8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 5 de março de 2014

Cascavel realiza campanha de vacinação contra o HPV

Começa no dia 10 de março a vacinação contra HPV realizada pela 10ª Regional de Saúde (região Oeste).  A meta é vacinar 13.661 meninas em toda a região atendida pela 10ª Regional, 7.553 é a meta para Cascavel. Este ano, serão vacinadas meninas com idade entre 11 e 13 anos. 

A distribuição das doses por município deve acontecer até o dia 6 de março, depois disso, cada município distribuirá entre as unidades de saúde para então iniciar a vacinação, no dia 10.  

A imunização acontecerá em três doses, a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira e a terceira três anos depois da primeira aplicação.

De acordo com o coordenador do Departamento de Imunização da 10ª Regional de Cascavel, Dejaime Teixeira de Souza, a população indígena da região também receberá a vacina, mas terá um calendário diferente. Dejaime também diz que "além do trabalho das Secretarias de Saúde, a 10ª regional de Saúde também pretende firmar parcerias com as Secretarias de Educação para alcançar um número ainda maior de adolescentes".

A campanha entrará para o calendário permanente de vacinação. 

HPV - O vírus 


De acordo com o Guia do HPV (Papilomavírus Humano), desenvolvido pelo Instituto do HPV, com base em evidências recentes, “cerca de 50% das mulheres adquirem o HPV meses antes da primeira relação sexual, provavelmente pelo contato mais íntimo com seu parceiro”. O guia explica ainda que o vírus pode permanecer no organismo durante anos de forma latente, ou seja, sem manifestação, e que metade de todas as mulheres diagnosticadas com câncer de colo de útero decorrente do HPV tem idade entre 35 e 55 anos de idade, mas provavelmente foram expostas ao HPV na adolescência ou na faixa dos 20 anos. Cerca de 70% dos casos de câncer do colo de útero no mundo são causados por vírus do HPV.
Há cerca de 150 tipos diferentes de HPV. São vírus que se instalam na pele ou nas mucosas, principalmente nos órgão genitais, e podem provocar diversas doenças, como verrugas genitais e até câncer. A manifestação mais comum do câncer é no colo do útero. Uma única exposição ao vírus já pode resultar em contaminação e, apesar de raro, o contágio pode acontecer também pelo contato com a mão, pele, peças íntimas e até vaso sanitário. Portanto, o fato de a pessoa possuir parceiro fixo não é motivo para não se proteger do contágio, apesar de que quanto maior o número de parceiros, maior também é o risco de contaminação do HPV e de outras DSTs.
A ação contribui para o ODM 6 (Combate a AIDS, Malária e outras doenças). 


(Informações: http://cgn.uol.com.br/noticia/83144/hpv-em-cascavel-meta-e-vacinar-mais-de-7-mil-adolescentes) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário