8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Londrina comemora Dia Mundial da Não-Violência


Marcado pelo assassinato do líder pacifista Mahatma Gandhi em 1948, 30 de janeiro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Não-Violência. Entre o principais incentivos que essa data traz estão a solidariedade, o respeito pelos direitos humanos, a educação e a cultura de paz.

Em Londrina essa data remete ao Movimento pela Paz e Não-Violência, mais conhecido como Londrina Pazeando, que desde 2000 contribui diariamente para extinguir a violência. A instituição, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), surgiu alinhada aos 8 Objetivos do Milênio da ONU e aos propósitos da UNESCO, de superar a violência para as crianças do mundo.

O movimento, nesses 14 anos de existência, organiza diversas ações para incentivar a cultura de paz, entre elas está a campanha “Arma não é brinquedo”, responsável pela origem da lei 9.188/2003 que proíbe a venda de armas de brinquedo no município de Londrina, e o “Abraço no Lago”, ação que acontece há 6 anos  e consiste em contornar o lago Igapó II com o objetivo de fortalecer a união em prol da paz e promover a consciência sobre a sustentabilidade. No site do Londrina Pazeando também há opções de cursos que são fornecidos pela instituição.

Hoje, contando com mais de 40 voluntários fixos, a organização possui algumas redes, como a “Rede Empresas Amigas da Cultura de Paz” e a “Rede Desarma Brasil” que atuam em conjunto com outras organizações humanitárias. Além disso, o movimento fundou o primeiro conselho de cultura de paz do Brasil que trabalha com políticas públicas, o COMPAZ.

Para o coordenador da OSCIP, Luis Claudio Galhardi, o que faz o movimento acontecer é “a força da cooperação e do comunitário, estamos juntos neste esforço para construir um mundo melhor, com esperança com paz e harmonia”. As reuniões do COMPAZ são abertas a qualquer pessoa que queira contribuir com uma sociedade de paz e acontecem todas as quartas-feiras às 14h30 no Serviço Social da Indústria (SESI) – R. Dep. Fernando Ferrari, 160.

Site: http://www.londrinapazeando.org.br/


“A violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos” (Mahatma Gandhi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário