8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Projeto Menina Mulher do Colégio CEMD já tem condições para atuar em prol ao ODM 5 em Paranaguá

Alunas do Colégio CEMD integrantes do Projeto Menina Mulher articulado pelo Nós Podemos Paranaguá já estão preparadas para atuar em Paranaguá

Com a intensão de replicar essa proposta de atuação inovadora, o Nós Podemos Paraná facilitou a chegada do SESI AMIGA aos Nós Podemos municipais com a finalidade de atuar para reduzir os índices de gravidez na adolescência, contribuindo para que os municípios alcancem as metas dos ODM 3, ODM 4 e do ODM 5. No litoral, Guaraqueçaba, Paranaguá e Pontal do Paraná são lugares onde os projetos se consolidaram e, tiveram avanços de desenvolvimento. O Nós Podemos Paranaguá esta se dedicando muito e, articulando a fase final do cronograma de treinamento do projeto que leva o nome de “Menina Mulher”.


Durante a última segunda-feira (15), foi realizado no CEMD outro treinamento que fez parte da preparação do grupo de jovens que irão atuar no primeiro grupo de protagonismo juvenil do Menina Mulher do Nós Podemos Paranaguá. A metodologia original foi criada pelo Colégio SEPAM (Ponta Grossa), aprimorada e compartilhada pelo SESI AMIGA em 2010 teve com o propósito de trabalhar disseminando a metodologia conhecida como “meninas falando pra meninas” e recriar espaços para tratar sobre educação sexual, saúde reprodutiva e valorização da mulher de forma orientada, mas, sem interferência direta de adultos.

Durante o encontro que ocorreu no colégio CEMD, foram destinadas orientações e sugestões para apresentação das meninas e atendeu as expectativas conforme destaca o articulador do Nós Podemos Paraná. "Naturalmente o perfil que o grupo irá atender não será de adultos e pessoas do sexo masculino, serão atendido meninas da mesma idade. Todavia, este encontro foi necessário para que o grupo gestor do Projeto Menina Mulher orientasse as meninas no aprimoramento e ajustes quando necessário na apresentação", destacou articulador do Nós Podemos na região Litoral João Frederico.

Para o coordenador do Nós Podemos Paranaguá, Gustavo Sampaio, é imprescindível contribuir com o projeto para que ele possa ser replicado, “Estamos contribuindo com o município de Paranaguá e as meninas participando do projeto estão fazendo a parte delas como voluntárias e juntos temos condições de compartilhar a metodologia com outros Colégios” 

As integrantes do Menina Mulher – Colégio CEMD ainda farão apresentações para outras meninas do próprio Colégio, seguindo com o treinamento que busca aprimorar o diálogo cuja metodologia poderá ser replicada em outras escolas e novos grupos possam ser formados. Para mais informações sobre o projeto e a replicabilidade deste, o contato é João Souza 8875-9335 ou Gustavo 8804-2360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário