8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Araucária inicia atividades do Outubro Rosa


            Araucária ganhará temporariamente no mês de Outubro um tom diferenciado para colorir a cidade: O Rosa. Durante o período as mulheres poderão procurar as unidades básicas de saúde para fazer o exame clínico de câncer de mama e também o preventivo do câncer de colo de útero. Algumas unidades estarão abertas também aos sábados para realizar os exames. Outras atividades como teatro, palestras e campanhas de rua e nos centros de saúde também estão previstas para o mês.
 
Em uma palestra realizada na tarde de terça-feira (16), dentro do encontro com servidores pelo outubro Rosa, a enfermeira Maria Celestina Grazziotin, de Curitiba, destacou que a busca por uma vida mais saudável reflete no fortalecimento do sistema de defesa do organismo, o que auxiliaria no combate a doenças, como o câncer. O estilo de vida, sono, nível de estresse e exercícios físicos foram apontados como alguns dos fatores a serem levados em conta. Com tema centralizado no aleitamento materno, a palestra de Maria Celestina reafirmou a importância da amamentação, inclusive como um fator de proteção contra o risco de câncer de mama, segundo alguns estudos na área. A recomendação é que a amamentação (ideal) seja realizada pelo período de, no mínimo, dois anos.
Além disso, a Guarda Mirim da Casa da Criança Califórnia realizou uma atividade de conscientização do Outubro Rosa nesta quinta-feira (18). Nos períodos da manhã e tarde, as 50 crianças e adolescentes saíram pelas ruas do bairro conversando com moradores e comerciantes e distribuindo material informativo sobre a mobilização mundial pela saúde da mulher. Além da Guarda Mirim, outros pequenos da Casa Califórnia também acompanharam a ação.
Fonte de texto e imagens: Prefeitura Municipal de Araucária (www.araucaria.pr.gov.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário