(fotos: Solange Carvalho)
No
Dia nacional do Doador de Sangue, a Academia Liv enfatiza a importância da
doação de sangue e também de medula óssea, em parceria com o BioBanco do
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Em
um evento realizado pelo HEMEPAR dia 23/11 em comemoração ao Dia Nacional do
Doador de Sangue, a equipe da Academia Liv esteve presente. Alunos da Academia
participaram da Campanha comparecendo no HEMEPAR para realizarem a doação de
sangue.
A
Academia Liv Parabeniza toda a Equipe do HEMEPAR pela iniciativa e agradece a Assistente
Social Fabiane Natal Janata que recepcionou os professores da Academia no
evento animado pela Banda Lyra de Curitiba.
Em relação a Campanha de Doação de Medula Óssea, a Equipe de Profissionais do BioBanco, composta pelas Enfermeiras Genura Durante, Maria Salete Debona e Marcia Regina Souza Lima, esteve na segunda feira, dia 26/12, realizando o pré-cadastro e coleta de amostras de sangue dos funcionários e alunos da Academia, com a finalidade do cadastramento como doadores de Medula Óssea.
O transplante de medula óssea é uma das esperanças de pacientes com leucemia, mas o processo ainda é dificultado por dúvidas criadas por falta de informação e apesar do mito que existe sobre dor e condições de saúde durante a doação de medula óssea, o processo é mais simples do que se imagina. É preciso apenas ir a um hemocentro habilitado e coletar uma pequena amostra de sangue, material que será encaminhado a um laboratório credenciado para o exame de histocompatibilidade. Os resultados são enviados ao Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o banco de dados nacional. A doação consiste em uma microcirurgia com apenas um dia de internação hospitalar e repouso. Em 15 dias a medula óssea está completamente regenerada.
Segundo Merula, em 2007 a ABRALE – Associação Brasileira de Leucemia recebeu mais de 10 mil ligações e e-mails, sendo 42% para tirar dúvidas sobre as doenças (linfoma e leucemia) e 36% sobre o tratamento. Para esclarecer essas dúvidas, a ONG promove campanhas e palestras com especialistas renomados, das quais podem participar pacientes, familiares e demais interessados no tema.
Por isso a Academia Liv procurou divulgar a importância da doação da medula óssea, um processo simples que pode representar a cura do câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário