8 Jeitos de Mudar o Mundo

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Projeto da Prefeitura de Guarapuava proporciona a valorização da infância e educação

O projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social atende mais de 1.400 alunos no contra turno, com atividades de reforço escolar, recreativas e esportivas. Porém, essas ações não acontecem apenas no período letivo. Nesta segunda-feira (20), começou a Colônia de Férias, que permite uma programação diversificada e divertida para crianças, com atividades como pular na cama elástica ou fazer a oficina com a Casa do Hip Hop.

Com o apoio da Secretaria de Esportes, o projeto chega até o Conradinho, Vila Planalto, Jardim das Américas, Residencial 2000, Primavera e Palmeirinha. Ao todo são 300 alunos de 6 a 16 anos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares que participam, porém qualquer criança dos bairros pode chegar e brincar. “Além de possibilitar momentos de lazer e descontração, a Colônia de Férias oportuniza que outras crianças, que não conhecem os projetos, possam participar. Com isso atingimos nosso objetivo, que é aumentar o número de alunos matriculados durante o ano letivo”, afirma o coordenador Pablo Almeida.
         A colônia continua durante as próximas duas semanas, das 13 às 17h, de segunda a sexta. Não só como um tempo de recreação, a colônia proporciona momentos de sensibilização de vários temas debatidos sobre a infância, a importância desse espaço de tempo na vida humana. Investimentos feitos nessa fase são fundamentais para o resto da vida de uma pessoa. Segundo especialistas, é nesse intervalo de tempo que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, sócio afetivas e de linguagem, estando a nutrição, estimulação, afeto e cuidados básicos nos primeiros seis anos de vida diretamente relacionados ao crescimento e ao desenvolvimento cerebral. Daí a importância de garantir às crianças, especialmente nessa fase, condições para que se desenvolvam de forma plena.
         Esse programa contribui para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) tais como: 2( Educação Básica de qualidade) e o 8 ( Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário