8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Faculdade Tecnológica Senai Londrina Promove Ações em Prol das Pessoas com Deficiência

Em comemoração ao Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência ou Beneficiários Reabilitados, a Faculdade Tecnologica Senai Londrina realizou uma atividade  com um aluno portador de deficiência física, Mário de Oliveira, 39, do curso de Fabricação Mecânica. A atividade consistiu na produção e postagem de uma redação, escrita pelo próprio aluno, sobre a importância e a necessidade da qualificação profissional para pessoas com deficiência, com a finalidade de conscientizar e sensibilizar os demais alunos.   
Mário de Oliveira escrevendo a redação.
         Em sua redação Mário fala sobre como as inovações tecnológicas assistivas, que ao proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, contribuem para a promoção de independência e inclusão na vida dessas pessoas e consequentemente abrem portas para a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Outro tema abordado por ele foi o fato do trabalho atualmente valorizar mais o intelectual das pessoas, o que dá mais oportunidades a pessoas com deficiência, mas, que exige maior dedicação na busca por conhecimento e qualificação.
Na busca por diferencial, Mário optou por cursar Fabricação Mecânica, e por meio da faculdade já alcançou várias conquistas, entre elas a participação de competições de inovação como o Desafio Brasil de Inovação (2013) e o INOVA Senai, no qual alcançou terceiro lugar com seu projeto. Ele ressalta ainda que o apoio e incentivo dos docentes é algo indispensável para que ele e outros alunos possam participar desses projetos na área de metal mecânica.
Em complemento a essa ação, a Faculdade de Tecnologia Senai Londrina e Senai estiveram presentes hoje, 30 de maio, na Agência do Trabalhador apresentando os cursos gratuitos ofertados pela unidade Londrina em prol da qualificação profissional das pessoas com deficiência. As inscrições dos interessados serão realizadas nos CRAS da cidade de Londrina. Nessa ocasião estiveram presentes empresas de RH e Indústrias ofertando vagas de trabalho para pessoas com deficiência. Uma senhora compartilhou que devido a falta de qualificação não conseguiu hoje nenhuma vaga. Assim, o Senai e a Faculdade visam contribuir para a qualificação profissional deste público.

A ação contribui para o alcance do ODM 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Para maiores informações sobre os cursos gratuitos, entrar em contato com o Senai pelo fone: (43) 3294-5100.

Ação na Agência do Trabalhador de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário