8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Secretaria de Saúde de Cascavel lança Campanha Agosto Azul 2015

Secretaria de Saúde de Cascavel realizará de 1º a 29 de agosto a Campanha Agosto Azul 2015. O projeto é voltado à saúde e bem estar do homem. Diversas atividades serão realizadas em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família). Na edição do ano passado, a campanha contabilizou mais de 25 mil atendimentos.

A programação contará com avaliações médicas, solicitação de exames, avaliação de saúde bucal, verificação de situação vacinal, confecção de cartão SUS, avaliação antropométrica, além de palestras educativas sobre vários temas referentes à prevenção da saúde do homem.
Os interessados em participar da Campanha Agosto Azul poderão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, nos dias e horários descritos na programação. A campanha da Sesau contribui para o alcance dos ODM 6 e 8, pois traz para as comunidades exames preventivos e palestras educativas sobre a prevenção da saúde do homem .

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Projetos da UTFPR buscam ‘mudar o mundo’

O professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Ponta Grossa, Nelson Canabarro, resolveu inovar ao aplicar a matéria de Gestão de Projetos aos seus alunos do Curso de Engenharia de Produção. “A disciplina prevê o ensino das etapas de um projeto, mas resolvi fazer diferente. Achei que ficaria mais dinâmico”, explicou, contando que estimulou os alunos a elaborarem e tirarem do papel projetos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) que irão substituir os ODM em 2016.
Foto: Divulgação 
Esta ação do professor, que também é o coordenador do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio dos Campos Gerais, rendeu dez projetos que envolveram 700 pessoas, de alunos a pessoas de comunidades de Ponta Grossa que receberam as atividades dos projetos. Temas como a valorização da mulher e dos jovens no mercado de trabalho, o meio ambiente e a saúde, pautaram os estudantes de Engenharia de Produção que elaboraram dez projetos.

Os dois projetos que servirão como extensão acadêmica serão o “Reuso da Água” e “Nutrindo o futuro”. “São dois projetos importantes e de fácil aplicabilidade”, explica Nelson.

Fonte: http://arede.info/ponta_grossa/projetos-da-utfpr-buscam-mudar-o-mundo/

terça-feira, 14 de julho de 2015

Rede Mulheres Negras do Paraná realiza em Cascavel o evento Mulheres Negras: Raça e Interseccionalidade

A Rede Mulheres Negras do Paraná realiza em Cascavel nesta sexta-feira (17) o evento Mulheres negras: Raça e Interseccionalidade. O debate  faz parte da Marcha das Mulheres Negras 2015, com base na luta contra o racismo e a violência, que será realizada em Brasília no mês de novembro. O evento também faz alusão ao dia da Mulher Afrolatinoamericana e Afrocaribenha, que será comemorado no dia 25 de Julho.
“O objetivo do evento é divulgar a marcha das mulheres negras que acontecerá em novembro em Brasília, como também explicitar a vivência de mulheres negras afrolatinas que sofrem para além do racismo e do machismo”, explica Cleci Martins, organizadora do evento em Cascavel.  A organizadora falou também sobre os motivos da existência de um movimento de mulheres negras, “Nossa militância se torna duplicada, esse será um momento único para nós mulheres negras. Vamos levar mulheres negras de todo o Brasil para Brasília, no entanto, elas precisam saber por que marcham. Essas atividades como a que faremos aqui dia 17 tem esse intuito”.

Programação:

No dia 17, serão realizadas diversas atividades  no período da tarde, haverá oficinas abertas à comunidade sobre a questão de gênero e raça, no Colégio Estadual Itagiba Fortunato, em Cascavel. Estarão presentes membros da comunidade local e das estudantes da Unila para ministrarem a oficina. E a partir das 19h haverá a mesa redonda Mulheres negras: raça e interseccionalidade, com a professora e doutora da Unila, Angela Maria de Souza, e uma representante da Rede Mulheres Negras do Paraná. O evento é gratuito.
O evento organizado pela Rede Mulheres Negras do Paraná, contribui para o alcance do ODM 3, Igualdade entre sexos  e valorização da Mulher, pois oferece a conscientização sobre a luta contra o racismo e a violência contra a mulher.


sexta-feira, 10 de julho de 2015

Colégio Estadual CEEP Pedro Boaretto Neto realiza ação de recolhimento de resíduos eletrônicos e óleo de cozinha usado em Cascavel

Colégio Estadual CEEP Pedro Boaretto Neto realizará no próximo sábado (18/07), uma ação de recolhimento de resíduos eletrônicos e óleo de cozinha usado. A ação faz parte do projeto "AmbientAção" do curso técnico em meio Ambiente e visa a destinação correta de resíduos eletrônicos. No dia serão recolhidos monitores, Tvs, celulares, geladeiras, pilhas, baterias e óleo de cozinha usado.
Esta ação do Colégio CEEP contribui para o alcance dos ODM 7 e 8.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Faculdade Univel realiza campanha de coleta de resíduos eletrônicos e medicamentos em Cascavel


Entre os dias 15 e 24/06 a Faculdade Univel realizou uma campanha de coleta de Resíduos Eletrônicos em Cascavel.  O projeto existe desde 2010 na instituição, sendo desenvolvido pelos acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Recursos Humanos e Gestão Ambiental, coordenados pelas professoras Elaine Wilges e Kátia Salomão. O objetivo da campanha é arrecadar a maior quantidade possível de produtos eletrônicos e medicamentos, para que sejam descartados em locais próprios e não contaminem o meio ambiente. 

Em cinco anos a Univel  já destinou mais de oito toneladas de resíduos para a logística reversa ou reciclagem correta. “O projeto sempre tem resultados muito positivos na Univel. Consideramos que foi um sucesso a campanha, pois somente neste ano arrecadamos duas toneladas de resíduos eletrônicos, além de uma significativa quantidade de medicamentos vencidos”, conta a coordenadora do curso de Gestão Ambiental, Elaine Wilges.

Os resíduos eletrônicos foram entregues para a Nova Cascavel Reciclagem que fornece descarte correto para esse tipo de lixo, já os medicamentos vencidos foram entregues a Farmácia Estrela que é parceira do projeto.  A campanha de coleta de resíduos realizada pela Univel contribui para preservação do meio ambiente e esta alinhada com os ODM 7 - Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente e 8 - Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.




quarta-feira, 8 de julho de 2015

Central do Coleta Legal de Cascavel recebe resíduos volumosos e eletrônicos

Desde o dia 1º de julho, a Central do Coleta Legal, localizada na Rua Manaus, está recebendo resíduos volumosos, eletrodomésticos e eletrônicos. O local funcionará como depósito e centro de triagem desses materiais, que receberão a destinação correta.


“A medida vem atender a uma demanda da cidade, que não contava com um local específico para destinação desse tipo de material, que muitas vezes acabava sendo descartado em terrenos baldios. Dessa forma, daremos a destinação correta a esses resíduos”, comenta a gerente da Divisão de Educação Ambiental, Miriane Scussiatto.

Na sede do Coleta Legal, pessoas físicas podem realizar o descarte dos resíduos volumosos (sofá, cama, colchão, móveis em geral) e eletrônicos. Os eletrodomésticos e eletrônicos devem ser levados até a central de coleta. Já os resíduos volumosos podem ser levados até o local, ou pode ser agendado o recolhimento pelo telefone 3902-1383, a Central de Coleta fica localizada na Rua Manaus, 1524, ao lado do Parque Vitória.

A destinação correta de  resíduos volumosos, eletrodomésticos e eletrônicos contribui para preservação do meio ambiente e evita a proliferação do mosquito da Dengue, uma vez que o descarte incorreto  locais  abertos  pode se transformar em criadouro para o mosquito. A  ação da Central do Coleta Legal esta alinhada com os ODM 6, 7 e 8, pois contribui para preservação do meio ambiente e previne a proliferação do mosquito da Dengue.




segunda-feira, 6 de julho de 2015

Núcleo ODM Foz do Iguaçu participam da 1ª Conferencia Municipal de Direitos Humanos LGBT e 1ª Conferencia Municipal de Direitos Humanos

Nos dias 29 e 30 de junho, os representantes do Núcleo ODM Foz do Iguaçu participaram da 1.ª Conferencia Municipal de Direitos Humanos LGBT e 1.ª Conferencia Municipal de Direitos Humanos realizados em Foz do Iguaçu.  Pela primeira vez em seus 101 anos, a cidade de foi sede de duas conferências municipais ligadas aos direitos humanos. Organizados em conjunto por várias entidades, os eventos abordaram os seguintes temas: “Por um Brasil que criminalize a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais” e “Sistema Nacional de Direitos Humanos”. Além disso, os eventos trouxeram a tona uma série de discussões sobre os direitos fundamentais de vários grupos sociais considerados 'minorias'. Nesta perspectiva, representantes do Núcleo ODM de Foz do Iguaçu participaram das discussões sobre educação (ODM 2), saúde (ODM 4, 5 e 6) e direito a cidade (ODM 7).
Temas como lazer, saúde, cultura e educação de qualidade para todos tendo como princípio o respeito ao gênero foram amplamente discutidos durante as duas conferencias. Outro tema importante foi o da formação continuada e humanizada de profissionais nas áreas da saúde, educação e forças policiais.

Além da participação nas discussões dos eixos temáticos, os representantes do Núcleo ODM realizaram a divulgação dos ODM e do Movimento Nós Podemos Paraná através da entrega de material gráfico junto com outros parceiros com a 9ª Regional de Saúde, Programa DST/AIDS, Núcleo de Solidariedade a AIDS (NASA), Secretaria Municipal de Assistência Social, Espaço Iguaçuense da Diversidade (EPID) e Espaço Paranaense da Diversidade (EPAD), Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, entre outros.