8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nós Podemos Paraná será apresentado na ONU como boa prática no mundo

Diretor-superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares, realizará as apresentações nos dias 20 e 22 de setembro

O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Sesi-PR, será apresentado na ONU, dias 20 e 22 de setembro, como iniciativa mais bem sucedida do Brasil, e uma das melhores do mundo, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A apresentação será feita pelo diretor-superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares, em encontros que integram a Assembleia Geral da ONU.

Esta será a 65ª Assembleia Geral, que comemorará os dez anos de criação dos Objetivos do Milênio, quando líderes de 189 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema pobreza até 2015. No Paraná, já em 2010, foram alcançadas sete das oito metas avaliadas. A redução da mortalidade materna ainda exige maiores esforços.

Em quatro anos de existência, o Nós Podemos Paraná já mobilizou mais de 35 mil voluntários, em 360 municípios, e hoje é referência para outros estados. "A metodologia aplicada, que usa indicadores para avaliar o desempenho das ações que visam alcançar os ODM, será repassada a outros Estados brasileiros", ressalta o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Soares Dulci. "O Paraná é o estado brasileiro onde o Movimento Nós Podemos está mais avançado, em organização, metodologia e resultados", afirma Dulci.

O Paraná também é referência no alcance dos Objetivos do Milênio. Desde 2006, o Movimento Nós Podemos Paraná vem mapeando a situação de cada região do Estado no que diz respeito à redução da pobreza, melhoria da educação, diminuição da mortalidade infantil e materna e cuidado com o meio ambiente, além de atuar fortemente para disseminar o tema e mobilizar a sociedade em torno de ações, para antecipar para 2010 o alcance das metas.

"O Paraná resolveu avançar, diminuindo em cinco anos o espaço de tempo para o alcance das metas da ONU", diz o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. "Conseguimos isso".

Indicadores - O diretor do Sesi Paraná irá participar do Fórum do Setor Privado das Nações Unidas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e da mesa-redonda "Acesso à Educação através de Informações Inovadoras e Tecnologias da Comunicação". Um dos aspectos que ele irá ressaltar é o trabalho do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis).

Criado pelo Sistema Fiep em 2004, o Orbis analisa, monitora e acompanha a evolução dos indicadores sobre a situação de cada um dos Objetivos do Milênio nos 5.564 municípios brasileiros.

"Os indicadores são fundamentais para identificar potencialidades e necessidades das localidades. Servem também de instrumento para que os governos possam identificar prioridades e definir políticas voltadas às reais necessidades da população, além de medir os resultados das iniciativas", destaca Rocha Loures.

Os indicadores podem ser acessados no site www.portalodm.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário