8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Nós Podemos Guaraqueçaba realiza Mostra de Projetos


Projetos voltados à conservação e preservação da natureza se ocupam do potencial da biodiversidade para promover a qualidade de vida das pessoas na região da Área de Proteção Ambiental-APA de Guaraqueçaba e região.

No último dia 28, no Colégio Estadual Marcílio Dias, projetos da região de Guaraqueçaba se reuniram para compartilhar e divulgar suas boas práticas para o desenvolvimento sustentável do litoral, principalmente harmonizando o potencial turístico para geração de renda condicionados aos aspectos de preservação e conservação da biodiversidade na Mata Atlântica.


                                                              (Foto João Souza)

Durante o encontro, estiveram presentes representantes e gestores de projetos de Guaraqueçaba e Antonina. A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS que realiza projetos como a Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba que é um grupo formado por pequenos empreendedores envolvidos com turismo na APA de Guaraqueçaba, atuando com núcleos locais de fortalecimento ao trabalho no litoral. Além do Projeto que é referencia na Conservação do Papagaio - de - cara – roxa (amazona brasiliensis) a instituição ainda apresentou o projeto da Associação de Criadores de abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba – ACRIAPA que por iniciativa de 21 meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão) aliam geração de renda e Conservação da Natureza.

Também esteve presente o Batalhão da Polícia Militar Ambiental, apresentaram o projeto Guardiões da Natureza, com enfoque na educação ambiental é desenvolvido de maneira multi sensorial, atuando com crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de comunidades fragilizadas, visando a conscientização sobre a importância do respeito às leis.


                                                              (Foto João Souza)

A Cooperativa das Trabalhadoras Autônomas da Pesca e Acessórios Artesanais – COPESCARTE atua intensamente com empoderamento e valorização da mulher Antoninense. A instituição é pioneira na arte do beneficiamento das peles de peixe conciliando a produtividade, a lucratividade e a conservação do meio ambiente.

O Colégio Marcílio Dias além de anfitrião do evento, apresentou dois projetos desenvolvidos e encorajados pelo Nós Podemos Guaraqueçaba. O Projeto “Garotas Guará” que atua fortemente para combater o índice de gravidez na adolescência. O número atual é de 30,4%,  ou seja, uma a cada três mulheres engravida na juventude, antes dos 20 anos de idade, no município.
O projeto foi inspirado numa parceria Nós Podemos Paraná e SESI AMIGA com a finalidade de estimular a formação de grupos gestores locais que orientem e acompanhem grupos de protagonismo juvenil onde meninas ensinam meninas sobre educação sexual, saúde reprodutiva e valorização da mulher. Concomitante a Mostra, aconteceu a primeira apresentação do Grupo “Garotas Guará” no colégio Marcílio Dias e contou com várias jovens interessadas em fazer parte do grupo de protagonismo juvenil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário