8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 28 de maio de 2013

28 de Maio – Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.


O Movimento Nós Podemos Paranaguá em conjunto com o Grupo de Apoio do Aleitamento (GPAM) estão realizando uma mobilização, em prol do Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna no Hospital Regional do Litoral, atuando de forma eficaz e viabilizando a importância desta ação em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Dessa forma, o evento está proporcionando para todos que passarem pelo local, pirulitos em forma de coração com cartões personalizados, orientações sendo realizadas pelo médico ginecologista e obstetra Dr. Falcão juntamente com a coordenadora e fonoaudióloga Ariane Schadeck Sampaio, destacando a importância e valorização da saúde materna para todas as mulheres. Dentro desse aspecto, as divulgações do evento estão sendo feitas por faixas, entrevista com o veículo de comunicação local e bexigas espalhas por toda unidade hospitalar nas cores brancas e rosas simbolizando a importância desta data para toda a sociedade. 


Dentro dessas questões, os assuntos que estão sendo abordado para a realização do evento são: Prevenção da gravidez na adolescência; orientações às gestantes sobre o pré-natal; gestação de alto risco; estímulo ao uso de métodos contraceptivos; palestras sobre a importância da qualidade no pré-natal; iniciativas que valorizem a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos na gravidez; aulas de shantala para as gestantes; palestras para abordar as vantagens do parto normal e do parto cirúrgico (cesárea); importância do planejamento familiar; palestras sobre bem estar, com psicólogos, para gestantes; palestras sobre a idade adequada (biológica) para ser mãe e iniciativas para a criação de grupo de doulas no município para apoiar as gestantes. 

Portanto, essa iniciativa está sendo realizada a fim de contribuir com informações e apontamentos fundamentais para toda a comunidade, em função de valorizar a vida materna e prevenir as consequências de uma gravidez fora de hora. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário