8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 13 de abril de 2010

Projeto estimula atividade física para idosos, em São José dos Pinhais.

Estimular a prática da atividade física para a população é o objetivo do projeto que resultou na instalação, em março, de quatro Academias da Terceira Idade (ATI) em São José dos Pinhais. O projeto é uma parceria entre a prefeitura do município e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O Movimento Nós Podemos Paraná apoia a iniciativa, por meio do núcleo local de São José dos Pinhais.

Segundo a Associação dos Aposentados e Pensionistas de São José dos Pinhais o município possui cerca de 40 mil idosos. "Queremos criar espaços adequados para o convívio dos idosos, o que ajuda a melhorar a autoestima e combater doenças como depressão, estresse, artrose, diabetes", diz a articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná na cidade e idealizadora do projeto, Viviane Melo.

Foram inauguradas academias no Parque da Fonte, no Ginásio de Esportes Santos Dumont II, na praça Verbo Divino e na Borda do Campo. "Estamos buscando parcerias junto às indústrias para construirmos novas unidades", explica Viviane.

O trabalho colabora para com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente (Objetivo 7) e Todo Mundo trabalhando pelo Desenvolvimento (Objetivo 8). A academia é aberta a toda população, mas os idosos contam com atendimento específico realizado por professor de educação física em dias e horários pré-determinados.

Uma equipe multidisciplinar é responsável por uma avaliação a cada dois meses dos idosos que freqüentam a academia. Fazem parte da avaliação uma análise do histórico individual, testes de glicemia e controle da pressão arterial.

Movimento - Os ODM são metas estabelecidas pela ONU para priorizar a eliminação da fome e extrema pobreza até 2015. O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pela Fiep, foi criado em 2006 para sensibilizar e mobilizar a sociedade com o objetivo de contribuir para desenvolvimento local. O desafio do Movimento é antecipar o cumprimento das metas dos ODM para 2010.

http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana

Nenhum comentário:

Postar um comentário