets, pneus velhos, móveis inutilizados e restos de construção civil.
O objetivo do espaço é reutilizar os materiais que seriam descartados no meio - ambiente, extraindo o mínimo de recursos naturais e utilizando o máximo de objetos recicláveis possíveis e fazendo com que os colaboradores possam multiplicar essa ideia e criar uma consciência para com a natureza.
Os projetos da Indústria Vantex, que contribuem para o alcance dos ODM, 7 e 8, promovem ações por meio do comprometimento dos colaboradores que representam parte da sociedade cascavelense.

 

Acontece hoje em Cascavel o 13° Fórum Municipal de Enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza na segunda-feira (18) o 13º Fórum Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento será realizado no auditório da Unipar, das 13 às 17 horas.
Na ocasião, será realizada uma palestra com o tema “Aspectos e fundamentos do fenômeno violência sexual no contexto psíquico e histórico social na contemporaneidade”, quem conduzirá será a palestrante Christiane Sanches.




O Fórum tem por objetivo promover ampla discussão a respeito da violência sexual contra crianças e adolescentes nas suas várias formas de expressão. O encontro é alusivo à data comemorativa de 18 de Maio, instituída pela Lei Federal nº 9.970 como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Tal data foi escolhida devido ao "Caso Aracelli", o qual se trata de um crime cometido contra uma menina de oito anos de idade cruelmente assassinada, após ter sido abusada em Vitória/ES, no ano de 1973.
O enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e adolescentes condiz com o ODM 8, onde todos trabalham pela causa.
Fonte:http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=25896

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Planejamento da Educação em Primeiro de Maio

Na manhã desta sexta-feira (15) na cidade de Primeiro de Maio, aconteceu a Audiência Pública para tratar sobre o Plano Municipal de Educação, que buscou definir as metas, estratégias e ações referentes à Educação para os próximos 10 anos.
Estava presente o Coordenador do projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina: Construindo as Bases de Educação de Primeiro de Maio, o Professor Doutor Ronaldo Baltar.
Este projeto teve sua origem nas ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Educação no Contexto de Segurança implantado pelo CONSEG de Primeiro de Maio em parceria com os demais segmentos da sociedade civil e a Secretária Municipal de Educação.
Assim se encerra um ciclo iniciado em 2009 e inicia-se um novo agora em 2015 buscando a construção de uma sociedade melhor.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Maio Amarelo: ações são realizadas em Cascavel

     Em comemoração ao Movimento Maio Amarelo, foi realizada hoje (11), uma abordagem dos condutores e pedestres da cidade. A ação aconteceu no bairro Consolata e que contou com a participação dos alunos da Escola Porto Seguro. 
Estudantes do 5º ano foram os responsáveis por levar a informação sobre a importância de um trânsito mais seguro.O tema já é trabalhado nas salas de aula, com o material didático do Programa Se Essa Rua Fosse Minha, da Cettrans. A atividade de hoje complementou os conteúdos, na prática.
“Gostei muito, assim nós aprendemos mais sobre o trânsito”, conta Evelin.
Além da Escola Porto Seguro, a Cettrans contou com a participação do Nucleoest (Núcleo Setorial de Corretores de Seguros de Cascavel) na ação. O Maio Amarelo tem ampla programação durante este mês. O Movimento visa colocar em pauta a segurança no trânsito e estimular a participação da população. Essa ação condiz com o ODM 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Fonte: http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=25871

terça-feira, 12 de maio de 2015

Secretaria de Saúde de Cascavel realiza o "Dia D" contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Cascavel realizou no último sábado (9) o "Dia D" contra a gripe. No dia, todas as unidades de saúde (UBSs e USFs) ficaram abertas das 8 às 17 horas.  A medida faz parte da Campanha Nacional contra a Influenza, que começou segunda-feira (4) e segue até dia 22 de maio. A vacina contra gripe protege contra três tipos de vírus da influenza: A H1N1, A H3N2 e o B. Devem receber a dose crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, indígenas e população privada de liberdade. “A data prevista pelo Ministério da Saúde para o fim da Campanha é dia 22 de maio, por isso é importante que as pessoas não deixem para última hora, pois assim evitam filas”, destaca o secretário de Saúde, Reginaldo Andrade.

Meta
Em Cascavel, a meta é vacinar 87.870 pessoas. De acordo com a enfermeira responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Elisabete Nagi, nesta primeira semana foram imunizados 12% do total.Todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades Saúde da Família oferecerão a dose da vacina e estarão também atualizando o Cartão de Vacinação das pessoas que têm alguma vacina em atraso. A Campanha Nacional contra a Influenza contribui para o alcance dos ODM 4,5,6.

.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

II Conferência Municipal sobre educação é realizada em Cascavel

Profissionais da Educação participarão na próxima semana, dias 12 e 13 de maio, da 2ª Conferência Municipal de Educação, para apresentação do Plano Municipal de Educação de Cascavel. O encontro será realizado no Teatro Municipal de Cascavel, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.
Serão 750 participantes de escolas municipais, Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), escolas estaduais, instituições de ensino superior, escolas particulares, ONGs ligadas à educação, entidades e de instituições ligadas à educação infantil.
O município de Cascavel, no ano de 2004, elaborou, em uma ação coletiva, o Plano Municipal de Educação para o decênio 2004 – 2014. O documento tinha como um de seus objetivos a melhoria da qualidade da educação, objetivo este que continua a subsidiar as discussões no âmbito educacional.
Em 2012, a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com o Conselho Municipal de Educação, promoveram a 1ª Conferência Municipal de Educação, visando à avaliação e aos encaminhamentos para a readequação do Plano Municipal de Educação com a efetiva participação de todos os segmentos da comunidade educacional e da sociedade civil organizada.
Após isso, várias reuniões e eventos acerca do tema foram realizados. Foram realizadas também seis audiências públicas para aprovação do Plano. Após a 2ª Conferência Municipal de Educação, o Documento Base do Plano Municipal de Educação será encaminhado ao Conselho Municipal de Educação, para que avalie e aprove as readequações. Posteriormente, o documento será enviado à Câmara Municipal de Cascavel para tramitação enquanto Projeto de Lei, visando à sua conversão em Lei Municipal.
A conferência é uma iniciativa que condiz com os ODM 2 e 8, onde todos trabalham pelo desenvolvimento e em prol da educação básica de qualidade.
Confira abaixo a programação da Conferência:

Dia 12 de Maio
8h às 8h30 – Credenciamento
8h30 às 9h – Posse dos membros do Fórum Municipal de Educação
9h às 9h45 – Abertura da 2ª Conferência Municipal de Educação
9h45 às 10h – Coffee Break
10h às 10h45 – Aprovação do Regimento Interno
10h45 às 12h – Apresentação, análise e aprovação das Metas e Estratégias do Plano Municipal de Educação de Cascavel.
13h30 – Palestra: Plano Municipal de Educação: Regime de Colaboração e garantia do Direito à Educação.
15h30 às 15h50 – Coffee Break
15h50 às 17h30 – Apresentação, análise e aprovação das Metas e Estratégias do Plano Municipal de Educação de Cascavel.

Dia 13 de Maio
8h às 10h - Apresentação, análise e aprovação das Metas e Estratégias do Plano Municipal de Educação de Cascavel.
10h às 10h20 - Coffee Break
10h20 às 12h - Apresentação, análise e aprovação das Metas e
Estratégias do Plano Municipal de Educação de Cascavel.
13h30 às 15h30 - Apresentação, análise e aprovação das Metas e
Estratégias do Plano Municipal de Educação de Cascavel.
15h30 às 15h45 - Coffee Break
15h45 às 17h30 - Apresentação, análise e aprovação das Metas e Estratégias do Plano Municipal de Educação de Cascavel.

Fonte:http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=25867

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Biblioteca Pública de Cascavel e Projeto Reciclei Recicleo organizam atividades alusivas ao Maio Amarelo


As ações do Maio Amarelo já começaram na cidade de Cascavel e a Biblioteca Pública Sandálio dos Santos também aderiu ao Movimento. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito no mundo todo, e pro meio da conscientização reduzir o número de acidentes. Durante todo o mês, quem visitar a biblioteca encontrará o ambiente mais amarelo. O amarelo é a cor da advertência no trânsito, placas amarelas alertam o motorista sobre possíveis perigos à sua frente, no semáforo significa atenção, o amarelo é o sinal universal de alerta no trânsito. Para facilitar o entendimento dessa convenção, a Biblioteca em parceria com o artista plástico Borges Damaceda e a escritora Shirley Fonseca montaram um cenário interativo que simula um cruzamento no trânsito, com toda a sinalização necessária. “Pelo fato de a biblioteca ser um espaço de grande circulação de pessoas, podemos reforçar esse Movimento. A proposta do Maio Amarelo aqui na Biblioteca leva o visitante a uma simulação de ações seguras no trânsito, para que com isso possa repensar suas atitudes garantindo um trânsito seguro para todos”, explica a coordenadora pedagógica da Biblioteca, Terezinha Braga. As peças utilizadas na montagem são da Lixoteca da Biblioteca, produzidas a partir de materiais reutilizáveis. Shirley é idealizadora do projeto Reciclei e Recicléo que trabalha a reutilização do lixo e ressalta a importância do Movimento que preza a humanização do trânsito. “São duas atitudes que podem revolucionar o mundo, a reutilização do lixo e a conscientização no trânsito essa junção só tem a contribuir”. A equipe da biblioteca também organizou contações de histórias sobre o tema. As atividades seguem até o fim do mês de maio.  A ação Maio Amarelo esta alinhada com o ODM 8: Todos trabalhando para o desenvolvimento, pois traz para sociedade a importância da segurança no trânsito.






terça-feira, 5 de maio de 2015

Reunião do Bolsa Família em Novo Itacolomi

A Secretaria de Assistência Social de Novo Itacolomi, em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) realizaram na noite da última quinta-feira (23/04) a primeira reunião do ano de 2015 com os beneficiários do Programa Bolsa Família. O encontro reuniu 120 pessoas dentre beneficiários do Programa e familiares. Enfatiza-se que atualmente o Programa transfere renda para aproximadamente 174 famílias beneficiárias no município.
A reunião teve como escopo abordar as condicionalidades do Programa, as quais são compromissos nas áreas da Educação, da Saúde e Assistência Social, assumidos pelas famílias e que precisam ser cumpridos para que elas continuem a receber o benefício do Bolsa Família.
A Operadora Mayara evidenciou que as famílias que descumprem as condicionalidades estão sujeitas a efeitos gradativos, os quais vão desde a advertência da família, passando pelo bloqueio e suspensão do benefício, podendo chegar ao cancelamento se o descumprimento for repetido em cinco períodos consecutivos.
 Na sequência, a Coordenadora do programa na área da Saúde, Eny da Silva Munhoz, esclareceu aos presentes sobre as condicionalidades na área da saúde, que são: acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos; pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos. Ela acrescentou ainda que na próxima segunda-feira (27/04) haverá a pesagem para acompanhamento dessas condicionalidades, a qual será no Salão Paroquial das 08h30min às 16h30min.
Para finalizar, a Secretária Municipal de Assistência Social, Adriana dos Santos, agradeceu a presença de todos e convidou todas as mães para um evento no próximo dia 07 de maio para homenagear todas as mães do município. A reunião foi finalizada com a oferta de um saboroso lanche para os presentes.


segunda-feira, 4 de maio de 2015

1º Abraço Plantando o Futuro de Paz – Mata Ângelo Cretã


O Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (COMPAZ) participou do “1º Abraço Plantando o Futuro de Paz – Mata Ângelo Cretã” que recebeu o abraço simbólico dos participantes, além do plantio de mudas de árvores nativas.
A mata Ângelo Cretã, localizada no Conjunto Luiz de Sá, na Região Norte de Londrina foi novamente alvos de muitos olhares. Não mais por acumular entulhos e lixos, mas para receber o primeiro abraço da comunidade.
A ação comunitária de iniciativa da Rede Intersetorial do CRAS Norte B aconteceu no dia 30 de abril, às 8h e contou com a participação das secretarias: de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura, COMPAZ, Pazeando, CONSEMA, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Viva Vida, CEPAS, AME, EPESMEL, Centro Educacional Marista, de lideranças comunitárias e religiosas da região, bem como moradores da comunidade.
O evento visava dar continuidade ao trabalho iniciado pela Rede Intersetorial CRAS Norte B, em novembro de 2014 quando foi realizado o processo de limpeza e ocupação consciente daquele espaço.
Para o ano de 2015 já estão sendo organizadas atividades na Mata a serem desenvolvidas pela SEMA, escolas e demais serviços da região.

Veja mais em: http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/noticias/822