8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sabáudia realiza mega evento em prol do Outubro Rosa



A Secretaria Municipal de Saúde de Sabáudia, juntamente com o Movimento Nós Podemos Sabáudia, promoveu várias atividades alusivas à luta contra o câncer de mama e colo uterino, conhecido por Outubro Rosa, nesta quarta-feira (17).



Sônia Maria Schiavo - Gerente de Cultura


No período da manhã, dezenas de pessoas vestidas com a cor rosa fizeram uma caminhada pelas ruas centrais da cidade. Entre elas estudantes, servidores municipais da Saúde e da Assistência Social, alunos e professores da APAE, terceira idade e a população em geral.

Com bexigas e carro de som, as equipes do programa Saúde da Família Urbano e Rural, distribuíram panfletos educativos com dicas sobre o auto-exame de mama e a prevenção da doença.















Após a caminhada, o médico oncologista Antônio Carlos Tourinho de Castro, do Centro de Oncologia do Hospital João de Freitas de Arapongas, ministrou uma palestra e esclareceu as dúvidas das mulheres presentes ao evento. O especialista falou sobre as estatísticas da incidência da doença no Brasil e explicou os vários tipos de tratamento e casos específicos dos grupos de pessoas que tem maior propensão à doença, entre outras informações importantes referentes ao tratamento do câncer.



              

Palestra de prevenção de câncer de mama e de colo do útero ministradas pelo

Dr. Antônio Carlos Tourinho de Castro - Oncologista


As enfermeiras Francismara Canguçu e Bárbara Aparecida Dobiesz também dialogaram com o público, na Casa da Cultura, explicando sobre a importância de se fazer periodicamente o exame preventivo e da disponibilidade de exames nos postos de saúde local.

Já a gerente de Cultura, Sônia Maria Schiavo, colheu depoimentos de mulheres sabaudienses que já enfrentaram a doença e que superam graças aos tratamentos e detecção precoce. E por último, uma dançarina fez uma apresentação de dança do frente, encerrando o evento com uma atividade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário