8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Prefeitura de Guarapuava assina convênio para a formação de Agentes Ambientais na Agricultura



O Prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, acompanhados do deputado federal Eduardo Sciarra, firmaram convênio que prevê a formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar, do Ministério do Meio Ambiente. A assinatura de 10 das 19 propostas selecionadas ocorreu na quarta-feira (14/05), em Brasília, com a presença da ministra Izabella Teixeira. O projeto guarapuavano foi escolhido entre 254 inscritos, sendo o beneficiado na região Sul do Brasil. “É trabalho inédito de educação ambiental voltado aos pequenos produtores e que representa um grande avanço para o município”, avalia Cesar Filho.
Guarapuava terá R$ 579 mil para o desenvolvimento do convênio e contrapartida de R$ 54 mil do Fundo Municipal do Meio Ambiente. O projeto será realizado em 13 comunidades rurais por um período de dois anos. Podem participar 30 pessoas de cada localidade com idade entre 16 e 29 anos. Primeiro haverá um curso para capacitar os inscritos, tornando-os agentes ambientais. Cada um dos novos agentes vai elaborar um projeto de acordo com a realidade onde mora. Em seguida, será selecionado o melhor em cada comunidade para ser colocado em prática. “Os participantes serão multiplicadores e fiscalizadores das práticas elaboradas no projeto”, esclarece o secretário.
Segundo a coordenadora técnica do projeto, Selba Peres Lopes, após a assinatura do convênio, a próxima etapa é a divulgação do curso nas comunidades que integram o projeto: Paiol de Telha, no Distrito de Entre Rios; Comunidade São Pedro, 13 de Novembro, Bananas e Fazenda Europa, no Guará; Assentamento Nova Geração, na PR 170; Comunidade São Sebastião  e Distrito da Palmeirinha, no Campo Novo I e II, Butiazinho, Campina Bonita, Vila Maria das Dores e Gramados. “As aulas vão enfocar práticas sustentáveis de produção e regularização ambiental, entre outros temas, que irão contribuir também com a geração de renda nas pequenas propriedades”, destaca Selba.
             Nessa ação de convênio para formação de agentes ambientais na agricultura realizando projetos nas áreas rurais se destacam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, pois se trata de ações pautadas nos 8 Jeitos de Mudar o Mundo. O trabalho nas áreas rurais possibilita garantir direitos as famílias mais afastadas dos grandes centros, mas o afastamento da área urbana não os deixa a margem de direitos, os quais são universais e devem sim serem garantidos através de quais quer políticas públicas que de fato atendam a demanda dessa população, é fundamental que esse projeto se estenda para que essa demanda das expressões da questão social sejam solucionadas e atendidas como de se deve pelo poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário