8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 18 de maio de 2010

Comunidade debate ações pelos Objetivos do Milênio

Círculo de Diálogo foi realizado no sábado (15) no Santa Mônica Clube de Campo.


O Movimento Nós Podemos Paraná realizou sábado (15) um Círculo de Diálogo em Colombo, no Santa Mônica Clube de Campo. O objetivo do evento foi mobilizar a comunidade para as ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e articular a criação do Movimento Nós Podemos Colombo. O diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, participou do evento, que foi realizado em parceria com o Lions Clube Curitiba Batel, FAE (Faculdade de Administração e Economia), Santa Mônica Clube de Campo e Prefeitura Municipal. "Queremos definir ações concretas para que as mudanças necessárias para melhorar o mundo sejam realmente realizadas", destacou o presidente do Lions Clube Curitiba Batel, Carlos Eugênio de Melo.

Durante o Círculo de Diálogo, a comunidade definiu como prioritárias as seguintes ações: retirar o depósito de lixo das ruas da vila Zumbi; dar prosseguimento aos trabalhos realizados na vila Liberdade; realizar atividades preventivas as doenças transmitidas por mosquitos; incentivar ações já realizadas como a biblioteca comunitária e o coral que se apresenta nos hospitais; realizar ações para a formação continuada dos trabalhadores; trabalho de divulgação dos ODM para os alunos da educação infantil; reunir as lideranças dos bairros para discutir projetos de iluminação pública e calçamento.

O presidente do Santa Mônica Clube de Campo, Raul Ancântara de Souza, lembrou que o Clube já desenvolve ações pelos ODM, principalmente, na área ambiental. "Os nossos objetivos são os mesmos", afirmou ele.


No final do Círculo, um grupo de voluntários se mobilizou para iniciar as atividades do Movimento Nós Podemos Colombo. "Todas as atividades que já realizamos na FAE e no Colégio Bom Jesus, nós o fazemos de forma muito coerente e espontânea porque esta causa está em plena sintonia com a nossa missão institucional", destacou o professor da FAE, Nilson Pegorini.

Movimento - Os Círculos de Diálogo são encontros locais com a participação da comunidade, empresários e prefeitura para a definição de ações em prol dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os ODM são metas estabelecidas pela ONU para priorizar a eliminação da fome e extrema pobreza até 2015. O pacto tem a adesão de 189 países e o prazo para alcance das metas é 2015 .

O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), foi criado em 2006 para sensibilizar e mobilizar a sociedade com o objetivo de contribuir para desenvolvimento local. O desafio do Movimento é antecipar o cumprimento das metas dos ODM para 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário