8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Projeto UCA atinge 30 escolas em Araucária

                                                        Fonte: Carlos Poly/ACS

A implantação do Projeto do Governo Federal - Um Computador por Aluno, em Araucária, (UCAA) iniciou em 2010 e tem como objetivo propor uma nova forma de aplicar a tecnologia nas escolas públicas, por meio do uso individual de notebooks educacionais, explorando a mobilidade e possibilitando a imersão digital de alunos e professores.

Até o final de 2012, o projeto será implantado em todas as escolas do ensino regular municipal, totalizando 37 escolas atendidas. Atualmente está presente em 30 escolas, atendendo, aproximadamente, 15.000 alunos do 1° ao 9° ano. A partir da segunda quinzena do mês de setembro, haverá implantação do Projeto em mais 5 escolas, atendendo mais de 3.500 alunos. Além dos laptops dos alunos, é feita a readequação elétrica das escolas para receber um armário em cada sala de aula para o armazenamento e carga da bateria, estrutura de rede lógica wireless para acesso a internet, disponibilizado um pen drive para cada aluno e um laptop para o professor.

É também ofertada aos professores uma formação continuada para a utilização desse recurso, articulado aos conteúdos curriculares, além de contarem com um profissional em cada unidade para prestar apoio aos professores e equipe gestora durante a utilização dos equipamentos.

 Trata-se de uma iniciativa que também recebeu a certificação Selo ODM 2011 e 2012 e que  contribui com o ODM 2 – Educação Básica de Qualidade para Todos e ODM 8 – Todos trabalhando pelo Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário