8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Noroeste do Paraná realiza ações durante o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de combate ao câncer de mama, na qual a população, entidades e organizações realizam ações para enfatizar a importância à prevenção dessa doença através de exames preventivos e palestras de sensibilização. Diante disso, o Movimento Nós Podemos Maringá e de outras cidades da região ficaram responsáveis por mobilizar a população a desenvolver ações e atividades que ajudem na conscientização, prevenção e combate ao câncer.

MARINGÁ
Durante as sextas-feiras do mês de Outubro, os funcionários e colaboradores das instituições SESI, SENAI e Colégio SESI de Maringá se dispuseram a trabalhar com alguma peça de roupa cor de rosa, dando visibilidade à campanha do Outubro Rosa. Foram distribuídos laços cor de rosa a todos os funcionários e colaboradores do SESI, SENAI e Colégio SESI de Maringá para serem utilizados durante todo o mês de outubro. A emissora RPC Maringá (Rede Paranaense de Comunicação) iluminou a sua antena de transmissão com a cor rosa por alguns dias do mês de outubro. A comissão de voluntariado da OAB passou um dia inteiro nos órgãos de Justiça e no Fórum, onde foram distribuídos panfletos com informações sobre o câncer de mama. Também foram distribuídos laços rosas. Participaram da ação advogados e estudantes de direito. Foi realizada também uma palestra com os funcionários da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), para explicar sobre a campanha Outubro Rosa e a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero por meio dos exames preventivos. Os funcionários aderiram à campanha utilizando os lacinhos cor de rosa durante o mês, distribuindo folders explicativos sobre o câncer de mama na entrada do prédio e também enviando para os seus associados informações através de emails.


QUARTO CENTENÁRIO
As alunas do Colégio SESI de Maringá que participam do SESI Amiga se dispuseram a dar uma palestra para as alunas da rede pública de ensino de Quarto Centenário, de 7ª e 8ª séries ao ensino médio. O objetivo é fazer com que esse grupo replique o projeto no município, que tem 32,1% de gravidez na adolescência. Durante a apresentação, as meninas de Maringá deram um enfoque especial na importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero e explicaram o que é o Outubro Rosa.

CAMPO MOURÃO
Na cidade de Campo Mourão, a emissora de TV Carajás distribuiu folders informativos referentes à campanha do Outubro Rosa de combate ao câncer de mama e colo de útero. Foram distribuídas camisetas cor de rosa com o símbolo da campanha para todos os funcionários do comércio, além de serem promovidas diversas palestras explicativas para grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Algumas lojas investiram na decoração de suas fachadas com a cor rosa.

IRETAMA
Na cidade de Iretama, a Secretaria de Saúde desenvolveu uma iniciativa de estender o horário de atendimento para a realização do exame preventivo do câncer de colo de útero. Entre os dias 24 e 28 de outubro, os exames poderiam ser feitos à noite, para atingir as mulheres que trabalham. Nesses dias, poderiam ser feitos os agendamentos para o exame de mamografia para mulheres com mais de 40 anos. Em uma parceria com o Nós Podemos Iretama, a Pastoral da Juventude, Rotary e CRAS, foram desenvolvidos folders informativos com fichas de cadastramento para os exames preventivos, que foram distribuídos após a missa do dia 22/11 para divulgar a campanha e estimular as mulheres a participarem. Uma mensagem sobre o Outubro Rosa foi lida durante a homilia.


CIANORTE
Foram distribuídos laços rosa aos funcionários e colaboradores do SESI, SENAI e alunos do Colégio SESI de Cianorte, que foram utilizados durante todo o mês de outubro. Foram entregues aproximadamente 120 laços. Além disso, foi realizada uma palestra aos alunos do Colégio SESI, visando à conscientização da prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário