8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

I ENCONTRO SOBRE SAÚDE DA CRIANÇA DO NORTE PIONEIRO PARANAENSE





O "I Encontro sobre saúde da criança do Norte Pioneiro Paranaense- O cuidado que queremos para o início da vida ", idealizado pelo Setor de Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas da UENP/Campus Luiz Meneghel de BANDEIRANES, será um evento que visa a integração acadêmica e profissional para a disseminação de conhecimento acerca das áreas de atuação do cuidado à saúde da criança. Assim, este evento de extensão irá favorecer a qualificação dos profissionais, bem como atualização do conhecimento de saúde infantil através da troca de conhecimento, de debates e reflexões, instituição de parcerias e projetos de pesquisa e extensão.

Tal evento favorece a discussão sobre a importância da assistência qualificada e humanizada para com os recém nascidos e crianças (diretamente ligado ao ODM 4), dicas sobre a saúde das gestantes (ODM 5) e consequente melhora dos seus respectivos indicadores de saúde (ODM 8).

A metodologia incluirá a apresentação de trabalhos que tenham como temática a saúde da criança como pesquisas de iniciação científica e outros projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos de enfermagem da UENP e de outros cursos da área da saúde e de profissionais da área; palestras sobre assistência à saúde do recém- nascido e mortalidade infantil.

Haverá apresentação de palestras como: Adolescência: alguns indicadores brasileiros sobre saúde sexual e reprodutiva em escolares ministrada pela Professora Doutora Priscila Carozza Frasson Costa (Bióloga. Mestre e Doutora em Educação pela USP. Profa UENP); A saúde da criança: uma questão de prevenção ministrada pela Professora Mestre Berlis Ribeiro dos Santos Menossi (Fisioterapeuta e Educadora Física. Mestre Educação física pela UNICAMP. Professora da UENP - Jacarezinho).


Acontecerá também a aplicação de mini-cursos como: Assistência de Enfermagem ao recém-nascido prematuro: UTI e transporte neonatal (Prof. Lucas Araújo Oliveira (Enfermeiro do Suporte Avançado de Vida. Prof da UENP); Mini-curso - Aleitamento materno: manejo e tratamento de complicações (Profa Mestre Helena Ângela de Camargo Ramos (Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela UEM. Profa UNICENTRO); Mini-curso - Avaliação e Orientação quanto ao desenvolvimento Motor de Profa Me. Joyce Karla Machado da Silva (Fisioterapeuta. Mestre em Educação Física pela UEM. Profa UENP).

Será realizado ao final do dia uma Mesa redonda- Comitê de Mortalidade Infantil do Estado do Paraná: Panorama atual e desafios futuros (a confirmar); Professora Mestre Emiliana Cristina Melo (Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem UEM. Professora UENP); Professora Doutora Thais Aidar de Freitas Mathias (Enfermeira. Mestre e Doutora em Saúde Pública pela USP. Professora da UEM); Enfª Marlete Marcolino Brinholi (Enfermeira da 18ª Regional de Saúde - Membro do Comitê de de Prevenção da Mortalidade Infantil); Doutora Lucimar Pagun Castanho (Médica da 18ª Regional de Saúde - Membro do Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil) Dr. Luiz Carlos Baldo (Médico da 17ª Regional de Saúde - Membro do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna) - a confirmar.

Para demais informações consulte o site da UENP aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário