8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

AJADAVI e UENP comemoram o Dia Nacional do Surdo em Jacarezinho


 Em Jacarezinho foi comemorado no dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, uma data para se pensar nas lutas e conquistas de todos os surdos do Brasil. A data foi criada em alusão à fundação da primeira escola de surdos do país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
  Em Jacarezinho, a data foi lembrada através de uma atividade esportiva, promovida pela Associação Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual (AJADAVI), com apoio de professores e alunos do curso de Educação Física que estagiaram e ajudaram a organizar o evento. Provas de atletismo, futsal para cegos, voleibol, queimada e xadrez fizeram parte da programação, ação diretamente relacionada aos ODM 2 e 8. No local também foram servidos café da manhã, almoço e café da tarde para os participantes da programação.
  Segundo a diretora da Associação, Tereza de Oliveira Fonseca, 30 surdos atendidos pela entidade  participaram de uma competição de atletismo na antiga Faculdade Estadual de Educação Física (Faefija), hoje, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). “Nosso objetivo é promover um encontro entre os surdos, de forma com que eles possam conversar, e se confraternizar. A integração também é importante de forma que estaremos dividindo nossas conquistas e realizações”, comentou Tereza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário