8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

EJA Cajuru promove Ações em prol dos ODM

 

           A Educação de Jovens e Adultos do Núcleo Regional da Educação Cajuru, este ano, ganhou a logo "Nós Podemos Eja Cajuru" e por iniciativa própria vem desenvolvendo brilhantemente ações em prol dos ODM, mesmo antes dos agentes de leitura terem participado do Círculo de Diáologo. São 8 escolas municipais que ofertam a EJA-fase I, período noturno, com níveis de aprendizagem variados e idade mínima 15 anos.        
           "Precisamos valorizar a EJA como uma modalidade de ensino muito importante para a alfabetização e neste ano optamos por utilizar a temática dos ODM para incentivar a leitura", destacou a coordenadora do núcleo, Vera Lúcia de Oliveira.
          A divulgação dos ODM e a realização das ações foram incentivadas pelos agentes de leitura das escolas, com o apoio dos professores. O trabalho iniciou há 3 meses e os resultados já são observados. Os alunos confeccionaram murais com vagas de empregos, produziram livro de contos, construíram cartazes, pesquisaram a biografia da Zilda Arns, analisaram os indicadores de mortalidade materna e gravidez na adolescência, trocaram os copos descartáveis por copos reutilizáveis, entre outras ações.
          Além disso, os alunos criaram o pacote dos ODM de A à Z, em reflexão e diálogo sobre o papel de cada cidadão para o alcance dos ODM. "A construção deste alfabeto é o olhar dos alunos sobre o que pode ser realizado em prol dos ODM, e todos os profissionais sentem-se honrados e orgulhosos em relatarem as suas ações e todo o envolvimento e comprometimento com os 8 Jeitos de Mudar o Mundo”; salientou Vera.
          Muitas práticas, executadas por professores e agentes de leitura da EJA, podem ser visualizadas no blog www.ejacajuru.blogspot.com.br
          Segue algumas fotos do Dia Mais que Especial, do Programa Comunidade Escola, em que a EJA-CJ se fez presente, mais uma vez, divulgando os ODM e as práticas desenvolvidas nas classes da EJA-CJ, num movimento dinâmico e reflexivo sobre os 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário