8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Campanha Agosto Azul realiza mais de 24 mil atendimentos em Cascavel

A Campanha Agosto Azul, realizada pela Secretaria de Saúde em Cascavel, contabilizou em todo o mês mais de 24 mil atendimentos entre consultas, exames, atendimentos em odontologia e testes rápidos de HIV e sífilis. O projeto voltado à saúde e bem estar do homem disponibilizou diversas atividades serão realizadas em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família). A programação contou com avaliações médicas, solicitação de exames, avaliações de saúde bucal, verificação de situação vacinal, confecção de cartão SUS, avaliação antropométrica, além de palestras educativas sobre vários temas referentes à prevenção da saúde do homem. 
Segundo a coordenadora de programas da Secretaria de Saúde, Viviane Débora da Silva, a maioria dos pacientes que passaram pela consulta médica tiveram a coleta de exame de sangue agendada. “É importante que os pacientes que tiveram a solicitação de exame agendada, procurem a unidade para a realização e posteriormente o agendamento da consulta de retorno”, destaca. 
A Campanha Agosto Azul contribui para o alcance do  ODM 6 - Combate a Aids  a Malária e outras Doenças.

Alunos do Colégio Anglo realizam cultivo de árvores em Cascavel

O Colégio Anglo e a Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel realizaram no último sábado (29), a 2ª Edição do ‘Projeto Mão Amiga’.  Diversos alunos, com auxílio de pais e professores realizam a plantação de mais de 50 espécies de árvores no Parque Tarquínio, localizado no Bairro Parque São Paulo.  Segundo os organizadores do evento, o cultivo das árvores é um jeito de ensinar as crianças a importância do cultivo das árvores para a nossa sobrevivência.


A 2ª Edição do ‘Projeto Mão Amiga’ está alinhada com os ODM 7 e 8: Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente e Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento, pois através da plantação das mudas de árvores, além de contribuírem com o meio ambiente  os alunos recebem um conhecimento sobre espécies de árvores que são encontradas em território nacional.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Dia Nacional da Construção Social em Cambé

No último sábado (22), aconteceu na Escola Municipal Professora Lourdes Gobi Rodrigues, no Jardim Ana Rosa em Cambé, o Dia Nacional da Construção Social. O evento aconteceu das 10 às 16 horas e contou com sorteio de brindes, pipoca, algodão doce, brinquedos, apresentação circense e vários serviços sociais.
O Dia Nacional da Construção Social é uma ação empresarial do setor da construção civil no país. Este dia tem por objetivo levar a comunidade em geral alguns serviços sociais e atividades lúdicas. Para incentivo a leitura e cultura, em parceria com o Sesi Educação, o Nós Podemos Londrina realizou oficinas de contação de histórias na biblioteca Industria do Conhecimento e distribuição de gibis do Sesinho.


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Agosto Azul contabiliza 1.524 atendimentos no primeiro dia de campanha em Cascavel

A Campanha Agosto Azul 2015 teve início no sábado (01/08), em Cascavel, e já contabilizou 1.524 atendimentos no primeiro dia nas Unidades de Saúde da Família do interior. Foram nove unidades participantes, sendo elas: USF Rio do Salto, USF São João, USF Espigão Azul, USF Santa Bárbara, USF São Salvador, USF Navegantes, USF São Francisco, USF Sede Alvorada e USF Juvinópolis.
A campanha tem como objetivo conscientizar o público sobre a saúde e bem estar do homem. Diversas atividades serão realizadas em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família).
A programação contará com avaliações médicas, solicitação de exames, avaliações de saúde bucal, verificação de situação vacinal, confecção de cartão SUS, avaliação antropométrica, além de palestras educativas sobre vários temas referentes à prevenção da saúde do homem. Na edição do ano passado, a campanha contabilizou mais de 25 mil atendimentos. Vale ressaltar que a campanha Agosto azul contribui para o alcance dos Odm 6 e 8.



segunda-feira, 3 de agosto de 2015

X Conferência Municipal de Assistência Social de Apucarana cria metas para 10 anos

Envolvendo a participação de representantes de todas as entidades do município, da sociedade organizada, além de usuários e trabalhadores da área, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Apucarana atingiu seu objetivo de promover uma grande mobilização em torno do tema. Nos dois dias do evento, além da avaliação trabalho que está sendo realizado na cidade, um amplo debate resultou em sugestões para nortear as políticas públicas do setor nos próximos 10 anos, nas três esferas de governo: municipal, estadual e nacional.
Com o tema “Consolidar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026”, a conferência foi aberta, no Cine Teatro Fênix, com a presença do prefeito Beto Preto e sua equipe de governo, e da senadora Gleisi Hoffmann. Marcando o início da programação do evento, a palestra da ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, contribuiu para preparar os participantes, com subsídios e informações de relevância, para os debates e elaboração das propostas apresentadas dentro os grupos de trabalho, na Adefiap.
“Participei da criação do SUAS quando trabalhei com os presidentes Lula e Dilma por cinco anos e esse sistema veio para ficar, conforme pude comprovar nas minhas viagens pelo país. Aqui em Apucarana o SUAS já é uma realidade, com 4 CRAS, CREAS, Centro de População de Rua e muitos outros serviços. Conferências, como a que está sendo realizada hoje em Apucarana, são de extrema importância, pois visam definir prioridades na área da assistência social para o futuro, mais especificamente para os próximos 10 anos”, disse Márcia Lopes.
O prefeito Beto Preto lembrou o crescente investimento do município na área da assistência social. “Os recursos do SUAS em Apucarana passou de R$ 500 mil em 2012 para uma previsão de R$ 5 milhões em 2015. Apucarana está investindo no SUAS e os resultados fazem parte do processo para construção de uma Apucarana diferente e melhor”, declarou. A iniciativa de estabelecer metas concretas para o SUAS está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, através da articulação realizada pelo Colegiado Nós Podemos Apucarana e Vale do Ivaí, uma vez que o ODM 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento é mobilizado e fomentado na consolidação dessas metas. Além disso, o trabalho idealizado a longo prazo visa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, proposta de continuidade do trabalho com os ODM a partir de 2016.
Os avanços da assistência social foram relacionados na primeira etapa dos trabalhos da conferência. A secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa assegura que as conquistas foram inúmeras, mas é preciso mais. A conferência, segundo ela, é justamente para isso. Avaliar os avanços, mas também debater e definir em que é necessário ampliar e melhorar. “A proposta é estabelecer um plano das ações da assistência social para os próximos 10 anos. Isso é o que está sendo deliberado e votado nesta conferência. O que aprovarmos irá conferência estadual e reavaliado na conferência nacional. É importante que as mudanças, o que vai ser feito na assistência social em termos de políticas públicas seja resultado de debates nas bases como o que estamos realizando nesta conferência”, afirmou Márcia Regina de Sousa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Apucarana