O
Projeto Apiaba é uma entidade não governamental sem fins lucrativos,
caracterizada por uma associação de pessoas que desenvolvem projetos nas áreas
de Meio Ambiente, Educação, Cultura e Ação Social em Araruna.
Criado
em 2008, em um colégio estadual do município pelo Professor Julio Cesar da
Silva, o atual “Projeto Apiaba” nasceu como um Programa de Iniciação Científica
Júnior que buscava capacitar o estudante do ensino médio para a jornada
acadêmica do ensino superior.
Apenas
no final de 2009, quando já haviam sido realizados dois projetos de iniciação
científica júnior pela equipe, foi que o projeto recebeu o nome, lema e brasão
usados até hoje. Nessa época o projeto já havia sido premiado duas vezes em
competições na UTFPR de Campo Mourão e participado de diversos eventos
científicos em outras universidades da região. A equipe do projeto também já
havia sido selecionada por duas vezes para participar da maior feira de ciência
e engenharia do Brasil: a FEBRACE.
Por
conta do afastamento da então equipe que coordenava os trabalhos do Apiaba no
ano de 2010, devido à busca por uma melhor formação acadêmica dos membros, a
entidade perdeu força por alguns anos, voltando a atuar somente em 2013, já com
atividades voltadas ao âmbito social e pedagógico. Desde então, cinco projetos
e diversas ações já foram e estão sendo promovidas em parceria com o Nós Podemos
Araruna através da Diretoria Municipal de
Educação de Araruna com apoio de diversas entidades, empresas e cidadãos da
cidade e região.
O
primeiro projeto promovido na parceria: o "Projeto Águas no Coração da
Educação" recebeu atualmente uma importante certificação dada pelo
Ministério do Meio Ambiente e faz ligação com o ODM7 (Qualidade de vida e
respeito ao meio ambiente). O atual Coordenador-geral do Projeto Apiaba, Jhony
de Oliveira Lima, inscreveu a prática de Educação Ambiental na Seleção EducaRES de Práticas de Referência em
Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos, promovida pelo
MMA. A seleção avalia e elenca projetos da sociedade civil, iniciativa privada
e poder público, com destaque para práticas de Educação Ambiental e Comunicação
Social focadas em públicos e processos educativos não formais – fora da escola.
O resultado foi divulgado no dia 10 de novembro,
pelo MMA. As práticas selecionadas pelo ministério são reconhecidas como
“Práticas de Referência EducaRES”, e são inseridas com destaque especial na
plataforma virtual Educares, além de
serem recomendadas e disponibilizadas pela Secretaria de Articulação
Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC/MMA), como referência para compor
materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos
presenciais e/ou à distância produzidos pelo Governo Federal.
Em
todo o Brasil, apenas 35 projetos realizados pela Sociedade Civil Organizada
foram aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente; destes, somente 9
projetos em toda a Região Sul foram selecionados; e no Paraná o Projeto
Apiaba é o único dentro do segmento a receber a homologação do Ministério.
Atualmente o projeto é coordenado por:
Jhony de Oliveira Lima, Nathyeli Moreira Niza, Cristiane da Silva Silvestre,
Josislaine Martines, Jean Carlos dos Santos da Luz, Gessi Juliene Caetano, Elis
Regina Mestre e Bruna Davantel.
Página de divulgação das atividades do projeto: www.facebook.com/Apiaba.
Página de divulgação das atividades do projeto: www.facebook.com/Apiaba.
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