8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Conscientização para a mudança





O Colégio SESI de Apucarana iniciou uma atividade muito interessante com os alunos a fim de estimulá-los a repensar seus hábitos alimentares e compreender a importância da alimentação para a saúde. 
No 3° Bimestre desse ano os alunos começaram a participar de uma atividade denominada "Oficina do Pão" que conta com a atuação de diversas disciplinas como Sociologia, Biologia, Química e Educação Física.
O tema é trabalhado de forma interdisciplinar e consiste em fazer com que os alunos tragam alimentos saudáveis e industrializados, em seguida, eles devem organizar uma tabela nutricional dos mesmos e debater sobre o consumo, reaproveitamento dos alimentos e diminuição do desperdício.Essa ação do Colégio SESI de Apucarana contribui para o ODM 1 - Acabar com a fome e a miséria - já que incentiva os alunos a refletirem sobre seus hábitos de consumo bem como do alto índice de desperdício de alimentos que há no Brasil. De acordo com dados oferecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) cerca de 11,2 milhões de pessoas no país ainda convivem com a fome, isso acontece na grande maioria das situações pela falta de poder aquisitivo de milhões de famílias no Brasil, no entanto, outro agravante seria o desperdício de toneladas de alimentos.
O Brasil joga na lata do lixo o equivalente a R$ 12 bilhões em alimentos por ano. Essa montanha de comida daria para alimentar cerca de 30 milhões de pessoas, ou 8 milhões de famílias durante um ano inteiro. O cálculo foi feito pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 
Do total de desperdício no país, segundo a EMBRAPA, 10% ocorrem na colheita, 50% no manuseio e transporte, 30% nas centrais de abastecimento, e os últimos 10% ficam diluídos entre supermercados e consumidores.
O que se pode concluir desses dados é que ainda há uma grande falta de conscientização de todos para que esses índices diminuam. As ações em prol desse objetivo se tornam uma das grandes aliadas para a transformação dessa realidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário