8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mês Azul em Araucária


    
      No último mês, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), mobilizou mulheres de todo o município para o cuidado com a própria saúde através do Outubro Rosa. Agora em novembro o foco passa a ser os homens, público conhecido por não se preocupar muito com a saúde. Despertar a consciência deles para a prevenção a doenças e para a busca por mais qualidade de vida é o objetivo principal do Mês Azul, mobilização que ocorre pela primeira vez no município e tem a participação de outras secretarias.
     Nas unidades de saúde, a equipe de profissionais irão reforçar as orientações referente ao tema durante os atendimentos. A fala sobre a importância de ter hábitos saudáveis, a verificação de vacinas, o uso de preservativos, o controle da hipertensão (pressão alta), a solicitação de exames e agendamento de consultas estão na lista de ações previstas. De acordo com a organização do Mês Azul, a falta de cuidados com a própria saúde (devido a vários fatores) é um dos motivos que justificam o fato de os homens viverem bem menos que as mulheres. Em média, eles vivem sete anos a menos que elas no Brasil. Isso porque elas se cuidam mais, buscam mais orientações e serviços de saúde.
      A mobilização do Mês Azul pretende flexibilizar o acesso dos homens aos serviços de saúde. O agendamento pode ser feito também por familiares em qualquer unidade de saúde. Três dos pontos de grande preocupação por parte da SMSA, o câncer de próstata, o de pele e o de boca também estão no alvo das ações do Mês Azul. O câncer de pele é o de mais ocorrência entre os homens no país. Já o câncer de próstata tem fácil diagnóstico através de exame de sangue (PSA) e é recomendado para todos acima de 40 anos. O câncer de boca tem pelo menos sete casos diagnosticados por ano em Araucária.

Formação
Assim como no Outubro Rosa, o Mês Azul também terá encontros específicos para os profissionais de saúde. No dia 12 de novembro, às 8 horas, a nutricionista Alexsandra Tomé faz uma palestra sobre “Nutrição Funcional” para os servidores da área. Na sequência é a vez do cirurgião dentista dr. Shozo Miyaschi falar sobre “Homem e Saúde Bucal”. No período da tarde, às 13h30, o coordenador estadual de Saúde do Homem, Ruben Bendlin, realiza uma palestra sobre a Política de Saúde do Homem voltada para gestores de Saúde e de outros setores da Prefeitura. O evento ocorre no Anfiteatro do Paço Municipal.

No dia 19, os temas “Nutrição Funcional” e “Homem e Saúde Bucal” serão apresentados no período da tarde, a partir das 13h30, também no Anfiteatro. Os servidores podem ter mais informações sobre as inscrições para as palestras pelo telefone 3614-7721.
(Texto: Rafael Nunes - Dep. Com. Pref. de Araucária)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário