8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Prefeitura visita obras públicas em Guarapuava

Cesar Silvestri Filho, prefeito de Guarapuava, e representantes da Secretaria de Educação e Cultura,  na última sexta- feria (10), acompanharam o desenvolvimento das construções de novas creches e as futuras instalações da Escola Antônio Lustosa. Durante esse percurso, Silvestri Filho potencializou o desenrolar de outras obras e projetos em desenvolvimento. Durante a visita também houve a possibilidade de troca de ideais com moradores , os quais dialogaram sobre a manutenção e criação de projetos que atendam as demandas sociais da cidade.
No total são 10 creches que estão sendo construídas com verbas do PAC 2 do Governo Federal e que devem ser entregues ainda em 2014. Uma décima primeira unidade na Vila Colibri foi aprovada em dezembro de 2013 e entra em processo de licitação nos próximos meses. Seguindo os padrões do Pro infância do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), os mais de 1300m² de área construída são ocupados por blocos pedagógicos, administrativos, de serviços e multiusos, espaços adequados para atender 120 crianças em período integral, e que devem empregar de 35 a 40 pessoas, entre educadores e funcionários. A creche do Jardim dos Américas é uma das que se encontra em estágio mais avançado, assim como Vila Rebouças, São Cristóvão, Planalto e Xarquinho, todas com entre 68% e 83% das obras concluídas. Após o edifício pronto, a verba para compra de mobiliário e equipamentos para as creches é liberada pelo Governo Federal.

No centro de Guarapuava, o prefeito acompanhou o andamento dos trabalhos no futuro Teatro-Escola. A ideia é que o espaço funcione articulado à Escola Municipal Antônio Lustosa, além de atender todas as demais instituições de ensino municipais, com atividades culturais de contra turno. Quanto à nova escola, a expectativa é que a fase final de licitação termine em um mês. O orçamento para a construção é de 6 milhões de reais, e a previsão é de que a primeira turma possa estar em sala em fevereiro de 2016.

Cesar Filho aponta que pretende tornar o local referência para os demais investimentos no campo da educação, além de ser a resposta a um anseio da população que se estende há anos. “É um pleito de quase duas décadas da comunidade, foi prometida diversas vezes, chegou a se fazer tapumes anunciando a escola. Ao longo de 2013, nos dedicamos a resolver o imbróglio jurídico da área e readequar o projeto existente para aquilo que queríamos. Não bastava construir mais uma escola, era necessário algo que representasse um novo paradigma de escola pública de qualidade”, afirma.
O prefeito também destaca que todas as escolas municipais devem passar por reformas nos próximos anos, como pintura, que já está em processo para licitação. Em 2014, seis instituições vão passar a ter quadra esportiva coberta, e outras três terão reformas e ampliações, estas totalizando quase um milhão de reais em investimentos. Outro objetivo para o ano é a busca de recursos para a construção de duas novas escolas, uma na Vila Colibri e outra no Jardim das Américas, junto ao CEU (Centro Unificado de Arte e Esporte) do Paz e Bem, também em construção.
            Essas e demais construções em prol do desenvolvimento social, devem ser cobradas e fiscalizadas por meio da comunidade. Essa fiscalização potencializa a prestação de contas por parte das prefeituras, respeitando e executando políticas públicas que devem ser desenvolvidas corretamente, levando em conta conceitos morais e éticos de conduta por parte desses representantes da sociedade, ou seja, nossos vereadores, prefeitos, deputados entre outros representantes da população.
            Esses processos no desenrolar dos projetos e monitoramento da população nas verbas públicas possibilitam o alcance de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), sendo eles: ODM 2 (Educação básica de qualidade para todos) e o ODM 8 ( Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário