O Movimento Nós Podemos Tibagi lançará no dia 19 de março, às 14h30min, na Unidade Social Educacional do município, o Programa EcoMoradia. O projeto é a primeira ação do Núcleo Municipal de Tibagi, que faz parte do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Campos Gerais.
As moradias do projeto são construídas com tijolos ecológicos, telhas de embalagens longa-vida recicladas e madeira de florestas certificadas. O tijolo ecológico não sofre queima no seu processo produtivo, por isso não contribui para o desmatamento e a emissão de gases na atmosfera. Além disso, na composição do tijolo há apenas 8% de cimento.
O projeto colabora com a geração de renda (ODM 1) e promove uma tecnologia menos agressiva ao ambiente (ODM 7). Além disso, as mulheres foram incluídas no trabalho de construção da moradia (ODM 3).
A Associação Habita Tibagi, formada por 17 pessoas, fabrica os tijolos e a produção é vendida para a Prefeitura do município.
Conforme o coordenador do Núcleo Regional dos Campos Gerais, Nelson Canabarro, o projeto é altamente replicável em qualquer local onde há déficit de moradia e emprego.
A EcoMoradia possui 36m² e custa R$ 5.400. Além disso, o mutuário selecionado para receber a moradia será beneficiado com um conjunto de móveis em MDF (duas camas, roupeiro, pia e mesa com cadeiras). Segundo Canabarro, o custo da construção foi de praticamente 1/3 do valor praticado em construções convencionais e a estimativa é construir 10 casas por mês, nos próximos dois anos e meio, totalizando 280 casas.
Este blog é um meio para divulgar as práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio(ODM) que acontecem no Paraná. Os 8 jeitos de mudar o mundo são um conjunto de macro-objetivos, a serem atingidos pelos países até o ano de 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade. “Precisamos, mais do que nunca, do engajamento dos voluntários para que o nosso desejo de um mundo melhor para todos se transforme em realidade.” Kofi Annan, Secretário-Geral da ONU
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante o Programa. Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluir